De que cor fica um objeto vermelho quando iluminado com luz verde

Teste seus conhecimentos a respeito da cor dos objetos por meio desta lista de exercícios comentados!

Questão 1

(UFES) Um objeto amarelo, quando observado em uma sala iluminada com luz monocromática azul, será visto

a) amarelo.

b) azul.

c) preto.

d) violeta.

e) vermelho.

Questão 2

(UFRN) Ana Maria, modelo profissional, costuma fazer ensaios fotográficos e participar de desfiles de moda. Em trabalho recente, ela usou um vestido que apresentava cor vermelha quando iluminado pela luz do sol. Ana Maria irá desfilar novamente usando o mesmo vestido. Sabendo-se que a passarela onde Ana Maria vai desfilar será iluminada agora com luz monocromática verde, podemos afirmar que o público perceberá seu vestido como sendo

a) verde, pois é a cor que incidiu sobre o vestido.

b) preto, porque o vestido só reflete a cor vermelha.

c) de cor entre vermelha e verde devido à mistura das cores.

d) vermelho, pois a cor do vestido independe da radiação incidente.

Questão 3

(UNIRIO) Durante a final da Copa do Mundo, um cinegrafista, desejando alguns efeitos especiais, gravou cena em um estúdio completamente escuro, onde existia uma bandeira da "Azurra" (azul e branca) que foi iluminada por um feixe de luz amarela monocromática. Quando a cena foi exibida ao público, a bandeira apareceu:

a) verde e branca.

b) verde e amarela.

c) preta e branca.

d) preta e amarela.

e) azul e branca.

Questão 4

A respeito das cores dos objetos, marque a alternativa correta:

a) A cor é uma característica própria de cada objeto.

b) A cor não é uma característica própria de cada objeto, pois depende da luz que o ilumina.

c) Um objeto de cor amarela sob luz policromática é visto com a mesma cor sob luz monocromática verde.

d) Como reflete todas as cores, o corpo negro não tem condição de apresentar coloração, sendo visto, portanto, como preto.

e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Questão 5

Antes do jogo da final de um importante campeonato de futebol, houve uma apresentação artística com dança. No centro do campo estava uma grande bandeira nas cores branca, vermelha e amarela. Sabendo que o jogo aconteceu à noite, qual seria a cor da bandeira vista por um observador na arquibancada caso todo o estádio fosse iluminado com uma luz monocromática vermelha?

a) Preta, vermelha e amarela.

b) Vermelha e amarela.

c) Totalmente preta.

d) Totalmente branca.

e) Vermelha e preta.

Questão 6

Marque a alternativa correta:

a) Em nossos olhos exitem receptores visuais responsáveis pela visão colorida chamados de cones.

b) A visão noturna dos humanos é garantida graças a receptores visuais chamados de bastonetes.

c) A falta de vitamina E pode prejudicar a atuação dos bastonetes, receptores visuais responsáveis pela visão colorida.

d) As imagens dos objetos são formadas em nossa retina de forma invertida e com o mesmo tamanho dos objetos observados.

e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Resposta - Questão 1

LETRA “C”

O objeto amarelo possui capacidade de refletir apenas a luz monocromática amarela. Sendo assim, qualquer luz monocromática de outra cor será absorvida. Como o objeto é iluminado por uma luz monocromática azul, ele a absorve e é percebido por um possível observador como sendo preto.

Resposta - Questão 2

LETRA “B”

O vestido, quando observado na luz branca (policromática), é visto com a cor vermelha. Sendo assim, podemos compreender que ele reflete somente a luz vermelha, absorvendo as demais. Ao iluminar o vestido com luz verde, ele absorverá a radiação, assim, o público irá percebê-lo na cor preta.

Resposta - Questão 3

LETRA “D”

A parte azul da bandeira possui a capacidade de refletir somente luz azul. Sendo assim, ao ser iluminada com luz amarela, ela é percebida na cor preta. Já a parte branca da bandeira reflete todas as cores, então, ela é vista com a cor amarela.

Resposta - Questão 4

LETRA “B”

A cor de um objeto está sujeita à luz que o ilumina. Um corpo verde, por exemplo, pode ser percebido como preto se iluminado sob luz monocromática azul. Sendo assim, podemos dizer que a cor depende da luz que ilumina o objeto e, portanto, não é uma característica própria dele.

Resposta - Questão 5

LETRA “E”

A parte vermelha da bandeira, como reflete apenas luz vermelha, seria percebida com essa cor. A parte branca, por refletir todas as cores, também seria vista na cor vermelha. Já a parte em amarelo seria vista como preto, pois o amarelo reflete apenas a luz amarela.

Resposta - Questão 6

LETRA “E”

a) A função descrita é dos bastonetes.

b) A função descrita é dos cones.

c) A falta da vitamina A prejudica a ação dos bastonetes.

d) A imagem dos objetos formada na retina é invertida e menor.

