Qual e o clima predominante da região onde você vive

O Clima da Região Nordeste possui características determinantes na formação das diferentes paisagens da região.

A Região Nordeste, formada pelos estados do Maranhão (MA), Piauí (PI), Ceará (CE), Rio Grande do Norte (RN), Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Alagoas (AL), Sergipe (SE) e Bahia (BA), possui extensão territorial de 1.554.291.607 km2.

Na região nordeste, predominam quatro tipos de clima:

  • Tropical Úmido ou Tropical Litorâneo
  • Tropical Semiárido
  • Tropical
  • Equatorial úmido
Qual e o clima predominante da região onde você vive
Mapa da Região Nordeste dividido por zonas climáticas

Clima Tropical Úmido

O clima tropical úmido ou tropical litorâneo, apresenta um verão quente e úmido, com temperaturas elevadas o ano todo, que variam entre 25 e 31 graus.

Possui uma estação com chuvas irregulares, com maior ocorrência entre os meses de abril a julho, com índice pluviométrico médio anual entre 2.000 e 3.000 milímetros.

Esse clima é predominante em toda a Zona da Mata. Ela compreende uma faixa de terras na qual acompanha o litoral e se estende desde o Rio Grande do Norte até o sul da Bahia.

É nessa região que se situam as capitais dos estados do Nordeste, com exceção de Teresina, Fortaleza e São Luís.

O clima tropical úmido é também predominante na Zona do Agreste, em parte dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

Qual e o clima predominante da região onde você vive
Paisagem da zona da mata

Os planaltos elevados e as serras do Agreste, formam barreiras para a penetração de massas de ar úmidas provenientes do Oceano Atlântico.

A porção leste do Agreste, próximo da zona da Mata, chove mais que na porção oeste, próxima do sertão.

Nas regiões das serras e do Planalto da Borborema, as temperaturas, durante o período de chuvas, chegam a cair, oscilando entre 14 e 24 graus. Merecem destaques as cidades de Gravatá (PE), Garanhuns (PE), Triunfo (PE), Campina Grande (PB) e Lagoa Seca (PB).

Clima Tropical Semiárido

O clima tropical semiárido apresenta baixa umidade, com temperaturas médias em torno de 27 e 31 graus, podendo chegar a 41 graus nos longos períodos secos.

As chuvas são raras, com índice pluviométrico inferior a 700 milímetros anuais, podendo ocorrer entre os meses de abril a maio.

A menor média anual de chuvas no Brasil é registrada em Cabaceiras, no sertão da Paraíba, com apenas 278,1 milímetros.

Qual e o clima predominante da região onde você vive
Estrada no semiárido nordestino, clima extremamente seco

O clima tropical semiárido é predominante na porção central do Nordeste brasileiro. Encontrado em parte do Estado do Piauí, no Meio Norte e em parte da Zona do Sertão, nos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Bahia.

O grande problema do sertão é a irregularidade das chuvas. Quando não chove nos meses esperados, surgem os períodos de seca, com elevadas temperaturas e que podem se prolongar por vários anos.

O Polígono das Secas é uma região reconhecida pela legislação dentro do semiárido do Nordeste. Ela apresenta diversos índices de aridez, com áreas extremamente secas, típicas de semi deserto.

A área atingida pelas secas vem aumentando, devido aos fenômenos climáticos e o desmatamento da região. É o caso do Estado do Maranhão, que até 30 anos atrás não conhecia a seca.

Clima Tropical

O clima tropical apresenta duas estações bem definidas. O verão quente e chuvoso com temperaturas elevadas, e inverno seco, com estiagem prolongada e temperaturas amenas, entre 18 e 26 graus.

Qual e o clima predominante da região onde você vive
Paisagem do clima tropical

O índice pluviométrico varia entre 1.000 e 1.750 milímetros. É predominante em grande parte do Maranhão, do Piauí, do Ceará e da Bahia.

Clima Equatorial Úmido

O clima equatorial úmido apresenta médias de temperatura elevadas, entre 25 e 27 graus, com índice pluviométrico médio anual de 2.000 a 3.000 milímetros, com grande quantidade de chuva a maior parte do ano.

Qual e o clima predominante da região onde você vive
Floresta equatorial úmida

Predomina numa faixa estreita no estado do Maranhão, na fronteira com o estado do Pará, na Região Norte.

Veja mais sobre o clima nordestino neste vídeo:

Qual e o clima predominante da região onde você vive

Saiba mais sobre o Nordeste:

Para saber mais sobre clima, leia também Climas do Brasil e teste seus conhecimentos com Exercícios sobre Climas do Brasil.

A região Nordeste é caracterizada pela seca, provocada por diversos fatores, dentre eles, a localização geográfica. A região está localizada na zona intertropical da Terra, portanto, por causa da quantidade de luz que incide na superfície do local, a temperatura é muito elevada durante o ano todo. Nessa região, as chuvas não são bem distribuídas no decorrer do ano. São identificados três tipos de climas ao longo da região Nordeste: tropical, semiárido e equatorial úmido.

Clima tropical: ocorre principalmente no sul da Bahia, centro do Maranhão e no litoral de todos os estados da região. Esse tipo de clima apresenta duas estações bem definidas, sendo uma seca e uma chuvosa.

Clima semiárido: abrange especialmente a região central do Nordeste, onde as temperaturas são elevadas durante o ano todo, as chuvas são irregulares e há ocorrência de prolongada estiagem.

Clima equatorial úmido: é identificado em uma restrita área da região localizada a oeste do Maranhão, que sofre influência do clima equatorial, com temperaturas elevadas e chuvas abundantes.

