Quando usar do que em frases comparativas

Flávia Neves

Professora de Português

As duas construções estão corretas e podem ser usadas de igual forma na realização de comparações.

Exemplos com melhor que

  • Viver é melhor que sonhar!
  • Hoje será melhor que ontem.
  • Nenhuma comida é melhor que chocolate.
  • Ele se acha melhor que os outros.
  • Você não é melhor que eu.

Exemplos com melhor do que

  • Viver é melhor do que sonhar!
  • Hoje será melhor do que ontem.
  • Nenhuma comida é melhor do que chocolate.
  • Ele se acha melhor do que os outros.
  • Você não é melhor do que eu.

Grau comparativo dos adjetivos

No grau comparativo, ocorre a comparação de uma característica em duas ou mais pessoas ou objetos.

Grau comparativo de inferioridade:

  • Meu pai é menos flexível que minha mãe.
  • Meu pai é menos flexível do que minha mãe.

Grau comparativo de superioridade:

  • Minha irmã é mais estudiosa que eu.
  • Minha irmã é mais estudiosa do que eu.

Melhor: grau comparativo de superioridade irregular

Melhor é a forma sintética do grau comparativo de superioridade do adjetivo bom e do adjetivo bem:

  • (mais) bom = melhor;
  • (mais) bem = melhor.

Existem outros adjetivos que se formam de modo irregular:

  • (mais) mau = pior;
  • (mais) grande = maior;
  • (mais) pequeno = menor.

Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Os graus comparativo e superlativo são formas de relacionar dois ou mais itens por meio de adjetivos e, muitas vezes, podem gerar dúvidas. Grande parte das pessoas que fala inglês ou que precisa fazer uso do idioma para se comunicar, mesmo apresentando nível de domínio acima do básico, já encontrou dificuldades na hora de criar uma frase em que houvesse uma comparação. Então, quando usar comparativo e superlativo em inglês? Como cada um deles é formado?

Além de qualificar substantivos, usa-se os adjetivos para criar relações e comparações. Porém, essas comparações nem sempre estão em um mesmo nível, igualando dois ou mais substantivos. Elas também podem ser feitas criando uma disparidade entre eles e, para isso, usamos os formatos comparativo e superlativo.

Ainda tem dúvidas? Não se preocupe! Leia a seguir uma explicação mais detalhada que a Idiomátika elaborou sobre quando usar comparativo e superlativo. Ao fim, preparamos um teste para você colocar seus conhecimentos em prática. Confira:

Definições de comparativo e superlativo

Comparativo

Adjetivos quando em modo comparativo são usados para comparar um objeto a outro, dando a eles um grau de diferenciação. Como, por exemplo, em:

  • My hair is bigger than yours. (Meu cabelo é maior que o seu)

Na sentença acima, temos o adjetivo big (grande) em grau comparativo – bigger. Neste caso, para transformarmos o adjetivo comum em um comparativo, dobramos a última letra e acrescentamos o sufixo –er. Isso acontece porque a palavra big é o que chamamos de CVC, consoante-vogal-consoante.

Casos em que a palavra é um CVC ou termina em um, temos que dobrar a última consoante e adicionar o sufixo –er. Outro exemplo do mesmo caso é a palavra wet (molhado). O comparativo de wet é wetter.

No geral, quando o adjetivo não é um CVC, nem termina em um, e é formado por até duas sílabas basta adicionarmos –er. Veja o exemplo a seguir:

  • São Paulo is colder than Rio de Janeiro. (São Paulo é mais frio que Rio de Janeiro)
  • My sister is taller than you. (Minha irmã é mais alta que você)

Quando o adjetivo é formado por até duas sílabas e termina em ‘y’, adicionamos o sufixo –ier. Como por exemplo:

  • I’m busier than you. (Estou mais ocupado que você)
  • This rock is heavier than the other. (Esta pedra é mais pesada do que a outra)

Já quando o adjetivo apresentar mais de duas sílabas, não precisamos modificar sua forma original. Neste caso, basta adicionarmos more (mais) ou less (menos) antes do adjetivo. Como a seguir:

  • This chocolate is more expensive than that. (Este chocolate é mais caro do que aquele)
  • Bob is less handsome than Fred. (Bob é menos bonito que Fred)

Além desses casos, também existem algumas exceções quanto ao grau comparativo. Os adjetivos good e bad não são alterados da mesma forma que os demais. Good se torna better e bad se torna worse.

  • You play better than me. (Você joga melhor que eu)
  • This sandwich is worse than that. (Este sanduíche é pior que aquele)

Superlativo

O grau superlativo também compara itens, porém, criando uma relação de disparidade maior e em um universo maior. Vamos analisar os casos?!

  • Mary is the tallest girl in this room. (Mary é a menina mais alta nesta sala)

Os graus comparativo e superlativo não são tão diferentes em seus processos de formação. No caso acima, entramos no mesmo mérito do grau discutido anteriormente. Temos o adjetivo tall, formado por uma sílaba. Quando o adjetivo é formado por até duas sílabas, adicionamos o sufixo –est. Se for um CVC, assim como no comparativo, dobramos a última consoante. O adjetivo big se torna biggest, por exemplo.

