O que acontece se tomar creatina é não malhar

A lista de suplementos e novas descobertas só aumenta. Entre eles, alguns precisam ser ingeridos especialmente para a melhoria do seu desempenho e recuperação das atividades físicas. Há também aqueles que você precisa garantir diariamente – e, entre eles, a Creatina é a primeira escolha. Ela é composta por três aminoácidos e ajuda diretamente na força dos seus músculos ao realizar as séries mais pesadas. Mas não vale tomar apenas quando lembrar ou nos dias que você for à academia. Saiba como aproveitar todos os benefícios:

O que é a Creatina, afinal?

Esse suplemento nada mais é do que um composto de aminoácidos. A mistura inclui a Arginina, a Glicina e a Metionina. Os nomes parecem difíceis, mas o impacto no seu corpo é bem simples: esses aminoácidos são importantes no ganho de massa muscular por ajudarem no fornecimento de energia nos treinos mais intensos. Na academia, você garante a evolução e o ganho de energia, aumentando a carga e garantindo melhores resultados. Essas substâncias são sintetizadas pelo fígado e pâncreas. Quanto ao mito sobre a necessidade de ingerir muita água, a necessidade continua sendo a mesma de indivíduos que não consomem a creatina. Continuamos necessitando de bastante água ao longo do dia.

E como ela atua no nosso corpo?

Os nutrientes que formam a Creatina também estão presentes na carne vermelha e peixes. O diferencial de ingerir o suplemento é a garantia de encontrar esse composto na quantidade que seu corpo necessita, sem precisar apelar para quantidades imensas dos alimentos acima. Esse suplemento está envolvido na síntese e ressíntese do ATP, primeira fonte de energia usada pelo corpo. Dessa forma, ela também tem um impacto direto sobre a hipertrofia muscular pelo envolvimento na qualidade dos seus treinos.

Por que tomar todos os dias?

Essa recomendação é dada pela maioria dos fabricantes. O consumo da creatina deve ser feito até mesmo nos dias que você não treina. Em geral, a indicação da ANVISA é de 3g de Creatina, mas diversas pesquisas indicam o valor de 5g por dia para obter melhores resultados. Em geral, também são usadas estratégias para garantir a efetividade da ação da Creatina no corpo, a tão conhecida “fase de saturação”. Em geral, quando ingerido no pré-treino, esse suplemento tem impacto no ganho de massa; já quando é ingerido no pós-treino, a ação está na recuperação do glicogênio muscular. Essa segunda tática é mais indicada para quem tem mais de uma sessão de treino por dia. Aproveite a Creatina com outros suplementos, como o Whey Protein e o BCAA.

Receitas para incorporar a Creatina

Em geral não há regras quanto ao horário de consumo. As escolhas são pontuais e contemplam também as metas de cada pessoa. É possível misturá-la com outros suplementos e até mesmo no próprio shake que você ingere no pré ou pós-treino. Uma boa dica é aproveitá-la no Smoothie com frutas da estação congeladas. Coloque as frutas como manga, banana, morangos e melão no liquidificador com o suco de alguma delas, como laranja ou uva. Adicione um pouco de iogurte natural light e a medida de Creatina que você costuma consumir. Invista nos momentos pré-treino e tenha mais energia para superar seus limites.

O que acontece se tomar creatina é não malhar

Creatina engorda se não malhar? A Creatina não foi desenvolvida especificamente para emagrecimento, ela é indicada para esportes de alta intensidade. Então, ao consumi-la sem malhar pode gerar inchaço. Por isso, não tome creatina sem malhar.

Pode tomar creatina no dia que não malha?

O consumo da creatina deve ser feito até mesmo nos dias que você não treina. Em geral, a indicação da ANVISA é de 3g de Creatina, mas diversas pesquisas indicam o valor de 5g por dia para obter melhores resultados.

Quem não deve tomar creatina?

O suplemento creatina é contraindicado para gestantes e mulheres que amamentam por falta de estudos acerca de sua segurança. Crianças e adolescentes só devem consumi-lo sob orientação de um especialista.

Qual suplemento posso tomar sem treinar?

Pode. Até mesmo quem não malha pode receber a indicação de consumo, porque o whey protein é indicado para pessoas com dificuldade para ganhar massa muscular. Mas é preciso saber que se trata de um suplemento alimentar e que não substitui a refeição.

