Por que o cachorro fica no sol

Produção de vitamina D, aumenta a produção de endorfina no nosso cérebro e até melhora a nossa qualidade de sono: esses são alguns dos benefícios da luz solar para os seres humanos. Mas, afinal, será que cachorro precisa tomar sol, também?

Tenho certeza que você já se perguntou porque os cachorros gostam de ficar no sol. Normalmente, eles aproveitam qualquer brechinha de luz solar para se deitarem e deliciarem, seja dentro de casa, através da janela, ou no quintal pela manhã.

Embora a radiação UV seja normalmente encarada como algo ruim, principalmente para as raças de cães pelados ou mais clarinhos, o sol tem um papel fundamental na vida dos cães. Nesta matéria, a gente vai te explicar se cachorro precisa tomar sol e os principais cuidados que devemos ter.

Por que cachorro gosta de tomar sol?

Basicamente, o principal motivo do seu cachorro deitar naquela brechinha de sol na janela está diretamente relacionado ao instinto natural dele. Todos os cães sentem muito prazer em tomar um banho de sol, principalmente no começo do dia, quando os raios solares estão mais amenos.

Afinal, cachorro precisa tomar sol?

Assim como nós seres humanos, o cachorro precisa tomar sol, também! A luz solar é extremamente benéfica para o organismo canino, sendo responsável principalmente pela absorção de Vitamina D, que ajuda na absorção do cálcio e fósforo e, consequentemente, a prevenir problemas ósseos.

Além disso, o sol também é um bom aliado na prevenção de problemas de pele como a sarna, já que pode auxiliar no combate ao ácaro, e ajuda a aliviar dores musculares e articulares – se o seu cachorro é idoso, talvez esse seja o principal motivo de ele adorar o sol!

Outro benefício que explica porque cachorro gosta de tomar sol é a liberação de serotonina, que aumenta a sensação de bem-estar e, consequentemente, diminui a ansiedade e a depressão, e melatonina, hormônio que melhora a qualidade do sono.

Portanto, se o seu cachorro gosta de sol e adora ficar de barriga para cima no quintal enquanto recebe um belo banho de raios solares, você pode deixá-lo bastante à vontade. Mas, ainda assim, é preciso seguir algumas recomendações que você verá a seguir.

Cuidados com o cachorro no sol

Se por um lado os cães se beneficiam bastante do sol, assim como a gente, eles também sofrem com o excesso dele. Por isso, é preciso tomar muito cuidado para que o pet não sofra com queimaduras ou até mesmo tenha o risco de câncer de pele.

O cachorro precisa tomar sol? Sim, mas se atente a alguns cuidados, como:

  • Evite os horários entre 10h e 16h, que costumam ser os mais quentes do dia.
  • Mesmo que seja bem cedo, controle o tempo do banho de sol no verão, já que o excesso pode causar hipertermia
  • No verão, o uso de protetor solar para cachorro em áreas com menos pelos (orelhas, barriga e focinho) é importantíssimo.

Já em relação aos passeios, as recomendações são as mesmas, mas os cuidados devem ser redobrados. Especialmente em relação ao horário, já que o chão quente pode queimar as patas do seu cachorro. O uso do protetor solar também passa a ser ainda mais indispensável.

Agora que você já sabe que cachorro precisa tomar sol, lembre-se: tudo em excesso faz mal! Para mais dicas e conteúdos sobre cuidados com os cães, visite o blog da Petlove e fique por dentro de tudo!

Se você tem um cachorro que gosta de ficar no sol, certamente já se perguntou por que cachorro gosta de ficar no sol,qual será o motivo pelo qual seu amigo de quatro patas tem esse costume.

É realmente muito curioso o fato de nossos cachorros tomarem sol regularmente, passando parte do dia deitados em exposição aos raios solares.

Mas, o mais interessante é que este não é apenas um costume, tendo por trás uma explicação fisiológica, que veremos ao longo deste material.

Então, se você deseja aprender mais sobre as particularidades de seu bichinho, não perca este conteúdo!

Por que cachorro gosta de ficar no sol?

Caso você já tenha se perguntado por que cachorro gosta de ficar no sol, saiba que não está sozinho, visto que muitos tutores costumam ter essa dúvida.

Há quem pense que eles sentem frio, ou até mesmo que é uma maneira de absorver vitaminas por meio da exposição aos raios solares.

Nenhuma destas afirmações está incorreta, já que não existe apenas um motivo para este comportamento canino, uma vez que o sol traz diversos benefícios para os cães.

A principal razão para cães se deitam ao sol é fisiológica, visto que o próprio instinto do animal cria esse hábito, para que ele possa absorver todas as vitaminas vindas do sol.

A principal vitamina absorvida é a Vitamina D, importante também para a saúde dos seres humanos.

Mas, existem muitos outros benefícios para o seu pet, que veremos a seguir, de forma que você deve saber neste momento que a exposição solar é muito benéfica para os cães.

Por isso, sempre que observar seu animalzinho ao sol, deixe-o aproveitar esse momento de saúde e descanso!

Por que o cachorro fica no sol

Benefícios do sol para os cães

No tópico anterior pudemos ver que o sol é um grande aliado na manutenção da saúde dos nossos amigos peludos, visto que é a principal fonte de Vitamina D.

Esta substância é indispensável para garantir o funcionamento adequado do sistema cardiovascular dos cães, visto que regula os níveis de ferro e cálcio no sangue.

Além disso, ela também auxilia na manutenção da saúde óssea dos cachorros, assim como no fortalecimento dos dentes.

No entanto, embora seja excelente, a Vitamina D não é o único benefício trazido pela exposição ao sol.

Por isso, se você ainda se questiona porque cachorro gosta de ficar no sol, saiba que este traz muitas outras vantagens, como:

  • Relaxamento muscular;
  • Aquecimento do corpo;
  • Liberação de hormônios do bem estar, como a Serotonina;
  • Previne doenças de pele causada por fungos;
  • Dentre outros benefícios.

Então, além de efeitos fisiológicos, o sol também traz benefícios emocionais aos cães, visto que os ajuda a relaxar e previne o aparecimento de dores.

Isso sem falar na contribuição para a eliminação do mau cheiro, uma vez que a temperatura do sol evita que os pelos do cão acumulem ácaros, os principais causadores do tradicional cheiro ruim.

Sendo assim, se você nunca teve o costume de deixar seu cãozinho aproveitar bons momentos ao sol, não perca mais tempo e comece com essa prática o quanto antes.

Certamente será muito vantajosa para todas as partes envolvidas!

Cuidados necessários para a exposição ao sol

Depois de entendermos por que cachorro gosta de ficar no sol, é importante falarmos sobre a necessidade de empregar os cuidados adequados para esta prática.

Assim como ocorre com os seres humanos, o sol também pode trazer malefícios para a saúde dos pets, quando a exposição é feita de maneira inadequada.

Para os tutores, a aplicação de protetor solar e roupas adequadas já resolvem parte do problema, mas para os cães não é bem assim.

Por isso, vamos agora conferir algumas dicas que certamente ajudarão a iniciar essa prática sem abrir mão da segurança e bem estar de seu amigo!

1.Evite horários de maior temperatura

Certamente em algum momento de sua vida você já deve ter escutado de muitos profissionais da saúde a afirmação de que o sol faz mal para a saúde em certos momentos do dia.

Isso é verdade, já que em algumas horas o sol acaba ficando mais quente o que acarreta em raios mais agressivos, que queimam e prejudicam a pele.

Essa situação não se aplica apenas aos seres humanos, já que todos os prejuízos que sentimos ao nos expormos ao sol em momentos inadequados, também podem ser observados nos cães.

Embora os cachorros contem com uma camada de pelo para proteção, este não é suficiente para evitar os danos do sol em excesso à saúde.

Por isso, verifique o horário que seu cão costuma tomar sol, e priorize sempre o período da manhã (até as 10:00), ou após as 15:00.2.

2.Tome cuidado com o chão muito quente

Basta vermos um dia ensolarado que já bate a vontade de sair com o cachorro na rua, a fim de que ele possa tomar sol e se divertir.

No entanto, não podemos esquecer que a parte de baixo das patas dos cães é bastante sensível, o que a torna propensa às queimaduras, quando estão em contato com um solo quente.

Por isso, o ideal é que você evite sair com o seu cachorro em horários que o chão já está muito aquecido, em especial entre as 12:00 e 15:00.

Faça sempre um teste com o seu próprio pé para verificar a temperatura do chão, caso seja adequada, aproveite o passeio.

Por que o cachorro fica no sol

3.Não abra mão da hidratação

Por mais que o sol traga inúmeros benefícios a alta temperatura é a principal responsável pela desidratação do corpo.

Por isso, para que a prática de exposição seja saudável garanta que seu animal esteja sempre bem hidratado.

Para isso, ofereça sempre água fresca e, se possível, com algumas pedrinhas de gelo.

Dessa forma será possível aproveitar todas as vantagens do sol para a saúde, sem perder o mais importante, que é a hidratação.

Então, depois de entender por que cachorro gosta de ficar no sol, passe a observar e cuidar para que estes momentos sejam realmente proveitosos e seguros para a saúde de seu amado pet!