Qual o esporte mais popular da africa do sul

O clima ameno e ensolarado da África do Sul propicia um ambiente favorável à prática esportiva o ano inteiro. Os sul-africanos são bons esportistas. Ganharam mais de 50 medalhas nas Olimpíadas de 1908 até 1960, mas foram suspensos devido ao apartheid, retornando apenas em 1992. Os esportes mais praticados são futebol, rugby, escalada, surf, tênis, golfe e cricket, entre outros.

O futebol é praticado desde o século19. O primeiro clube de futebol sul-africano, o Pietermaritzburg County, foi fundado em 1879. A associação de futebol de Natal foi fundada em 1882, com quatro clubes.

Mais: Copa do Mundo 2010 e Turismo de Aventura

Qual o esporte mais popular da africa do sul

O jogador Tsepo Masilela (centro) do Bafana Bafana, (seleção sul-africana) passa driblando os jogadores de Camarões, em torneio realizado no Olympia Park, em Rustenburg (nov. 2008).

Estádio Green Point na Cidade do Cabo (foto Rodger Bosch).

Qual o esporte mais popular da africa do sul

Bunjee Jumping na ponte do rio Gouritz perto da baía de Mossel, Western Cape, África do Sul. O salto é de 200 metros de pura adrenalina.

Jogador do Springbok Rugby.

International yacht race, Cape Town.

Qual o esporte mais popular da africa do sul

Qual o esporte mais popular da africa do sul

Copyright © Guia Geográfico - África Turismo.

Gana é um país com uma rica herança esportiva .

O esporte mais popular de Gana é o futebol , seguido pelo boxe e pelo basquete . [1] Outros esportes populares no país incluem atletismo , tênis de mesa , tênis , hóquei , críquete , rúgbi , golfe e badminton .

A Autoridade Nacional de Esportes (NSA), que é uma agência governamental criada antes da independência de Gana, afirma que promove, administra e regulamenta todos os esportes (amadores e profissionais) . Colaborando com cerca de 45 associações e federações desportivas, a NSA gere todas as várias equipas nacionais que competem local e internacionalmente.

Esporte olímpico

O esporte olímpico em Gana começou quando Gana competiu pela primeira vez como Gold Coast nos Jogos Olímpicos de Verão de 1952 .

Os atletas ganenses ganharam um total de quatro medalhas olímpicas em treze jogos nos Jogos Olímpicos de Verão , três no boxe e uma medalha de bronze no futebol associativo e, portanto, se tornaram o primeiro país do continente africano a ganhar uma medalha no futebol americano . [2]

Jogos Olímpicos de Inverno de 2010

Gana competiu nos Jogos Olímpicos de Inverno pela primeira vez em 2010. Gana se classificou para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 com uma pontuação de 137,5 pontos da Federação Internacional de Esqui , dentro da faixa de qualificação de 120-140 pontos. [3] O esquiador ganense , Kwame Nkrumah-Acheampong , apelidado de "O Leopardo da Neve ", se tornou o primeiro ganês a participar dos Jogos Olímpicos de Inverno , nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 realizados em Vancouver, British Columbia , Canadá , [4] participando de o esqui slalom . [5]

Gana terminou em 47º entre 102 nações participantes, das quais 54 terminaram no slalom de esqui alpino . [6] [7] Kwame Nkrumah-Acheampong entrou no circuito internacional de esqui , sendo o segundo esquiador negro africano a fazê-lo. [8]

Esportes populares

O futebol de associação é administrado pela Associação de Futebol de Gana e a seleção nacional de futebol masculino é conhecida como Black Stars, com a seleção sub-20 conhecida como Black Satellites. Gana participou de muitos campeonatos, incluindo a Copa das Nações Africanas com 4 títulos, a Copa do Mundo da FIFA três vezes (2006, 2010 e 2014) e a Copa do Mundo Sub-20 da FIFA com 1 título. Na Copa do Mundo FIFA de 2010 , Gana se tornou o terceiro país africano a chegar à fase das quartas de final da Copa do Mundo depois de Camarões em 1990 e Senegal em 2002. [9] Seleção nacional de futebol sub-20 de Gana, conhecida comoBlack Satellites , é considerada a equipe de alimentação da seleção nacional de futebol de Gana . Gana é o primeiro e único país do continente africano a ser coroado campeão da Copa do Mundo Sub-20 da FIFA e duas vezes vice-campeão em 1993 e 2001 . A seleção nacional de futebol sub-17 de Gana, conhecida como Black Starlets, é duas vezes campeã da Copa do Mundo Sub-17 da FIFA em 1991 e 1995 , duas vezes vice-campeã em 1993 e 1997 .

