Por que as virilhas escurecem

Axilas e Virilhas escuras: causas e soluções

Por que as virilhas escurecem

Axilas e Virilhas escuras: causas e soluções

Por que as virilhas escurecem

Axilas e virilhas escuras são problemas que qualquer pessoa pode ter. Por essas áreas possuírem uma pele mais sensível e estarem em um local de dobra cutânea, são mais suscetíveis ao aumento da pigmentação – processo chamado de hipercromia. Mas esse problema tem solução!

Os fatores mais comuns na causa desses problemas são: alterações hormonais, gestação, tendência a diabetes, infecção de pele bacteriana, o atrito com roupas justas e de tecidos grossos, e o uso de alguns desodorantes com alto teor de cloridróxido de alumínio, álcool ou triclosan pode causar irritação ao reagirem com a pele, levando ao espessamento e à mudança de coloração. Os métodos depilatórios também podem causar esse escurecimento, a lâmina pode provocar uma dermatite de contato (alergia), já algumas ceras podem causar uma reação inflamatória.

A solução para o problema de axilas e virilhas escuras mais indicada é procurar um profissional dermatológico. Com o auxílio de um dermatologista será possível diagnosticar a causa específica do escurecimento, e após alguns exames como: exame de sangue ou raspagem do local. O tratamento será realizado de forma mais assertiva e eficaz.

Não existe apenas uma maneira de clarear as axilas e virilhas. Em alguns casos, peelings corporais ajudam muito, e alguns cremes clareadores também causam um bom efeito na pele escurecida. Mas se o problema for hormonal ou infeccioso precisará de um tratamento mais cuidadoso. Já se a causa for o método depilatório, a solução pode ser recorrer ao laser para eliminar os pelos.

Existem na internet muitos métodos caseiros, que prometem ajudar a ou até mesmo resolver o problema do escurecimento das axilas e virilhas. Mas tenha cuidado com alguns deles. Limão com açúcar, aveia com fubá e até pasta de argila são citadas como milagrosas na remoção das manchas, mas podem se tornar um pesadelo, deixando-as ainda maiores e mais escuras.

A melhor solução é prevenir

Como dito popular, é melhor prevenir do que remediar, sendo assim segue algumas dicas para evitar o escurecimento de axilas e virilhas:

– Evite desodorantes e cremes com álcool na composição;

– Abuse dos cremes hidratantes nessas áreas mais sensíveis;

– Dê preferência a depilação a laser, elas são menos agressivas a pele;

– Acostume-se a usar roupas de tecidos mais leves, e não tão justas ao corpo;

– Lembre-se de usar cremes específicos para o seu tipo de pele;

– Não esqueça o protetor solar, o sol intensifica o problema.

Mas, se você já se encontra com esse problema, procure um dermatologista.

Entenda um pouco mais sobre os motivos pelos quais acontece o escurecimento da região íntima. Região íntima escurecida. O que é possível fazer?

O escurecimento da região íntima ou o aparecimento de manchas na virilha, ao longo dos anos, é algo que incomoda muitas mulheres. 

Muitas vezes, algumas até preferem ter relações sexuais com o parceiro sem a presença de luz, por vergonha da região íntima escurecida.

Por que as virilhas escurecem
Conheça alguns tratamentos

Visando minimizar esse desconforto, alguns tratamentos foram desenvolvidos, sendo os principais: o peeling vaginal e o laser vaginal

Cada uma dessas intervenções irá agir de uma forma diferente, de maneira que a indicação, de qual deve ser feita, irá variar de pessoa para pessoa.

É importante compreender como cada um desses tratamentos funciona, para que cada mulher possa decidir se irá ou não aderir a algum desses procedimentos. 

Além disso, é importante compreender as causas que podem tornar a região íntima escurecida ou que podem causar manchas na virilha, de maneira que possa haver prevenção e manutenção do cuidado após algum procedimento.

Vale destacar também que é importante que a mulher compreenda que cada região íntima é de uma forma e que nem sempre há um problema de fato no seu próprio corpo.

Porque a região íntima fica escurecida e aparecem manchas na virilha?

Os motivos para o escurecimento da região íntima e o aparecimento de manchas na virilha são os mais diversos, entretanto algumas causas são muito prevalentes em meio às mulheres, tais como:

  • Uso de cera ou lâminas para depilação
  • Acúmulo de suor na região íntima
  • Atrito frequente com roupas
  • Tendência genética
  • Alergias e inflamações da pele

Para cada um desses casos, um tratamento ou uma prevenção são recomendados.

O que é possível fazer quando há o escurecimento da região íntima?

Nos casos mais simples, em que o escurecimento ainda não incomoda tanto a mulher, algumas medidas de prevenção podem ser tomadas, tais como:

  • evitar usar usar roupas muito apertadas
  • Proporcionar momentos para que a região íntima possa “respirar”, como dormir sem calcinha
  • Optar por depilação a laser ao invés do uso de cera e giletes
Por que as virilhas escurecem
Região íntima escurecida. O que é possível fazer?

Entretanto, em casos mais avançados, em que a região íntima escurecida ou as manchas na virilha passam a incomodar muito a mulher, algumas intervenções podem ser feitas. 

Nessas situações, o peeling vaginal ou o laser vaginal podem ser alternativas para contornar essa questão.

Peeling vaginal

O peeling vaginal é um método que pode ser feito de duas formas:

  • peeling vaginal químico
  • peeling vaginal esfoliante

O tipo ideal irá variar de acordo com a causa do escurecimento. Isso porque, por exemplo, em casos em que  a pele já está com lesões,  o peeling vaginal esfoliante pode acabar lesionando ainda mais a pele. 

Apesar de ser uma ótima opção, se a mulher apresenta alergia a alguma substância presente em qualquer um dos tipo de peeling vaginal, esse tratamento não é recomendado. Nesses casos o laser vaginal pode ser uma ótima alternativa.

Em geral, o peeling é mais barato do que o laser, mas é menos eficaz dependendo do grau de escurecimento.

Laser vaginal

O laser vaginal é um tratamento mais caro, porém mais efetivo. Ele atua de forma mais intensa, logo oferece resultados melhores.

Existem vários tipos de laser vaginal, cada um oferecendo uma proposta diferente.

Por quanto tempo é preciso realizar o tratamento?

As sessões necessárias irão depender tanto do grau de escurecimento, quanto da resposta do corpo ao tratamento. Isso vale tanto para o peeling quanto para o laser.

Além disso, é preciso, mesmo após os resultados positivos, continuar cuidando da região íntima para evitar que haja escurecimento novamente.

O que fazer antes de iniciar o peeling vaginal ou o laser vaginal?

É muito importante lembrar que para realização de qualquer tratamento é preciso antes se consultar com uma ginecologista.

Isso porque existem contraindicações para ambas as intervenções, além de que é sempre preciso avaliar caso a caso, de maneira que o tratamento seja o mais efetivo possível.

Um problema comum entre muitas mulheres, as manchas escuras teimam em invadir a virilha, axilas e a região interna das coxas, motivando a busca por receitas caseiras e que, muitas vezes, acaba piorando a situação.

Limão com açúcar, aveia com fubá e até pasta de argila são usadas para eliminar de vez as inimigas mortais dos biquínis e decotes. O que pouca gente sabe é que estas soluções que parecem simples e milagrosas podem se tornar um pesadelo, deixando as tão incômodas manchas ainda maiores e mais escuras.

Por que as virilhas escurecem

Veja os melhores tratamentos para o problema e entenda por que as receitas caseiras não ajudam

“Receitinhas caseiras não funcionam e podem até colocar sua saúde em risco. O limão, por exemplo, é ácido e quando exposto ao sol, pode queimar e provocar lesões graves na pele. O ideal é procurar um especialista e investir em tratamentos seguros”, explica a dermatologista da Unifesp, Solange Teixeira.

A seguir, a especialista explica por que as manchas nestas regiões ficam mais acentuadas e aponta as soluções para clarear a pele que escureceu.

Por que a pele escurece nestas regiões?

As axilas, virilha e as coxas são áreas que se localizam na parte interna dos membros, fazendo com que elas sofram maior atrito do que as demais, o que provoca irritação e hiperpigmentação da pele.

“Quando nos movemos, há o atrito e, consequentemente, irritação (é comum a pele ficar cheia de bolinhas vermelhas) e, muitas vezes, uma certo ardor, semelhante a sensação de assadura. Então, a pele, para se proteger da agressão, cria uma camada espessa, que com o passar do tempo tende a ficar escura”, explica Solange.

Segundo a dermatologista, os outros motivos causadores do problema são: alergias; irritações causadas por cremes; depilação com lâmina e assaduras. Quer saber mais sobre o assunto? Confira a matéria completa no site Minha Vida. 

Veja também: