Qual é a diferença entre análise comparativa e análise quantitativa

Revisão por Juliana Diana

Professora de Biologia e Doutora em Gestão do Conhecimento

A principal diferença entre esses dois tipos de pesquisa é que a quantitativa é baseada em números e cálculos matemáticos, enquanto a pesquisa qualitativa tem base no caráter subjetivo, usando narrativas escritas ou faladas.

Qualitativo Quantitativo
Objetivo

O objetivo é compreender os fenômenos através da coleta de dados narrativos, estudando as particularidades e experiências individuais.

O objetivo é compreender os fenômenos através da coleta de dados numéricos, apontando preferências, comportamentos e outras ações dos indivíduos que pertencem a determinado grupo ou sociedade.
Tipo de dados A pesquisa qualitativa reúne dados que são coletados de forma de narrativa, como diários, questionários abertos, entrevistas e observações que não são codificadas usando um sistema numérico. A pesquisa quantitativa reúne dados que podem ser codificados de forma numérica.
Quando é usado

Usado para entender os motivos, opiniões e motivações subjacentes. Neste tipo de pesquisa são fornecias informações sobre um problema ou ajuda para desenvolver ideias ou hipóteses.

Pesquisa qualitativa também é usada para descobrir tendências de pensamento e opiniões.

A pesquisa quantitativa é usada para quantificar um problema por meio da geração de dados numéricos ou dados que podem ser transformados em estatísticas utilizáveis.

A quantificação de atitudes, opiniões e comportamentos são usadas para generalizar os resultados de uma população.

Tipo de abordagem Subjetivo, orientado aos processos. Objetivo, orientado para os resultados.
Amostragem Selecionada. Utiliza-se uma amostra pequena, a fim de obter uma compreensão aprofundada. Aleatória. É selecionada uma amostra representativa grande, a fim de generalizar resultados para uma população.
Medição e

Não padronizada, narrativa (palavra escrita). Os resultados são medidos durante a entrevista.

Padronizado, numérico (medições, números). Os resultados são analisados no final.
Método de coleta

Flexível, especificado apenas em termos gerais antes do estudo.

Estruturado, inflexível, especificado em detalhes antes do estudo.

Estratégias para coleta de dados

Alguns métodos comuns incluem grupos focais (discussões em grupo), entrevistas individuais e observações.

Questionários online, questionários impressos, entrevistas presenciais, telefônicas ou digitais, estudos longitudinais, interceptores de sites e observações sistemáticas.
Análise dos dados

Os dados brutos estão em palavras e são analisados em curso. Eles envolvem o uso de observações e comentários para se chegar a uma conclusão.

Os dados brutos são número e são analisados ao final do estudo, utilizando de cálculos estatísticos para se chegar a uma conclusão.
Interpretação dos dados

As conclusões são provisórias e podem mudar. São revisadas de forma contínua.

As inferências e generalizações são de responsabilidade do leitor.

As conclusões e generalizações são formuladas no final do estudo, declaradas com grau de certeza predeterminado.

Inferências e generalizações são da responsabilidade do pesquisador.

Quando usar pesquisa qualitativa ou quantitativa?

A pesquisa quantitativa é comumente utilizada na coleta de grandes quantidades de dados, extraídos de um grande número de pessoas, sejam coletadas e analisadas. Então ela é uma boa opção quando se busca trabalhar com pesquisa de grande escala.

Por outro lado, na pesquisa qualitativa é possível extrair dados mais subjetivos, com perguntas abertas, permitindo conhecer mais sobre o indivíduo. Ela é mais utilizada com pequenas amostragens, e muitas vezes abre novas opções e ideias, que não se conseguiria com uma pesquisa quantitativa, pela sua natureza fechada.

Porém, a realização de pesquisa qualitativa com grande quantidade de dados não é impossível, apenas demanda mais tempo e equipe envolvida.

Exemplos de pesquisas quantitativas e qualitativas

Pesquisas qualitativas são usadas para estudar casos específicos e descobrir como as pessoas pensam ou se sentem de forma mais detalhada.

Elas também podem ser utilizadas para explorar determinado assunto que ainda não se tem conhecimento, como no caso de uma empresa que precisa saber como está sua imagem no mercado.