Pode tomar suplemento mesmo sem treinar?

Os suplementos, em geral, são indicados para atletas, e não adianta nada tomá-los sem fazer exercícios. O suplemento aumenta a quantidade de proteínas no corpo que vão se associar às fibras musculares, mas é a atividade física quem realmente causa o ganho de massa muscular.

Quantos dias posso ficar sem creatina?

Por este motivo temos que a suplementação com creatina deve ser feita por até 14 semanas quando se deseja os efeitos de aumento de força e volume muscular, sendo necessário interromper por 3 a 4 semanas para retornar a suplementar com este nutriente.

Quais os riscos do uso da creatina?

Os efeitos colaterais mais comuns da creatina são náuseas, diarreia, câimbras e desidratação. Existe ainda a hipótese de uma relação entre o consumo de creatina e aumento na incidência de cálculos renais. Em pessoas com asma, a creatina pode causar exacerbações da doença.

Quem não faz exercício pode tomar whey?

Além dos suplementos para reduzir peso existem outros produtos que podem ser consumidos por quem não treina, que é o caso do whey protein, por exemplo.

Por que a creatina faz mal à saúde?

  • Como já mencionamos anteriormente, não dá para falar que a creatina faz mal à saúde porque os seus efeitos colaterais conhecidos ainda são poucos e raros. A retenção de água no tecido muscular causada pela creatina pode aumentar o risco de desidratação e câimbras. Outros possíveis efeitos colaterais são:

Por que a creatina faz mal para os rins?

  • A creatina faz mal? Por ser muito utilizada, a creatina é um dos suplementos mais estudados em todo o mundo, diversas pesquisas já demonstram os benefícios da creatina. Mas, quanto à segurança, algumas preocupações sempre surgem, e fazem muitos desistirem de usar o suplemento. 1. Creatina faz mal para os rins?

Por que você deve ingerir creatina?

  • Algumas pessoas podem sofrer problemas gastrointestinais como diarreia, dor de estômago e náuseas ao consumir a creatina. Cãibras também são relatadas. Crianças e gestantes não devem ingerir o suplemento. Já pessoas com problemas de saúde específicos e idosos devem verificar com um médico se podem utilizar a substância.

Por que a creatina pode provocar aumento no peso?

  • Isso acontece porque a creatina “atrai” água para dentro dos músculos, que parecem maiores, mais volumosos, e sendo assim isso pode provocar um aumento no peso. Mas essa variação de peso, que ocorre principalmente nos primeiros dias após o início da suplementação, é basicamente água, e não gordura.

O que acontece se tomar creatina é não malhar

A utilização de suplementos alimentares para quem treina é algo que ajuda bastante a conquistar objetivos como ganhar: massa muscular, definir a musculatura, ganhar força e, até mesmo, emagrecer.

No entanto, para que esses suplementos funcionem da forma correta, é preciso saber utilizá-los. Nesse sentido, a pesquisa e informação são fundamentais, mas não descartam a consulta com um profissional como o nutricionista ou um médico nutrólogo.

A creatina é um dos suplementos mais utilizados pelos frequentadores das academias, mas que ainda causa muitas dúvidas, entre elas: será que creatina engorda?. Para buscar responder a essa e outras questões bastante frequentes sobre a creatina, conversamos com a Dra. Thatiana Ferreira, nutricionista esportiva, funcional e ortomolecular, parceira do Madrugão Suplementos.

O que é creatina e do que ela é composta?

Creatina ou ácido metil-guanidinoacético é um aminoácido não essencial (nosso organismo consegue sintetizá-lo)  bastante presente nas fibras musculares e no cérebro. Ou seja, é um composto nitrogenado sintetizado a partir de aminoácidos e, pode ser encontrado no tecido muscular sob a forma de fosfocreatina.

Essa substância é sintetizada no fígado, pâncreas e rins a partir dos aminoácidos glicina, arginina e metionina, e pode ser obtida pela ingestão de carnes de origem animal ou suplementação. Para conferir as opções e suplementos de creatina, clique aqui!

Mas afinal, creatina engorda?

Muitos acreditam que a creatina pode fazer uma pessoa engordar e outros ingerem a creatina para engordar, mas será que ela tem esse efeito?. Segundo a Dra. Thatiana Ferreira: “A creatina é um aminoácido que constitui as proteínas, e como toda a proteína possui 4 Kcal/g. Mas os efeitos de aumento de peso, que é observado em pessoas que a utilizam, está relacionado a retenção hídrica que ela provoca e o ganho de massa magra, não tendo ligação com o ganho de gordura corporal”.

Creatina engorda o rosto?

O uso de creatina pode gerar absorção de água, o que causa inchaço no rosto. Além disso, o inchaço pode ser causado por anafilaxia, uma reação alérgica ao suplemento.

Creatina engorda e da celulite?

A creatina não é absorvida pelo tecido adiposo e não gera inflamação, que é a causa da celulite. Porém, seu consumo pode gerar um aumento da hidratação da célula muscular. Quando isso acontece, as celulites já existentes no corpo podem ficar mais aparentes.

Clique aqui e confira nossos produtos anticelulite!

Creatina engorda se não malhar?

A Creatina não foi desenvolvida especificamente para emagrecimento, ela é indicada para esportes de alta intensidade. Então, ao consumi-la sem malhar pode gerar inchaço. Por isso, não tome creatina sem malhar.

Creatina incha em quanto tempo?

A Creatina na célula muscular, ela puxa a água do meio externo da célula para o meio interno, isso faz a célula muscular inchar rapidamente.

Creatina ou bcaa hipertrofia?

A grande dúvida na escolha entre os dois é se o BBCA engorda. Mas, assim como a Creatina ele auxilia no ganho de massa muscular e, consequentemente de peso, mas não de gordura. Ambos hipertrofiam os músculos.

Creatina emagrece ou define?

A creatina engorda em peso de músculos e não de gordura. Ou seja, ajuda na definição muscular.  

Creatina: para que serve?

A creatina age no organismo humano na sua forma fosforilada (fosfocreatina). Através da enzima Creatina Quinase, no qual ocorre a transferência do grupamento fosfato da creatina para o ADP, gerando assim energia na forma de ATP. Também age como “tampão” transportando energia produzida na mitocôndria para o citoplasma.

Benefícios da creatina

Segunda a Dra. Thatiana Ferreira: “A creatina tem a principal função de geração de energia imediatista e de participação de síntese proteica, sendo considerado atualmente o melhor recurso ergogênico”.

Creatina: como tomar?

A Dra. Thatiana Ferreira orienta: “A dose varia de pessoa para a pessoa, isso vai depender da composição corporal e do tipo de atividade física que a pessoa pratica, mas o mais indicado é no pré treino, para fornecimento de energia imediata (fosfocreatina) e no pós treino para síntese proteica”.

Creatina: quem pode tomar?

Segundo a Dra. Thatiana Ferreira: “A creatina é indicada para pessoas que buscam hipertrofia muscular e melhoramento no condicionamento e no resultado das provas de velocidade ou de força de curta duração, já que a principal fonte de energia utilizada pelo organismo nesses esportes provém da fosfocreatina.

Tipos de Creatina: qual a melhor opção?

Dentre os tipos de creatina (pó, cápsulas e tabletes), a Dra. Thatiana Ferreira indica: “A mais encontrada no mercado é a monohidratada em pó, normalmente e esse é o que mais indicamos aos pacientes”.

Pode-se combinar a creatina com outros suplementos?

A Dra. Thatiana Ferreira orienta: “Sim, isso vai variar bastante de acordo com a estratégia de cada pessoa. Por exemplo, se a estratégia for de geração de energia a associação de creatina com BCAA é bem adotado; se for para hipertrofia podemos associar com uma proteína como whey protein e com a ribose (para aumentar a síntese proteica).

Há alguma contraindicação para o uso de Creatina?

Segundo a Dra. Thatiana Ferreira: “Sim, pessoas com histórico de problemas renais e hepáticos não devem consumir creatina. Outra patologia no qual não indicamos seu uso é em hipertensos e pessoas que já sofrem com problemas de edema”.

Como e onde comprar?

Consulte um nutricionista ou médico especialista em esportes para saber qual é a melhor para você. E, em seguida, consulte as opções e preços disponíveis no Madrugão Suplementos, clique aqui!