A aveia faz bem p diabetico e por que

A farinha de aveia é tida como uma opção saudável a quem quer parar de consumir carboidratos simples (como a farinha de trigo, que ela substitui). Mas ela ainda gera interrogações que invadem a cabeça de quem está pensando em adotá-la na dieta: engorda? Faz bem mesmo? Aqui, você vai sanar todas as suas dúvidas sobre esse cereal e não errar mais na hora de fazer um cardápio mais saudável.

Farinha de aveia engorda?

A farinha de aveia é considerada um alimento de baixa caloria. Uma colher de sopa do ingrediente tem, em média, 55 kcal. Por isso, é possível dizer o contrário: a farinha ajuda a emagrecer. Ela tem triptofano e cromo, duas substâncias que estão diretamente ligadas ao desejo de comer doces, e agem inibindo essa vontade. Além disso, ela aumenta a sensação de saciedade, já que é rica em fibras.

Ouvi dizer que a farinha de aveia é low carb! É verdade?

A farinha de aveia não é um alimento low carb, pois possui grande quantidade de carboidratos. Porém, muitas pessoas que seguem a dieta recomendam a inclusão da farinha de aveia. Isso porque a aveia é um carboidrato complexo, que é mais saudável e nutritivo do que um carboidrato simples, como a farinha de trigo e o açúcar.

Farinha de aveia aumenta a glicose?

Não, pelo contrário: a farinha de aveia possui uma fibra específica, chamada beta glucana, que, além de outros benefícios, diminui o nível de glicose no sangue. Outra vantagem é que o cereal previne a resistência do corpo à insulina, combatendo a diabetes tipo 2. Por isso, essa farinha é extremamente recomendada para diabéticos e insulinodependentes.

Sou celíaco... Farinha de aveia tem glúten?

A aveia é naturalmente livre de glúten, mas seu consumo nem sempre é liberado para portadores de doença celíaca. Isso porque o alimento muitas vezes é cultivado no mesmo terreno do trigo, da cevada e do centeio - que, por sua vez, possuem glúten. Dessa forma, ocorre a contaminação cruzada durante a colheita. O problema também pode se repetir durante o processo de armazenagem desses cereais, fazendo com que celíacos evitem a aveia com medo de o corpo sofrer alguma reação de intolerância à proteína. Por isso, fique sempre atento aos rótulos das embalagens para ter certeza que a farinha de aveia que você está consumindo não possui glúten.

Farinha de aveia ajuda a ganhar massa muscular?

Sim! A aveia é fonte de energia e seu consumo ajuda a ganhar massa muscular. Embora o farelo de aveia - não, os dois não são a mesma coisa - seja mais indicado para esse fim, qualquer derivado da aveia antes de malhar ou fazer musculação ajuda na dieta de quem quer estar em forma. Usar a farinha de aveia em alguma receita com alimentos proteicos, como batata-doce, ovo cozido e frango, contribui para o ganho de massa magra.

Quais os benefícios da farinha de aveia?

Além dos já mencionados, esse cereal ajuda na produção de hormônios que proporcionam o bem-estar, como a serotonina e a dopamina, reduz o colesterol ruim, melhora a digestão e o funcionamento do intestino. Também combate os radicais livres, previne o envelhecimento precoce por ser antioxidante, elimina toxinas, faz bem para o coração e melhora a pressão arterial.

Publicada em: 10/9/2019
Editada em: 14/10/2020

Esta receita de mingau de aveia é uma excelente opção para o café da manhã ou lanche da tarde para diabéticos porque não tem açúcar e leva aveia que é um cereal com baixo índice glicêmico e que, por isso, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Além disso, também contém chia, que também ajuda a manter a glicose sob controle.

Depois de pronto também se pode polvilhar canela em pó por cima. Para variar o sabor, pode também trocar a chia por linhaça, semente de gergelim, que também são boas para controlar a taxa de açúcar no sangue. Para o almoço ou jantar, veja também receita de torta de aveia.

Ingredientes

  • 1 copo grande cheio de leite de amêndoas (ou outro)
  • 2 colheres de sopa cheias de flocos de aveia
  • 1 colher de sopa de sementes de chia
  • 1 colher de chá de canela
  • 1 colher de sopa de stevia (adoçante natural)

Modo de preparo

Colocar todos os ingredientes numa panela e levar ao fogo, desligar quando ganhar uma consistência gelatinosa, que demora cerca de 5 minutos. Outra possibilidade é colocar todos os ingredientes numa taça e levar ao microondas por 2 minutos, na potência máxima. Polvilhe com canela e sirva a seguir.

Guarde a aveia crua e a chia num recipiente de vidro bem fechado para proteger da umidade e impedir que entrem bichos ou se forme bolor. Conservados adequadamente e mantidos secos, os flocos de aveia podem durar até um ano.

Informação nutricional do mingau de aveia para diabetes

A informação nutricional desta receita de mingau de aveia para diabetes é:

ComponentesQuantidade
Calorias326 calorias
Fibras10,09 gramas
Carboidratos56,78 gramas
Gorduras11,58 gramas
Proteínas8,93 gramas

Quem tem diabetes pode comer aveia?

A aveia faz bem p diabetico e por que

A aveia é um cereal altamente nutritivo. Contém fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. Por isso, é um alimento benéfico e saciante que pode fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada. Mesmo das pessoas com diabetes!

Os benefícios da aveia

A aveia contém amido, que ajuda na digestão e na função intestinal. Por outro lado, por ser rica em fibras, a sua digestão é lenta. Tal significa uma prolongada sensação de saciedade e de controlo do apetite.

Além disso, a aveia reduz os níveis de açúcar no sangue. Diz-se que tem um baixo índice glicémico, contribuindo para uma menor libertação de insulina após uma refeição rica em hidratos de carbono. Não contém glúten, pelo que é adequada a celíacos e é constituída por proteína de elevada qualidade.

Aveia e diabetes: amor ou ódio?

Repita connosco: as pessoas com diabetes podem comer de tudo. Com equilíbrio, e com a diabetes bem controlada, não há motivos para se ter alimentos proibidos. Sendo assim, a não ser que por algum motivo o médico ou nutricionista determine que não pode consumir aveia, não é o facto de ter diabetes que deverá ser impeditivo. Pelo contrário, está demonstrado que a aveia pode ser um excelente alimento, saciante e nutritivo, para as pessoas com diabetes.

O que acontece na diabetes

Na diabetes, o corpo tem dificuldades em lidar com os hidratos de carbono (açúcares). Seja por não produzir ou por não ser capaz de utilizar a insulina, a hormona que «abre a porta» das células para que os hidratos de carbono entrem e forneçam energia. Por isso, esses açúcares, incapazes de entrar nas células, acumulam-se no sangue, causando vários problemas ao organismo.

Ora, a aveia contém hidratos de carbono. Mas como vimos acima, também é rica em fibras e nutrientes, e tem um baixo índice glicémico. Na sua forma pura, ou natural, não contém adição de açúcares artificiais. Deste modo, podemos dizer que a aveia, nas suas várias formas é um alimento que pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.

O equilíbrio é a chave

Quem tem diabetes pode comer aveia, sim! O nosso conselho? Fale com o seu médico ou peça ajuda a um nutricionista. Eles ajudarão a definir as porções de aveia que poderão integrar a sua alimentação de uma forma saudável, equilibrada e passível de manter a diabetes bem controlada.

A melhor aveia para quem tem diabetes

Quanto mais processado um alimento, mais depressa este é absorvido, digerido, e mais pode aumentar os níveis de açúcar no sangue. Por este motivo, será sempre melhor optar pelo produto menos processado possível, na forma de flocos ou farelo de aveia integral.

É também importante ler os rótulos e ter atenção aos pacotes de aveia instantânea ou de granola, pois estas apresentações tendem a conter açúcares adicionados ou frutas desidratadas. Tornam-se por isso mais calóricas, desregulam mais facilmente os níveis de açúcar no sangue e são muito menos interessantes do ponto de vista nutricional.

Pode comprar farinha de aveia ou fazer a sua própria farinha, triturando os flocos num robot de cozinha. Utilize-a para adicionar a batidos de fruta ou para fazer panquecas fofas e saciantes.

Em relação aos toppings, opte por fruta fresca, frutos secos, sementes e canela. Tenha atenção à base que utiliza para misturar a aveia: opte por água, leite, ou iogurtes magros. Não coloque açúcar nem mel, já que são ingredientes que podem desregular os seus níveis de glicemia.

Se não sofre de alergias nem de intolerância à aveia, ou tem outra condição que impeça o consumo deste cereal, não existem motivos para excluí-lo da sua alimentação. Como vimos, a aveia é muito interessante para quem tem diabetes já que fornece vários nutrientes, aumenta a saciedade e ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue em valores baixos. Consulte o seu médico ou um nutricionista para que o ajudem a determinar as porções indicadas ao seu caso. O nutricionista pode mesmo ser uma excelente ajuda para conseguir manter a diabetes sob controlo. Faça as suas medições, tome a medicação da forma aconselhada pelo seu médico e saboreie a aveia inspirando-se nas numerosas, saudáveis e deliciosas receitas que existem por aí.

Por fim, junte-se à comunidade Diabetes 365º!