Por que valorizar a vida

Aprender a valorizar a vida é uma das tarefas mais difíceis em dias em que se valoriza muito mais os bens materiais, em detrimento dos bens morais e sentimentais. A vida tão rapidamente, tal qual a areia em uma ampulheta e nem nos damos conta.

O pior é que, quando percebemos, já se foram 50 ou 60 anos e nem vivemos de verdade, apenas acordamos, tomamos o café da manhã, saímos para o trabalho, almoçamos, jantamos, dormimos e assim foi. Sem que realmente percebêssemos o quanto a vida é bonita e saborosa.

O sabor da vida está em rir sem ter motivos, em observar a beleza das flores, ouvir o canto dos pássaros, observar as crianças brincando e saber que elas são felizes apenas por brincarem umas com as outras, sem a necessidade de dinheiro para isso. Aprender isso não é fácil.

Por que valorizar a vida

Valorize A Vida

Valorizar a vida é valorizar o que há de melhor em nós e ainda em nosso próximo, nos amigos, na família, nos companheiros de trabalho e até naquelas pessoas que cruzamos pelo caminho. Valorizar significa dar valor!

Valorize aquilo que ama ou a quem ama enquanto ainda estão por perto. Pois bem sabemos que haverá um tempo, que pode estar distante ou não, que não encontraremos mais a beleza do sorriso e nem o calor do afago.

Dê valor ao bem, ao amor, e até ao sonho que ainda não se realizou. Busque conquistar aquilo que te faz mais feliz e deixe de lado as tristezas da rotina, as fofocas que não levam a nada, o ganhar mais dinheiro, que pode até te comprar mais conforto, mas não te traz paz de espírito.

Para Que Todos Nós Possamos Dar Mais E Mais Valor Ao Bem E À Vida, Vejamos Às Mensagens Postadas Abaixo:

Mensagem 1: A vida pode facilmente ser comparada a uma peça de teatro, só que ao contrário do acontece com as peças normais, ela não permite ensaios. Então, não perca tempo, chore, cante, dance, sorria e viva da maneira mais intensa possível, já que quando menos esperar a cortina do espetáculo irá se fechar e a peça acabará sem que nem aplausos, se tenha.

Mensagem 2: Todos temos muitos defeitos, estamos sempre ansiosos e até ficamos irritados por algumas vezes, mas é importante que não nos esqueçamos que nossa vida é o bem mais precioso que possuímos, nossa grande empresa. E ao contrário do que ocorre com outros negócios, podemos evitar que nossa vida vá à falência.

A felicidade é um reconhecimento de que a vida vale a pena, ainda que tenhamos inúmeros desafios, problemas e diversos períodos de crise. O viver feliz compreende ainda deixar-se de ser vítima dos acontecimentos e se tomar as rédeas da própria vida, fazendo-se senhor de sua história.

Mesmo que se tenha de atravessar desertos quentes e mares revoltos, podemos encontrar dentro de nós a calmaria necessária para sermos firmes no propósito de felicidade e alegria diários.

Além disso, é importante que a cada manhã de sol ou de chuva sejamos gratos a Deus pelo dom da vida.  É fundamental que não tenhamos medo de nossos sentimentos, especialmente aqueles que liberam nossa alma, como o amor.

Aprenda a se deixar levar pelo momento, pela alegria de um dia feliz, vivendo o presente, com um olhar voltado para o futuro e agradecendo pelo passado, pois o pior já passou!

Mensagem 3: Não lembrar de tudo o que vivemos chega a ser uma necessidade. Pensa na vida como uma espécie de lousa, na qual o destino escreve uma nova história a cada dia, e ainda precisa apagar o que foi escrito para que sempre possa montar uma história nova.

Mensagem 4: Se pensarmos bem, o viver é morrer, pois a cada dia que passa estamos mais perto da morte. Um dia a mais de vida é um dia menos na vida. Por isso, aproveitar esse dia a mais ou a menos é fundamental.

Mensagem 5: Quando sentimos felicidade, temos a certeza de que estamos fazendo a coisa certa, e mais ainda, a certeza de não estão passando por aqui inutilmente.

