Qual a quantidade de colágeno que devemos tomar por dia

O colágeno é uma proteína produzida pelo corpo.  Sua função é manter as células unidas e, assim, contribuir com a mobilidade, resistência e flexibilidade dos tecidos. 

A partir dos 30 anos, a produção natural dessa substância começa a ser reduzida cerca de 1% por ano. 

Depois dos 50 anos, a produção diminui ainda mais.  Ou seja, quanto mais idosa for a pessoa, menor a quantidade de colágeno que ela produz. 

Quando isso acontece, o planejamento alimentar é fundamental, além disso, a suplementação dessa proteína pode ser necessária.

Além da idade, fatores como a prática exercícios físicos com regularidade, uso de tabaco ou exposição frequente ao sol são hábitos que também diminuem a produção natural dessa proteína. 

Por que devemos preferir uma dieta nutritiva em vez de suplementos?

Colágeno em pó funciona? 

Qual a quantidade de colágeno que devemos tomar por dia

Depende. A absorção do colágeno está diretamente ligada a alguns fatores de estilo de vida (como alimentação, uso de tabaco e qualidade de sono). 

Além disso, o uso vai depender da necessidade do organismo. Ou seja, se a alimentação estiver suprindo a quantia ideal, ingerir mais colágeno não vai trazer benefícios.

Embora possa ser encontrado e comprado sem a receita médica, o recomendado é que o colágeno em pó seja receitado por um(a) nutricionista que poderá orientar sobre a quantidade e a forma correta de consumo.

Nesse caso, a alimentação ainda é fundamental para que o organismo consiga absorver a suplementação.

Para isso, prefira alimentos que contenham vitaminas dos complexos A, B e C ou estimulem a produção e a absorção de colágeno. 

Sementes (linhaça), castanhas, aveia, peixes, alho, frutas cítricas (laranja, abacaxi, uva) e folhas verdes (alface, rúcula) são exemplos de componentes que podem ajudar. 

Quando a pessoa está relaxada o organismo tende a absorver melhor as partículas de colágeno. 

Assim, a qualidade e a quantidade de horas dedicadas ao sono também são importantes para extrair todos os benefícios dessa substância. 

Tomar colágeno funciona? Entenda como ocorre a absorção

Quando colágeno em pó não funciona?

Se a sua produção natural de colágeno for suficiente para manter as funções do organismo, então a suplementação de colágeno não fará efeito. 

Mesmo assim, é importante manter uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes para evitar que a produção de colágeno seja afetada no futuro. 

Quais os benefícios do colágeno em pó? 

Qual a quantidade de colágeno que devemos tomar por dia

O colágeno em pó possui os mesmos benefícios do colágeno em cápsulas, desde que haja necessidade de seu uso. Além da beleza, essa substância também contribui para a saúde. Ela atua no organismo na parte de sustentação e manutenção dos tecidos e células do corpo. 

Entre os principais benefícios, está: 

  • Produz queratina (que fortalece as unhas e cabelo);
  • Garante elasticidade à pele;
  • Fortalece os ossos; 
  • Reduz queda de cabelo;
  • Deixa as unhas mais fortes;
  • Melhora a sustentação da pele;
  • Previne a osteoporose; 
  • Auxilia na cicatrização de feridas e machucados; 
  • Favorece a diminuição de cicatrizes; 
  • Ajuda a formar massa magra; 
  • Protege tendões e articulações; 
  • Deixa a pele mais brilhante; 
  • Diminui as rugas e linhas de expressão. 

Coenzima Q10: veja para que serve, o preço e saiba como tomar

Qual é o melhor horário para tomar colágeno em pó?

Primeiro, o mais importante é consumir o colágeno diariamente, evitando interromper o uso.

Essa proteína pode ser tomada em qualquer horário, dando preferência para o período da manhã (durante o desjejum) ou à noite (depois do jantar).     

O recomendado é que o colágeno não seja consumido juntamente com refeições pesadas (como o almoço, que pode ter uma ingestão calórica maior). 

Isso porque, as partículas do colágeno tendem a competir com as outras moléculas presentes nas comidas mais calóricas (massas e carnes vermelhas). 

