O que é necessário fornecer as grandezas vetoriais que, não é necessário as grandezas escalares

Segundo a física, grandeza é tudo aquilo que pode ser medido. Tal é dividido em dois:

ESCALARES; São as grandezas que possuem apenas módulo, ex.: tempo. O tempo só possui módulo. Não faz sentido perguntar para onde o tempo está indo, se é para cima  ou para baixo, direita ou esquerda...

VETORIAIS; São as grandezas que possuem módulo (o valor numérico), sentido (esquerda/direita e pra cima/pra baixo) e direção (vertical, horizontal ou vertical), ex.: direção. A direção sim, dá para você perguntar se está indo para cima/baixo ou para esquerda/direita.

ESCALARES POSSUEM APENAS MÓDULO.

VETORIAIS POSSUEM MÓDULO, DIREÇÃO E SENTIDO.

Uma grandeza é tudo aquilo a que se pode atribuir um valor numérico e uma unidade de medida. Em outras palavras, grandeza é tudo aquilo que pode ser medido. A atribuição de valores para as grandezas é feita por meio de padrões estabelecidos ou regras que podem ser reproduzidas em laboratório. Após os padrões para a determinação das grandezas serem estabelecidos, as unidades de medida são escolhidas.

Na década de 60, existiam grandes quantidades de sistemas e padrões de medida, cada um com suas unidades próprias, o que dificultava, por exemplo, a produção científica, haja vista a complicação de se conhecer todos os padrões e sistemas propostos. Buscando padronizar as unidades de medida das grandezas, a 11ª Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM) criou o Sistema Internacional de Unidades (SI). O SI estabelece quais são as unidades e os padrões necessários para a determinação de cada medida. Além disso, foram determinadas unidades consideradas fundamentais e, a partir destas, derivam todas as demais. A tabela abaixo mostra as grandezas fundamentais consideradas pelo SI e suas unidades de medida e símbolos.

Podemos citar como exemplo de grandeza derivada a força. A unidade de medida de força é o newton (N), que advém das unidades de comprimento, massa e tempo.

As grandezas escalares são aquelas que podem ser completamente caracterizadas apenas com um número seguido de uma unidade de medida. É o caso, por exemplo, da massa. Ao dizermos que um objeto possui 10 kg, a informação foi completamente passada e não há necessidade de complemento. Assim, podemos entender que essa grandeza é escalar.

Temperatura, massa, tempo, energia, etc., são exemplos de grandezas escalares. O tratamento dessas grandezas é algébrico, isto é, as operações envolvendo grandezas escalares podem ser feitas normalmente.

As grandezas vetoriais precisam de três informações para serem completamente caracterizadas: módulo, direção e sentido. O módulo corresponde ao valor numérico da grandeza; a direção é a reta de atuação (horizontal, vertical e diagonal); e o sentido determina como a grandeza atua em determinada direção (direita, esquerda, para cima etc).

Se dissermos que uma força de 50 N empurrou um objeto, precisamos dizer para onde esse objeto foi empurrado. Ao mostrar apenas o valor numérico, a informação fica incompleta. Podemos afirmar, por exemplo, que uma força de 50 N empurrou um objeto na horizontal e para a direita.

O vetor é o representante das grandezas vetoriais e é quem indica as três características de uma dada grandeza vetorial. A figura abaixo mostra duas forças que atuam sobre um objeto de massa M. A partir dos vetores (setas) que representam as forças F1 e F2, podemos dizer que o movimento é horizontal, para a direita e que F1 > F2. Força, velocidade, aceleração, etc., são exemplos de grandezas vetoriais.

As operações envolvendo esse tipo de grandeza são chamadas de vetoriais. Por isso, nem sempre uma força de 4 N somada à outra força de 4 N resultará em uma força de 8 N. Para saber mais sobre as operações vetoriais, leia os seguintes textos: operações básicas envolvendo vetores, operações com vetores e decomposição de vetores.

01. O que é necessário fornecer às grandezas vetoriais que não é necessário às grandezas escalares, para que elas fiquem perfeitamente caracterizadas?

