Por que cachorro tem medo de foguete

Para os humanos, o fogo de artifício é uma maneira divertida de comemorar certas datas, como a passagem de ano. Para os cães, porém, pode ser muito assustador. Muitos fogem e ficam ansiosos.

Segundo a Purina, este comportamento pode ser justificado por quatro razões:

1. É barulhento

A maioria do fogo de artifício tem um som alto. Os cães têm uma capacidade auditiva mais aguda do que os humanos, portanto, esses estrondos, estalidos e assobios são alarmantes.

2. É imprevisível

Os humanos esperam o fogo de artifício em certas datas, mas para o seu cão é apenas mais um dia. Esses fogos de artifício vêm sem aviso.

3. Representam uma ameaça

O barulho e a imprevisibilidade do fogo de artifício levam muitos cães a interpretá-los como uma ameaça. Isso desencadeia a sua resposta de ‘luta ou fuga’. O seu cão pode latir com o barulho ou tentar fugir. Também pode mostrar outros sinais de ansiedade, como estar inquieto e ofegante.

4. Fogos de artifício fazem os cães sentirem-se presos

É provável que o seu cão tente fugir da ameaça. Mas muitas vezes não há para onde ir, pois ainda pode ouvir esses barulhos altos em ambientes fechados.

Seja sempre o primeiro a saber.Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.

Descarregue a nossa App gratuita.

Por que cachorro tem medo de foguete

Por que cachorro tem medo de foguete

Tremedeira, choro, latido e agitação: é de partir o coração ver um cachorro com medo de fogos de artifício! Embora fogos marquem as mais diversas celebrações e encham os olhos com a sua beleza, muitos cães não curtem como a gente. E o que era para ser uma noite agradável, acaba sendo uma tortura para eles – e para nós também. Eis que paira no ar a dúvida: o que fazer para ajudar o cachorro com medo de fogos?

Por que cachorro tem medo de fogos?

Antes de saber o que fazer, é importante entender a raiz do problema. Assim fica até mais fácil agir adequadamente. Então, por que cachorro tem medo de fogos?

O temor do cachorro com medo de fogos é desencadeado pelo alto volume das explosões e pelo brilho das luzes. Para aqueles que tiveram pouco contato com diferentes sons, a aversão pelo desconhecido tende a ser pior ainda. Muitas vezes, esse medo começa quando ainda são filhotes.

Vale ressaltar ainda que não importa a raça, porte ou tamanho, todos eles podem se amedrontar. As principais razões que explicam por que cachorro tem medo de fogos são:

  • Barulho
  • Ameaça
  • Desconhecido
  • Gatilho de estresse
  • Genético

Barulho

Os cães têm ouvidos muito sensíveis, capazes de ouvir timbres inaudíveis para os humanos. Ou seja, se para nós o espetáculo já é bem barulhento, para eles é um enorme estrondo! Tamanha sensibilidade pode até causar dor no animal ou danificar a audição de um filhote.

Ameaça

Muitos cães encaram os fogos de artifício como uma ameaça por ser algo bastante ruidoso e inesperado. Por isso, alguns cachorros com medo de fogos podem ficar agressivos a fim de tentar se proteger. Já outros, tendem a fugir ou se esconder ao levar um susto.

Desconhecido

Cães que não foram expostos a diferentes ruídos quando pequenos podem desenvolver certa aversão ao desconhecido. Esse quesito esclarece diversos temores, inclusive, explica por que cachorro tem medo de fogos.

Gatilho de estresse

Para muitos cachorros com medo de fogos, o espetáculo que encanta o céu é um gatilho para crises de estresse e ansiedade. É como se eles se sentissem angustiados, presos ou desprotegidos. Aí, tremem e choram até o show acabar. Uma experiência traumática também pode deixá-los mais vulneráveis e sensíveis a esse temor.

Genético

Alguns cães possuem uma pré-disposição genética a serem mais medrosos. Para esses animais, qualquer coisa pode ser motivo para se assustarem. DNA também explica por que cachorro tem medo de fogos.

Como acalmar cachorro com medo de fogos

A primeira dica para acalmar o cachorro com medo de fogos é ficar calmo e encarar a situação numa boa. Lembre-se que eles são capazes de te sentir. Ou seja, nada de pânico ou estresse para não aumentar o temor dele. Então, abra o seu champanhe e passe a mensagem para o seu amigo de quatro patas que está tudo bem.

As suas ações também devem ser somente positivas. Diante de um cachorro com medo de fogos, qualquer ato negativo só irá piorar a situação. Por isso, não o obrigue a fazer nada que não queira e não o reprima. Permita que ele faça o que o deixa mais confortável, como se esconder, por exemplo.

