Sobre a posição de lugares e orientação no globo terrestre, assinale o que for correto

Para chegar a um determinado lugar pela primeira vez é preciso ter referências ou o endereço, isso no campo ou na cidade, no entanto, nem sempre temos em nossas mãos instrumentos ou informações para a orientação. Em áreas naturais como as grandes florestas, desertos e oceanos não têm placas ou endereços para informar qual caminho se deve tomar. Nessas circunstâncias temos duas opções para nos orientar, que são pelos astros ou por instrumentos. O primeiro tem sua utilização difundida há muito tempo, principalmente no passado quando pessoas que percorriam grandes distâncias se orientavam por meio da observação do sol, da lua ou das estrelas, apesar de que não possui a mesma precisão dos instrumentos esse tipo de recurso pode ser bem aproveitado dependendo da ocasião. Até nos dias atuais pequenas embarcações desprovidas de equipamentos de orientação fazem o uso dos astros para se localizar e orientar. Nos grandes centros urbanos parte deles ou mesmo um conjunto de bairros são chamados de zona oeste, zona leste e assim por diante, as pessoas se orientam sem estar munidas de bússola, basta saber que o sol nasce leste para se localizar. Já no caso da orientação por instrumentos foram criados diversos deles com objetivo de tornar o processo mais dinâmico e preciso. Dentre vários instrumentos inventados o mais utilizado é a bússola, esse corresponde a um objeto composto por uma agulha com imã que gira sobre uma rosa-dos-ventos.

Sobre a posição de lugares e orientação no globo terrestre, assinale o que for correto

Bússola

A bússola é instalada em aviões, navios e carros e motos de competição de rally, isso para manter as pessoas em sua devida direção pretendida. Apesar da importância da bússola até os dias de hoje, existem aparelhos de orientação mais eficientes, geralmente orientados por sinais de radar ou satélites, devido a isso conseguem emitir informações de qualquer ponto da Terra, tais como altitude, distâncias, localização entre outras. Todas as informações citadas acima referem-se a regiões um tanto quanto restritas. O planeta Terra possui uma superfície de 510 milhões de quilômetros quadrados, devido esse imenso espaço a localização se torna mais complexa, dessa forma o homem criou linhas imaginarias para facilitar a localização, os principais são os paralelos e latitudes e meridianos e as longitudes.

Os paralelos são linhas imaginarias que estão dispostas ao redor do planeta no sentido horizontal, ou seja, de leste a oeste. O paralelo principal é chamado de Linha do Equador que está situado na parte mais larga do planeta, a partir dessa linha tem origem ao hemisfério sul e o hemisfério norte. Existem outros paralelos secundários mais de grande importância como Trópico de Câncer, O Trópico de Capricórnio, o Circulo Polar Ártico e o Circulo Polar Antártico.


As latitudes são medidas em graus entre os paralelos, ou qualquer ponto do planeta até a Linha do Equador, as latitudes oscilam de 0º Linha do Equador e 90º ao norte e 90º ao sul.

Meridianos correspondem a semicircunferências imaginarias que parte de um pólo até atingir o outro. O principal meridiano é o Greenwich, esse é o único que possui um nome especifico, esse é utilizado como referência para estabelecer a divisão da Terra entre Ocidente (oeste) e Oriente (leste).


As longitudes representam o intervalo entre os meridianos ou qualquer ponto do planeta com o meridiano principal. As longitudes podem oscilar de 0º no meridiano de Greenwich até 180º a leste e a oeste. Através do conhecimento da latitude e longitude de um lugar é possível identificar as coordenadas geográficas, que correspondem a sua localização precisa ao longo da superfície terrestre. A partir dessas informações a definição de coordenadas geográficas são medidas em graus, minutos e segundos de pontos da Terra localizadas pela latitude e longitude.

Clique aqui e faça exercícios sobre as coordenadas geográficas. As coordenadas auxiliam na localização de objetos e são muito utilizadas na ciência geográfica.

Questão 1

Como é chamado o conjunto de linhas imaginárias que permitem localizar qualquer ponto da superfície terrestre?

A) Legenda

B) Orientação

C) Escalas cartográficas

D) Coordenadas geográficas

E) Sensoriamento remoto

Questão 2

Como é chamada a distância entre um ponto da superfície terrestre e a Linha do Equador?

A) Latitude

B) Amplitude

C) Longitude

D) Azimute

E) Projeção

Questão 3

Como é chamada a distância entre um ponto da superfície terrestre e o Meridiano de Greenwich?

A) Escala

B) Projeção

C) Latitude

D) Longitude

E) Paralelo

Questão 4

Complete corretamente a sequência seguinte:

A latitude varia de 0º a 90º para _________ ou para _______. Já a longitude varia de 0º a 180º para _________ ou para __________.

A) sul – norte – leste – oeste

B) sul – leste – norte – oeste

C) sudeste – sudoeste – nordeste – noroeste

D) sudeste – nordeste – noroeste – sudoeste

E) leste – oeste – sul – norte

Questão 5

As linhas imaginárias verticais que convergem para os polos do planeta são chamadas de

A) meridianos.

B) paralelos.

C) projeções geográficas.

D) trópicos.

E) zonas climáticas.

Questão 6

As linhas imaginárias cujo plano é perpendicular ao eixo de rotação da Terra são chamadas de

A) meridianos.

B) fusos horários.

C) Linha Internacional da Data.

D) projeções cartográficas.

E) paralelos.

