Todos os elementos do conjunto C tem algum correspondente

Uma função é uma regra que relaciona cada elemento de um conjunto A a um único elemento de um conjunto B. Nessa definição, o conjunto A é chamado de domínio, o conjunto B é o contradomínio, e existe ainda um subconjunto do conjunto B chamado imagem.

Uma função determina, para todo elemento x do conjunto A, qual elemento y do conjunto B está relacionado a ele. Em outras palavras, todos os elementos do conjunto A são relacionados a algum elemento do conjunto B, e para cada elemento do conjunto A existe um único “correspondente” no conjunto B.

A forma algébrica de representar a definição da função corresponde, considerados os conjuntos A e B, à regra em que a função f é:

f: A → B
y = f(x)

Observe que essa função é denominada “f”, o que pode ser feito com qualquer letra. Os símbolos A → B indicam que cada elemento do conjunto A, aplicado na função f, tem como resultado um elemento do conjunto B. É por isso que o conjunto A é chamado de domínio. Os resultados em B serão determinados a partir dos valores de A. Por esse motivo, seja x um elemento qualquer do conjunto A, x é chamado variável independente, e seja y um elemento qualquer do conjunto B, y é a variável dependente.

Domínio

Dada a função f de A em B, definida como y = f(x) (modo como deve ser lida a simbologia usada anteriormente), já sabemos que seu domínio é o conjunto A e que um elemento qualquer de A, representado pela letra x, é chamado variável independente.

O domínio é formado por todos os elementos que “dominam” os possíveis resultados encontrados para y em uma função. Esse conjunto é chamado por esse nome porque cada um dos seus valores determina um único resultado no outro conjunto.
Exemplo:

f: N → Z
y = 2x + 1

O domínio dessa função é o conjunto dos números naturais, ou seja:

N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, …}

Portanto, esses são os valores que podem substituir a variável x na função.

Contradomínio

Dada a função f de A em B, definida como y = f(x), já sabemos que o conjunto B é chamado contradomínio. A definição de função garante que cada elemento do domínio (conjunto A) é relacionado a um único elemento do contradomínio (conjunto B). Note que a palavra “cada” garante que todos os elementos do domínio são usados em uma função, mas a expressão “um único elemento do conjunto B” não garante que todos os elementos do contradomínio serão relacionados a elementos do domínio.

Utilizando o mesmo exemplo anterior:

f: N → Z
y = 2x + 1

Note que o contradomínio dessa função é definido no conjunto dos números inteiros. Entretanto, sabemos que “2x + 1” terá como resultado apenas números ímpares. Portanto, o conjunto Z contém todos os elementos que se relacionam a elementos do domínio, não sendo necessariamente seus únicos elementos.

Imagem

O conjunto imagem é formado por todos os elementos do contradomínio que estão relacionados a algum elemento do domínio. No exemplo anterior:

f: N → Z
y = 2x + 1

Os resultados obtidos substituindo elementos do domínio na função são:

Se x = 0, y = 1

se x = 1, y = 3

se x = 2, y = 5

Isso significa que os valores de y sempre pertencem ao conjunto dos números ímpares não negativos. Portanto, a imagem dessa função é o conjunto dos números ímpares a partir de 1.

Cada um dos valores de y obtidos é chamado de imagem, assim, se x = 10, sua imagem é y = 21 na função dada como exemplo.

Funções - O conjunto imagem

1. O que é uma função

Muitos fenômenos do nosso cotidiano envolvem duas grandezas que se relacionam de alguma forma por alguma regra de correspondência.

Por exemplo, suponha que a velocidade média de um carro é de 60 km/h. A distância percorrida pelo carro fica determinada pelo tempo que dura a viagem:

distância = velocidade x tempo

Usando símbolos (letras), essa relação pode ser expressa pela equação

d = 60 . t

na qual d é a distância percorrida (em km) no tempo t (em horas).