Uma ótima saída para contornar a questão é entreter o cachorro com medo de fogos. Faça carinho, use brinquedos e petiscos durante a ocasião. Nessas horas, vale apelar para aquelas comidinhas especiais ou que requerem mais tempo para mastigar. Ou então, coloque o cachorro com medo de fogos em uma área segura, como um quarto ou uma sala com portas e janelas fechadas, inclusive cortinas. Isso ajudará a diminuir o barulho e o brilho da luz.

Faixa para cachorro com medo de fogos

Você já ouviu falar na faixa para cachorro com medo de fogos? Conhecida como Tellington Touch (TTouch), a técnica consiste em passar uma atadura em alguns pontos do corpo do seu cãozinho para que ele se sinta mais seguro. As compressões nesses lugares específicos funcionam como uma espécie de terapia. Além de acalmar o cachorro com medo de fogos, ainda o distrai do problema.

Para essa solução, você pode usar uma faixa, bandagem ou um pano, posicionando conforme mostra a imagem abaixo:

Por que cachorro tem medo de foguete
Veja o passo a passo da técnica da faixa

Atente-se em deixar a faixa firme. É isso que irá fazer o cachorro com medo de fogos se sentir mais seguro. Deixá-la frouxa não traz resultados. E tome cuidado para não apertar demais para evitar riscos à circulação sanguínea do animal. E quando der o nó, deixe-o na lateral do corpo do cãozinho, nunca sobre a coluna!

Recomendações para usar a faixa para cachorro com medo de fogos

  1. Teste antes: em geral, a faixa para cachorro com cachorros com medo de fogos funciona bem. No entanto, há cães que não se adaptam. Por isso, é fundamental experimentar e observar como o animal reage. Se ele tentar tirar ou parecer desconfortável, é melhor desistir da técnica. Isso só o deixará ainda mais estressado.
  2. Momentos comuns: embora a técnica tenha a finalidade de acalmar cachorros com medo de fogos, ela não será tão benéfica se utilizada somente quando o show começar. O peludo pode associar a TTouch como a causadora de seu próprio temor, e o método irá por água abaixo. Por isso, utilize a faixa para cachorro com medo de fogos também em momentos comuns.
  3. 30 minutos antes: assim como a recomendação anterior, o ideal é colocar a faixa para cachorro com medo de fogos antes do show começar. Se possível, cerca de 30 minutos antes já é o suficiente para que o efeito seja positivo.
  4. Petiscos e carinho: não se esqueça de oferecer petiscos e muito carinho ao final. 🙂

Gostou desse conteúdo? Então, dê uma olhada em outros perigos que os animaizinhos estão expostos em festas de finais de ano. E, se você estiver planejando uma viagem, veja também os prós e contras de deixar o cãozinho com a família.

Por que cachorro tem medo de foguete

Por que cachorro tem medo de foguete

É um costume do brasileiro realizar shows pirotécnicos no final de ano, principalmente na madrugada do último para o primeiro dia do ano. O ritual de novo ano pode ser diferente para cada um, mas com certeza é um momento assustador para nossos pets. Quem tem pet já sabe que o barulho costuma assustar a maioria dos animais. Mas, você já pensou o porquê dos cachorros sentirem medo de fogos de artifício?

Saiba o porquê isso acontece e como devemos lidar.

Por que os cachorros têm medo de fogos?

A ciência já comprovou que os cães possuem um olfato bem melhor que o do ser humano. Acontece que isso também é válido para sua audição, que consegue captar sons distantes que não conseguimos. Esse sentido apurado era muito usado para caçar, algo que se perdeu a medida em que os cães foram domesticados.

Ainda assim, os cachorros conseguem ouvir de 10 mil a 40 mil hertz, enquanto que nós ficamos em uma média de 16 mil a 20 mil hertz. Isso explica bem porque os cachorros conseguem detectar quando estamos chegando antes mesmo de abrir a porta. Eles ouvem.

Diante disso, é explicável o porquê do barulho dos fogos ser capaz de deixar os cachorros tão assustados e desesperados.

Cuidados com os pets durante os fogos

Por mais que o show de fogos seja breve na sua cidade, tomar alguns cuidados podem fazer esses minutos menos frustrantes para você e pro seu pet.

  • Não se desespere! Uma mudança de atitude sua pode reforçar o medo do cão.
  • Tente acostumá-lo com outros sons altos, para que o impacto dos fogos seja menor.
  • Não o deixe sozinho. Caso não possa estar em casa durante a virada, cogite deixá-lo com alguém que ele confie ou levá-lo com você.
  • Mantenha a porta ou portão fechada. Pode ser que com o susto, ele tente fugir ou procurar um local para se esconder.
  • Evite pegá-lo no colo. Isso pode reforçar que ele precisa de abrigo por conta de perigo. O ideal é que aja o mais naturalmente possível.
  • Aprenda a fazer uma amarração tranquilizadora aqui.