Por que as pessoas não gostam de mim

“Olá, Dr. Douglas Amorim. Tenho 27 anos e sou casado. Atualmente estou passando por momentos difíceis. Sinto uma grande tristeza e não entendo o porquê. Tenho um bom trabalho, uma boa casa, carro, minha família gosta de mim, faço faculdade e, aos fins de semana, geralmente minha esposa e eu saímos com amigos ou visitamos familiares. Entretanto, no fundo no fundo, bate uma angústia muito grande e vem aquela pergunta: por que eu existo? Uma das coisas que me deixa triste é que eu gosto muito de fazer amigos, tento ajudar muito meus próximos  a quem eu considero como amigos, mas, o contrário não é verdadeiro. Nunca vejo ninguém se preocupar comigo, a não ser que eu me manifeste solicitando ajuda, ou pra sair etc. Vejo esses meus amigos saindo com outros amigos deles e penso: será que eu sou muito chato e sem graça? Penso isso porque eu percebo que com outros há um tratamento diferente. Na empresa na qual trabalho, formamos um grupo de colegas. Num determinado dia, alguns não podiam ir tomar um café juntos. Sobramos eu e outra pessoa. Ele olhou pra mim e disse: com você, sozinho, não vou não. Você é chato. (Infelizmente já ouvi isso algumas vezes e, quando não ouço isso, percebo como é diferente a forma das pessoas falarem comigo). Entendo que isso acontece pelo fato de eu não saber conversar. Não sei manter um diálogo interessante e acho que isso faz as pessoas se afastarem de mim ou não quererem conversar comigo. O que me deixa intrigado é que elas falam através de feedback na empresa, que gostam de mim, que sou uma boa pessoa, que muitos querem meu bem etc. Entretanto, se colocar dois indivíduos e perguntar “você prefere ir viajar com a pessoa x ou y, em 99% dos casos elas  vão preferir y e só irão comigo em último caso.  Sou sempre deixado de lado. Não sei se essa tristeza vem de tudo isso que passo e vejo ao longo de minha vida. Antes eu não dava importância, mas, hoje eu vejo isso e me lembro de tudo o que aconteceu comigo. Não sei como corrigir, não sei como pular por isso, não sei como olhar pra frente e ver um futuro feliz na situação que estou hoje e o pior de tudo:  não sei se isso vai passar. Gostaria de uma orientação, por favor.”

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!

Envie sua dúvida para Não identificamos os autores das perguntas

Instagram: @douglasamorimpsicologo

Inscreva-se no nosso canal do youtube:

youtube.com/douglasamorimpergunteaopsicologo

Resposta no link logo abaixo:

Um abraço do

Douglas Amorim

Psicólogo clínico, pós-graduado em Psicologia Médica, mestre em Educação, Cultura e Sociedade

Instagram:@douglasamorimpsicologo

Consultório: (31)3234-3244

www.douglasamorim.com.br

Basta clicar para visualizar a resposta!

Por que as pessoas não gostam de mim

Publicado em 18/01/2019 às 11:49

A sensação de rejeição e a carência afetiva são os principais fatores que podem fazer com que uma pessoa acredite que ninguém será capaz de amá-la e valorizá-la. Além disso, a baixa autoestima, o excesso de autopiedade e a falta de autoconhecimento são outros aspectos que estão intimamente relacionadas com este tipo de pensamento.

A qualidade das relações primárias é o que geralmente determina o comportamento de uma pessoa que se sente rejeitada, e os indivíduos que não receberam carinho suficiente na infância ou foram rejeitados pelos pais têm tendência a desenvolver esse tipo de insegurança — seja na vida amorosa, profissional ou familiar. Isso pode ocorrer tanto por uma situação real ou pela interpretação que a criança deu a algum fato que foi traumático para ela.

O contrário também pode ocorrer: o excesso de carinho e cuidado pode desencadear a carência afetiva e o medo da rejeição, uma vez que pessoas que cresceram muito dependentes de seus pais tendem a sentir que não são capazes de encarar situações cotidianas sem ajuda, o que inclui a tarefa de amar a si mesmas. Como consequência disso, esses indivíduos acabam condicionando sua felicidade aos outros.

Como combater sensação de não ser amado com Inteligência Emocional? Cuidado com a autopiedade

Sentir pena de si mesmo pode ser uma armadilha perigosa, visto que o indivíduo se torna colecionador de suas próprias dores. Ficar preso aos traumas e episódios que trouxeram sofrimento é uma atitude que pode contaminar todas as esferas da vida do indivíduo, colocando a pessoa em uma situação de vitimização e inferioridade. É importante ter responsabilidade sobre a própria vida e se libertar dos episódios que foram interpretados como rejeição e abandono.

Valorize-se
Para ser amado e aceito pelo outro, é fundamental aprender a amar e valorizar a si mesmo. Aprenda a olhar para suas maiores qualidades, realizações e características positivas. Desse modo, perceba como você é especial e merece ser amado.

Ressignifique seus traumas
É importante olhar para alguns acontecimentos do passado e entender as marcas que eles deixaram e qual foi a sua interpretação diante dessas situações. Só assim será possível atribuir novos significados para essas memórias que causaram dor. Questione o sentindo que você dá a seus traumas e pare de se torturar por coisas que estão fora do seu controle.

Cuide de suas emoções
Não importa como ou quando os traumas emocionais que levam a sensação de rejeição foram gerados: eles permanecerão no seu subconsciente, seja como uma memória que trouxe aprendizado ou como uma dor que cria mecanismos inconscientes.

Muitas pessoas têm dificuldade para encontrar equilíbrio emocional porque estão presas a um trauma reprimido que leva à autopiedade, medo da rejeição e a carência afetiva. É impossível voltar no tempo e mudar o que já aconteceu, mas é perfeitamente viável dar novos significados e interpretações para esses fatos do passado. 

Fonte: http://www.sbie.com.br/

Feita por >Ane · 21 jul 2020 Autoestima

Eu sinto que ninguém gosta de mim, de verdade mesmo, sinto que por mais que me esforce ninguém gosta de mim de verdade, não tenho amigos. E sempre tem alguém que faz as coisas melhores que eu, me sinto totalmente inútil. Me acho feia.

A melhor resposta 22 JUL 2020

Olá Ane! Grato por participar. O que eu sinto é verdade para mim, não necessariamente para os outros. O primeiro passo para as pessoas gostarem de mim é eu manifestar amor próprio. Logo você, hoje, não está gostando de você. Acontece que você, uma pessoa igual a todos nós, em certo sentido, única, rara, cara, em outro sentido, não está podendo expressar a tua originalidade de forma espontânea. Um ser humano é uma espécie de ferramenta de um milhão de possibilidades. Vamos ponderar sobre tuas possibilidades. Há muita coisa em você, que pode ser interessante aos outros; há muita coisa nos outros, que pode ser interessante a você. Vamos abrir a mente e facilitar trocas. Será aconselhável, com abertura mental, disciplina e persistência, você contar com a condução técnico-científica de um psicólogo para olhar a joalheria que está dentro de cada um de nós, portanto, dentro de você! Conte conosco. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuide-nos!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

A resposta foi útil a você?

Obrigado pela sua avaliação!

2 AGO 2020

Boa noite Ane! Seja bem vinda! Pelo seu breve relato acredito que seria importante procurar atendimento de um psicologo para que juntos que possam explorar e buscar as respostas de tantos sentimentos de desvalia e baixa estima que acabam por trazer solidão e sofrimento emocional. Precisaria conhecer melhor sua historia de vida,mas acredito que essa distorção de imagem que te faz sentir-se feia e inútil pode ter sido o unica maneira que encontrou para sobreviver em algum ambiente difícil ou mesmo com pessoas difíceis, portanto não se culpe por seu comportamento, é possível mudar. Sigo a disposição!

Eliani/CRP07/28876

A resposta foi útil a você?

Obrigado pela sua avaliação!

22 JUL 2020

Olá Ane! Que bom que buscou ajuda neste momento tão delicado. Não tenho muitos dados sobre estas questões que você descreveu, mas já parou para pensar sobre a fidedignidade destes pensamentos? Respire, olhe ao seu lado sem julgamento de seu " eu ideal" , e verás que todos nós temos crenças que talvez não estejam de acordo com a nossa realidade. Ninguém é perfeito, nem temos obrigação de ser. Se esforce para você e por você. Seja única, sem comparações. A partir do momento que você se aceitar como és, como todos somos, seres imperfeitos em busca de reconhecimento, verás a pessoa linda e querida que és. Não importa a quantidade de amigos, mas a qualidade, estes sim reconhecerão o teu valor. Apenas seja, sem busca de perfeição ou reconhecimento. Foque em você, o resto vem. Um grande abraço, querida.
Psicóloga Tatiana Otilia Pereira 12/13841

A resposta foi útil a você?

Obrigado pela sua avaliação!

22 JUL 2020

Olá, Ane. Obrigada pela sua participação e também agradeço a oportunidade de poder saber algo sobre você, ainda que muito brevemente. Imagino que você deva ter histórias para contar, momentos de diversão e "aventuras", assim como é provável que tenha coisas desconfortáveis para falar sobre sua vida, algumas dores e momentos difíceis. Poder escolher recorrer à busca por alguma resposta neste espaço é útil, o fato de se dar a oportunidade de olhar para si sob outra perspectiva é de grande utilidade. Um teórico diz que "uma mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original." Buscar uma via de cuidado para que possa falar sobre si, seus pensamentos e sentimentos pode te ajudar em alguns resgates, no fortalecimento da auto estima, na forma com que você lida consigo própria e, consecutivamente, na maneira que estabelece os seus relacionamentos interpessoais. Espero ter contribuído. Abraço.

Beatriz Mazzoco

A resposta foi útil a você?

Obrigado pela sua avaliação!

Publique a sua pergunta de forma anônima e receba orientação psicológica em 48h.

Por que as pessoas não gostam de mim
12950

Psicólogos

Por que as pessoas não gostam de mim
17400

perguntas

Por que as pessoas não gostam de mim
49400

respostas