Quando t = 5 (horas) a distância percorrida é

d = 60 . 5 = 300 (km)

Note que para cada valor de t (é razoável dizer que t > 0) a equação produz exatamente o valor da distância d. Dizemos que a equação d = 60 . t descreve uma relação entre as grandezas d e t que é uma função ou, ainda, dizemos que a grandeza d é uma função da grandeza t.

Na relação descrita, observe que para cada escolha de t (t > 0) há exatamente um valor de d associado a t.

Há, entretanto, outros fenômenos nos quais a correspondência entre as grandezas não é descrita por fórmulas matemáticas. Por exemplo, podemos associar a cada hora do dia, das 11 às 15 horas, a temperatura (em graus Celsius) da água de uma piscina.

Não descrevemos tal correspondência com uma fórmula; mas podemos usar outros recursos para essa descrição.

Por exemplo, usamos um diagrama de flechas:

Essa mesma correspondência pode ser descrita com uma tabela:

Horas do dia

Temperatura
(Celsius)

11

24º

12

25º

13

25º

14

27º

15

28º

É importante notar que nos casos descritos há alguma regra de correspondência que associa a cada elemento de um conjunto exatamente um elemento de um outro conjunto.

Definição

Uma função f, de um conjunto A em um conjunto B, é uma regra de correspondência que associa a cada elemento do conjunto A um (e um só elemento) do conjuntoB.

2. Alguns nomes

Em uma função f, de A em B, o conjunto A denomina-se domínio da função e o conjunto B, contradomínio da função.

Retomemos o exemplo dado acima.

Note na figura que todo elemento do domínio A tem um correspondente, e um único correspondente, no contradomínio B.

No contradomínio B algumas situações podem se apresentar: 25º é correspondente de mais de um elemento de A; 10º, 11º, 6º, 7º "sobram" em B e não são correspondentes de qualquer elemento de A.

Observação

O que acontece no contradomínio não importa. O que importa é que cada elemento do domínio tenha um correspondente e que esse correspondente seja único.

Exercícios

Sejam A = {1, 2, 3} e B = {a, b, c, d, e}. O diagrama abaixo representa uma fração do conjunto A no conjunto B?

a) 

b) 

c) 

d) 

Resolução

a) Sim, porque cada elemento de A tem um correspondente, e um só, em B.

b) Não, porque os elementos 1 e 2 de A têm, cada um, dois correspondentes em B.

c) Sim, porque cada elemento A tem um correspondente, e um só, em B.

d) Não, porque o elemento 3 de A não tem correspondente em B.

3. O conjunto imagem

Sejam os conjuntos A = {1, 2, 3, 4} e B = {0, 2, 4, 6, 8, 11} e seja a função f, de A em B, descrita pelo diagrama abaixo.

A parte do contradomínio B, constituída pelos elementos que são imagem de algum elemento do domínio A da função f, chama-se conjunto imagem da função e é representado com I.

Para a função f descrita acima temos:

I = {0, 2, 4}

Observação:

O conjunto imagem é um subconjunto do contradomínio:

I 

CD

4. A fórmula

É comum representarmos funções por equações ou fórmulas envolvendo duas variáveis. Por exemplo, a equação

y = 1 - x2

representa a variável y como função da variável x. Aqui, x é a variável independente e y é a variável dependente.

O domínio da função é o conjunto de todos os valores assumidos pela variável independente x e o conjunto imagem da função é o conjunto de todos os valores assumidos pela variável dependente y.

Se conhecemos que a fórmula y = 1 - x2 descreve y como função de x, e se a essa função damos o nome f, então usamos a notação

f(x) = 1 - x2

O símbolo (desenho) f (x) lê-se como valor de f em x, ou imagem de x por f, ou simplesmente "f de x" (éfe de x).

f(x) corresponde ao valor de y para um dado x, ou f(x) é a imagem de um dado x; escrevemos y = f(x)

Primeira página Última página

Avalie a aula

Última postagem

Tag