Quando o adjetivo possuir mais do que duas sílabas, não fazemos alteração alguma. Basta adicionarmos the most (o mais) ou the least (o menos). Como por exemplo:

  • She is the most intelligent (Ela é a estudante mais inteligente)
  • John is the least careful (John é o menino menos cuidadoso)

Para palavras que terminam em ‘y’, acrescentamos o sufixo –iest. Veja os exemplos:

  • I’m the happiest person here. (Eu sou a pessoa mais feliz aqui)
  • Paul is the angriest (Paul é o filho mais irritado)

Assim como no comparativo, no grau superlativo também temos as exceções good e bad. Good se torna the best e bad, the worst. Exemplos:

  • Candy crush is the best (Candy crush é o melhor jogo)
  • He is the worst player in town. (Ele é o pior jogador da cidade)

E então, anotou tudo? O aprendizado do inglês não é difícil, o segredo é praticar! Os cursos de imersão em inglês, por exemplo, são uma ótima maneira de colocar seu inglês em dia de uma forma descontraída.

Que tal um teste rápido para checarmos se você realmente absorveu tudo? Vamos lá!

Links úteis:

imersão inglês;

curso de inglês para negócios;

curso de inglês para empresas;

curso de inglês para executivos;

Dominar comparativos e superlativos é fundamental para ganhar fluência em inglês. Essas ferramentas ajudam a descrever pessoas, objetos, lugares e acontecimentos. As comparações facilitam a compreensão, tornam a comunicação mais clara.

Mas qual é a diferença entre eles? Veja a seguir:

COMPARATIVOS

Os adjetivos comparativos são usados, como o próprio nome diz, para comparar as diferenças. Eles são empregados em frases nas quais dois substantivos são comparados.

Substantivo (sujeito) + verbo + adjetivo comparativo + than + substantivo (objeto)

O segundo item da comparação pode ser omitido, caso esteja claro pelo contexto.

SUPERLATIVOS

Os adjetivos superlativos indicam que algo está acima ou abaixo de todos os outros itens comparados, ou seja, são utilizados para descrever uma pessoa, um objeto, lugar ou acontecimento que se encontra no extremo superior ou inferior de uma qualidade.

Substantivo (sujeito) + verbo + the + adjetivo superlativo + substantivo (objeto)

FORMAÇÃO

Em inglês, é fácil formar o comparativo e o superlativo dos adjetivos. A forma depende do número de sílabas.

ADJETIVOS DE UMA SÍLABA

1. Basta adicionar –ER para o comparativo e –EST para o superlativo.

2. Se o adjetivo terminar na sequência consoante + vogal + consoante, a consoante final é duplicada, só depois acrescentamos uma das terminações no item 1.

Veja a seguir alguns exemplos:

ADJETIVOS DE DUAS SÍLABAS

Para formar o comparativo, acrescentamos –ER ao adjetivo ou usamos a palavra MORE antes do adjetivo e o termo THAN depois.

Para o superlativo, usamos o artigo definido THE antes do adjetivo e acrescentamos –EST ao mesmo, ou usamos a expressão THE MOST antes do adjetivo.

Em muitos casos, ambas as formas são usadas, embora uma delas seja mais comum que a outra. Se tiver dúvidas sobre qual forma usar, opte pela segurança e use MORE e THE MOST.

Para adjetivos terminados em Y, temos de mudar o Y por um "i" antes de incluir a terminação.

ADJETIVOS COM TRÊS OU MAIS SÍLABAS

Para formar o comparativo dos adjetivos com três ou mais sílabas, acrescentamos more (adjetivo) than / less (menos) than. Para construir o superlativo, acrescentamos the most (adjetivo) / the least. Veja exemplos:

COMPARATIVOS E SUPERLATIVOS IRREGULARES

Como toda regra, esta aqui também tem exceções. Aqui estão algumas delas:

Que tal exercitar esses conhecimentos? O artigo abaixo, publicado no site da CNBC, sobre a trajetória superlativa de Jeff Bezos, traz alguns usos de comparativos e superlativos, destacados em negrito, além de adjetivos que demonstram intensidade, grandeza, sinalizados em vermelho. Observe as palavras destacadas, tendo em vista as regras mencionadas:

Inside Jeff Bezos' $84.9 billion empire

Jeff Bezos, founder and CEO of Amazon, is roughly $4 billion away from becoming the wealthiest man alive. Bezos is currently worth $84.9 billion, thanks to his 78.9 million shares of Amazon stock and his broad portfolio of investments.

The most recent addition to Amazon's universe is Whole Foods, which the company made a $13.7 billion bid for earlier this month. The grocer is by far Bezos' largest purchase. His second largest acquisition was in 2009, when Amazon purchased online shoe merchant Zappos for a measly-by-comparison $1.2 billion.

The Whole Foods acquisition is not the first time Bezos has attempted to disrupt the grocery industry. In 1999, Amazon invested in a grocery delivery service called HomeGrocer.com. The company crumbled during the dot-com meltdown, but many of his other investments have led to huge success.

In 1998, Bezos became one of Google's earliest investors with a $1 million investment in the search giant. According to Crunchbase, he has also personally invested in tech companies like Uber, Airbnb and Everfi. Bezos also makes personal investments through venture capital vehicle Bezos Expeditions, which has backed impressive companies across a wide range of industries, including Twitter and Juno Therapeutics.

These strategic investments, on top of the massive success of Amazon, have helped Bezos climb his way up the list of wealthiest people alive.   

Lígia Velozo Crispino é fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas. Também é autora do livro de poemas Fora da Linha e organizadora do Sarau Conversar na Livraria Martins Fontes.

Veja também