Por que o iphone esquenta

Quantas vezes já passamos pelo problema de ter o iPhone esquentando, não é mesmo? Dependendo da situação, nem conseguimos manuseá-lo, de tão quente que pode ficar.

Esse aquecimento no aparelho acontece por diversos motivos que estão no nosso dia a dia e não percebemos. O mais comum deles é quando estamos carregando o aparelho o que por si só já provoca o aquecimento e o deixamos com acessórios, como capinha, por exemplo, que o aquecem ainda mais.

Quando ficamos bastante tempo conversando no telefone é bem provável que aconteça o superaquecimento, principalmente se o celular estiver carregando. Nesse caso, além do aquecimento há alto risco de explosão, então cuidado!

Outra possibilidade é relacionada ao uso do GPS. Quando se usa aplicativos como o Google Maps e Waze, que puxam muita energia da bateria para funcionar, há sobrecarga do processador e da carcaça do aparelho. No suporte veicular, o caso pode ficar ainda mais grave por colocar o aparelho em contato direto com o calor.

Há outros apps que podem exigir bastante do smartphone, portanto, temos que ter atenção ao usá-los. Jogos pesados, que exigem a utilização constante de internet, são exemplos de aplicativos. Deixar o celular exposto ao sol por muito tempo também esquenta o aparelho por dentro e por fora.

Pensando nessas situações, preparamos uma série de dicas para ajudar você a proteger o seu iPhone e a evitar passar por maiores problemas. Confira!

Como proceder quando aquecer

Caso seu celular já tenha chegado a esse ponto, é bom que saibamos como agir diante de tal situação, para depois tomarmos as medidas corretas.

Antes de tudo, perceba qual a causa do aquecimento anormal do aparelho. Por exemplo, se você já está há um bom tempo jogando é interessante parar um pouco e deixar o celular descansar. Se ele está no Sol, como dito acima, retire-o imediatamente.

Mas atenção! Não tente “reinventar a roda”, colocando o iPhone no congelador, na geladeira, ou em sistemas de resfriamento parecidos. Ao fazer isso, você pode provocar um choque térmico e danificar partes internas do smartphone por causa da condensação que criará dentro dele. Portanto, basta colocá-lo em um ambiente mais arejado e ventilado e esperar que ele resfrie gradual e naturalmente.

Além disso, é válido desligar o aparelho um pouco. Assim, a temperatura cairá rapidamente e restabelecerá seu padrão normal. Se nenhuma dessas dicas ajudarem e o iPhone continuar esquentando sem ter um motivo aparente, pode ser que o celular precise de alguns ajustes. Nesse caso, siga os seguintes passos:

  • vá em “Definições”;
  • toque na opção “Geral”;
  • encontre o item “Repor”;
  • selecione a opção “Redefinir todas as definições”.

Ao agir de forma abrupta e impulsiva você não resolverá o empecilho. Por isso, é melhor manter a calma, sabendo que o aquecimento não estragarão o aparelho por si só.

Modos de prevenção de superaquecimento

Agora que você aprendeu a conter o aquecimento elevado de seu smartphone, está na hora de saber como impedir que isso aconteça, não é mesmo?

Uso do GPS e Bluetooth

É muito comum ligarmos o sistema de localização quando queremos usar aplicativos que nos auxiliam no trânsito das grandes cidades e em estradas que nunca fomos, como instrumento de trabalho, entre outras funcionalidades práticas.

Todavia, na maioria das vezes esquecemos de desligar o gadget e o app em funcionamento, somente fechando-os na tela do celular. Dessa forma, eles continuarão trabalhando em segundo plano, podendo causar a sobrecarga do sistema geral dependendo da quantidade de tarefas que estivermos executando.

Outra situação corriqueira é transferir arquivos e documentos via Bluetooth entre aparelhos e esquecer a funcionalidade ligada também. Em ambas as situações, ficará sinalizado na parte superior da tela que o Bluetooth está ativado.

Por isso, tenha atenção a esse detalhe e sempre verifique se esses consumidores de bateria e energia do smartphone estão devidamente desativados. Utilize-os somente em caso de necessidade.

Carregamento excessivo

Ficar em alerta com o iphone esquentando quando carrega é importantíssimo, pois isso pode causar diversos danos incluindo explosões e incêndios acidentais, como dissemos no início deste texto. Uma situação de risco em que nos colocamos frequentemente é dormir e deixar o aparelho em cima da cama ou em superfícies altamente comburentes.

Isso ocorre pelo fato de o celular receber uma carga energética gigantesca. Se ele estiver em lugares que abafam as suas saídas de ar ou o usuário insistir em ficar mexendo durante a carga, é muito provável que haja sobrecarga e, consequentemente, o superaquecimento do aparelho.

Portanto, o recomendado é deixar o iPhone completar a carga e depois usá-lo da forma que achar melhor, evitando esses inconvenientes. Além disso, se afaste do smartphone na medida do possível para não correr perigos desnecessários. A maioria dos danos na bateria estão relacionados diretamente à repetição desses hábitos.

Exposição a ambientes quentes ou guardado no bolso

Já reparou que quando estamos em épocas de calor ou em dias mais quentes que o normal o celular começa a esquentar dentro do bolso? Ou, até mesmo, se mexermos pouco nele sentimos um aquecimento repentino? Isso se deve à temperatura externa, que influencia diretamente o seu aquecimento.