A quantidade de vezes que a proteína deve ser consumida por dia varia conforme alguns fatores como idade e uso de tabaco. 

Para saber com exatidão e esclarecer outras dúvidas sobre a ingestão de colágeno, é aconselhado visitar um médico nutricionista. 

Como medir 10g de colágeno em pó?

Qual a quantidade de colágeno que devemos tomar por dia

A recomendação de muitos médicos(as) é consumir 10g de colágeno todos os dias, sem interrupção, para beneficiar-se das propriedades dessa substância. Quando o colágeno é apresentado em pó, pode-se medir essa quantidade com a ajuda de uma colher (de sopa) que contém aproximadamente 10g.  

Já se a proteína for apresentada em cápsulas, o número que deve ser ingerido vai variar conforme cada fabricante. 

Por exemplo, se a cápsula contém 2g de colágeno, pode ser necessária a ingestão de 5 cápsulas ao longo do dia, ou conforme orientação especializada.  

A versão em pó pode ser consumida facilmente misturada com água, sucos, iogurtes e vitaminas ou colocada sobre a comida (frutas, sopas, saladas e pães). 

A proteína também pode ser apresentada em sachês como é o caso do Motilex, do Colflex e do Tenflax Plus. 

Vale lembrar que essas informações podem ser alteradas de acordo com o laboratório que produziu o suplemento. Por isso, é importante ler o rótulo do produto antes de consumi-lo.   

O colágeno em pó traz muitos benefícios para a saúde e a beleza do corpo. Essa substância deve ser, preferencialmente, indicada por um(a) profissional de medicina ou nutrição. 

O Minuto Saudável traz muitas outras informações sobre saúde e beleza. Não deixe de conferir!!!

O suplemento de colágeno em cápsulas é indispensável para quem busca manter a pele bonita, jovem e saudável.

Seu consumo diário e continuo estimula a produção do colágeno natural pelo organismo e evita as marcas de expressão e rugas precoces.

O colágeno é uma proteína fundamental para a saúde dos tecidos. Sua principal função é dar estrutura as células, mantendo-as unidas e tonificadas.

A suplementação com colágeno em cápsulas é indicada para dar estrutura, maior fortalecimento e elasticidade à pele.

Mesmo sendo produzido pelo próprio organismo, com o avanço da idade, o corpo passa a sintetizá-lo em menor quantidade.

O resultado desse baixo índice é a perda da integridade da pele, surgimento de rugas, unhas e cabelos fracos e maior fragilidade da cartilagem das articulações. 

Em geral, a suplementação com colágeno hidrolisado é indicada a partir dos 30 anos, idade em que a produção natural começa a diminuir progressivamente.

Porém, em alguns casos, é aconselhável o início do uso do suplemento antes, como em caso de dieta inadequada e insuficiente, hábitos danosos e excesso de exposição solar.

Antes dos 40 anos, a suplementação ajuda na prevenção do envelhecimento precoce. Após os 40, a suplementação é necessária para melhorar a pele, unhas, cabelos, ossos e articulações que ficam mais fracos com o envelhecimento.

Para ser mais bem aproveitado pelo organismo, o melhor tipo de colágeno é o hidrolisado. Ou seja, aquele em que sua molécula é quebrada pela água em partículas menores, na reação chamada de hidrólise.

Já quanto à apresentação, o colágeno em cápsulas é o mais indicado, pois, além de ser mais prático, facilita a administração nas doses adequadas.

Mas certamente a dúvida mais frequente de quem quer tomar colágeno em cápsulas é o melhor horário.

Não existe horário ideal para o consumo da suplementação de colágeno. A absorção no organismo vai depender de outros fatores relacionados ao nutriente como a saúde do intestino, alimentos consumidos juntos, biodisponibilidade do nutriente e não ao horário de consumo. As diversas evidencias cientificas mostram isso. 

Portanto, o suplemento de colágeno pode ser tomado em qualquer horário do dia. Escolha aquele em que atenda melhor à sua rotina, pois o mais importante não é a hora, mas sim, a regularidade e dose ideal conforme indicada no rótulo do produto ou de acordo com a orientação do médico ou nutricionista.

