Por que o rosto incha quando dormimos

Não é raro, após uma boa noite de sono, acordarmos com o rosto, os olhos ou as mãos inchadas. Mas por que isso acontece?

Cerca de 70% do nosso corpo é composto de líquidos e quase um terço deste total é extracelular, ou seja, circula por fora das células do nosso organismo. Quando nos deitamos para dormir, os líquidos extracelulares se distribuem de forma mais uniforme por todo o corpo, inclusive a cabeça, provocando inchaço nas pálpebras. Mas além destas, a região abaixo dos olhos, o rosto e as mãos podem ficar inchados.

A médica e dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Ana Paula Meski, explica que em uma pessoa saudável a retenção de líquidos durante o sono está relacionada à posição que ela dorme. "Enquanto dormimos, a drenagem linfática do nosso corpo diminui e acumulamos linfa (uma espécie de soro composta de nutrientes) com mais facilidade nas extremidades como mãos, pés, pálpebras e rosto".

Uma pessoa que costuma dormir de barriga para baixo, por exemplo, tem maior tendência de acordar com olhos e rostos inchados, porque nesta posição é mais fácil acumular o líquido extracelular.

O professor de Educação Física da Unicamp, Edison Duarte, alerta, porém, que acordar todos os dias com o corpo inchado pode significar alguma deficiência circulatória e, por isso, o correto seria procurar um médico. Em geral, quem tem problemas cardíacos, circulatórios ou renais possui dificuldade para eliminar líquidos pela urina e acabam inchando mais que as outras pessoas.

O inchaço no corpo pode estar relacionado a outros fatores também, como ingestão exagerada de sal, de bebidas alcoólicas ou mesmo com as temperaturas climáticas. No verão é mais comum nos depararmos com inchaços de algumas partes do corpo do que no inverno.

Esta pergunta foi enviada pelo internauta Francélio alves. Clique aqui e envie já a sua.

Fonte: Redação Terra

O inchaço no rosto, também chamado de edema facial, corresponde ao acúmulo de líquidos no tecido do rosto, podendo acontecer devido a diversas situações que devem ser investigadas pelo médico. O rosto inchado pode acontecer devido à cirurgia dentária, alergia ou como consequência de doenças como a conjuntivite, por exemplo. O inchaço também pode estender até o nível da garganta dependendo da sua causa.

É normal a pessoa acordar com o rosto inchado em algumas situações devido à pressão do rosto sobre a cama e o travesseiro, no entanto quando o inchaço acontece de forma repentina e sem causa aparente, é importante consultar o médico para que se identifique a causa e possa ser iniciado o tratamento adequado.

Principais causas

Algumas situações que podem causar edema facial, são:

  • Após uma cirurgia dentária, na região do rosto, cabeça ou pescoço;
  • Durante a gravidez e nos primeiros dias do pós-parto;
  • Durante o tratamento contra o câncer, após uma sessão de quimioterapia ou imunoterapia;
  • Em caso de alergia que pode ser causada por alimentos ou produtos que tenha aplicado no rosto;
  • Após um dia de exageros alimentares, contendo especialmente sal e sódio em excesso;
  • Após dormir muitas horas seguidas, especialmente se dormir de bruços;
  • Ao dormir poucas horas, não sendo suficiente para descansar de forma adequada;
  • Em caso de infecção no rosto ou nos olhos, como conjuntivite, sinusite ou rinite alérgica;
  • Durante uma crise de enxaqueca ou cefaleia em salvas;
  • Devido ao efeito colateral de medicamentos, como aspirina, penicilina ou prednisona;
  • Após picada de insetos na região da cabeça ou pescoço;
  • Trauma envolvendo a região da cabeça;
  • Obesidade;
  • Reação a transfusão sanguínea;
  • Desnutrição grave;
  • Sinusite.

Outras situações mais graves e que devem ser sempre avaliadas pelo médico incluem alterações nas glândulas salivares, hipotireoidismo, paralisia facial periférica, síndrome da veia cava superior, angioedema, ou doença renal, que causa inchaço principalmente na parte inferior dos olhos.

O que fazer para desinchar o rosto

1. Aplicar água fria e gelo

Lavar o rosto com água gelada é uma estratégia simples mas bastante eficaz. Embrulhar uma pedrinha de gelo numa folha de guardanapo e passar em volta dos olhos com movimentos circulares também é uma boa forma de eliminar o excesso de líquido dessa região, porque o frio irá promover uma diminuição do diâmetro dos pequenos vasos sanguíneos, o que ajuda a diminuir o edema de forma simples e rápida.

2. Beber água e fazer exercício

Beber 2 copos de água e ir caminhar rápido ou correr por cerca de 20 minutos, antes de tomar o café da manhã também irá promover o aumento da circulação sanguínea e a formação de uma maior quantidade de urina, o que vai naturalmente eliminação o excesso de líquidos do corpo. Depois disso, pode-se tomar o café da manhã evitando alimentos processados, preferindo iogurte natural ou um suco de frutas diurético, como abacaxi com hortelã, por exemplo. Confira mais exemplos de alimentos diuréticos.

