A origem dos jogos populares resumo

Olá, estudante (a)! Esta videoaula de Educação física foi veiculada na TV no dia 14/12/2021 (terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Olá, tudo bem? Espero que sim. Vamos para mais uma aula!
Hoje você terá a oportunidade de saber mais sobre Jogos populares competitivos. Estudaremos sobre a história, conceito, valores, experimentação e fruição jogos no contexto da Educação Física escolar. Vamos lá?

A origem dos jogos populares resumo

Assista a videoaula abaixo ,com a temática: Jogos Populares

Ed. Física – 7º ano – Ensino Fundamental

HISTÓRIA DOS JOGOS POPULARES NO MUNDO 

O ser humano, desde sua ancestralidade, ou seja há milhares de anos atrás, já apresentava habilidade nata para a competitividade. 

Na PRÉ-HISTÓRIA, foram encontrados inúmeros registros entre as civilizações (EGÍPCIA, CHINESA e FENÍCIA) 

EVOLUÇÃO DOS JOGOS POPULARES

Na IDADE MÉDIA, com a evolução das civilizações (GRECO-ROMANA) muitos jogos já existentes perpassaram de geração em geração e ao longo do tempo foram modificados, ressignificados, reinterpretados e fazem parte da nossa cultura popular na atualidade. O desenvolvimento do espírito esportivo favoreceu, tornando-os de sobremaneira mais saudáveis e menos excludentes.

ETIMOLOGIA DAS PALAVRAS JOGOS, POPULARES E COMPETITIVOS 

JOGOS 

Em latim: “JOCUS”, significa DIVERSÃO E PASSATEMPO

POPULARES 

Em latim: “POPULÁRIS”, denota POVO, PÚBLICO, POPULAR

COMPETITIVOS 

Vem do Latim COMPETERE, de COM-, “junto”, mais PETERE, “voar,procurar”, do verbo grego PETOMAI, “eu vôo”

“Competir” é como “procurar juntos”. Quem achar e ficar com o objeto será o vencedor, e como o vai fazer é outro assunto.

A origem dos jogos populares resumo

A origem dos jogos populares resumo

FONTE: CREATIVE COMMONS

CONCEITO DOS JOGOS POPULARES COMPETITIVOS 

Práticas corporais em que há disputa por vitória, contudo, visam desenvolver aspectos educativos, como:

  •  COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES e VALORES ÉTICOS;
  •  JOGO LIMPO (FAIR PLAY);
  •  A COLABORAÇÃO.

A origem dos jogos populares resumo

FONTE: CREATIVE COMMONS

CARACTERÍSTICAS 

Jogos em que há vencedores e vencidos. 

OBJETIVOS

  • Estimular a competição saudável, justa e o raciocínio;
  •  Construção e respeito às regras;
  • Superação dos limites e desafios;
  • Aprender a lidar com vitórias e derrotas. 

EXPERIMENTAÇÃO E FRUIÇÃO DOS JOGOS POPULARES COMPETITIVOS

BRIGA DE GALO

Objetivo : Estourar os balões dos outros jogadores  e simultaneamente esquivar-se para não estourarem os seus balões, presos em cada perna de todos  jogadores.

ACESSE O LINK E ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR: 

CABO DE FORÇA

Objetivo : Puxar a corda, fazendo com que a equipe oponente ultrapasse a linha limite do seu campo.

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VESTIR O BAMBOLÊ

Objetivo : Cada jogador deverá vestir o bambolê, alternadamente(ora por cima, ora por baixo) até que todos tenham completado a prova.

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ACERTAR O ALVO 

OBJETIVO: Lançar pequenas bolas em uma bola grande, fazendo com que a mesma ultrapasse a linha (meta estabelecida)

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DANÇA DOS BAMBOLÊS

Objetivo : Ao som da música os jogadores deverão correr ao redor dos bambolês. Toda vez que a música for interrompida, os jogadores deverão ocupar um dos bambolês.

ACESSE O LINK E ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR: 

ATIVIDADE 01

Com base no que você aprendeu, nos textos e assistindo aos vídeos explicativos apresentados, converse com seus familiares sobre os jogos populares competitivos e responda às seguintes perguntas: Você já jogou ou ouviu falar sobre esses jogos? Você já participou de algum jogo popular competitivo? Você conhece outros jogos populares competitivos além desses jogos que você acabou de aprender? Relate sua experiência e registre tudo em seu caderno. 