O colágeno em cápsulas pode ser facilmente incorporado à dieta e tomado a qualquer momento do dia junto ou não a algum alimento. Se for de sua preferência, pode tomar antes de dormir.

Embora não haja nenhum indício de que promova mais ou menos benefícios se for consumido em determinado momento, é aconselhável tomar colágeno em cápsulas com bastante água, aproximadamente 1 copo, para que seja em deglutido e metabolizado.

Para pessoas com sensibilidade estomacal, é bom evitar tomar com o estômago totalmente vazio. Nesse caso, pode-se consumir pequenas quantidades de alimentos antes de tomar o colágeno.

Evite também a ingestão do colágeno junto ao período de grandes refeições como almoço e jantar. Procure tomar colágeno em cápsulas cerca de meia hora antes ou depois dessas refeições. Evite também a ingestão de álcool.

A recomendação de colágeno hidrolisado vai depender da orientação médica ou da recomendação do fabricante. Como o colágeno é uma proteína, suas recomendações podem variar daquilo que foi proposto pelo fabricante, bem como a quantidade de capsulas por dose/dia.

Uma alimentação balanceada também é muito importante para a efetividade do colágeno no seu organismo.

Alimentos como vitaminas A e C, assim como carnes vermelhas ou brancas, podem ajudar na eficácia da substância e garantir melhores resultados no uso de longo prazo.

Qual a quantidade de colágeno que devemos ingerir por dia?

A quantidade ideal de colágeno que devemos ingerir por dia pode variar de pessoa para pessoa.

Fatores que influenciam na dose são o peso corporal, idade, nível de colágeno, dieta, problemas de saúde, dificuldades de síntese de colágeno, entre outros.

Entretanto, a dose média diária indicada pela maioria dos estudos, é de 2 gramas por dia.

Porém, pessoas com baixa ingesta proteica, problemas de absorção ou síntese de colágeno e demais casos acima podem necessitar quantidades maiores.

Para saber exatamente a quantidade de colágeno que deve ingerir diariamente, procure um médico ou um nutricionista para fazer todos os exames e determinar a dose individual para o seu caso.

No caso de suplementação, o colágeno hidrolisado é o melhor, devido a maior biodisponibilidade. Uma vez que a substancia passa por um processo de hidrólise para a quebra em partículas menores.

O colágeno hidrolisado pode ser encontrado em pó ou cápsulas e as dosagens recomendadas de cada suplemento devem constar na embalagem.

O colágeno em cápsulas é a opção ideal para que busca por praticidade e/ou tem dificuldades em ingerir o pó ou líquido.

Não existe um melhor horário para consumo, podendo ser consumido conforme a rotina da pessoa, desde que se respeite a dose e os intervalos entre uma e outra.

Tome a quantidade de cápsulas de colágeno recomendada com água ou suco, seguindo as orientações de uso.

Além de optar pelo colágeno hidrolisado, prefira suplementos que combinam o colágeno com a vitamina C, uma vez que esta potencializa a absorção do colágeno e ajuda na síntese.

Apesar da quantidade de colágeno recomendada por dia parecer pouco, apenas 2g, ela é difícil de ser alcançada somente com a alimentação.

Para obter 2g de colágeno seria necessário consumir cerca de três bifes por dia, por exemplo.

Porém, mesmo que possível,  esta quantidade de carne vermelha se encontra muito acima da indicada pelos especialistas.

Assim, para garantir as necessidades diárias de colágeno e manter a saúde e firmeza da pele, é aconselhado investir no uso de suplementos.

No entanto, a alimentação continua sendo importante para ajudar a preservar a produção de colágeno em bons níveis.

Alimentos como carnes brancas e vermelhas, peixes e ovo de galinha favorecem a produção de colágeno.

Porém, não exagere na quantidade total de proteínas ingeridas por dia para que não haja sobrecarga renal.

Embora seja raro alcançar esses níveis, a dosagem máxima recomendada diária é de 8 a 10 gramas de colágeno.

A superdosagem não faz bem e também não aumenta a eficácia do produto.