As equipes ganenses de futebol Asante Kotoko SC e Accra Hearts of Oak SC são as 5ª e 9ª melhores equipes da África e ganharam um total de cinco troféus de futebol da associação continental africana e da Confederação de Futebol Africano ; Ganense de futebol do clube Asante Kotoko SC foi coroado dois em tempo CAF Champions League vencedores em 1970 , 1983 e cinco vezes CAF Champions League finalistas, e ganense de futebol do clube Hearts of Oak foi coroado 2000 CAF Champions League vencedor e dois vez vice-campeões da Liga dos Campeões da CAF, campeões da Supercopa da CAF em 2001 e 2004 Campeões da Copa das Confederações CAF . [10] A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol coroou o Asante Kotoko SC como o clube africano do século XX . [10] Existem vários clubes de futebol em Gana que jogam na Gana Premier League e Division One League , ambas administradas pela Ghana Football Association.

Boxe

O boxe é um dos esportes mais dominados em Gana. Bukum, uma vila de pescadores é considerada a grande universidade do boxe não oficial do país. O país também produziu vários boxeadores de classe mundial, incluindo Azumah Nelson, tricampeão mundial, Nana Yaw Konadu também tricampeão mundial, Ike Quartey e Joshua Clottey . [11] Daniel Kotei Poison é o primeiro ganês a ganhar um título mundial. {{Claro}

Basquetebol

O basquete é um esporte popular em Gana. Vários jogadores ganenses jogam nas principais divisões da Europa ou na NCAA, sediada nos Estados Unidos . No entanto, a seleção nacional de basquete de Gana apenas joga jogos amistosos.

Gana competiu em vários torneios de basquete 3 × 3. No Nível Sênior, Gana competiu na Copa da África FIBA ​​3 × 3 em Cotonou , Benin, em 2018 nas categorias Masculina e Feminina. A Seleção Masculina também competiu nos primeiros Jogos Africanos de Praia de 2019 . O basquete 3x3 foi identificado como o esporte coletivo urbano mais popular. [12]

Atletismo

No passado, os ganenses mostraram algum talento no atletismo, incluindo Joseph Amoah , Vida Anim e outros.

Grilo

O críquete foi entregue ao Gana nos primeiros dias da então Gold Cost durante o governo de seus senhores coloniais, os britânicos, e jogou seu primeiro jogo internacional contra a Nigéria em 1904. [13] Sabe-se que após a 2ª Guerra Mundial o jogo cresceu daí e se espalhou por expatriados e outros cidadãos locais no setor de mineração.

O jogo entre as décadas de 1960 e 1980 viu o envolvimento de escolas e faculdades, principalmente nas regiões de Grande Acra, Central, Ocidental e Oriental de Gana. A disseminação chamou a atenção das Universidades, Faculdades de Formação e Comunidades de forma vibrante. Em 1993, talentos foram identificados nas bases para formar as equipes juvenis que participavam do Quadrangular de Críquete entre os países que jogavam Críquete no Noroeste da África naquela época.

Gana tornou-se um membro afiliado da ICC em 2002 e o jogo continuou a crescer desde então.

Internacional

O país competiu na Divisão 3 da ICC / ACA da ICC Africa World Cricket League em 2006 pela primeira vez. Seu terceiro lugar foi extremamente encorajador e, em seguida, ganhou o evento seguinte - em 2008 na África do Sul - para ser promovido à Divisão 2 da ICC / ACA na África.

Gana mais do que se manteve na Divisão 2 da Liga Mundial de Críquete da África do Sul 2010, realizada em Benoni, na África do Sul, em abril, terminando em segundo lugar, mantendo sua vaga para o próximo evento. O recorde de apenas uma derrota em seis partidas - para a campeã Zâmbia - é um bom presságio para o futuro.