Para que uma grandeza vetorial seja completamente caracterizada, é preciso fornecer:

I: intensidade;

II: Direção;

III. Sentido.


Para caracterizar completamente uma grandeza escalar, basta informarmos um único valor:

I. intensidade.


02. Classifique os itens abaixo em “grandeza escalar”, “grandeza vetorial” ou “não grandeza física”

a) Velocidade.

b) Distância.

c) Compaixão.

d) Cansaço

e) Peso

f) Massa

a) Velocidade.

b) Distância.

c) Compaixão.

d) Cansaço

e) Peso

a) Grandeza vetorial.

b) Grandeza escalar.

c) Não grandeza.

d) Não grandeza.

e) Grandeza escalar.

f) Grandeza escalar.


03. Indique a opção em que todas as grandezas apresentadas são grandezas escalares:

a) Massa, velocidade, aceleração.

b) Altura, velocidade, massa.

c) Força, massa, distância.

d) distância, massa, tempo.

a) Massa, velocidade, aceleração.

b) Altura, velocidade, massa.

c) Força, massa, distância.

d) distância, massa, tempo.


04. Marque a opção cujas medidas apresentadas estão de acordo com o SI:

a) 200 kg, 2 m, 20 h.

b) 2000 g, 200 cm, 72.000 anos.

c) 200 kg, 0,2 dam, 0,833 d.

d) 2000 g, 2 m, 72.000 s.

a) 200 kg, 2 m, 20 h.

b) 2000 g, 200 cm, 72.000 anos.

c) 200 kg, 0,2 dam, 0,833 d.

d) 2000 g, 2 m, 72.000 s.


05. Sabendo que a velocidade é dada pela razão entre deslocamento (uma variação de distância) e tempo, faça uma análise dimensional e marque as alternativas que não podem expressar a grandeza velocidade:

a) [   ] kg/m.

b) [   ] cm/s.

c) [   ] N/s.

d) [   ] km/dias.

e) [   ] dias/km.

a) [   ] kg/m.

b) [   ] cm/s.

c) [   ] N/s.

d) [   ] km/dias.

e) [   ] dias/km.

a) [   ] kg/m.

b) [ X ] cm/s.

c) [   ] N/s.

d) [ X ] km/dias.

e) [   ] dias/km.


06. Sabendo que a aceleração é dada pela razão entre variação de velocidade e tempo, faça uma análise dimensional e marque as alternativas que não podem expressar a grandeza aceleração:

a) [   ] (m/s)/s.

b) [   ] m/s².

c) [   ] km/h.

d) [   ] (N.km)/(N.s²).

e) [   ] s²/km.

a) [   ] (m/s)/s.

b) [   ] m/s².

c) [   ] km/h.

d) [   ] (N.km)/(N.s²).

e) [   ] s²/km.

a) [   ] (m/s)/s.

b) [   ] m/s².

c) [ X ] km/h.

d) [   ] (N.km)/(N.s²).

e) [ X ] s²/km.

Diariamente nos deparamos com muitas grandezas físicas. Algumas dessas grandezas ficam perfeitamente definidas com um valor numérico e sua unidade de medida. É o caso, por exemplo, da temperatura. Quando dizemos que a temperatura ambiente é de 23º C, não precisamos de mais nenhuma informação para explicar esse fenômeno. No entanto, existem grandezas que, além do valor numérico e da unidade de medida, necessitam de uma direção e um sentido para que fiquem perfeitamente definidas. Por exemplo, a distância entre Goiânia (GO) e Brasília (DF) é de aproximadamente 170 km. Para chegarmos a Brasília, partindo de Goiânia, devemos percorrer cerca de 170 km, na direção nordeste e sentido Goiânia-Brasília. As grandezas que são definidas apenas pelo seu valor numérico e sua unidade de medida são chamadas de grandezas escalares. São grandezas escalares: Tempo, Temperatura, Volume, Massa, Trabalho de uma Força, etc. Aquelas que necessitam de uma direção e um sentido, além do valor numérico e da unidade de medida, são chamadas de grandezas vetoriais. As grandezas vetoriais são representadas por vetores. Vetor é um ente matemático caracterizado por possuir um sentido, uma direção e um módulo (intensidade). Graficamente, vetor é representado por uma reta orientada, indicado por uma letra sobre a qual colocamos uma seta. vetor força vetor aceleração vetor velocidade


São grandezas vetoriais: Velocidade, Aceleração, Força, Deslocamento, Empuxo, Campo elétrico, Campo magnético, Força peso, etc.

Publicado por Kleber G Cavalcante

Última postagem

Tag