O que é ato ecumênico

Um culto ecumênico é, então, uma cerimônia religiosa com o objetivo de reunir pessoas de diferentes crenças. O objetivo é reunir pessoas com o intuito de refletir, celebrar e agradecer por algo, como a conclusão de um curso. Ecumenismo é a busca da unidade entre todas as igrejas cristãs. ... A ideia de ecumenismo é exatamente reunir o mundo cristão. Na prática, porém, o movimento compreende diversas religiões inclusive aquela não cristã. O ecumenismo procura estabelecer boas relações de amizade entre pessoas e igrejas diferentes. Os princípios católicos do ecumenismo dizem que a unidade, cuja forma perfeita é a Santíssima Trindade, faz parte integrante da Igreja, através de elementos invisíveis como o Espírito Santo presente em cada cristão (lembre-se que o Pentecostes provocou a pregação dos apóstolos numa língua por todos entendida), a ... Culto é um adjetivo que qualifica aquela pessoa que tem cultura, que é instruída, civilizada ou informada, que tem conhecimento sobre vários assuntos. São sinônimos de culto: homenagem, veneração, reverência, admiração, preito ou ilustrado, letrado e sábio. Do ponto de vista do Cristianismo, pode-se dizer que o ecumenismo é um movimento entre diversas denominações cristãs na busca do diálogo e cooperação comum, buscando superar as divergências históricas e culturais, a partir de uma reconciliação cristã que aceite a diversidade entre as igrejas. A Sociedade Missionária de Londres (1795) foi a primeira manifestação “ecumênica” protestante, seguindo-se outras como a Sociedade de Tratados Religiosos (1799), a Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira (1804), a Sociedade Bíblica Americana (1816), a Sociedade Americana de Tratados (1825), e assim por diante. Há um princípio realista do ecumenismo que se afirma a partir da realidade concreta de cada uma das identidades em diálogo. E um princípio utópico, que crê ser possível a convivência fraterna de todas as identidades que constroem a oikoumene. Esses dois princípios se relacionam em nosso estudo. A unidade e o Espírito Santo A unidade é feita pelo Espírito Santo. O Catecismo da Igreja Católica diz que a unidade ultrapassa as forças humanas e depende do poder do Espírito Santo. A forma correta de viver uma vida bem-sucedida é ter a consciência limpa, purificar a alma e santificar o corpo para que o espírito colha eternamente o bem. O movimento ecumenico no Brasil (1954-1994) : a serviço da igreja e dos movimentos populares.

Você sabia que é possível (e muuuuito comum) o Culto Ecumênico, ou Celebração Ecumênica, como preferimos chamar por aqui, ser para mais de uma religião? Sim! Afinal, essa é uma cerimônia de agradecimento, não está ligada a nenhuma religião específica, e sim a um momento de gratidão e homenagem por essa conquista. Quer saber como funciona? Vamos te explicar passo a passo agora!

O que é ato ecumênico

Local

As Celebrações Ecumênicas podem acontecer dentro ou fora da Igreja, não existe regra e a escolha é feita de acordo com o Projeto de Formatura de cada turma, lembra que a gente sempre fala de personalização por aqui? Então, os nossos Projetos são feitos após conversamos e entendermos bem qual é o estilo dos Formandos, assim, podemos sugerir ideias e alinhar tudo com a Comissão para criar um momento bem especial.

Aqui na B2, já tivemos turmas que optaram por igrejas, teatros, salões de eventos e até ao ar livre. E sim, é possível criar cenários lindíssimos em todos esses ambientes!

Que tal ter um gostinho de tudo isso? Confira esse vídeo da Celebração Ecumênica da Turma 4 de Medicina da UniRV. Construímos uma tenda para que o evento fosse realizado e, de quebra, tivemos como convidado especial um lindo pôr do sol.

Celebrantes

Nós sabemos que todas as religiões são importantes e, em momentos como esse, é essencial que sejam representadas. A intenção é tornar a Celebração Ecumênica o mais acessível e abrangente possível, portanto, convidar celebrantes de mais de uma religião permite que todos os Formandos e convidados se sintam à vontade e consigam aproveitar o momento para agradecer. 

O mais comum é que os Formandos sejam das religiões católica, evangélica ou espírita, mas não existe regra e tudo é previamente alinhado com a Comissão com antecedência para que possamos preparar o evento ideal para cada Turma!

O que é ato ecumênico

Agradecimento

Apesar de sempre associarmos esse evento a igrejas ou até mesmo a uma única religião, o foco desse momento é agradecer e homenagear quem foi importante na construção deste ciclo, por isso, mais do que nunca, a intenção é fazer com que os Formandos se sintam confortáveis! 

A Celebração Ecumênica sempre conta com momentos de homenagens aos pais, mães,  professores e colegas, o que deixa tudo ainda mais emocionante. Os discursos são proferidos pelos próprios Formandos e é um momento muito especial.

adjetivo Relativo ao mundo habitado ou habitável; universal.Que concilia, congrega, une pessoas de diferentes religiões: culto ecumênico.Que reúne pessoas com diferentes ideias, crenças, perspectivas.Relativo ao ecumenismo, à tendência, à união de todas as igrejas numa só, numa igreja universal.expressão Concílio ecumênico. Concílio, presidido pelo papa, em que são convocados os prelados do mundo inteiro.Etimologia (origem da palavra ecumênico). Do grego oikumenikós; pelo latim oecumenicus.

Ecumênico é sinônimo de: universal

Classe gramatical: adjetivo
Separação silábica: e-cu-mê-ni-co
Plural: ecumênicos
Feminino: ecumênica

Ontem, mais de 2.500 pessoas participaram de um ato ecumênico em homenagem às vítimas do massacre. Folha de S.Paulo, 14/04/2011

A cerimônia constará de um ato ecumênico, com lançamento de flores ao mar, e ocorrerá entre 9h30 e 12h desta segunda. Folha de S.Paulo, 29/06/2009

A cerimônia constará de um ato ecumênico, com lançamento de flores ao mar. Folha de S.Paulo, 27/06/2009

O que é ato ecumênico

Possui 9 letras
Possui as vogais: e i o u
Possui as consoantes: c m n A palavra escrita ao contrário: ocinêmuce

Rimas com ecumênico


Conteúdo revisto em maio de 2018. Lexicógrafa responsável: Débora Ribeiro

Cadu Formaturas organiza o evento religioso de preferência da sua turma

Depois de uma longa jornada nada melhor do que agradecer pela realização da sua formatura. E se você não abre mão de viver esse momento único e deseja se apegar à sua fé junto com colegas, amigos e familiares, nada melhor do que celebrar religiosamente a ocasião. Entre as opções está o culto ecumênico de formatura. Quer conhecer mais detalhes e esclarecer dúvidas sobre o assunto? Siga adiante e boa leitura!

O que é um culto ecumênico?

O culto ecumênico é um conceito de longa data que representa um culto religioso que contempla diversas crenças, não é uma solenidade de uma religião em específico, ele abrange todas elas. Isto é, um conjunto de ritos de diferentes religiões celebradas em uma mesma cerimônia.

Sendo assim, o culto ecumênico é uma cerimônia religiosa da formatura em que as pessoas refletem, agradecem e se conectam com sua fé.

Qual o melhor local?

O ideal é que o culto ecumênico não seja feito em templos religiosos, a fim de preservar o pretexto de atender à diversidade. Então, a turma pode realizar a homenagem em auditório ou em outras dependências da universidade, se possível. Se for o caso de não haver espaço suficiente, deve-se optar por um local que possa suportar todos de forma confortável.

Qual tipo de roupa pode usar?

O ideal é que as roupas sejam mais discretas e até mesmo mais comportadas. No entanto, há a possibilidade de dar um toque de sofisticação. As meninas, por exemplo, podem usar um vestido de cor sóbria até o joelho e com acessórios que consigam compor o visual sem necessariamente ser algo que chama muita atenção. Os rapazes podem optar por roupas sociais e até mesmo passeio completo, caso seja do gosto de todos.

Pode-se definir a mesma cor para formandos e formandas ou ainda pode-se optar por cada um ir com a roupa desejada, desde que as recomendações sejam seguidas.

Quem vai celebrar o evento?

O culto ecumênico deve abranger as mais diversas crenças. O ideal é que a comissão de formatura se reúna com a turma e faça o levantamento de quais são as suas religiões antes de definir quem serão os líderes.

Em momentos diferentes, esses líderes vão promover seus discursos, abordar os aspectos que condizem com a sua fé, assim como comemorar a conquista dos formandos. O ideal é que haja um planejamento para a cerimônia, além de elaborar uma espécie de roteiro que vai definir o momento de cada líder se pronunciar.

Anotou as dicas? Não importa a sua crença ou religião, a Cadu Formaturas está pronta para oferecer um atendimento diferenciado e organizar esse momento de comunhão e fé para você.