O que significa o barulho que o gato faz

Quando você convive na mesma casa com um amigo felino, você ouve vários sons distintos no decorrer do dia. Apesar do significado de alguns barulhos serem facilmente discerníveis (circular a tigela de comida enquanto olha para você, por exemplo), nem sempre é tão óbvio. Em alguns casos você poderá ser o dono de um gatinho particularmente falante. Tal fato é ainda mais verdade com os amigos peludos mais velhos, já que os gatos ficam mais vocais à medida que envelhecem ou sua audição piora.

Show

Aqui segue o que ele está expressando com os seguintes sons felinos distintos:

1. Miado

Como dono de animais de estimação você sabe que um gato emite um clássico miau por uma série de coisas. Entretanto, os gatos não fazem isso entre eles, então, o que ele está tentando dizer? Ele poder usar o seu miado para pedir comida ou água, cumprimentar quando você está de volta em casa, pedir um carinho gostoso ou pedir para esfregar a barriga (ele ficará rolando de costas para isso). Os gatos também conversam com você com diferentes tipos de miado dependendo da situação, como “eu quero este lugar do sofá” - algo que eles sempre parecem querer.

Apesar da incessante miadeira ao comer, usar a caixa de areia ou a qualquer momento incomum pode significar que ele não está se sentindo bem, geralmente o seu bebê peludo veio dizer oi.

2. Ronronar

Dificilmente existirá algo melhor na vida do que seu gato se aconchegar em você, acariciando com o focinho e ronronando ao final de um longo dia. Como a Trupanion destaca, ronronar é como os filhotes que nasceram cegos e surdos se comunicam com a mãe, mas todos os gatos usam este método durante a vida inteira - até mesmo com você. Preste bastante atenção aos ronronares do seu gato e você notará alterações no tom e na vibração. Todos eles o ajudam se expressar para dizer que está bem e feliz.

Um motivo menos conhecido: Os gatos poderão também usar esta vocalização para se confortarem quando estiverem assustados, portanto, assegure-se dar aos seus bebês peludos muito amor enquanto você ouve o motor deles em ação.

3. Chiado

Quando um gato chia ou até rosna, não é por estar sendo malvado. Ele está assustado e por isso na defensiva. O seu animal poderá chiar para uma visita desconhecida (ou alguém que ele conhece mas não gosta) ou até mesmo para outro gato como um alerta “afaste-se.” No fim, ela está apenas lembrando a todos quem é o chefe de verdade (dica: Não é você).

“Se possível," aconselha a Animal Planet, “ignore o chiado ao invés de gritar ou olhar com reprovação para o seu gato." Apenas dê um tempo e então seu carinho inerente por ele ressurgirá e o chiado sumirá. Dar a ele o espaço que precisa para acalmar os nervos sempre vai ajudá-lo a se sentir mais seguro.

4. Rosnar

Se você acha que rosnar é só para os cães, pense mais uma vez! A Associação Americana de Prevenção à Crueldade com Animais (ASPCA) destaca que “algumas raças de gatos, especialmente os siameses, são mais suscetíveis a miados e berros,” talvez você tenha um garotinho barulhento. Qualquer gato “reprodutivamente intacto” rosnará para atrair uma parceira.

Caso o seu gato não preencher estes critérios, ele poderá rosnar por estar em uma situação de emergência, talvez preso em algum lugar ou até mesmo machucado. Em outros cenários, os gatos rosnam porque querem que você venha ver logo a presa que ele lhe trouxe (e nem sempre é um brinquedo). Em qualquer caso, dê atenção imediata ao seu colega de casa vocal para garantir que tudo está bem.

5. Gorjear

Este é um dos barulhos mais estranhos dos gatos reservados para ocasiões muito especiais. Muitas vezes o seu gato vai gorjear ou trilar, para alertar a casa quando ele vê um pássaro, esquilo ou um coelhinho pela a janela. Não é um miado completo, mas sim um comando que os filhotes aprendem muito cedo, de acordo com a The Sociedade Humana, quando a mãe usa o som para colocar seus bebês na linha. Caso tenha mais que um gato, você também poderá ouvi-los conversar entre si da mesma forma. Ele em algum momento usará este truque com você para conduzi-lo até a tigela de comida ou acompanhá-lo até a cama.

Prestar mais atenção a esses sons dos gatos criará um laço mais forte entre você e o seu melhor amigo. Ajudará você também a entender melhor as necessidades dele para que você possa oferecer tudo o que ele precisa para se sentir feliz, saudável e seguro.

O que significa o barulho que o gato faz

Christine O'Brien

Christine O'Brien é escritora, mãe e dona de gato de longa data, os seus dois azuis russos dominam a casa. O seu trabalho também pode ser visto em Care.com, What to Expect, e Fit Pregnancy, onde ela escreve sobre animais domésticos, gravidez e vida de família. Encontre e a siga no Instagram e Twitter @brovelliobrien.

Skip to content

A seguir às aves, os gatos são os animais domésticos que conseguem emitir uma maior variedade de vocalizações. Contudo, nós humanos, por vezes temos uma enorme dificuldade em decifrar o que é que o nosso animal quer comunicar. Por isso, a Gataria vai dar uma ajudinha. Estima-se que existam cerca de 100 diferentes tipos de sons e misturas de sons que estes felinos conseguem emitir. Seguem-se os mais frequentes:

O “miau” é sem dúvida o som mais conhecido dos gatos.

Quando são bebés miam com muito mais frequência do que quando são adultos pois nascem com os sentidos da audição e visão ainda pouco desenvolvidos e, por isso, usam o miar para chamar a mãe.

Gatos adultos raramente miam para outros gatos. Geralmente quando miam, é para comunicar com humanos. Para perceber o que é que um gato nos quer transmitir quando mia temos de observar a sua postura corporal e o local onde ele está. Habitualmente miam ou porque querem comida, ou aceder a um certo compartimento da casa que está fechado, ou simplesmente para pedirem miminhos. Genericamente, quanto mais alto miam, mais urgente é o pedido de atenção.

Ocasionalmente, um gato pode miar porque sente alguma dor ou solidão e quer alertar os humanos para que o ajudem.

O ronronar é talvez o som mais fascinante que os gatos emitem. Caracteriza-se por ser rítmico e baixo.

Na maioria das vezes, os gatos ronronam quando estão felizes, satisfeitos e confortáveis (por exemplo, quando contactam com uma cama/manta fofa, quando recebem carinhos ou, no caso dos bebés, quando estão a mamar).

Contudo, o ronronar não significa obrigatoriamente felicidade, pois por vezes os gatos também utilizam este som para se acalmar em momentos de stress ou quando estão doentes.

As mães gatas também costumam ronronar para acalmar os seus filhotes ou para guiá-los em direção a um determinado local enquanto o sentido da visão ainda não está completamente desenvolvido.

Curiosidade: Sabiam que, para além dos gatos, os únicos felinos que também ronronam são os leopardos-da-neve? De resto, mais nenhum felino consegue emitir este mágico som.

Este som é uma mistura entre o miar e o ronronar e é frequentemente usado por gatas para chamarem e comunicarem com os seus filhotes.

Gatos adultos quando emitem este som para um humano, significa que estão a cumprimentá-lo. Este é um comportamento amigável e positivo.

Este som caracteriza-se por ser vibratório e é acompanhado pelo movimento da mandíbula.

Normalmente estes ruídos são emitidos pelo gato quando este vê uma presa (por exemplo uma mosca ou um pássaro) que não conseguem alcançar por estar demasiado alto ou simplesmente porque tem a janela a impedir a passagem.

Esta vocalização transmite excitação extrema num momento de possível caça.

Este som faz lembrar um miar mas mais prolongado. Transmite preocupação, desconforto, problemas de acasalamento ou problemas territoriais.

Este ruído é comum quando um gato muda de casa ou quando quer transmitir que está aborrecido ou com alguma dor.

Se o seu gato emite este som regularmente, experimente dar-lhe mais atenção e brincar mais tempo com ele. Preencha o seu ambiente com brinquedos para que se possa entreter na ausência dos donos.

Se esta vocalização continuar, leve o seu animal ao veterinário.

Um gato rosna quando não está a gostar de algo. Quando rosnam querem dizer “Afasta-te antes que eu tenha de usar as minhas garras“.

Contudo, se o seu gato rosnar com frequência, sem que ninguém lhe faça nada, aconselhamos a consultar um veterinário já que eles podem emitir este som quando sentem dor intensa.

Este som é transmitido pelos gatos quando se sentem ameaçados ou chateados. Geralmente vem a seguir ao som anterior (rosnar). Normalmente é acompanhado por uma postura agressiva incluindo as costas arqueadas, pêlo eriçado, boca aberta e orelhas para trás. Se o seu gato adotar esta postura o melhor é afastar-se e tentar eliminar a causa deste comportamento.

Geralmente estes pequenos felinos gritam quando estão zangados ou com medo, por isso é que este som ocorre frequentemente durante as lutas entre gatos. 

Quando estão doentes e sentem dor intensa também podem gritar. Nesta situação consulte o veterinário o mais rapidamente possível.

Este som é emitido por gatos/gatas não castrados(as), na altura do cio, com o intuito de chamar a atenção do sexo oposto. Enquanto acasalam também podem produzir esta vocalização.

Portanto, uma das vantagens da castração é, naturalmente, acabar com estes ruídos e, consequentemente, deixar os vizinhos dormir.

E o seu gato já emitiu todos estes sons? Qual o mais frequente? Conte-nos num comentário.