Por que o dente doi quando come doce

A dor nos dentes ao comer algo doce é uma situação gerada pela sensibilidade dentária, que é um problema que afeta grande parte da população adulta.

Ela é caracterizada por um desconforto gerado ao comer alimentos doces, frios, quentes e/ou ácidos.

Desse modo, confira mais a respeito dessa condição que gera tanto incômodo na hora de ingerir certos tipos de alimentos:

O que é sensibilidade nos dentes?

A sensibilidade ou hipersensibilidade dentária é um problema que afeta grande parte da população. Ela é responsável por causar um grande desconforto quando comemos certos tipos de alimentos.

Isso geralmente se resume à exposição da dentina, que é a camada que fica sob o esmalte dentário.

Diferente do esmalte, a dentina é uma camada porosa, o que faz com que as substâncias que entram em contato com ela atinjam a polpa do dente.

A polpa é a camada do dente onde estão presentes todos os vasos sanguíneos e nervos dessa estrutura. Sendo assim, o desconforto é causado pela exposição da polpa do dente.

Causas

As causas da sensibilidade dentária podem se resumir a exposição da dentina, que é uma camada porosa da estrutura do dente que fica entre a polpa e o esmalte.

Sendo assim, sabendo que sua causa está associada à exposição, é importante saber o que causa a exposição dessa camada.

Portanto, algumas das causas da exposição da dentina são:

Bruxismo

O bruxismo é uma disfunção caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes. Dessa maneira, ele é um problema que acaba danificando o esmalte dentário.

Desse modo, através disso a dentina fica exposta ocasionando o bruxismo. Além da sensibilidade, ele também é responsável por deixar o dente mais suscetível a cáries visto que ele remove o esmalte, que é a camada de proteção.

Clareamento

Apesar de ser bastante requisitado e possuir uma ótima taxa de sucesso, o clareamento não é ideal para todos.

Dessa maneira, o clareamento dental é um dos causadores da sensibilidade devido ao fato de como funciona o clareamento.

Ele funciona da seguinte maneira: o gel clareador é ativado, para remover as manchas. Sendo assim o gel faz o uso de um agente clareador, que é uma substância que quebra as moléculas pigmentadas do dente.

Essa quebra corrói uma pequena parte do esmalte dentário, o que afina essa camada, deixando o dente sensível.

Cárie

A cárie é um dos problemas odontológicos mais comuns que afeta grande parte da população, independentemente da faixa etária.

Ela é um problema causado pelo acúmulo de bactérias em partículas de alimentos que sobraram nos dentes. Geralmente isso ocorre devido a uma higienização ineficiente.

As bactérias ficam sobre os dentes, formando uma camada que recebe o nome de placa e evolui para um caso de tártaro.

Elas fermentam essas partículas de alimentos presas nos dentes e o resultado desta fermentação é a liberação de ácidos.

Os ácidos liberados por esse processo corroem o esmalte dentário, fazendo com que no decorrer do tempo ele desgaste o esmalte dentário por completo e deixe a dentina exposta.

Ao chegar no ponto em que a cárie desgastou parte do esmalte ela é responsável por causar a sensibilidade dentária e caso não seja tratada pode chegar a comprometer o dente por inteiro e até mesmo afetar o periodonto.

Fratura

As fraturas dentárias, como o próprio nome sugere, consistem em rachaduras e quebras da estrutura do dente. Normalmente é causada por impactos externos.

Desse modo, a fratura no dente implica no comprometimento do esmalte em algum lugar. Portanto, o comprometimento dessa camada faz com que a dentina fique exposta causando sintomas de sensibilidade dentária.

Refluxo

O refluxo é uma condição na qual o paciente retorna o conteúdo do estômago para a boca, refazendo todo o percurso do sistema digestivo até o estômago.

Sua causa geralmente está associada à hereditariedade ou a complicações genéticas, que geralmente estão associadas ao formato do órgão.

Desse modo, essa é uma condição que traz complicações tanto para a região por onde houve o retorno quanto para os dentes.

Esses problemas são causados pelo fato de voltar ácido estomacal junto de outras possíveis substâncias.

Portanto, o ácido é responsável por ferir o canal digestivo e também danificar os dentes. Sendo assim, ele desgasta o esmalte dentário e acaba expondo a dentina, resultando na sensibilidade dentária.

Retração gengival

A retração gengival se trata de uma situação na qual a gengiva se encontra abaixo do nível que ela deveria estar.

Além de ser um problema estético por deixar os dentes com uma aparência alongada, a gengiva retraída vai muito além disso.

As complicações geradas por ela estão associadas ao fato de a camada do dente que fica sob a gengiva não possuir esmalte, sendo assim a camada externa dessa parte é a dentina.

Essa exposição gera sensibilidade, além de deixar o dente suscetível à cárie radicular, visto que essa parte do dente não possui proteção do esmalte.

Alimentos doces são ricos em açúcar, que por sua vez possuem vários carboidratos fermentáveis. Essa fermentação muitas vezes é feita no interior da boca, o que resulta na produção de ácidos que corroem o esmalte dentário.

Sendo assim, esse processo muitas vezes resulta na chamada cárie dentária, que é uma das maiores causadoras da sensibilidade dentária.

Portanto, a dor que sentimos ao comer algo doce está relacionada a esse desgaste, pois quando a camada de esmalte se encontra comprometida essa reação fica em contato direto com a dentina.

Desse modo, o contato dessa reação com a camada interna do dente acaba causando uma reação dolorosa.

Por que o dente doi quando come doce
Por que o dente doi quando come doce

Como aliviar a sensibilidade dos dentes?

A sensibilidade dentária é uma situação bastante desconfortável e que gera bastante incômodo na hora da alimentação.

Portanto, confira alguns cuidados a serem tomados para evitá-la e, caso você já sofra com ela, reduzir os sintomas:

  • Faça uma dieta com menos alimentos ácidos e açucarados;
  • Utilize escovas com cerdas macias e utilize somente a força adequada para escovar os dentes e utilizar o fio dental;
  • Fique de olho em possíveis problemas estomacais, como o refluxo, e consulte um médico em caso de suspeita;
  • Procure tratamento para possíveis problemas odontológicos, como bruxismo, más-oclusões que podem desgastar os dentes e outros;
  • Cremes dentais para sensibilidade podem ajudar a reduzir os sintomas;
  • Realize a profilaxia (limpeza profissional) regularmente;
  • Em caso de cáries, procure tratamento o mais rápido possível;
  • Utilize canudos para consumir bebidas ácidas, desse modo é possível evitar o contato delas com os dentes.

Visitas regulares ao dentista

A sensibilidade nos dentes é um sintoma que indica que há algo de errado com sua saúde ou com seus hábitos de higiene.

Sendo assim, se você sente dor nos dentes ao comer algo doce é um sinal de que você sofre de sensibilidade dentária.

Portanto, é extremamente importante realizar visitas periódicas ao consultório odontológico, pois com elas é possível obter o acompanhamento ideal da saúde bucal, além de identificar e tratar problemas de saúde bucal em seu início.

Por meio delas, o dentista também é capaz de indicar maneiras de melhorar seus hábitos de limpeza nos dentes.

Além disso, é somente no consultório que é possível realizar a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes, que deve ser feita de 6 em 6 meses.

Vale ressaltar que clínicas de qualidade oferecem ótimos serviços, e contam com ótimos equipamentos que auxiliam a obter resultados satisfatórios.

A clínica odontológica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos e estéticos.

O seu sorriso é nossa prioridade! Agende uma avaliação gratuita aqui em uma clínica OralDents mais próxima de você.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários que logo mais te responderemos!