Não foi nenhuma surpresa que Gana se tornou uma força a ser enfrentada na edição de 2011 do Torneio T-20 da Divisão Regional da África 2 da ICC / ACA, ficando em segundo lugar para ganhar a promoção para o evento da Divisão Regional da África 1 em Uganda no mesmo ano e também ganhou um Promoção para jogar na ICC Global Division 8 em 2012.

No entanto, a primeira participação no Torneio T-20 da Divisão Regional 1 da ICC / ACA África foi evidente, já que a equipe ficou em quinto lugar no evento de cinco países em Uganda.

Gana mostrou sua capacidade de realizar eventos internacionais ao sediar com sucesso a Divisão 3 T-20 da ICC / ACA em Accra, em fevereiro de 2011.

Com o aumento do apoio do governo aos esportes menos conhecidos, o estabelecimento do críquete nas escolas está em andamento por meio de um vibrante programa nacional de desenvolvimento de críquete e há planos em andamento para estabelecer mais campos de críquete.

Estrutura doméstica

A GCA supervisiona a Accra Invitational League, Captain Series, The Diwali League, Girls Quadrangular Competitions e Interschool's Cricket Competition.

A Associação de Críquete de Gana demonstrou compromisso com a promoção do esporte em Gana, com instituições educacionais como a Universidade de Gana, Escola Internacional de Gana, Escolas Ashantigold, Escola Achimota e outras escolas básicas públicas que agora praticam o esporte.

Judo

O judô foi introduzido em Gana no início dos anos 1960 pelo falecido presidente Dr. Kwame Nkrumah. Ele foi apresentado a números do clube de jovens pioneiros de Gana. Durante este mesmo período, alguns estrangeiros franceses que trabalhavam com o CFAO abriram um dojo em seu escritório em Accra.

Em 1960, o Sr. Tony Turkson, agora um reverendo ministro, abriu um clube em Accra, no National Arts Center. Dois outros clubes foram abertos posteriormente nas escolas de treinamento da polícia e do Exército.

Em 1973, uma missão japonesa estava em Gana por meio do patrocínio do Ministério das Relações Exteriores do Japão para demonstrar a arte do judô aos ganenses. Em 1974, a Missão Japonesa enviou outra delegação como parte de um programa de intercâmbio cultural. Durante o mesmo período, três soldados do exército foram enviados à Grã-Bretanha para um treinamento de três meses. Dois outros policiais foram enviados para Kodokan, Japão, por dois anos. Após esses acontecimentos, a Associação de Judô de Gana foi formada.

A partir do ano de 1974, o Judô se tornou um esporte nacional reconhecido e se desenvolveu ao longo dos anos.

Organizações como a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA), a Embaixada do Japão em Gana, bem como a Embaixada da França, têm ajudado no desenvolvimento do esporte no país. De 1976 a 2002, onze treinadores japoneses ajudaram a Associação de Judô de Gana a desenvolver o judô. Alguns ganenses também tiveram a oportunidade de estudar no exterior. Dois ganenses, Andy Williams e Schandorf, estiveram no Egito por 10 e 6 meses, respectivamente. Ao longo dos anos, cinco ganenses também estiveram no Japão para estudar judô com o patrocínio da JICA. Em 2003, outro ganês fez um estudo de três meses na Alemanha. Em 2005, no âmbito da bolsa de solidariedade olímpica, outro judoca foi mandado para a Hungria por três meses.

No momento em que o judô está sendo praticado em maio parte do país, muitas pessoas de todas as esferas da vida se inscrevem diariamente para fazer aulas de judô para autodefesa, como esporte e para mantê-los em forma.

Handebol

O handebol foi introduzido em Gana em 1975 pelo Sr. SK Hlordze, então Vice-Chefe do Organizador de Esportes do Conselho Nacional de Esportes e pelo Sr. Katé Caesar, então professor visitante no Specialist Training College - Departamento P. E, Winneba, agora e na Universidade de Educação .

Em agosto de 2006, a Seleção Feminina de Gana venceu o Troféu Desafio Africano [Copa da África], realizado em Lomé - Togo. [14]

Tênis de mesa

O tênis de mesa começou há muito tempo na década de 1940. No entanto, a história do tênis de mesa organizado em Gana pode ser traçada desde a chegada de DG Hathiramani , um comerciante indiano na Costa do Ouro.