Já as pesquisas quantitativas são utilizadas para estudar as tendências em grandes grupos, ou medir dados de sociedades, como no caso de pesquisas de intenção de votos ou do Censo.

Veja também a diferença entre:

Revisão por Juliana Diana

Licenciada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) em 2007. Pós-graduada em Informática na Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2010. Doutora em Gestão do Conhecimento pela UFSC em 2019.

Qual é a principal diferença entre os métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa em Neuromarketing? ... A pesquisa quantitativa estuda o comportamento do consumidor a partir da observação e é subjetiva, enquanto a qualitativa quantifica os eventos.

O que pesquisa qualitativa e quantitativa?

Simplificando, a principal diferença entre pesquisa quantitativa e qualitativa é a seguinte: dados quantitativos apresentam os números que comprovam os objetivos gerais da pesquisa, enquanto dados qualitativos permitem compreender a complexidade e os detalhes das informações obtidas.

Como escolher a metodologia ideal entre pesquisa qualitativa ou quantitativa?

A pesquisa quantitativa utiliza uma metodologia baseada em números, métricas e cálculos matemáticos. A pesquisa qualitativa, por sua vez, baseia-se no caráter subjetivo. Ou seja, seu resultado não mostra números concretos, e sim narrativas, ideias e experiências individuais dos participantes.

Quais são as diferenças entre a análise comparativa a análise quantitativa e qualitativa em Sociologia?

Análise comparativa - consiste em comparar objetos, coisas, fatos. ... Análise quantitativa - o foco da análise é a mensuração, a medida em termos de valores, quantidades. Ex.: avaliar o patrimônio empresarial, colocando valores em cada um de seus componentes.

O que é uma análise comparativa?

Análise comparada ou análise comparativa? Qual é a expressão mais correcta: análise comparada ou análise comparativa? O adjectivo verbal comparada significa que se comparou ou confrontou. ... O adjectivo comparativo significa que se põe em comparação, que serve para comparar, que emprega comparação.

O que é uma pesquisa comparativa?

A pesquisa comparativa é uma investigação onde mais de um nível de análise é possível, sendo as unidades de observação para cada um destes níveis denominadas variáveis de contexto (PRZEWORSKI; TEUNE, 1970). Isto porque na comparação, mesmo que a análise proceda em um nível, a explicação está inserida em outros níveis.

Quais as etapas do método comparativo?

As três etapas complementares que o método comparativo precisa para ser executado consiste em: construir objetos de pesquisa através dos projetos individuais de cada membro de uma equipe; construir conjuntos de problemas; e criar um campo de exercício de experimentos comparados.

O que é uma pesquisa formal?

Para Gil (1999, p. 42), a pesquisa tem um caráter pragmático, é um "processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico. O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos". ... Existem métodos e regras para as pesquisas.

O que vem a ser uma pesquisa?

Uma pesquisa ou investigação é um processo sistemático para a construção do conhecimento humano gerando novos conhecimentos podendo também desenvolver colaborar reproduzir refutar, ampliar, detalhar, atualizar, algum conhecimento pré-existente, servindo basicamente tanto para o indivíduo ou grupo de indivíduos que a ...

O que é tipos de pesquisa?

Para todos os tipos de pesquisa é importante conhecer seus dois tipos, sendo elas a pesquisa qualitativa e a pesquisa quantitativa, que independentemente do tema e a área escolhida pelo pesquisador, possuirá uma das características presentes além do tipo de pesquisa que será apresentada na sequência.

Pesquisas qualitativas e quantitativas são métodos complementares que podem ser combinados nas suas pesquisas para obter resultados aprofundados e abrangentes.

Simplificando, a principal diferença entre pesquisa quantitativa e qualitativa é a seguinte: dados quantitativos apresentam os números que comprovam os objetivos gerais da pesquisa, enquanto dados qualitativos permitem compreender a complexidade e os detalhes das informações obtidas.

Para obter os melhores resultados a partir desses métodos nas suas pesquisas, é importante entender as diferenças entre eles. Vamos dar uma olhada.