A Óptica e as cores dos objetos

Versão desktop

Copyright © 2022 Rede Omnia - Todos os direitos reservados Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

Diariamente, deparamo-nos com vários tipos de objetos, como carros, motos, bicicletas, pessoas, etc. Podemos verificar que alguns objetos possuem a mesma forma, mesmo tamanho, porém, algumas vezes, o que os diferenciam são as cores. Essa comprovação também pode ser notada nas roupas das pessoas, nas cores das residências e principalmente nos semáforos.

Dependendo da frequência emitida e também das características do material, um corpo pode ou não absorver certa quantidade de energia.
As cores das coisas são determinadas pela frequência da luz. Vejamos a ilustração abaixo, que nos fornece uma tabela identificando as principais frequências da luz.

Quando vemos a luz emitida pelo Sol, estamos enxergando um somatório de cores, ou seja, a luz branca é a soma de algumas cores básicas. Caso iluminemos um objeto opaco com luz branca, veremos que parte dessa luz é absorvida e outra parte é refletida.
Dessa forma, ao vermos um objeto de cor escura (objeto negro), podemos dizer que esse objeto está absorvendo toda a luz que incide sobre ele. Já ao vermos um objeto claro (cor branca), podemos dizer que ele está refletindo toda a luz que incide sobre ele. Entre essa variação de cor (branca e preta), temos objetos que absorvem algumas cores e refletem outras. Desse modo, temos vários objetos com uma grande quantidade de cores diferentes.

Vejamos a seguinte figura. Nela, estão dois objetos de cores diferentes, um objeto azul e outro objeto verde.

De acordo com a figura acima, iluminamos dois objetos com luz branca, e ambos os objetos absorvem todas as cores, exceto a luz azul e a luz verde, respectivamente. Como não são absorvidas, a luz azul e a luz verde são refletidas em todas as direções (difusamente) tornando o primeiro objeto azul, e o outro, verde.
Ao observarmos o espectro de cores, perceberemos que ali não estão todas as cores que conhecemos ou que estamos acostumados a ver (não vemos, por exemplo, a cor bege, cor-de-rosa, etc.). As cores diferentes que vemos no dia a dia são obtidas a partir da mistura diferenciada das cores básicas.
Vejamos na figura abaixo as cores que adquirimos ao somarmos as cores primárias:

Podemos encontrar fontes de luz que não emitem as cores básicas. Sendo assim, objetos que são iluminados por esse tipo de fonte de luz apresentam cores totalmente diferentes das cores que apresentariam se fossem iluminados por uma fonte de luz branca (luz do Sol).

Por Joab Silas

Graduado em Física

Na nossa vida cotidiana somos cercados por objetos como móveis, carros, instrumentos, casas, prédios, etc. Percebemos que muitos objetos apresentam cores iguais, mas a grande maioria possui cores diferentes. Podemos caracterizar a cor de um objeto pela frequência da luz.

A luz branca é, na verdade, uma mistura de algumas cores básicas. Se incidirmos luz branca sobre um objeto opaco, parte da luz é absorvida e outra parte será refletida. A quantidade de energia que o corpo vai absorver ou refletir depende basicamente de dois fatores: a frequência da luz e o tipo de material de que é feito o corpo. Portanto, quando vemos um objeto branco é porque, na verdade, ele está refletindo toda a luz que incide sobre ele. Quando vemos um objeto negro, é porque ele está absorvendo toda a luz que incide sobre ele. Entre um corpo que reflete toda a luz (objeto branco) e um objeto que absorve toda a luz (objeto negro), temos objetos que refletem algumas cores e absorvem outras.

Vamos considerar a figura abaixo, onde temos um objeto verde e outro vermelho.

Quando a luz branca incide sobre o cubo, ele absorve todas as cores, exceto a luz verde. A luz verde é então refletida em todas as direções (reflexão difusa), fazendo com que o cubo nos pareça verde. Quando a luz branca incide sobre o cilindro, ele absorve todas as cores, exceto a luz vermelha. A luz vermelha é então refletida difusamente, fazendo com que o cilindro nos pareça vermelho.

Quando olhamos para o espectro da segunda figura, notamos a falta de várias outras cores que estamos acostumados a ver, como por exemplo, o marrom, o bege, o cor-de-rosa, etc. Essas cores são obtidas através da mistura, em diferentes proporções, das cores básicas. A figura abaixo mostra o resultado da mistura de algumas cores:

Temos que ficar atentos ao fato de que há fontes de luz, diferentes do Sol, que não emitem todas as cores básicas. Dessa forma, um objeto, quando iluminado por essas fontes, pode apresentar cores diferentes das cores apresentadas quando iluminado pela luz do Sol.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto: