Por que o Brasil é considerado como um dos países com maior diversidade cultural do mundo

Diversidade cultural no Brasil

O Brasil é um dos países com maior influência estrangeira, uma vez que, além dos nativos que já viviam aqui, recebeu colonizadores europeus e ainda escravos e imigrantes de diversos outros países. E, é claro, cada uma dessas pessoas possuíam seus próprios costumes e estilo de vida. Ou seja, o nosso país é um grande exemplo de diversidade cultural.

Infelizmente, até hoje a diversidade cultural não implica em respeito ao próximo. No entanto, reconhecer as diferenças é o primeiro passo para a diminuição de problemas estruturais de intolerância, desrespeito e aversão ao que não é semelhante.

No Brasil, cada região tem uma predominância cultural própria, o que acaba por fazer com que determinadas as características sejam mais comuns em um espaço geográfico, ainda que cada parte pertença a um grupo maior, que é o país.

Região Norte

Com uma região equivalente a quase 50% de todo o território nacional, o Norte do Brasil abriga grandes tesouros — a Floresta Amazônica e o Rio Amazonas são os principais. Enquanto uma é conhecida por ser a maior floresta tropical do planeta, o outro recebe o título de rio mais extenso do mundo.

Diante de toda essa extensão territorial, já seria de se imaginar a cultura riquíssima e a diversidade da região. Todos estes elementos contribuíram para fazer do Norte uma mistura de povos, baseando-se principalmente pelos povos indígenas. Dentre as principais características culturais, podemos destacar os festivais e a sua culinária.

O Festival de Parintins, no estado do Amazonas e a Festa do Círio de Nazaré, em Belém do Pará são conhecidos no mundo todo e estão sempre em evidência nesse canto do país. Ainda, a culinária típica desta região se baseia em alimentos como a mandioca, o tucupi, o jambu, a carne de sol, o pirarucu e diversos outros tipos de pratos.

Região Nordeste

Essa região comporta cerca de 60% dos estados litorâneos do país e está fortemente ligada a fatos históricos, afinal, foi nela que os primeiros colonizadores portugueses desembarcaram em terras brasileiras. Por conta disso, os estados nordestinos ainda conservam um estilo colonial e atraem milhões de turistas todos os anos.

A Literatura de Cordel é uma grande característica cultural compartilhada no Nordeste, assim como a especialização do artesanato feito com rendas. Além disso, alimentos como o acarajé, vatapá, caruru e broa de milho são bastantes típicos da região. Ainda, essa região ainda conserva eventos culturais que remontam o Brasil Colônia, como as religiões afro-brasileiras, a capoeira e as festas juninas.

Região Centro-Oeste

Formada pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, a região centro-oeste é muito lembrada por suas manifestações culturais representadas pelas festas, pela música e também pelo artesanato ligado a culturas de alguns povos indígenas.

A Festa do Divino e a Festa de São Benedito são duas das mais famosas festas dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, assim como a galinhada com pequi, a sopa paraguaia, a guariroba e o arroz boliviano são algumas das comidas representativas da região.

Região Sudeste

O sudeste brasileiro é conhecido por ser uma das regiões mais ricas e densamente habitadas. Formada pelos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, o sudeste é composto pela mistura de diversos grupos, especialmente pelos povos europeus, africanos e indígenas.

Assim como nas demais áreas, o sudeste é famoso por sua culinária, música, dança, festivais religiosos e folclóricos — especialmente fora dos grandes centros urbanos. Festividades de santos padroeiros e demais eventos de cunho religioso estão sempre presentes na região. Ademais, gêneros musicais como o samba, a bossa-nova e o funk estão inseridos no DNA do povo sudestino.

Região Sul

Por fim, a região sul do Brasil é marcada por eventos culturais fortemente ligados aos imigrantes europeus que se instalaram neste canto do país. Formado pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, essa região foi originalmente habitada por índios, e, posteriormente teve a chegada dos escravos africanos com a vinda de colonizadores portugueses e espanhóis.

Os sulistas possuem uma manifestação cultural repleta de tradições vindas junto com os alemães, italianos, japoneses e demais povos da Europa Central e Oriental. O clima frio favoreceu o estabelecimento destes grupos no país e, por isso, a região possui uma arquitetura muito semelhante aos países europeus. Além das tradições de família, essa região do país produz eventos como a Oktoberfest e a Festa da Uva.

A diversidade cultural é algo que faz parte da natureza humana, que celebra as diferenças e faz com que o respeito e a curiosidade sejam desenvolvidos. Sendo assim, o conceito deve ser sempre trabalhado a fim de que o mundo possa se tornar um lugar mais igualitário e seguro para todas as manifestações de identidade.

Se gostou deste post, não se esqueça de conferir outros conteúdos no Stoodi, além de assistir às nossas videoaulas e ficar afiado para o Enem ou qualquer outra prova que você vá prestar.

A diversidade cultural refere-se às condições materiais e imateriais que são transmitidas e compõem uma determinada cultura. Ela pode se manifestar de diversas formas: no modo de vida, nos valores, na arte, na gastronomia, etc. e na formação dos hábitos, costumes e suas diversidades regionais e locais.

No contexto brasileiro, é importante lembrar que o país é formado originalmente pelo contato entre três culturas:

  • A cultura indígena dos povos originários.
  • A cultura africana dos diversos povos escravizados e trazidos para o Brasil.
  • A cultura europeia dos colonizadores portugueses.

Essa junção assumiu diferentes configurações ao longo da ocupação do território nacional e acrescida pelas imigrações e pelas diferentes manifestações culturais de cada localidade. Essa mistura fez com que o Brasil se tornasse um dos países com maior pluralidade cultural.

A cultura brasileira é marcada pelos regionalismos que foi desenvolvendo ao longo do tempo. A integração e intensa troca de experiências entre as diferentes regiões fazem da diversidade cultural uma das principais características do Brasil.

Devido à grande extensão do território nacional, a língua portuguesa e o passado comum são fatores decisivos para a formação da chamada identidade brasileira.

Entretanto, as diferentes localidades assumem também uma variedade de sotaques, comportamentos e modos de vida.

Assim, para compreender o que é a diversidade cultural no Brasil, é preciso entender as diferentes manifestações culturais presentes nas regiões que compõem o país.

Região Norte

A Região Norte do Brasil possui uma vasta gama de manifestações culturais e pode ser caracterizada pela influência da cultura indígena. Alguns dos elementos culturais da Região Norte do Brasil são:

Festival Folclórico de Parintins

A festa de Parintins é uma manifestação cultural tradicional do estado do Amazonas e ocorre no município de Parintins, considerada a maior festa de boi-bumbá do país.

O festival que foi criado em 1965 e desde 1966 é palco da disputa entre o Boi Garantido e o Boi Caprichoso.

Festa do Círio de Nazaré

O Círio de Nazaré é uma festa católica tradicional da Região Norte, celebrado desde 1793, no segundo domingo do mês de outubro.

O evento chega a reunir 2 milhões de pessoas em Belém todos os anos e é reconhecido como patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO.

Outras manifestações culturais da Região Norte

Na culinária, temos os famosos peixes de rio, como o pirarucu e o filhote; o tucupi, caldo extraído da mandioca-brava; a castanha-do-pará e o açaí. Nos últimos anos, a culinária paraense alcançou mais visibilidade e tem sido reconhecida internacionalmente.

Na música, os principais ritmos da região são: carimbó, lundu, marujada, marabaixo, lambada, guitarrada e tecnobrega.

Leia também: Cultura do Norte.

Região Nordeste

A Região Nordeste do Brasil é composta por 9 estados e possui uma grande diversidade cultural. O Nordeste possui uma vasta produção de artística, presente na literatura tradicional e também na literatura de cordel, na música e no artesanato.

Algumas manifestações culturais mais tradicionais da região são:

Carnaval

O Carnaval é uma festa tradicional em todo o país. As cidades nordestinas onde o Carnaval assume uma maior presença são: Salvador (Bahia); Recife e Olinda (Pernambuco).

O Carnaval de Salvador é marcado pelos famosos trios elétricos que arrastam milhões de pessoas nas ruas ao som do ritmo que ficou conhecido no país como axé music.

Em Recife, os blocos de Carnaval são embalados pelo frevo e o maracatu. Em Olinda, além dos ritmos tradicionais, a festividade conta com a presença dos famosos bonecos gigantes, que retratam figuras conhecidas da cidade e da cultura popular em geral.

Festa de São João (Festa Junina)

A Festa de São João é uma das mais tradicionais manifestações culturais do Brasil. Em Campina Grande na Paraíba, acontece a chamada “maior festa de São João do mundo”. Embaladas ao ritmo do forró, as festas juninas reúnem também centenas de grupos de quadrilha.

A culinária do Nordeste brasileiro é famosa por pratos como: cuscuz, canjica, vatapá, caruru, baião de dois, buchada de bode, acarajé, etc.

Na música, os principais ritmos são: axé, frevo, maracatu, forró, samba de roda, xaxado, xote, entre outros.

Leia também: Cultura do Nordeste.

Região Centro-Oeste

A região Centro-Oeste é a segunda maior região em território do Brasil. É conhecida por sua cultura muito ligada à terra e à produção agropecuária, possuindo uma vasta tradição folclórica e da cultura pantaneira.

Por ter limites com todas as regiões do país, e também por apresentar uma forte integração com os países vizinhos (Paraguai e Bolívia), a cultura do Centro-Oeste recebe diversas influências.

As manifestações culturais mais famosas da Região Centro-Oeste são:

Festa do Divino Espírito Santo

A Festa do Divino Espírito Santo é uma manifestação tradicional da região, sobretudo na cidade de Pirenópolis, em Goiás. A festa é uma celebração de doze dias que tem seu momento mais marcante no domingo de Pentecostes, cinquenta dias após a Páscoa.

Nela, acontece a coroação do Imperador do Divino, sorteio realizado entre os habitantes da cidade. A tradição é marcada pela união da cultura tradicional e folclórica com a tradição religiosa da igreja católica.

Outras manifestações culturais da Região Centro-Oeste

Na culinária, os pratos mais conhecidos são a galinhada com pequi (fruta muito comum na região), o empadão goiano e os famosos pratos de peixes de rio, como o pintado e o dourado.

Na música, a região é famosa pela música sertaneja e suas ramificações.

Leia mais sobre a Cultura do Centro-Oeste.

A Região Sudeste é a região mais populosa do país com cerca de 40% da população e com uma grande concentração nos seus grandes centros urbanos. Também por isso, é uma região marcada por uma grande diversidade cultural estimulada pelo grande fluxo migratório.

Algumas das manifestações culturais mais conhecidas da região são:

Carnaval

O Carnaval é uma das maiores manifestações culturais do país e da região Sudeste. Além dos tradicionais blocos, a festa conta com os desfiles das escolas de samba.

Esses desfiles contam com a participação de milhares de integrantes em cada uma das agremiações, além dos espectadores.

Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos

A festa ocorre na cidade de Barretos, interior de São Paulo, e é a principal de muitas festas com a temática do rodeio e da cultura agropecuária.

Outras manifestações culturais da Região Sudeste

Na culinária, destaca-se a cozinha mineira e seus produtos tradicionais, como o queijo minas e o pão de queijo. Outros pratos famosos da culinária do Sudeste são: a moqueca capixaba, o virado à paulista e a feijoada carioca.

Na música, destacam-se o samba, nascido na Bahia, mas com um desenvolvimento particular no Rio de Janeiro; a bossa nova; o funk e o rap.

Saiba mais sobre a Cultura do Sudeste.

Região Sul

A Região Sul possui uma forte influência da imigração europeia do século XX. Também possui características adquiridas com o grande contato com os países vizinhos, principalmente, Argentina e Uruguai.

As principais manifestações culturais da região Sul são:

Oktoberfest

A tradição alemã da festa da cerveja possui muita força na região, sendo comemorada em várias cidades. Blumenau, cidade de Santa Catarina, é onde acontece o maior festival da cerveja do país. Nele, o mês de outubro representa uma mistura entre as tradições alemãs e os elementos da cultura brasileira.

O clima propício da região permite o cultivo de uma grande variedade de uvas. A cada dois anos comemorada a Festa Nacional da Uva em Caxias do Sul, cidade do Rio Grande do Sul. A tradição italiana chegou à Serra Gaúcha através dos imigrantes italianos e é realizada desde 1932.

Outras manifestações culturais da Região Sul

Na culinária, destacam-se a qualidade dos vinhos e espumantes produzidos na região, assim como o tradicional churrasco gaúcho. Além disso, há também uma das tradições mais marcantes do Brasil, que é o consumo do chimarrão, erva-mate e água quente, tomado na cuia e comumente compartilhado.

Na música, além do sertanejo, presente sobretudo no Paraná, são tradicionais ritmos como o fandango e o vanerão.

Saiba mais sobre a Cultura da Região Sul.

Veja também: