Como a maquiagem ficou popular

Foto: Reprodução. Para as classes mais abastadas, a década significou abundância e exageros.

A indústria de Maquiagem em 1920 

Os anos 20 foram marcados pelo fortalecimento da indústria de maquiagem, antes disso era muito comum que mulheres comprassem cosméticos em boticas ou até mesmo fizessem produtos caseiros.

Como a maquiagem ficou popular

Foto: Reprodução. Atores e atrizes eram a vitrine da maquiagem.

Com a ascensão do Cinema Mudo, a maquiagem se tornou indispensável para o elenco. Em um mundo de filmes sem cores, uma maquiagem marcante era fundamental para ressaltar a beleza das atrizes e atores, e também para maximizar as expressões faciais.

Como a maquiagem ficou popular

Foto: Reprodução. Na foto, o ator Conrad Veidt como Cesare no filme O Gabinete do Dr. Caligari (1920).

O Expressionismo Alemão, por exemplo, foi uma vanguarda cinematográfica que lançou mão de vários recursos de maquiagem para incrementar suas produções.

Como a maquiagem ficou popular

Foto: Reprodução. Lil Dagover como Jane no filme O Gabinete do Dr. Caligari (1920).

Embora filmes expressionistas tenham sido produzidos com maior intensidade na República de Weimar (1919-1933), sua influência respingou em várias partes do mundo, inclusive em Hollywood. 

A Estética das Melindrosas

Em meio a um caldeirão que borbulhava em forma de arte, Os Estados Unidos viu ascender uma estética que ficou mundialmente conhecida: estamos falando das Flapper Girls, ou em português, Melindrosas. 

Como a maquiagem ficou popular

Foto: Reprodução. Ilustrações de melindrosas. 

As Flappers apareceram inicialmente em ilustrações.Elas eram a representação do ideal da mulher moderna, e isso foi endossado especialmente pela onda sufragista que lutava pelo voto feminino, e cada vez se fortalecia mais.

Como a maquiagem ficou popular

Foto: Reprodução. Mulheres em protesto a favor do sufrágio

O direito ao voto foi conseguido pelas mulheres nos Estados Unidos em 18 agosto de 1920, contudo é importante lembrar que mulheres não brancas do país continuaram à margem da participação política e precisaram de mais algumas décadas para exercerem a plenitude de seus direitos.

Como a maquiagem ficou popular

Foto: Reprodução. Mulheres com cartazes a favor do sufrágio. 

A estética Melindrosa foi uma oposição ao estilo Gibson Girl, criado pelo ilustrador Charles Dana Gibson (1867-1944). Para muitos, as Gibson Girls eram resquícios do século passado e dos horrores da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), por tanto de fazia necessário a criação de um novo arquétipo.

Como a maquiagem ficou popular

Foto: Reprodução. Na primeira imagem, um exemplo de Gibson Girl. Na segunda, uma charge dos anos 20.

O estilo Flapper deu vida à mulheres com uma silhueta completamente diferente das Gibson Girls.Os corsets usados antigamente para marcarem a cintura e destacarem o busto e quadril, foram substituídos por faixas e roupas íntimas que achatavam os seios, nádegas e coxas.

Como a maquiagem ficou popular

Foto: Reprodução. 

O corpo voluptuoso de outrora deu lugar à uma figura magra, que mostrava braços, pernas e colo sem nenhum pudor. Os cabelos longos e ornamentados com plumas, foram trocados por cortes curtos, às vezes ondulados e outras vezes extremamente liso.

Como a maquiagem ficou popular

Foto: Reprodução.

E por fim, a maquiagem discreta dos primeiros anos do século 20 deu espaço para um rosto bastante carregado de maquiagem. 

Não demorou muito para que a moda melindrosa caísse no gosto das atrizes, e posteriormente no gosto popular.

"Depois de muitos anos de exílio do mundo da moda, cores vivas nos lábios fez sua reestréia na década de 1920 e se tornou a forma mais popular de cosméticos usados na época. 

Como a maquiagem ficou popular

A nova geração de jovem mulheres - as melindrosas ou jovens  brilhantes dos anos vinte - usaram seus batons escarlates de forma deliberada e, ao que parece, uma

tentativa bem-sucedida de chocar os mais velhos. 

Elas estavam determinados em todos os sentidos a se destacarem como uma geração à parte e, mesmo que sua originalidade dependesse de trivialidades como o uso de maquiagem, isso serviu ao seu propósito" [1]

Características da Maquiagem de 1920

A Sobrancelha 

Existem certos pontos da maquiagem dessa época que precisam de nossa atenção. O primeiro deles, sem dúvidas, é o fato das sobrancelhas serem na maioria das vezes de espessura extremamente fina e caída, o que gerava um olhar bastante dramático.

Como a maquiagem ficou popular

Foto: Reprodução. Atriz Pola Negri, uma das musas da década de 20.

Outra característica presente é a boca em formato ''Cupid's Bow'', que basicamente era uma marcação feita na região do arco do cupido (parte superior da boca), a fim de deixar os lábios bem desenhados e com formato de coração. Algumas mulheres preenchiam os lábios por completo, outras passavam o batom apenas no centro.

Como a maquiagem ficou popular

Foto: Reprodução. Propagandas de maquiagem da década de 1920.

A cor dos batons giravam em torno da paleta vinho, roxo, vermelho escuro e marrom. Era usual também a utilização de contorno preto.

Como a maquiagem ficou popular

Foto: Reprodução. Atriz Clara Bow.

• A Pele 

Os tons de rouge preferidos eram o rosa pink e o lilás, que contrastavam com as peles extremamente pálidas conseguidas através do uso de pó. 

A estética Vamp, originária dos meados da década de 10, vendia a ideia de palidez como beleza, e continuou sendo tendência nos anos 20.

Como a maquiagem ficou popular

Foto: Reprodução. Propagandas dos anos 20.

Hoje, grande parte das moças aplicam o blush um pouco mais abaixo dos olhos e afastado do nariz, naquela época, o rosinha das bochechas era mais notável e concentrado mais ou menos um dedo abaixo após a região que costumamos ter olheiras, ou no canto das maçãs. 

Como a maquiagem ficou popular

Foto: Reprodução. Na foto, a atriz e artista Josephine Baker.

Os olhos dos anos 1920 eram muito marcantes e dramáticos, fortemente influenciados pela estética egípcia,que estava em voga.

Os cílios eram volumosos tanto em cima, como em baixo. As sombras mais usadas eram em tons perolados, marrom escuro, tons arroxeados, lilás, rosa, preto e chumbo.


Obviamente que nem todas as mulheres adotaram o estilo flapper girl, mas inegavelmente mulheres que seguiam os parâmetros dessa moda se tornaram as grandes it's girls da época. 

Destaque para as atrizes Clara Bow, responsável pela popularização do já mencionado, Cupid's Bow e para Louise Brooks, que popularizou o corte chanel.

Como a maquiagem ficou popular

Foto: Reprodução. Atrizes Louise Brooks e Clara Bow, respectivamente.

Paletas com cores frias, blush em tons vibrantes e com fundo azul, batons escuros e cílios postiços volumosos devem estar no kit da sua maquiagem anos 20

Acima, um vídeo sobre a história da maquiagem de 1920 e um tutorial que mescla as principais tendências do período.

Texto escrito por Gabriela Lira. Caso use algum material do blog como referência, por favor dê os créditos. Plágio é crime e está sujeito à pena.

Informações do curso aqui.


Como a maquiagem ficou popular


Me siga no Instagram: @blondevennus 

Fonte citada: 

[1] The Artificial Face: A History of Cosmetics, Hippocrene Books, 1975, páginas  149 e 150-  Fenja Gunn.