Questão 7

Paralelos e meridianos são linhas imaginárias que se intercruzam na superfície terrestre. O principal paralelo e o principal meridiano do planeta são:

A) Linha da Data e Trópico de Câncer

B) Círculo Polar Ártico e Trópico de Câncer

C) Meridiano Polar e Linha da Data

D) Meridiano do Equador e Trópico de Capricórnio

E) Linha do Equador e Meridiano de Greenwich

Questão 8

É uma linha imaginária que corta a porção centro–sul do território brasileiro, mais precisamente na latitude de 23°27’S, sendo chamada de:

A) Círculo Polar Ártico

B) Meridiano de Greenwich

C) Trópico de Câncer

D) Trópico de Capricórnio

E) Linha do Equador

Questão 9

(UFRGS 2017) Um grupo de exploradores está pesquisando em um sítio arqueológico, localizado nas coordenadas geográficas 0° e 120° L. Sobre a localização desse sítio, é correto afirmar que se encontra no

A) hemisfério norte.

B) continente asiático.

C) continente americano.

D) hemisfério ocidental.

E) continente africano.

Questão 10

(Enem 2019)

Os moradores de Utqiagvik passaram dois meses quase totalmente na escuridão

Os habitantes desta pequena cidade no Alasca — o estado dos Estados Unidos mais ao norte — já estão acostumados a longas noites sem ver a luz do dia. Em 18 de novembro de 2018, seus pouco mais de 4 mil habitantes viram o último pôr do sol do ano. A oportunidade seguinte para ver a luz do dia ocorreu no dia 23 de janeiro de 2019, às 13h04 min (horário local).

Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 16 maio 2019 (adaptado).

O fenômeno descrito está relacionado ao fato de a cidade citada ter uma posição geográfica condicionada pela

A) continentalidade.

B) maritimidade.

C) longitude.

D) latitude.

E) altitude.

Questão 11

(Enem 2021) “Devo estar chegando perto do centro da Terra. Deixe ver: deve ter sido mais de seis mil quilômetros, por ai...” (como se vê, Alice tinha aprendido uma porção de coisas desse tipo na escola, e embora essa não fosse uma oportunidade lá muito boa de demonstrar conhecimentos, já que não havia ninguém por perto para escutá-la, em todo caso era bom praticar um pouco) “... sim, deve ser mais ou menos essa a distância... mas então qual seria a latitude ou longitude em que estou?” (Alice não tinha a menor ideia do que fosse latitude ou longitude, mas achou que eram palavras muito imponentes).

CARROLL. L. Aventuras de Alice: no País das Maravilhas. Através do Espelho e outros textos. São Paulo Summua. I960

O texto descreve uma confusão da personagem em relação

A) ao tipo de projeção cartográfica.

B) aos contornos dos fusos horários.

C) à localização do norte magnético.

D) aos referenciais de posição relativa.

E) às distorções das formas continentais.

Questão 12

(UCPEL) Em 1884, 25 países reunidos em Washington estabeleceram uma divisão do Globo em 24 fusos de uma hora, baseando-se no movimento de rotação da Terra. Com base nesse raciocínio, é possível deduzir que, se tivermos em uma cidade A às 19 horas e em uma cidade B às 9 horas do mesmo dia, a indicação correta da longitude da cidade B em relação à cidade A é de

A) 120º a leste.

B) 150º a oeste.

C) 180º a oeste.

D) 180º a leste.

E) 150º a leste.

Resposta - Questão 2

Alternativa A. A latitude é a medida entre a Linha do Equador e um determinado ponto da superfície terrestre. Ela pode variar de 0º a 90º, nas direções norte e sul.

Resposta - Questão 3

Alternativa D. A longitude é a medida entre o Meridiano de Greenwich e um determinado ponto da superfície terrestre. Ela pode variar de 0º a 180º, nas direções leste e oeste.

Resposta - Questão 4

Alternativa A. A latitude é a medida entre um determinado ponto da superfície terrestre e a Linha do Equador. Ela varia de 0º a 90º, para o sul e ou para o norte. Já a longitude é a medida entre um determinado ponto da superfície terrestre e o Meridiano de Greenwich. Ela varia de 0º a 180º, para leste ou para oeste.

Resposta - Questão 5

Alternativa A. As linhas imaginárias verticais que perpassam toda a superfície do planeta até os polos são chamadas de meridianos. O principal meridiano é o de Greenwich.

Resposta - Questão 6

Alternativa E. As linhas imaginárias horizontais perpendiculares ao eixo de rotação terrestre são chamadas de paralelos. O principal paralelo é a Linha do Equador.

Resposta - Questão 7

Alternativa E. O principal paralelo é a Linha do Equador, que possui 0º de latitude. Já o principal meridiano é o de Greenwich, que possui 0º de longitude.

Resposta - Questão 9

Alternativa B. Com base na coordenada apresentada na questão, infere-se que o ponto está situado na Linha do Equador (0º de latitude) e na porção leste do planeta (120º L de longitude). Desse modo, ele está localizado no continente asiático.

Resposta - Questão 10

Alternativa D. O texto apresenta uma característica das regiões localizadas no extremo norte do planeta, que, por estarem situadas em uma área de alta latitude, recebem menor radiação solar, em razão da inclinação do eixo terrestre.

Resposta - Questão 11

Alternativa D. O texto remete à dificuldade da personagem em estabelecer referências de posição relativa. Uma das ferramentas que poderiam ser utilizadas pela personagem é a orientação por meio das coordenadas geográficas, que permitem identificar a localização relativa de um objeto em qualquer ponto do planeta.

Resposta - Questão 12

Alternativa B. Com base nos dados apresentados no enunciado, pode-se inferir que cada fuso corresponde a 15º, já que o planeta possui uma circunferência de 360º e esta foi dividida por 24 fusos. Por esse raciocínio, estabelece-se que cada 15º correspondem a 1 hora. Desse modo, se a diferença entre as duas cidades é de 10 horas, a distância entre elas será de 150º.