No entanto, é importante ir ao médico para que sejam feitos exames e seja verificado se o inchaço não é causado por alteração cardíaca, pulmonar ou renal que possa vir a ser complicada caso a pessoa beba muita água e caminhe ou corra rápido.

3. Fazer uma drenagem linfática no rosto

Fazer uma drenagem linfática no rosto também é uma excelente solução natural para desinchar o rosto. Veja os passos para fazer a drenagem no rosto nesse vídeo:

4. Tomar um remédio diurético

A última opção deve ser tomar um remédio diurético, como Furosemida, Hidroclorotiazida ou Aldactone, que deve ser sempre prescrito pelo médico. Estes estimulam os rins a filtrar mais o sangue, o que ajuda o corpo a eliminar mais água e de sódio através da urina, e além disso, ainda ajudam no controle da pressão sanguínea, porém são contraindicados em algumas situações, como insuficiência renal, alteração hepática grave ou desidratação, por exemplo. Saiba mais exemplos de remédios diuréticos.

Sinais de alerta para ir ao médico

Assim, é recomendado buscar ajuda médica se apresentar sinais e sintomas como:

  • Inchaço no rosto que aparece de repente;
  • Se houver vermelhidão dos olhos e muita remela ou crosta nos cílios;
  • Inchaço facial que causa dor, parece duro ou que parece piorar com o tempo, ao invés de melhorar pouco a pouco;
  • Se houver alguma dificuldade de respirar;
  • Se estiver com febre, pele sensível ou muito avermelhada, porque pode indicar alguma infecção;
  • Se os sintomas não diminuem ou aumentam;
  • Aparecimento de edema em outras partes do corpo.

O médico deve ser saber mais detalhes sobre como surgiu o inchaço na face, o que parece melhorar ou piorar o inchaço, se houve algum acidente, picada de inseto, ou se a pessoa está tomando algum medicamento, ou realizando algum tratamento de saúde ou procedimento estético.

riskms / Istock

Não bastasse o incômodo do despertador, o mau humor e o cansaço que insiste em nos acompanhar todos os dias pela manhã, ainda temos que gastar um tempo tentando encontrar maneiras de disfarçar um probeliminha bastante comum: a cara inchada. Mas, afinal, por que será que nós acordamos inchados?  

Abaixo, entenda melhor o que acontece no nosso corpo durante a noite para que nossas bochechas acordem ainda maiores na manhã seguinte... 

Retenção de líquido

Acordamos com o rosto inchado porque, quando dormimos, há uma retenção natural do líquido do nosso corpo.

A posição em que ficamos ao deitar deixa a musculatura do vaso sanguíneo relaxada, tornando a circulação sanguínea do nosso corpo mais lenta.

O rosto acaba sendo mais afetado por causa da região das pálpebras, o que gera maior retenção de água.

É bem comum que a maioria das pessoas acorde desse jeito. Mas, como diz a especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) Vanessa Metz, “há pessoas que tem mais propensão para reter líquido”.

Como acabar com o inchaço no rosto?

vasakna /Istock

A melhor maneira de acabar com o inchaço do rosto é jogar água fria. O líquido age contraindo os vasos sanguíneos, que ficam dilatados durante a noite toda enquanto dormimos.

“Se houver tempo hábil, recomendo que lave o rosto com água fria e faça uma compressa rápida de água termal ou de soro fisiológico”, diz Vanessa. “Isso vai ajudar a reduzir bastante o inchaço matinal. Depois, é só começar a rotina normal”.

Durante o sono, vale a pena seguir algumas recomendações básicas. Dormir de bruços deixa o rosto mais inchado, já que jogamos o nosso peso sobre ele no travesseiro.

Além do mais, diuréticos como cerveja podem fazer com que fiquemos ainda mais inchados. Já olhou pro espelho ao acordar de ressaca? Existe uma explicação para que seu rosto fique ainda mais redondo que o normal.

A cerveja não age da mesma forma que a água em nosso sangue. Na verdade, ela faz o contrário: retém líquido, e deixa nosso metabolismo mais lento.

Segredo contra o inchaço: água

diane39/iStock

Pessoas que acordam inchadas demais durante a manhã precisam beber mais água durante o dia.

“Quanto mais bebemos água, mais eliminamos os líquidos (com a urina)”, explica Vanessa.

Com menos líquido acumulado em nosso corpo, há mais espaço para a circulação sanguínea. “Dessa maneira, o líquido circula e vai embora”, complementa. Um motivo a mais para você beber bastante água durante o dia.

Inchaço: tire suas dúvidas

Última postagem

Tag