DG Hathiramani, ele próprio um bom jogador, juntou-se a outros entusiastas jogadores locais da Gold Coast, como o Dr. SB Laing, JW Mullings, EN Nettey e muitos outros para formar a Gold Coast Table Tennis Association em 1951. Hathiramani foi capitão da equipe Gold Coast para vencer o AZIKWE CUP em Lagos, Nigéria.

Cerca de três anos depois, Hathiramani se aposentou como jogador ativo e passou a ser treinador.

Em 1954, Hathiramani fundou uma escola de tênis de mesa em Accra YMCA (Young Men Christian Association). Ele produziu muitos bons jogadores. Alguns proeminentes incluíram EA Quaye, Okine Quaye, Samuel Hammond, Joseph Quansah, Ethel Jacks, Theresa e Ernestina Akuetteh, Helena Amankwah, Esther Lamptey, Patricia Akosua Offei e Patience Abena Opokua. Todos esses jogadores ganharam medalhas para Gana.

Gana ingressou na Federação Africana de Tênis de Mesa (ATTF) em 1951 e na Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) em 1961.

Okine Quaye venceu o Kent (Inglaterra) Junior Table Tennis Tournament em 1960. No mesmo ano, EA Quaye conquistou o Kent Senior Tournament.

Em 1962, EA Quaye ganhou o título de Singles Masculino da África no Cairo. No entanto, EA Quaye perdeu o título em 1964 em Accra, Gana, mas o recuperou em 1968 em Lagos.

EA Quaye fez um curso de treinamento básico de tênis de mesa na Grã-Bretanha em 1961 e no Instituto de Educação Física de Pequim em 1965.

Outro jogador proeminente do D, G Hathiramani era meio ganês e meio nigeriano. Essa jovem incomodou muito a equipe nigeriana. ETHEL JACKS era o nome. Ethel Jacks ganhou muitos louros para Gana e para ela mesma entre 1964 e 1976 nos Campeonatos da África e da África Ocidental.

Em 1971, Ethel Jacks ganhou o título de solteiras femininas da África. Depois de 1976, Ethel Jacks trocou Gana pela Nigéria e mais tarde tornou-se treinador da Nigéria.

Em 1977, o GTTA e o NSC organizaram um curso intensivo de treinamento de tênis de mesa de uma semana para todos os treinadores regionais.

Os treinadores foram alojados na casa do DG Hathiramani. Ao final do curso, foram entregues equipamentos de tênis de mesa a todos os participantes. Hathiramani era carinhosamente chamado de “DG”. Até 1977, havia apenas dois (NSC) treinadores do National Sports Council, a saber: EA Quaye, responsável pela região oeste, e SK Allotey, que era responsável pela região de Ashanti.

Em 1 de janeiro de 1978, Vincent Arhin, professor superintendente assistente de educação física do Serviço de Educação de Gana, foi nomeado treinador regional para a região leste. Ele então se tornou o terceiro técnico do National Sports Council (NSC).

Em dezembro de 1980, Esther Lamptey conquistou o título de solteiras femininas da África no Senegal.

Em 1981, o primeiro curso Intermediário para Treinadores de Tênis de Mesa na África foi organizado sob a tutela da Sra. Sung Meiying, Diretora Técnica da Associação de Tênis de Mesa da China e patrocinado pela Federação de Tênis de Mesa da Nigéria.

O treinador da região leste, Vincent Arhin e o treinador da região B / Ahafo, Anthony Asante participaram em nome de Gana.

Em 1985, um acordo alcançado entre o Governo de Gana e o Governo da China permitiu que o técnico Vincent Arhin e um ex-jogador nacional, Anthony Owusu Ansah, recebessem uma bolsa de estudos para fazer um Curso de Diploma de Coaching em Pequim, China, na Universidade de Educação Física.

Em 1986, o treinador Owusu Ansah foi nomeado treinador do National Sports Council para a região de Ashanti.

Em 1987, a dupla de Gana de Patricia Akosua Offei e Patience Abena Opokua venceu o Evento de Pares Femininos no 7º All Africa Games em Nairóbi, Quênia.

Em março de 1988, Gana ganhou a medalha de ouro ao derrotar a Nigéria no evento feminino por equipe (Corbillon) nos Jogos da Zona 3 da África, realizados em Gana. A equipe era comandada pelo técnico Vincent Arhin e os jogadores eram Patricia Offei e Patience Opokua.