Dados quantitativos visam coletar fatos concretos: números. Dados quantitativos são estruturados e estatísticos. Eles formam a base para tirar conclusões gerais da sua pesquisa.

Dados qualitativos coletam informações que não buscam apenas medir um tema, mas descrevê-lo, usando impressões, opiniões e pontos de vista. A pesquisa qualitativa é menos estruturada e busca se aprofundar em um tema para obter informações sobre as motivações, as ideias e as atitudes das pessoas. Embora essa abordagem proporcione uma compreensão mais detalhada das perguntas da pesquisa, ela dificulta a análise dos resultados.

Qual é a diferença entre análise comparativa e análise quantitativa

Dados quantitativos podem ajudar a enxergar o panorama geral. Dados qualitativos incluem detalhes e podem também proporcionar uma perspectiva mais humana aos resultados da pesquisa.

Vejamos como usar cada método em um projeto de pesquisa.

  • Formulação de hipóteses: o estudo qualitativo ajuda você a coletar informações detalhadas sobre um tópico. Você pode usar essas informações para iniciar sua pesquisa descobrindo os problemas e as oportunidades que as pessoas têm em mente. Essas ideias podem se tornar hipóteses que poderão ser comprovadas por meio de uma pesquisa quantitativa.
  • Validação das hipóteses: com o estudo quantitativo, você obterá números aos quais poderá aplicar uma análise estatística para validar suas hipóteses. Aquele problema era real ou apenas a percepção de uma pessoa? As informações concretas obtidas permitem que você tome decisões com base em observações objetivas.
  • Descoberta de respostas gerais: as pesquisas quantitativas costumam ter mais respostas do que as pesquisas qualitativas, pois é mais fácil conduzir uma pesquisa com perguntas de múltipla escolha do que uma série de entrevistas ou grupos de discussão. Dessa forma, elas podem ajudar você a encontrar respostas para perguntas mais amplas, como: as pessoas preferem sua marca às dos concorrentes? Quais são os serviços mais importantes da sua empresa? Qual anúncio é mais atrativo?
  • Incorporação do elemento humano: a pesquisa qualitativa também pode ajudar nas etapas finais do seu projeto. As respostas obtidas com perguntas abertas podem trazer uma perspectiva humana às tendências e aos números objetivos encontrados nos resultados. Muitas vezes, ouvir seus clientes descrevendo a empresa com as palavras deles ajuda a descobrir quais são os seus pontos cegos. Você conseguirá isso com dados qualitativos.

Esses dois métodos de pesquisa não entram em conflito um com o outro. Na verdade, eles funcionam muito melhor se usados em conjunto. Na era do "Big Data", há uma ampla gama de estatísticas e números que criam uma base sólida para a tomada de decisão. No entanto, essa base fica incompleta sem as informações coletadas de pessoas reais, que dão significado aos números.

Mas como juntar essas duas abordagens de pesquisa? Quase sempre, a pesquisa qualitativa é o ponto de partida quando você busca descobrir novos problemas e oportunidades. Isso ajudará você a fazer uma pesquisa mais aprofundada posteriormente. Os dados quantitativos fornecerão medições para confirmar os problemas e as oportunidades e entendê-los.

Digamos que você organizou um congresso e gostaria de obter o feedback de participantes. Você provavelmente já sabe medir vários aspectos usando a pesquisa quantitativa, como a taxa de participação, a satisfação geral, a qualidade dos palestrantes, o valor das informações fornecidas etc. Todas essas perguntas podem ser respondidas de maneira objetiva e fácil de medir, com um questionário de pesquisa qualitativa.

No entanto, talvez você também queira fazer algumas perguntas abertas de pesquisa qualitativa para descobrir o que pode ter passado despercebido. Você pode usar perguntas como:

  • Do que você mais gostou no congresso?
  • Como poderíamos melhorar sua experiência?
  • Você tem algum feedback sobre o congresso que deveríamos saber?

Se você descobrir algum tema comum entre essas perguntas qualitativas, poderá pesquisar sobre ele mais a fundo, fazer mudanças no próximo evento e adicionar perguntas quantitativas sobre esses temas após o próximo congresso.

Por exemplo, digamos que vários participantes disseram que o que menos gostaram no congresso foi a dificuldade de chegar ao local. Na próxima vez, sua pesquisa poderá conter perguntas quantitativas sobre o nível de satisfação das pessoas com o local, ou você poderá oferecer uma lista com algumas opções de locais para que elas escolham.

Uma boa maneira de reconhecer quando você deve trocar de método é observar suas perguntas abertas e se perguntar por que as escolheu.

Por exemplo, se perguntar "o que você acha dos preços dos nossos sorvetes?", as pessoas darão feedback nas próprias palavras, e você provavelmente receberá algumas respostas incomuns.

Se esse não for seu objetivo, considere usar uma resposta fácil de quantificar. Por exemplo:

Com relação aos nossos concorrentes, você acredita que os preços dos sorvetes são:

  • Mais altos
  • Mais ou menos iguais
  • Mais baixos

Esse tipo de pergunta transmite clareza para o respondente, gerando dados consistentes e fáceis de analisar.

  • Entrevistas. Conversas individuais que se aprofundam no tema em questão.
  • Estudos de caso. Histórias de clientes coletadas em entrevistas aprofundadas.
  • Opiniões de especialistas. Informações de alta qualidade de fontes bem-informadas.
  • Grupos de discussão. Conversas online ou presenciais com pequenos grupos para ouvir os pontos de vista das pessoas sobre um produto ou tema.
  • Perguntas abertas de pesquisa. Uma caixa de texto em uma pesquisa que permite que o respondente expresse sua opinião sobre o assunto em questão de maneira livre.
  • Pesquisa empírica. Observação das pessoas nas suas rotinas habituais para entender como elas interagem com um produto, por exemplo.

No entanto, esse método aberto de pesquisa nem sempre gera os resultados mais precisos para perguntas importantes. Além disso, a análise dos resultados é difícil, pois as pessoas usam palavras e frases diferentes para descrever seus pontos de vista, além da possibilidade de acabarem divagando se tiverem espaço.

Em alguns casos, pode ser mais eficaz usar só perguntas quantitativas.

Para evitar confundir seus respondentes, tente evitar perguntas como "qual é sua opinião sobre nosso serviço de internet?". Em vez disso, faça uma pergunta fechada e quantitativa, como no exemplo a seguir.

O serviço de Internet é confiável:

  • Sempre
  • A maior parte do tempo
  • Mais ou menos metade do tempo
  • De vez em quando
  • Nunca

Os respondentes das pesquisas nem sempre têm paciência para refletir sobre o assunto da pergunta e escrever respostas longas que expressem suas opiniões de maneira precisa. É muito mais rápido escolher uma entre várias opções predefinidas em um questionário. Usar perguntas quantitativas ajuda você a ter mais perguntas na sua pesquisa e obter mais respostas com ela.

Mesmo respostas de texto em questionários de perguntas fechadas podem receber valores numéricos que podem ser posteriormente convertidos em indicadores e gráficos. Isso significa que a qualidade geral dos dados é superior. Lembre-se de que dados mais precisos levam às melhores decisões.

Há quanto tempo você é cliente da nossa empresa?

  • Esta é a minha primeira compra
  • Menos de seis meses
  • De seis meses a um ano
  • De um a dois anos
  • Três anos ou mais
  • Ainda não fiz nenhuma compra

Qual é a probabilidade de você comprar nossos produtos novamente?

  • Extremamente provável
  • Muito provável
  • Mais ou menos provável
  • Não muito provável
  • Nem um pouco provável

  • Você tem outros comentários, dúvidas ou preocupações?

Quando você comete um erro, com qual frequência seu supervisor responde de forma construtiva?

  • Sempre
  • A maior parte do tempo
  • Mais ou menos metade do tempo
  • De vez em quando
  • Nunca

  • O que seu supervisor precisa fazer para melhorar o próprio desempenho?

Agora que você sabe o que são dados qualitativos e quantitativos e as diferenças entre esses dois métodos de pesquisa, será mais fácil entender melhor como usá-los em conjunto. Eles poderão ajudar você no seu próximo projeto usando um dos nossos modelos de pesquisa elaborados por especialistas.