Quanto à cobertura vegetal, a região apresenta várias configurações. Ao longo das áreas litorâneas, são encontrados mangues, vegetação de dunas etc. Em locais que ocorre o clima tropical, como no centro-oeste da região, é encontrado o Cerrado. Nas regiões onde prevalece o clima semiárido encontra-se a Caatinga. No extremo oeste da região Nordeste, onde o clima é o equatorial, a vegetação encontrada é a floresta Amazônica, além da ocorrência de Mata dos Cocais.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

O Brasil, por ser um país de dimensões continentais, apresenta uma ampliada diversidade climática, que se organiza por meio da ação de diversos fatores e elementos que influenciam o comportamento da atmosfera. Em alguns pontos, predominam os efeitos de massas de ar quente; em outros, de massas de ar fio. Há também as ações da vegetação, da altitude e das variações de latitude, entre outros aspectos.

Por isso, a classificação dos climas no Brasil representa uma maneira de organizá-los e melhor compreendê-los. Nesse sentido, existem também vários modelos de classificação, de modo que usaremos a seguir a tipologia elaborada por A. Strahler. Confira o mapa a seguir:

Qual e o clima predominante da região onde você vive

Mapa dos tipos climáticos brasileiros com base na classificação de A. Strahler

Entre os climas apresentados no mapa acima, há de se mencionar que todos eles são dominados por massas de ar equatoriais e tropicais em conjunto, exceto a faixa de clima subtropical úmido, localizada na porção sul do país e controlada por massas de ar tropicais e polares.

A seguir, uma caracterização geral de cada um dos tipos de clima do Brasil:

a) clima equatorial úmido: também conhecido como clima equatorial úmido da convergência dos ventos alísios, é o tipo climático que envolve praticamente toda a faixa da Amazônia localizada no Brasil, sendo basicamente controlado pela massa de ar Equatorial Continental. Os ventos alíseos, nesse caso, são aqueles que sopram das áreas de média latitude (tanto no norte quanto no sul) para a linha do equador.

Em função da grande quantidade de umidade emitida pela floresta através do processo de evapotranspiração, as amplitudes térmicas são baixas, haja vista que a maior presença de água no ar ajuda a conservar as temperaturas. Por isso, as médias térmicas mensais ao longo do ano variam entre 24 e 27ºC. As chuvas são constantes, do tipo de convecção, pois o ar úmido e quente eleva-se e condensa-se diante das temperaturas menores das áreas mais elevadas da atmosfera. Por isso, as médias pluviométricas permanecem com valores elevados, entre 1500 mm e 2500 mm por ano.

b) clima tropical seco e úmido: também chamado de clima tropical alternadamente seco e úmido, esse tipo climático ocupa a maior área do país, envolvendo quase toda a região Centro-Oeste, o Centro-Sul do Tocantins, algumas faixas da região Nordeste e também partes do Sudeste brasileiro. É conhecido por apresentar duas estações bem definidas ao longo do ano: uma quente e chuvosa e outra fria e seca.

Esse comportamento da atmosfera nessa região explica-se pelo fato de que, durante a estação mais quente, predomina a influência da massa Equatorial Continental, advinda do norte do país. Já durante a estação mais fria, essa massa de ar recua e passa a predominar a massa Tropical Atlântica, advinda do litoral e que chega ao interior do país praticamente sem umidade, em razão da influência da continentalidade. Anualmente, as médias térmicas variam entre 20ºC e 28ºC, com um índice de chuvas em torno de 1500 mm por ano.

c) clima tropical seco: esse tipo climático, corretamente denominado por clima tropical tendendo a seco pela irregularidade de ação das massas de ar, concentra-se em uma estreita área da região Nordeste, mais precisamente no sertão nordestino. Como o próprio nome indica, trata-se de um tipo climático quente e seco, quase árido (por isso a nomenclatura “semiárido”), com médias pluviométricas anuais não maiores do que 1000 mm, concentradas em poucos meses do ano.

Na maior parte do ano, predomina a influência da massa Equatorial atlântica que, apesar de ser oriunda do oceano, alcança essa região com pouca umidade, em função dos obstáculos oferecidos pelo relevo. Da mesma forma acontece com as outras massas de ar, que encontram obstáculos e têm dificuldade de chegar a essa localidade, sobretudo por se tratar de uma área de depressão relativa interplanáltica.

d) clima litorâneo úmido: como o próprio nome indica, é a faixa climática que se estende ao longo do litoral brasileiro, entre os estados do Rio Grande do Norte e São Paulo. É um clima quente e úmido, semelhante ao da Amazônia, porém com uma amplitude térmica maior. Na maior parte do ano, predomina a influência da massa Tropical Atlântica, enquanto, no inverno, a massa polar atlântica avança e provoca a diminuição rápida das temperaturas, sobretudo nas faixas mais ao sul.

Essa dinâmica explica a existência de duas principais estações, uma quente e muito úmida e outra fria e relativamente úmida. Nessa região, há formas de relevo que barram a umidade dos ventos que circulam nos sentidos leste-oeste e norte-sul, provocando a ocorrência de chuvas orográficas e propiciando que o interior do país receba menos umidade ao longo do ano. As médias de pluviosidade variam entre 1500 e 2000 mm por ano.

e) clima subtropical úmido: abrange a porção sul do país, com um clima úmido e mais frio do que os demais. A massar de ar predominante é a Tropical Atlântica, com influência de massas polares durante o inverno, de modo que o encontro dessa frente polar com frentes quentes provoca as chamadas chuvas frontais. Nessa faixa climática, as chuvas são constantes e bem distribuídas ao longo do ano, existindo secas apenas em casos de anomalias climáticas eventuais. O índice médio de pluviosidade anual gira em torno de 1500 mm e as temperaturas médias variam entre 18 e 22ºC mensais.