No mesmo ano, o tênis de mesa tornou-se um evento olímpico. Gana foi representado por Patricia Offei, Treinador Arhin, Sqd. Ldr. Ebo Bartels (Presidente), Ernestina Akuetteh (Chaperon) e Patience Opokua (Parceira de Treinamento de Patricia Offei) em Seul, Coreia do Sul, nos 24º Jogos Olímpicos.

Após o Campeonato Mundial de Tênis de Mesa, Stephen Adjei e Patricia Offei não voltaram a Gana. Isso gerou protestos públicos e diminuiu o interesse do Ministério pelo tênis de mesa até 1992, quando Helena Amankwah e Patience Opokua participaram dos 25º Jogos Olímpicos de Barcelona, ​​na Espanha. O técnico SK Allotey (falecido) e a líder da equipe, Kwabena Yeboah do famoso GTV, estiveram presentes.

O Serviço de Educação de Gana (GES) e o Conselho Nacional de Esportes organizaram em conjunto um programa nacional de tênis de mesa sub-10 e treinamento de futebol para crianças em Accra durante 3 meses.

O campeonato inaugural envolvendo (5) cinco países viu o contingente de Gana vencer todas as suas partidas. Gana, Togo, Benin, Costa do Marfim e Burkina Faso estiveram envolvidos.

Em 1993, o Serviço de Educação de Gana e o Conselho Nacional de Esportes (NSC) colaboraram para treinar jogadores sub-12 em tênis de mesa e futebol. A tutela do tênis de mesa foi colocada sob o treinador Vincent Arhin (NSC), enquanto o futebol foi controlado pelo treinador Akuetteh Armah (NSC) Wahab (GES) e Yaw Adu (GES). Gana venceu o Benin tanto no tênis de mesa quanto no futebol.

Em 1994, CADBURY (GH) Ltd patrocinou um programa de desenvolvimento e promoção de tênis de mesa Bournvita em todo o país para elevar a imagem e o nível do jogo.

Escolas e clubes receberam mesas de tênis de mesa, postes e montagens de redes. T-shirts da Bournvita também foram distribuídas a todos os participantes.

Em 1995, Isaac Opoku do Gana, da Região Leste, qualificou-se entre os 6 melhores jogadores de África. Depois de se qualificar para a competição de qualificação para a África em Lagos, a EA Quaye foi nomeada o primeiro treinador-chefe do GTTA.

Em 1996, a equipe olímpica de Gana de Isaac Opoku (individual) e Winfred Addy (parceiro de duplas), treinador EA Quaye e Hornsby Odoi estiveram nos 26º Jogos Olímpicos em Atlanta, EUA. Em 1997, Gana participou do Manchester World Table Tennis Championships. Os jogadores foram Gifty Mensah, Lydia Cleyland, Comfort Danso, Eric Hammond e Seth Darko.

Em 26 de dezembro de 1998, Gana enterrou um de seus treinadores mais diligentes, SK Allotey.

Em 26 de janeiro de 1999, o treinador Arhin se tornou o segundo treinador-chefe do GTTA, depois do treinador EA Quaye. Posteriormente, o técnico Arhin foi transferido da Região Leste para a Sede do Conselho Nacional de Esportes em Accra. Gana participou do 45º Campeonato Mundial de Tênis de Mesa.

Os participantes foram o técnico Vincent Arhin, Esther Lamptey, Hagar Amo e Eric Amoah que fugiram no final do campeonato em Eindhoven, Holanda.

Presente o Secretário-Geral Ashalley-Okine.

Em 2000, a Grande Accra Table Tennis Academy foi formada para reativar o jogo na capital, Gana, Accra, pelo treinador-chefe, Vincent Arhin.

A Academia foi inaugurada pelo Vice-Ministro dos Esportes, Sr. Sylvester Azantilo, sob a direção do Ag. Chefe do Executivo do NSC, Brigadeiro Brock. Em 2001, a Academia disputou amistosos com a seleção togolesa em "casa e fora".

Em cada caso, a Academia foi vitoriosa. Os patrocinadores foram o Restaurante Next Door, o Sr. Kudjoe Fianoo e o Sr. Richard Quarshie, ambos membros da Associação de Futebol do Gana. Em 2002, para acabar com o favoritismo, nepotismo e tribalismo na seleção de jogadores nacionais para atribuições internacionais, o treinador-chefe, Sr. Arhin, introduziu o SISTEMA DE PONTOS.

