O que é bom para figado inflamado

O f챠gado 챕 um dos principais 처rg찾os do nosso corpo.

Ele tem importantes fun챌천es, como:

  1. Sintetizar prote챠nas
  2. Desintoxicar o organismo
  3. Absorver algumas vitaminas, minerais e ferro
  4. Transformar am척nia em ureia
  5. Metabolizar gordura

N찾o 챕 por outro motivo que precisamos manter nosso f챠gado saud찼vel.

횋 muito importante limpar o 처rg찾o frequentemente, assim evitaremos o chamado “f챠gado gordo”.

Neste post, mostraremos uma receita para limpar o f챠gado

A efic찼cia deste rem챕dio caseiro 챕 muito alta.

A receita 챕 횪 base de hortel찾 e frutas c챠tricas.

Se voc챗 tem problemas hep찼ticos como gordura no f챠gado, vai ficar encantado com os resultados deste rem챕dio.

Aqui est찼 a receita:

INGREDIENTES

  • Um punhado de hortel찾
  • 1 litro de 찼gua
  • Meio copo de suco de lim찾o
  • Meio copo de suco de laranja

MODO DE PREPARO

Adicione a 찼gua e o hortel찾 numa panela e leve para ferver por 5 minutos.

Depois, desligue o fogo e deixe descansar.

Feito isso, encha um copo com os sucos e mexa bem.

Em seguida, misture o suco com a infus찾o de hortel찾.

Coe para que fique apenas o l챠quido

Beba a mistura tr챗s vezes por dia durante uma semana.

N찾o beba a prepara챌찾o de um dia para o outro.

Todo o conte첬do deve ser consumido no mesmo dia em que 챕 feito.

Em poucos dias voc챗 se sentir찼 muito melhor.

Depois de uma pausa de duas semanas, voc챗 pode voltar com o tratamento.

Depurar seu f챠gado com frequ챗ncia 챕 uma necessidade para a sa첬de e bem-estar do nosso corpo.

N찾o se esque챌a disso!

Este 챕 um blog de not챠cias sobre tratamentos caseiros. Ele n찾o substitui um especialista. Consulte sempre seu m챕dico.

Fonte: Cura Pela Natureza

Compartilhar esta postagem

A maioria dos casos de gordura no fígado, condição também chamada de esteatose hepática não alcoólica, está associada ao sobrepeso e à obesidade. No entanto, o problema também pode acometer pessoas magras, particularmente aquelas com glicemia alterada ou diabetes. A condição merece atenção pois pode causar cirrose, câncer de fígado e doenças cardiovasculares.

O tratamento para gordura no fígado exige uma mudança no estilo de vida com a adoção de uma dieta saudável e de rotina de exercícios físicos. Remédios caseiros podem ajudar a controlar o problema porque reduzem os níveis de colesterol e de triglicerídeos circulando na corrente sanguínea. Porém, as opções feitas em casa servem somente para auxiliar o tratamento prescrito por um médico especialista.

Mais sobre o assunto

O chá verde possui compostos fenólicos que ajudam a diminuir o colesterol ruim e os triglicerídeos. Além disso, o consumo da bebida pode ajudar a reduzir as enzimas ALT e AST, que normalmente estão aumentadas quando há gordura no fígado. O ingrediente deve ser utilizado com orientação médica, pois o uso em excesso pode causar o efeito contrário e prejudicar o órgão.

O chá verde não deve ser consumido por crianças e mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Deve ser evitado por pessoas que têm alterações na tireoide, úlcera gástrica, gastrite ou anemia.

Por conter cafeína, deve-se evitar tomar o chá verde no fim do dia ou em grandes quantidades, pois a bebida pode causar efeitos colaterais como insônia, irritação, sensação de queimação no estômago, cansaço ou alterações no batimento do coração.

Modo de preparo
Adicionar as folhas ou o sachê de chá verde na xícara com água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Coar ou retirar o sachê e beber em seguida.

2. Chá de alcachofra

O chá de alcachofra é rico em antioxidantes, como cinarina e silimarina, que ajudam a proteger o fígado de danos causados pelos radicais livres. Além disso, pode estimular o crescimento de novas células saudáveis no fígado.

Modo de preparo
Adicionar as folhas de alcachofra em água fervente e deixar descansar por 10 minutos. Coar e beber até 3 xícaras do chá por dia, de 15 a 20 minutos antes das refeições.

3. Chá de cardo-mariano

O chá de cardo-mariano possui silimarina, que tem efeito antioxidante e pode ajudar a promover a regeneração das células do fígado, reduzindo a inflamação no órgão. A bebida também facilita a digestão e estimula o apetite, aliviando alguns dos sintomas de gordura no fígado, como enjoo e vômitos.

Modo de preparo
Adicionar os frutos do cardo-mariano em uma xícara de água fervente. Deixar descansar por 15 minutos, coar e beber 3 a 4 xícaras por dia, 30 minutos antes das refeições.

4. Chá de alho com limão

O alho possui alicina e ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim e de triglicerídeos, reduzindo o risco de acumular gordura no fígado.

Modo de preparo
Ferver a água com o alho. Retirar do fogo e acrescentar o suco de limão e o mel. Retirar o alho e servir a seguir. O alho possui um gosto forte, por isso, pode-se acrescentar ao preparo do chá meia colher de chá de gengibre em pó ou 1 cm da raiz de gengibre. A planta pode potencializar o efeito da bebida, pois também ajuda a reduzir o colesterol ruim. No entanto, não deve ser consumido por pessoas que usam anticoagulantes.

5. Chá de gengibre, cacau e canela

Este chá tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que diminuem os danos causados pelos radicais livres nas células do fígado, além de melhorar os níveis das enzimas hepáticas ALT e AST e reduzir o acúmulo de gordura no fígado.

O chá de gengibre não deve ser usado por pessoas que utilizam medicamentos anti-hipertensivos, anticoagulantes ou antidiabéticos, pois pode aumentar o risco de efeito colateral desses medicamentos ou de sangramentos.

Modo de preparo
Colocar a água para ferver e adicionar o gengibre. Deixar ferver por 5 a 10 minutos. Retirar o gengibre da xícara e beber o chá em 3 a 4 doses divididas ao longo do dia. Outra opção para fazer o chá é substituir a raiz por 1 colher de chá de gengibre em pó.

Tire suas dúvidas sobre gordura no fígado

O especialista Paulo Bittencourt, hepatologista e presidente do Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig), esclarece que o tratamento para a condição se baseia basicamente na mudança do estilo de vida e controle dos fatores associados à gordura no fígado, como sobrepeso e obesidade, glicemia alterada, diabetes melito e sedentarismo.

“Recomenda-se, nos indivíduos com sobrepeso, particularmente com obesidade central (caracterizada por circunferência abdominal superior a 103 cm para homens e 88 cm para mulheres), perda e subsequente controle do peso”, explica o médico. Segundo ele, não é preciso fazer nenhuma manobra radical — perder mais de 5% do peso já ajuda a reduzir a gordura no fígado.

A indicação é apostar em uma dieta hipocalórica, mas balanceada, pobre em carne vermelha e rica em legumes e vegetais, evitando sempre alimentos ultraprocessados ricos em carboidratos e frutose. A atividade física também é importante, e o melhor exercício é o que o paciente consegue fazer. A recomendação é fazer cerca de 150 minutos por semana de exercício.

O que é bom para figado inflamado
O que é bom para figado inflamado

Foto: Istock/Getty Images

A palavra detox virou adjetivo de vários produtos e tratamentos fitness, que buscam o emagrecimento. A desintoxicação do corpo, no entanto,  é muito mais profunda e complexa e é preciso entender como desintoxicar o fígado de forma natural. O organismo sofre com o excesso de toxinas que são produzidas depois do consumo de alimentos industrializados e processados. Além do acúmulo de gordura, ingerir produtos ruins pode causar inflamações e problemas no fígado e no sistema digestivo. Para equilibrar o funcionamento dos órgãos, é importante ingerir regularmente alimentos desintoxicantes, como algumas frutas e hortaliças.

Como desintoxicar o fígado

Alimentos com propriedades detox são ricos em antioxidantes, que protegem as células e evitam o envelhecimento precoce. Eles ainda contêm compostos anti-inflamatórios naturais, que facilitam a eliminação de substâncias tóxicas por meio dos rins e do intestino e ajudam a desintoxicar o fígado.

LEIA MAIS

Os benefícios da água com limão em jejum

LEIA MAIS

Como desinchar a barriga: saiba que alimentos deve consumir

Saiba quais são os principais itens naturais para desintoxicar o seu corpo.

Maçã

A maçã verde, em especial, é rica em fibras solúveis que eliminam impurezas pelo intestino. Sua grande quantidade de antioxidantes (especialmente a florizina) ainda protege o fígado contra o ataque dos radicais livres. Como é uma das frutas que mais recebe agrotóxicos, prefira as orgânicas.

Limão

Uma das receitas detox mais clássicas e simples é tomar água morna com limão de manhã, ainda em jejum. O limão estimula a liberação de enzimas digestivas desintoxicantes e facilita a eliminação das impurezas pelo organismo e a desintoxicar o fígado. Também é rico em vitamina C, importante para a síntese de glutationa.

Chá Verde

É uma bebida sempre recomendada para entrar na dieta de quem deseja perder peso. Além disso, o chá verde é rico em catequinas, antioxidantes que aceleram as atividades do fígado e aumentam a síntese de enzimas desintoxicantes.

Gengibre

Ingrediente sempre presente em chás e sucos, é uma especiaria que não apenas ajuda a acelerar o metabolismo como também colabora para a metabolização das toxinas e reduz seus efeitos nocivos no fígado.

Alho

Tempero natural presente em grande parte das cozinhas brasileiras, o alho é um produto conhecido no combate de gripes e resfriados. O vegetal ainda é rico em enxofre, mineral que auxilia na desintoxicação e combate infecções bacterianas.

Aspargos

A planta combate o inchaço e estimula a eliminação de substâncias tóxicas, especialmente no fígado. Inclusive, alguns estudos mostram que o aspargo ajuda a amenizar os desagradáveis sintomas da ressaca.

Beterraba

É um vegetal rico em betalaínas, substância responsável por conferir a coloração avermelhada e por participar do reparo e regeneração celular no fígado.

Açafrão

Também conhecido como cúrcuma, é um dos principais ingredientes da Medicina Ayurvédica. Ele é usado, entre diversas outras funções, para o tratamento de inflamações no fígado.

Repolho

Hortaliça rica em enxofre, que elimina metais pesados do organismo, e em fibras, que regulam o sistema digestivo.

Couve

É quase impossível ver uma receita de suco verde detox que não leve essa hortaliça na receita. Não apenas pelo alto teor de fibras que a couve tem como também por causa de um antioxidante chamado glutationa, que purifica as vias de chegada de sangue até o fígado.

Dente de leão

Um dos mais potentes alimentos desintoxicantes, o dente de leão ele age diretamente no fígado e no pâncreas.

Abacate

Outro exemplo de alimento rico em fibras e em glutationa que, entre outras funções, bloqueia cerca de 30 tipos de agentes carcinogênicos. O abacate é um tipo de fruto rico em gorduras boas, necessárias para gerar energia para o corpo.

Alga Marinha

A alga se liga a detritos radioativos presentes no organismo, o que facilita a remoção por meio da urina e das fezes.

Chia

As fibras presentes nesse superalimento regulam o trânsito intestinal e limpam o organismo por meio das fezes.  O ômega 3 ainda combate inflamações, o que evita o acúmulo de gordura.

Água

Não existe nada melhor para desintoxicar o corpo do que água. Por isso, não abra mão de tomar cerca de dois litros diariamente e evite bebidas industrializadas e cheias de açúcar.