O que fazer quando a menstruação atrasa

Quando não estamos planejando uma gravidez, atrasos na menstruação são sempre assustadores, principalmente se ela é regulada e não costuma atrasar. Nossa mente vai longe imaginando testes de gravidez, bebês, mudanças na vida, etc! Mas a verdade é que ter um feto no útero não é o único motivo pelo qual a menstruação pode atrasar. Então para evitar alarmes desnecessários, nós separamos 5 razões, além da gravidez, que podem justificar o atraso da menstruação.

1. MUDANÇAS DE ROTINA

Você trocou de emprego recentemente? Mudou a hora de acordar? Foi viajar? Pode demorar um pouco até que seu corpo se ajuste à nova rotina e durante este período o seu ciclo menstrual pode sofrer alterações causando um atraso ou até mesmo a ausência da menstruação durante um mês.

O que fazer? A boa notícia é que assim que seu corpo se adaptar à nova rotina, seu ciclo menstrual voltará ao normal!

2. FICAR DOENTE

Estar doente pode atrasar a sua ovulação, por exemplo, e consequentemente a menstruação. É impressionante como o nosso corpo é totalmente interconectado. Quando algo ameaçador acontece, o corpo automaticamente cancela as demais operações para focar a atenção onde é necessário. O seu ciclo menstrual é provavelmente o primeiro a ser afetado, até que o resto do seu corpo esteja de volta ao normal.

O que fazer? Aproveite este momento para cuidar de você. Assim que você melhorar seu ciclo menstrual voltará ao normal.

3. ESTRESSE

As suas emoções e em particular o estresse podem ter um impacto significativo na regularidade do seu ciclo menstrual. Se você estiver em uma rotina de trabalho acelerada, tiver passado por um acontecimento traumático ou até mesmo estiver preocupada por algum motivo, o seu corpo percebe e age de acordo. Se você estiver estressada por sua menstruação estar atrasada, por exemplo, isso pode atrasá-la ainda mais! A natureza feminina é conservadora neste aspecto. Se você está em um momento de tensão ela automaticamente conclui que você não está em um bom momento para gerar um bebê e interrompe a regularidade do seu ciclo menstrual.

O que fazer? O estresse é um pouco mais difícil de controlar, mas às vezes adicionar momentos de tranquilidade à sua rotina podem ajudar muito, como uma aula de yoga, por exemplo, ou a leitura de um livro antes de dormir. Se você tiver passado por algum acontecimento traumático, procure ajuda médica.

4. MEDICAMENTOS

Iniciar o uso de uma nova medicação ou mudar a dosagem de uma existente pode afetar várias partes do seu corpo, incluindo o seu ciclo menstrual, principalmente se estivermos falando de pílulas anticoncepcionais. Mesmo que você não atrase ou pule uma pílula da cartela, o efeito que ela tem sobre o seu corpo pode variar sem motivo aparente, atrasando ou mesmo eliminando a menstruação. Apesar deste ser o efeito desejado para algumas pessoas, vale a pena saber que esta é a causa do atraso ou ausência da menstruação.

O que fazer? Assim que o seu corpo se adaptar à nova medicação ou à nova dosagem, seu ciclo menstrual voltará ao normal. Caso não volte, converse com o seu médico a respeito.

5. EXERCÍCIOS FÍSICOS INTENSOS

Você tem passado horas por dia na academia? Está treinando par uma maratona? Se você iniciou uma nova e intensa rotina de exercícios recentemente, é provável que a sua menstruação atrase.

O que fazer? Assim que o seu corpo se adaptar à nova rotina de exercícios seu ciclo menstrual voltará ao normal. Caso não volte pode ser que você esteja se exercitando em excesso. Neste caso converse com o seu médico a respeito.