Por que valorizar a vida

Valorização da Vida

Mensagem 6: A valorização da vida não reside no ponto de partida. Esta mais concentrada na caminhada que fazemos. Vamos caminhando e deixando sementes pelo caminho, mas temos de estar cientes que, ao final, teremos que colher os frutos das semeaduras, sejam eles doces ou não.

Mensagem 7: A cada nova amizade que fazemos no decorrer da vida chega para nos aperfeiçoar enquanto pessoa e nos enriquece humanamente, não somente por aquela amizade que nos dá, mas ainda por aquilo de bom que traz a nossa alma.

Mensagem 8: Mesmo que pensemos ao contrário, só existem duas maneiras de podermos viver nossa vida: a primeira delas é vivê-la de maneira que pensemos que os milagres não existam de forma alguma. Já a segunda, tremendamente mais alegre e que nos faz levar a vida com leveza é sentir como se tudo a nossa volta fosse um milagre.

Mensagem 9: Anteriormente pensávamos que a grande questão do universo era descobrir o sentido de nossa vida. Agora, podemos dizer que vive bem melhor a vida aquele que vive sem buscar em sua existência algum significado, pois a vida em si já carrega seu significado pleno.

Mensagem 10: Se você está meio deprimido e não vê na vida tanta graça quanto antes. Logo que for levantar, ponha em seu som sua música favorita. Aposto que seu dia terá uma cara nova e bem mais alegre. Se quiser melhorá-lo ainda mais, marque um jantar com aqueles amigos que mais lhe fazem sorrir, que lhe entendem mais que qualquer um no mundo. Pronto, já te dei dois motivos para valorizar a vida e acreditar que o dia bom ou ruim é você quem faz.

Mensagem 11: Sabe hoje, então, hoje é o dia mais especial da sua vida, já que  é o único que você pode viver, e se ele não está tão feliz quanto gostaria, tenha a certeza que o de amanhã será bem melhor e depois? Depois é depois, aproveite o hoje e busque a felicidade!

Categoria(s) do artigo:

Setembro é oficialmente o mês de valorização da vida e conscientização sobre o cuidado com a saúde do corpo e da mente.

Queremos usar esse mês pra falar de vida, de alegria e convivência entre as pessoas. O mundo seria muito melhor se todos pudessem viver em harmonia com todos e consigo mesmo. Em uma época com tantas conexões virtuais, é comum vermos pessoas com tanta pressa que mal conseguem parar um instante e prestar atenção no outro e em si próprio.

Quem passeia pelas redes sociais já deve ter lido algo sobre o setembro Amarelo, mas talvez, por distração, não sabe o que é ou não tenha entendido muito bem a campanha. Ela foi criada com o intuito de informar as pessoas sobre o suicídio, suas causas, tratamento e a importância de cuidar da saúde emocional. Ainda mais agora que estamos passando um fato incomum: a quarentena.

História do Setembro Amarelo

O objetivo do mês de prevenção ao suicídio é conscientizar as pessoas desse problema grave, promovendo diálogo sobre um tabu em desconstrução. É um mês que busca criar conversas sobre o assunto, deixar as pessoas que sofrem saberem que não estão sozinhas na luta pela recuperação.

Além disso, campanhas como essa são importantes porque podem salvar vidas através da informação transparente e direta.

Devemos saber que quadros de depressão podem atingir qualquer pessoa: as que se alimentam bem ou mal, as esportistas ou sedentárias, as extrovertidas ou introspectivas. Não há regras. Mas há auxílio médico, com aporte psicológico e nutricional, para virar o jogo.

Por isso, se você for alguém que precisa de uma mãozinha amiga, acompanhamento médico e novas perspectivas, não tenha vergonha de pedir ajuda.

E, se quiser ser o braço de ajuda das pessoas em situação de suicídio, saiba que o assunto deve ser tratado com seriedade e respeito.

A importância da saúde mental na quarentena

O mundo inteiro está vivendo algo diferente e difícil de lidar. A chegada de um novo vírus fez com que todos ficassem confinados em casa. Situações tidas como rotineiras, como ida ao cinema ou o simples almoço com a família aos domingos passaram a ser proibidos.

Para enfrentar o coronavírus, a Organização Mundial da Saúde – OMS, optou pela quarentena. Isso é, o mínimo de pessoas circulando nas ruas e deixando aberto apenas os serviços essenciais.  No início, muita gente gostou. Afinal, era um período que poderia ser encarado como descanso.

Mas à medida que tempo vai passando, a inquietude, a preocupação, as incertezas e a saudade começam a tomar conta da vida de muitas pessoas, deixando-as tristes e deprimidas. Isso acontece porque nossa rotina foi tirada de uma maneira abrupta e sem outra opção, além de ficar em casa.

Para fugir de toda essa carga negativa que a quarentena tem trazido, muitas pessoas estão se reinventando ou lidando com isso de uma forma diferente, como criando receitas saudáveis, fazendo atividades físicas em casa ou aprendendo a meditar.

Então, nesse período, se afaste de notícias que te deixem pra baixo. Procure assistir programas que despertem sua criatividade e aumentem sua autoestima. Aproveite para colocar em dia a leitura, fazer aquela arrumação no armário e sempre ligar para as pessoas que mais ama.

Em uma hora como essa é difícil encontrar um equilíbrio e enfrentar a situação sem ajuda. Mas temos que fazer a nossa parte, até mesmo para auxiliar outras pessoas.

O que fazer para ajudar?

Muitas vezes, quando nos deparamos com situações em que o outro está emocionalmente abalado, geralmente não sabemos o que fazer. O mais comum é sugerir à pessoa que procure um médico, principalmente se os sinais do abalo são também físicos.

Emagrecer ou engordar muito em um limitado espaço de tempo, cansaço e desânimo constante, mesmo com vida de atleta, são apenas alguns sintomas que podem indicar que alguém precisa de ajuda especializada. Nesse caso, o médico é a opção mais acertada.

No entanto, podemos fazer a nossa parte como bons amigos e familiares, valorizando e respeitando a dor alheia, sem tratar a tristeza repentina do próximo com desprezo ou desafeto. A importância de valorizar a vida está em pequenos atos, como estar atento, e de braços abertos, às pessoas mais próximas.

Prestar atenção é a chave. Hoje tudo é tão corrido que, muitas vezes, passamos perto de alguém e nem sabemos seu nome – ou desconhecemos, por exemplo, quem são nossos vizinhos ou aquela pessoa da academia.

O primeiro passo para estar apto a ajudar é refletir sobre as pessoas ao redor, estejam elas precisando de ajuda ou não.

Mas o que eu realmente posso fazer? Se você notar que algum amigo ou parente apresenta atitudes diferentes do normal, observe e ofereça ajuda. Quando notar que o auxílio está além dos seus limites, busque acompanhamento médico para a pessoa em vulnerabilidade.

Nesse primeiro momento o amparo que pode oferecer a esse amigo é ouvir o que ele tem a dizer e incentivá-lo a procurar socorro especializado. Não se esqueça de avisar os parentes da situação dessa pessoa.

Tão importante quanto é levar a sério o que pessoas em depressão dizem e fazem. Não subestime nada, nem ninguém. Sua atenção e reação podem salvar vidas.

E por que uma marca de produtos lácteos está falando sobre isso?

A Apreciare é uma marca que preza pela saúde, em todas as vias.

Não estamos aqui apenas para incentivar que você busque o corpo perfeito, o peso dos sonhos ou a saúde física, mas também a mental. Corpo são, mente sã – e vice-versa. Lembra?

Sem estar de bem com seus sentimentos e pensamentos é difícil conseguir sucesso em outras empreitadas. Por isso, além do cuidado com a saúde dos órgãos, ossos e músculos, prezamos também por um estilo de vida mais leve, com incentivo à prática de exercícios físicos, alimentação criteriosa e cuidados com a mente.

Tudo isso faz parte de um sistema, uma engrenagem que precisa de equilíbrio para funcionar. Se você precisa de ajuda para restaurar esse equilíbrio, precisamos usar nosso espaço para te contar que ela existe e é gratuita. Além de bons amigos e pessoas queridas da família, o Centro de Valorização da Vida quer te ouvir.

Neste mês vamos abraçar, aqui e em nossas redes sociais, a causa do Setembro Amarelo. Pode acreditar: a vida tem sabor, é linda e merece ser vivida. Se tiver leveza, tanto melhor.

Estamos juntos, hoje e sempre, nessa caminhada pelo bem mais precioso do mundo: a sua saúde.