Saiba que dentro do bolso de nossas roupas sempre estará mais quente. Dessa maneira, o próprio sistema interno do iPhone reconhecerá a situação anormal e emitirá um alerta identificando o problema.

Para que isso não aconteça, mantenha o aparelho sempre fora do bolso, em lugares com sombra e bem arejados quando não estiver andando ou se movimentando de um lugar para outro.

Considerações e conclusões

De acordo com a evolução dos smartphones, é comum que outros problemas surjam ao longo do tempo. Entretanto, os empecilhos apresentados neste post são recorrentes e podem acontecer com qualquer aparelho móvel. Assim, ao adotar os cuidados que sugerimos você poderá se resguardar e preparar para agir quando o aparelho esquentar demais.

Atualmente, a tecnologia tem melhorado essa questão de iPhone esquentando. No entanto, mesmo com todo esse aparato utilizado no processo de fabricação, há a possibilidade de superaquecimento. Lembre-se que, em regra, o modelo mais antigo vai aquecer mais e mais rápido.

As informações que você aprendeu aqui foram úteis? Caso nenhuma dessas dicas tenham resolvido o problema, talvez seu aparelho esteja precisando de uma manutenção especializada e a iHelpu é a solução para seu iphone esquentando

Dicas

Um iPhone esquentando é normal? Tudo vai depender de como ele está esquentando e quais são as consequências desse aquecimento. Em muitos casos, uma temperatura um pouco mais alta pode ser considerada algo normal.

Para compreender o que ocorre, é preciso pensar primeiramente no funcionamento de um aparelho. Como todo eletrônico, o iPhone tem um processador recebe energia para funcionar. O simples fato de ele estar funcionando já é uma razão para que emita algum tipo de calor. O problema se dá quando a temperatura passa dos limites estipulados pelo fabricante. Nessas horas, o que fazer?

Por que o iPhone esquenta?

Como já mencionamos, todos os eletrônicos esquentam quando estão em funcionamento. O problema é quando a temperatura passa dos limites estipulados pelo fabricante. Em execução normal, é pouco provável que isso aconteça em um celular, seja ele de qualquer marca. Contudo, algumas avarias podem ocasionar esse tipo de problema.

Diferente do que ocorre nos PCs, os celulares não têm um sistema de arrefecimento e precisam contar com as poucas saídas que existem para eliminar o calor. Portanto, as chances de um celular esquentar além da conta são muito maiores do que as de um PC ou notebook. Se essa situação está incomodando e seu aparelho está mais do que “morno”, então é hora de fazer um check-list para tentar identificar o problema.

Em razão do uso contínuo do GPS

Todos os aplicativos que exigem muito da capacidade de processamento do aparelho e da energia da bateria tendem a ser os vilões do superaquecimento de um celular. Se você perceber algo assim, desligue o GPS por uns minutos e feche aplicativos pesados ou que usem o GPS, como jogos ou o Waze.

Se o problema for resolvido em cerca de 10 minutos, é sinal que muito provavelmente os aplicativos estavam sobrecarregando o sistema. Se persistir, então siga para o próximo item da nossa lista de checagem.

Uso prolongado durante a recarga

O momento em que o iPhone está na tomada recarregando é crucial. Nesse momento ele está recebendo energia e, quando o usuário insiste em executar apps pesados durante a recarga, existem chances de que ocorra uma espécie de sobrecarga de energia – a energia que sai e a energia que entram provocam um superaquecimento.

Nesses casos, o melhor a se fazer a suspender uma ação ou outra: mantenha o aparelho em recarga sem uso ou use-o sem recarregar. Grande parte dos problemas relacionados a danos na bateria têm início na repetição de situações como essa.

Celular exposto ao sol ou no bolso por muito tempo

Em dias muito quentes, os smartphones sofrem também com a temperatura externa. Se na sua cidade está fazendo 35 graus no sol, por exemplo, dentro do seu bolso é bem provável que esteja muito mais quente. Isso faz com que o sistema operacional emita um alerta, mostrando que as condições em que ele está não são adequadas para o funcionamento.

Nesses casos, tire o celular do bolso e deixe-o na sombra ou em um ambiente com boa ventilação. Se puder, desligue o celular por alguns minutos até que a temperatura do aparelho se reestabeleça. A exposição continua ao calor pode causar não apenas o superaquecimento, mas também eventuais explosões.

Não resolveu? É hora de procurar ajuda

Se após tentar todos esses métodos os problemas de superaquecimento persistirem, então é hora de procurar ajuda. A assistência técnica da MyMob é especializada em identificar e resolver esse e outros problemas do seu iPhone. Melhor do que insistir em soluções que não resolvem é deixar que um especialista dê um diagnóstico preciso sobre o que está ocorrendo.

As razões para isso são muitas e vão desde problemas no sistema operacional até componentes avariados, como a bateria. Na dúvida não deixe de consultar quem entende do assunto e pode resolver o problema em poucas horas. Veja como encontrar uma MyMob perto de você!

Por que o iphone esquenta
Por que o iphone esquenta

***

Compartilhar:

Por que o iphone esquenta
Por que o iphone esquenta
Por que o iphone esquenta