6. VARIAÇÕES DE PESO

Uma variação brusca de peso pode impactar o seu ciclo menstrual. Quando você perde muito peso muito rápido seu corpo não produz estrogênio o suficiente. E quando você ganha muito peso muito rápido seu corpo produz uma quantidade excessiva de estrogênio. Ambas as situações podem atrasar ou eliminar a sua menstruação. Pessoas que estão extremamente acima ou abaixo do peso também podem experienciar variações no ciclo menstrual ou a ausência da menstruação.

O que fazer? Se você passou recentemente por uma perda ou ganho excessivo de peso, converse com o seu médico para ter certeza de que o seu corpo está funcionando como deveria. A ausência da menstruação pode indicar problemas de saúde e deve ser acompanhada de perto.

Se você acha que pode estar grávida, faça um teste de gravidez. Caso contrário converse com o seu médico, ele poderá analisar especificamente a sua situação e te deixar mais tranquila!

E você? Conhece mais algum motivo que pode ocasionar o atraso da menstruação que não seja gravidez? Já passou por alguma dessas situações? O que você fez para regular o seu ciclo novamente? Deixe um comentário e compartilhe a sua experiência com a gente! 🙂

Este artigo está disponível também em: English, español, Deutsch, français

Você vai ao banheiro, abaixa as calças e… nada. Você esperava que sua menstruação tivesse chegado, mas não chegou. Antes de começar a se preocupar do porquê possa estar atrasada, respire fundo e leia abaixo.

Como saber se sua menstruação está atrasada

Seu corpo não é um relógio e variações no seu ciclo menstrual são normais, especialmente se você estiver na adolescência, amamentando ou aproximando-se da menopausa.

Estresse, viagens, dietas, doenças e medicamentos (incluindo anticoncepcionais) também podem afetar a duração do seu ciclo, sintomas e a duração e intensidade da sua menstruação. Até 7–9 dias de variação entre ciclos é considerada normal em adultos.

Baixe o Clue app para monitorar mudanças e a duração de seu ciclo menstrual.

App StorePlay Store

  • O que fazer quando a menstruação atrasa
  • O que fazer quando a menstruação atrasa

O que fazer quando a menstruação atrasa

O que fazer quando a menstruação atrasa

Se você tem um ciclo irregular (isto é, você não sabe quando sua menstruação virá e a diferença entre o seu ciclo mais longo e o mais curto é maior do que 7–9 dias), nesse caso sexo desprotegido ou exposição a esperma nas suas genitais representa um risco na maioria das vezes. , apesar de que o quanto antes o fizer menos preciso poderá ser e algumas marcas são mais sensíveis do que outras (1).

Se você obter um resultado negativo a princípio e sua menstruação ainda não tiver vindo depois de uma semana, você pode considerar fazer um novo teste de gravidez—só para ter certeza. O quanto antes você souber se você tem uma gravidez ou não, mais cedo poderá se organizar (se você der continuidade à gravidez, algumas vitaminas costumam ser recomendadas imediatamente). Você pode obter testes e aconselhamento confidenciais na maioria dos escritórios e clínicas de profissionais de saúde.

Se você obteve resultado negativo para teste de gravidez e não teve menstruação por mais de 90 dias, marque uma consulta com seu profissional de saúde. Conte sobre suas menstruações anteriores, duração dos ciclos e intensidade e qualquer outros sintomas que possa ter notado. O profissional de saúde pode optar por realizar alguns exames para verificar se o seu ciclo está sendo afetado por outra condição de saúde.

Uma menstruação atrasada pode ser emocional, mas tente não se antecipar com conclusões até que descubra o que realmente está acontecendo. É totalmente normal que a duração do seu ciclo menstrual varie às vezes—talvez não seja nada de mais.

Baixe o Clue para acompanhar e registrar tudo sobre seu ciclo.

  1. Curtis KM, Jatlaoui TC, Tepper NK, et al. U.S. Selected Practice Recommendations for Contraceptive Use, 2016. MMWR Recomm Rep 2016;65(No. RR-4):1–66.