O que é comparação obliteração e sinestesia em portugues

As figuras de linguagem foram criadas para auxiliar na comunicação, seja ela oral ou escrita, dando destaque para ideias além do sentido literal. Dentro desse recurso existem as figuras de palavras, que são utilizadas dar maior expressividade dentro de uma conversa.

Encontre bolsas de ensino para graduação

Entre elas estão a metáfora, metonímia e sinestesia! Não conhece a última? Veja o que é e como utilizá-la da forma correta:

Leia mais:
+ O que é catacrase?
+ O que é eufemismo?

O que é sinestesia? 

A sinestesia ocorre quando há o uso de sensações de diferentes órgãos do sentido em uma expressão. Ou seja, essa figura de linguagem está ligada aos sentidos: audição, visão, tato, paladar e olfato.

Julia tinha um cheiro doce característico. Lembrava a baunulha fresca. 

No exemplo, há a mistura de dois sentidos em "cheiro doce": olfato e paladar. Esse tipo de figura, por ser um recurso estilístico, é utilizada comumente em textos musicais e poéticos.

Exemplos de sinestesia

Na figurinha acima, o personagem fala sobre o "olhar frio" que recebeu. Nessa sinestesia, houve o uso de dois sentidos: visão (olhar) e tato (frio). Veja abaixo mais exemplos de uso da sinestesia na literatura:

  • "Agora, o cheiro áspero das flores leva-me os olhos por dentro de suas pétalas."(Cecília Meirelles) 
  • "O céu ia envolvendo-a até comunicar-lhe a sensação do azul, acariciando-a como um esposo, deixando-lhe o odor e a delícia da tarde." (Gabriel Miró)
  • "Esta chuvinha de água viva esperneando luz e ainda com gosto de mato longe, meio baunilha, meio manacá, meio alfazema." (Mário de Andrade)
  • "Os carinhos de Godofredo não tinham mais gosto dos primeiros tempos." (Autran Machado)
  • "É uma sombra verde, macia e vã." (Carlos Drummond de Andrade)
  • "E um doce vento, que se erguera, punha nas folhas alagadas e lustrosas um frémito alegre e doce." (Eça De Queiros)
  • "Vem da sala de linotipos a doce música mecânica." (Carlos Drummond de Andrade)
  • "As falas sentidas, que os olhos falavam. Não quero, não posso, não devo contar." (Casimiro de Abreu)

O que é a sinestesia na medicina?

Além da sinestesia como figura de linguagem, esse termo é utilizado na medicina para nomear uma condição neurológica que faz com que um estímulo, seja ele cognitivo ou sensorial, provoque resposta em mais de uma via. 

Pessoas com sinestesia são capazes de ativar dois sentidos ou mais com apenas um gatilho. Por exemplo, há pessoas que conseguem sentir sons, ouvir cores ou sentir o cheiro das cores. Apesar de ser rara, essa condição é genética e não é considerada doença. 

Se você precisa de ajuda nos estudos, o Manual do Enem é uma ótima alternativa. Essa  plataforma de estudos oferece gratuitamente todos os conteúdos que podem ser cobrados no Enem. Acompanhados por vídeos, imagens, os textos também possuem exercícios para testar os seus conhecimentos. 

Manual do Enem

Veja alguns dos conteúdos: Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História Geral, História do Brasil, Inglês, Literatura, Matemática, Português, Química, Redação e Sociologia.

Saiba mais:
+ Uso da crase: 6 dicas par não errar mais
+ Como se escreve? Veja as dúvidas de português mais comuns

Sobre o autor

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Sinestesia é um fenômeno neurológico que consiste na produção de duas sensações de natureza diferente por um único estímulo.

É um termo que caracteriza a experiência sensorial de certos indivíduos nos quais sensações correspondentes a um certo sentido são associadas a outro sentido.

Sinestesia é uma palavra que vem do grego synaísthesis, onde syn significa "união" e esthesia significa "sensação", assim, uma possível tradução literal seria "sensação simultânea".

A sinestesia é uma condição neurológica que implica que o cérebro interpreta sensações de natureza diferentes em simultâneo, ou seja, um som pode representar uma cor ou um aroma (sensações que não são auditivas). Existe uma espécie de cruzamento de sensações em um só estímulo. Assim, uma cor pode ter um sabor ou um som pode ter uma forma.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a sinestesia não é uma doença, e por isso não há tratamento para ela. É simplesmente uma forma diferente do cérebro processar as informações obtidas através dos sentidos. A sinestesia é uma característica hereditária, sendo mais provável acontecer se há casos dentro de uma família. Alguns estudiosos afirmam que as pessoas que apresentam essa característica possuem uma memória acima da média e uma criatividade bastante desenvolvida.

Cerca de uma em cada 300 pessoas têm sinestesia.

Exemplos de sinestesia

A sinestesia está presente quando por exemplo, uma cor é ligada a uma impressão auditiva (audição colorida, fotismos) ou sons são ligados a uma impressão visual (fonismos).

No vocabulário da língua portuguesa existem várias expressões que se referem a fenômenos de sinestesia, como vermelho-berrante, cores quentes. A expressão "voz doce" é outro caso de sinestesia, pois existe a junção de uma sensação auditiva (voz) e uma sensação gustativa (doce).

Figura de linguagem

No âmbito da linguística, a sinestesia é também uma figura de linguagem semelhante à metáfora ou comparação por símile, porque combinam elementos de universos diferentes. No caso concreto da sinestesia, os elementos distintos que são combinados são os sentidos humanos.

Eu me lembro daquela noite de Verão, e do aroma doce dos seus cabelos.

Neste exemplo, a sinestesia como figura de linguagem está presente na expressão "aroma doce", pois existe a combinação de duas sensações diferentes: a olfativa e a gustativa.

Daniela Diana

Professora licenciada em Letras

A sinestesia é uma figura de linguagem que faz parte das figuras de palavras. Ela está associada com a mistura de sensações relacionadas aos sentidos: tato, audição, olfato, paladar e visão.

Sendo assim, essa figura de linguagem estabelece uma relação entre planos sensoriais diferentes.

Ela é muito utilizada como recurso estilístico e, portanto, surge em diversos textos poéticos e musicais. No movimento simbolista, a sinestesia foi muito empregada pelos escritores.

Além da sinestesia, outras figuras de palavras são: a metáfora, a metonímia, a comparação, a catacrese e a perífrase (ou antonomásia).

Exemplos

Confira abaixo alguns exemplos de sinestesia na literatura:

  • “E um doce vento, que se erguera, punha nas folhas alagadas e lustrosas um frêmito alegre e doce.” (Eça De Queiros)
  • “Por uma única janela envidraçada, (…) entravam claridades cinzentas e surdas, sem sombras.” (Clarice Lispector)
  • “Insônia roxa. A luz a virgular-se em medo. / O aroma endoideceu, upou-se em cor, quebrou / Gritam-me sons de cor e de perfumes.” (Mário de Sá-Carneiro)
  • “As falas sentidas, que os olhos falavam/ Não quero, não posso, não devo contar.” (Casimiro de Abreu)
  • “Esta chuvinha de água viva esperneando luz e ainda com gosto de mato longe, meio baunilha, meio manacá, meio alfazema.” (Mário de Andrade)
  • “O céu ia envolvendo-a até comunicar-lhe a sensação do azul, acariciando-a como um esposo, deixando-lhe o odor e a delícia da tarde.” (Gabriel Miró)
  • “Que tristeza de odor a jasmim!” (Juan Ramón Jiménez)

Sinestesia na Medicina

A sinestesia é um termo utilizado também na área da medicina. Trata-se de uma condição neurológica (não é considerada doença), geralmente de causa genética (hereditária).

Ela faz com que um estímulo neurológico cognitivo ou sensorial provoque uma resposta numa outra via cognitiva ou sensorial. Trata-se, portanto, de uma confusão mental.

Assim, um estímulo num determinado sentido provoca reações em outro, criando uma combinação entre visão, audição, olfato, paladar e tato.

Pessoas que tem essa condição neurológica, por exemplo, ouvem cores e sentem sons.

Curiosidades

Do grego, o termo “synaísthesis” é formado pelos vocábulos “syn” (união) e “esthesia” (sensação). Assim, a palavra está relacionada com a união de sensações.

O termo “cinestesia” (com c) está relacionado com a percepção corporal por meio da ação dos músculos e da sustentação do corpo.

Complemente sua pesquisa sobre as figuras de linguagem com a leitura dos artigos:

Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.

Última postagem

Tag