Isso foi aceito pela Associação e pelo corpo de jogo. Isso permitiu que os Black Loopers treinassem constantemente para ganhar pela primeira vez em 20 (vinte) anos uma medalha BRONZE no evento masculino por equipe no 8º All Africa Games em Abuja, Nigéria em 2003. Em março de 2003, Gana participou do 47º Campeonato Mundial de Tênis de Mesa em Paris, França. Nana Yaw Boateng, Eric Amoah e Eric Hammond foram classificados em 897, 898 e 899, respectivamente.


A equipe foi acompanhada pelo treinador Vincent Arhin e Sqd. Ldr. Ebo Bartels como presidente. A TIBHAR Co. Ltd e a Gana Table Tennis Association assinaram um contrato no campeonato. A Tibhar Company apoiaria o GTTA por dois (2) anos.

Em julho de 2003, Gana foi representado por 5 homens e 2 mulheres no 8º All Africa Games realizado em Abuja. A medalha de bronze foi conquistada no evento masculino por equipe. Em 2004, o 13º Campeonato Africano Juvenil foi realizado em Gana. Gana ganhou 3 medalhas de bronze. Gana foi desclassificado por permitir que Solomon Akonor, um jogador acima de 18 anos, jogasse na categoria Sub-18.

Solomon Akonor, que não apresentou seu passaporte para exame, foi banido por 2 anos. O treinador-chefe, Sr. Vincent Ankama Arhin, foi transferido para a Região Oeste. O treinador-chefe recorreu de sua sanção na Comissão de Direitos Humanos e Justiça Administrativa (CHRAJ). Após investigações e interação com o NSC, CHRAJ decidiu a favor do treinador-chefe.

O treinador-chefe foi reintegrado em seu posto em 2005. No entanto, Gana ganhou 3 medalhas de bronze no 13º Campeonato Juvenil no evento de duplas para meninos, evento de equipe para meninos menores de 18 anos e meninas menores de 15 para solteiros. O Akosua Ketu se classificou para o Campeonato Mundial de Cadetes realizado em Portugal em 2005. O técnico Owusu Addo comandou o Akosua Ketu no Campeonato em Portugal.

Entre 2003 e 2005, o Coach Principal foi nomeado professor em tempo parcial na Universidade de Cape Coast.

Ele formou 99 alunos treinadores. Em 2005, Gana foi representado no 48º Campeonato Mundial de Tênis de Mesa pelo jogador No.1 do país, Nana Yaw Boateng e Sqd. Ldr.

Ebo Bartels é o presidente do GTTA em Xangai, China. Em 2006, o treinador-chefe, Vincent Arhin, aposentou-se aos 60 anos. Ele foi, no entanto, contratado para trabalhar como Coordenador Técnico de programas de Tênis de Mesa para treinar os jovens a se tornarem treinadores experientes. O treinador Anthony Owusu Ansah se tornou o treinador-chefe interino do GTTA.

Nos Jogos da Commonwealth da Austrália em 2006, Gana foi representado por Eric Amoah, Mohammed Ali, Nana Yaw Boateng, Bernard Joe Sam, treinador Owusu Ansah e Sqd. Ldr. Ebo Bartels. Gana ficou em 14º lugar entre 26 países participantes.

Lacrosse

Em 2019, Gana se tornou a terceira nação africana (depois do Quênia e Uganda) a ser admitida na Federação Mundial de Lacrosse global . [15]

tênis

O tênis é outro esporte praticado em Gana. No entanto, não houve nenhum sucesso internacional digno de nota.

Netball

O jogo de Netball que se desenvolveu a partir do BASQUETEBOL FEMININO foi introduzido na então COSTA DOURADA pelos MISSIONÁRIOS que trouxeram a educação para o país. Portanto, o netball foi inicialmente jogado em escolas e faculdades em Gana.

Nas décadas de 1960 e 1970, o Netball era muito popular no país e competições regulares de Netball eram disputadas em escolas e faculdades de todo o país, com as finais sendo realizadas no então Estádio de Esportes de Acra, agora ESTÁDIO DE ESPORTES OHENE DJAN.

Bons expoentes do jogo de Netball naquela época - o início dos anos 1970 foram a Escola Secundária Kadjebi (Snr. High School), Offinso Training College, Wesley College Kumasi e as Escolas Secundárias Osu Presby (Snr. High School) e o nível básico da escola.

O netball também foi muito popular e, até o ano letivo de 1974/75, o netball foi incluído regularmente no programa do festival esportivo das Escolas Básicas Nacionais.

Durante a era da Organização Central do Esporte (COS) sob a era de Ohene Djan, ele estabeleceu uma Mesa no COS encarregada do Netball, que fazia a ligação com as escolas e Federação Esportiva das Faculdades para a organização de torneios de Netball e a promoção de Netball no país.

Karatê

O esporte foi introduzido pela primeira vez no país na década de 1990, que é dirigido pela Gana Karate Do Association . [16]

Crítica

No passado, as autoridades esportivas de Gana freqüentemente cortavam o financiamento de muitas modalidades esportivas para aumentar os fundos disponíveis para seus programas de futebol. Por causa dessa decisão, vários eventos esportivos no continente africano, como os Jogos Africanos, tiveram uma participação ganense limitada. [17]

Referências

  1. ^ "O basquete é a maior disciplina esportiva em Gana depois do futebol e do boxe - Yaw Sakyi" . GhanaWeb . 17 de abril de 2020 . Página visitada em 30 de outubro de 2020 .
  2. ^ "Gana agarrando-se ao sonho olímpico" . BBC News . 8 de abril de 2011 . Retirado em 26 de junho de 2013 .
  3. ^ "O esquiador ganês patrocinado pelo acampamento base Kwame Nkrumah-Acheampong se qualificou para as Olimpíadas de 2010" . 0-21 Snowboarding. 13 de março de 2009 . Retirado em 26 de junho de 2013 .
  4. ^ Dutta, Kunal (22 de outubro de 2009). "Esqueça Eric, a Enguia ... conheça o Leopardo da Neve" . The Independent . Retirado em 26 de junho de 2013 .
  5. ^ "Kwame Nkrumah-Acheampong, esqui alpino" . Vancouver, 2010 . Retirado em 26 de junho de 2013 .
  6. ^ O slalom dos homens - corrida 2 , Web site oficial dos Jogos Olímpicos de Vancouver 2010. Retirado em 26 de junho de 2013.
  7. ^ "Slalom masculino" . Vancouver, 2010 . Retirado em 26 de junho de 2013 .
  8. ^ Chris Wilson (3 de fevereiro de 2010). "O primeiro olímpico de inverno de Gana se prepara para os Jogos de Vancouver" . Daily Mirror . Retirado em 26 de junho de 2013 .
  9. ^ "EUA 1–2 Gana (aet)" . NEWS.BBC.co.uk. 26 de junho de 2009 . Página visitada em 26 de junho de 2010 .
  10. ^ a b "Clube de África do Século" . Site oficial da IFFHS . Retirado em 21 de julho de 2013 .
  11. ^ Pierre, Yvette La (1 de janeiro de 2004). Gana em fotos . Livros do século XXI. ISBN 9780822519973. Recuperado em 16 de março de 2018 - via Google Books.
  12. ^ "Gana permanece estável no ranking mundial de basquete 3 × 3" . GhanaWeb . 13 de fevereiro de 2020 . Página visitada em 5 de novembro de 2020 .
  13. ^ "Cópia arquivada" . Arquivado do original em 28/12/2017 . Página visitada em 28/12/2017 .CS1 maint: cópia arquivada como título ( link )
  14. ^ "História" . GANA HANDBALL . 26/11/2013 . Recuperado em 2021-01-11 .
  15. ^ "World Lacrosse Adiciona Gana como 63ª Nação Membro" . Revista de Lacrosse dos EUA . 13 de agosto de 2019 . Página visitada em 29 de outubro de 2020 .
  16. ^ Aggrey, Joe (6 de maio de 1997). "Graphic Sports: Issue 624 May 6-12 1997" . Grupo de comunicações gráficas . Recuperado em 22 de agosto de 2017 - via Google Books.
  17. ^ Ghana Basketball Association - o governo de Gana deixa de apoiar a equipe feminina de Gana em Mali , Sportingpulse.com, 24 de setembro de 2011. Página visitada em 18 de setembro de 2016.