ATIVIDADE 02

Construa um jogo popular competitivo, registre-o em seu caderno com fotos e se possível vídeos.

Ciclo da adolescência: Habilidade estruturante(GO-EF07EF28) Vivenciar, apropriar e analisar características histórico-culturais, valores e normas presentes em diferentes tipos de jogos populares.

Alguns brinquedos, jogos e brincadeiras tradicionais entre as crianças brasileiras têm origens surpreendentes. Vêm tanto dos povos que deram origem à nossa civilização (o índio, o branco, o negro), como até mesmo do longínquo Oriente.

Atualmente, no mundo cada vez mais urbanizado, industrializado e informatizado, a tendência é que muitas das brincadeiras tradicionais percam espaço nas preferências infantis. Mesmo assim, jogos e brinquedos como a peteca, a amarelinha, a ciranda, a pipa e a cama de gato têm valor cultural inestimável, e o lugar dessas brincadeiras no folclore já está garantido.

Peteca

Quando os portugueses chegaram no Brasil, encontraram os índios brincando com uma trouxinha de folhas cheia de pequenas pedras, amarrada a uma espiga de milho, que chamavam de Pe?teka, que em tupi significa "bater". A brincadeira foi passando de geração em geração e, no século 20, o jogo de peteca tornou-se um esporte, com regras e torneios oficiais.

Amarelinha

Essa brincadeira tão tradicional entre as crianças brasileiras também é chamada de maré, sapata, avião, academia, macaca etc. A amarelinha tradicional é desenhada no chão com giz e tem o formato de uma cruz, com um semicírculo em uma das pontas, onde está a palavra céu, lua ou cabeça. Depois vem a casa do inferno (ou pescoço) e a área de descanso, chamada de braços (ou asas), onde é permitido equilibrar-se sobre os dois pés. Por último, a área do corpo (ou quadrado).

Cama-de-gato

A cama-de-gato é uma brincadeira com barbante. Consiste em trançar um cordão entre os dedos das duas mãos e ir alterando as figuras formadas. Provavelmente de origem asiática, a brincadeira é praticada em diversas partes do mundo. Uma versão mais moderna é trançar um elástico com as pernas.

Cinco Marias

Também chamada de três Marias, jogo do osso, onente, bato, arriós, telhos, chocos, nécara etc. O jogo, de origem pré-histórica, pode ser praticado de diversas maneiras. Uma delas é lançar uma pedra para o alto e, antes que ela caia no chão, pegar outra peça. Depois tentar pegar duas, três, ou mais, ficando com todas as peças na mão. Na antiguidade, os reis praticavam com pepitas de ouro, pedras preciosas, marfim ou âmbar. No Brasil, costuma ser jogado com pedrinhas, sementes ou caroços de frutas, ossos ou saquinhos de pano cheios de areia.

Pipa

Pipa, papagaio, arraia, raia, quadrado, pandorga... As pipas apareceram na China, mil anos antes de Cristo, como forma de sinalização. Sua cor, desenho ou movimento poderia enviar mensagens entre os campos. Os chineses eram peritos em construir pipas enormes e leves. Da China elas foram para o Japão, para a Índia e depois para a Europa. Chegaram no Brasil trazidas pelos portugueses. Os tipos de pipa mais conhecidos são o de três varas, o de cruzeta e o de caixa. Para confecciona-las bastam algumas folhas de papel, varinhas e linha.

Ciranda

A famosa dança infantil, de roda, conhecida em todo o Brasil, teve origem em Portugal, onde era um bailado de adultos. O Semelhante a ela é o fandango, baile rural praticado até meados do século XX no interior do Rio de Janeiro (Parati) e São Paulo, em que homens e mulheres formavam rodas concêntricas, homens por dentro e mulheres por fora. Os versos que abrem a ciranda infantil são conhecidíssimos ainda hoje: "Ciranda, cirandinha/ Vamos todos cirandar/ Vamos dar a meia volta/ Volta e meia vamos dar". De resto, há variações regionais que os complementam como "O anel que tu me deste/ Era vidro e se quebrou./ O amor que tu me tinhas/ Era pouco e se acabou".