Pancada na unha do pé o que fazer

Terça, 03 de Janeiro de 2017 | 96791 Visualizações

Pancada na unha do pé o que fazer

Fonte de imagem: o meu estamin

Entalou uma unha na porta e a primeira reação é apertá-la com os dedos ou cobri-la com papel bem apertado? Faz mal.

Apertou uma unha na porta ou caiu-lhe alguma coisa pesada num dedo? Assim que o sangue se começa a acumular por baixo da unha esta irá ficar negra e sentirá bastantes dores.

Segundo destaca o site She Finds, para evitar danificar ainda mais a unha há algo que não deve mesmo fazer: tapar a unha antes de a mergulhar numa solução anti-bacteriana.

Apertar a unha com os seus dedos pode ser a reação instantânea para reduzir a dor mas fazê-lo antes de a tratar pode na verdade criar uma infeção dentro da lesão. E este é um dos piores locais onde pode ter uma infeção.

Se está com uma unha pisada aplique gelo na área, desinfete-a para se livrar dos germes e aplique um penso rápido esterilizado. A negra demora algum tempo a passar, pois vai desaparecendo à medida que a unha cresce, mas vai doer-lhe menos se tratar da unha antes de a tapar.

Referência
Vânia Marinho

Levei uma forte pancada no dedão do pé há alguns meses. Não ficou a unha preta mas se calço um sapato fechado ela doi muito . O que pode ser?

Acredito que é apenas um hematoma subungueal . pelo trauma , muitas vezes é necessário drenar o sangue , ou mesmo retirar a unha para aliviar a dor

Ola obrigada pela pergunta, essa dor, apesar de não ter ficado hematoma com o trauma, pode indicar que a unha modificou o formato e fazendo ela ficar funilada, mais espessa ou em formato de telha .. por tanto é precioso fazer uma avaliação para falar com mais certeza. Reserve um horario para melhor avaliação.

Seja por uma lesão ocorrida durante a prática esportiva ou por um simples acidente em casa, uma unha quebrada pode ser uma experiência dolorosa. Essa lesão pode variar de um simples trinco na unha até a perda completa dela. Felizmente, muitas vezes o problema pode ser tratado em casa com a higienização e o cuidado apropriados, mas antes é preciso reconhecer se há sinais que indiquem a necessidade de um médico.

  1. 1

    Trate a unha que restou. Algumas lesões são desimportantes e deixam a maior parte da unha intacta, enquanto outras têm o potencial de fazê-la cair. Depois do acidente, o cuidado adequado da unha que restou é um passo importante para começar o tratamento da maneira certa. Independentemente do tamanho da porção que tenha restado, deixa-a intocada. Caso haja uma parte da unha pendurada, corte-a com cuidado usando um cortador de unhas o mais próximo possível da cutícula ou da parte que ainda esteja presa.[1] X Fonte de pesquisa Ir à fonte Corte-a no sentido da lesão.

    • Lixe a parte que sobrou para que a unha fique uniforme. Assim, você evita que ela prenda em meias e lençóis.
    • Peça ajuda a um amigo ou familiar se você for medroso ou tiver alguma dificuldade.

  2. 2

    Trate sangramentos. Aplique um pouco de pressão diretamente sobre o local que está sangrando com um pano limpo ou com gaze. Mantenha a pressão na região por dez minutos ou até o sangramento parar. Outra atitude que ajuda a conter o sangramento é deitar e elevar o pé, colocando-o em uma pilha de travesseiros.

    • Caso o sangramento não tenha diminuído após 15 minutos de pressão, procure atendimento médico.

  3. 3

    Limpe a ferida completamente. Lave o dedo com água morna, sabão e uma toalhinha e esfregue a região com cuidado se a parte machucada estiver suja. Retire o sangue seco ou resíduos da lesão. Não tenha vergonha de pedir ajuda a um amigo ou familiar de confiança. Limpe a região o máximo possível para evitar infecções e, se quiser, aplique Iodopovidona à ferida com um chumaço de cotonete ou gaze.[2] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • Seque a área com cuidado dando batidinhas leves com uma toalha. Não esfregue o dedo, pois assim é possível aumentar o sangramento.

  4. 4

    Aplique uma pomada antibiótica. Quando o dedo estiver limpo e seco, aplique uma pequena quantia de uma pomada antibiótica como Neomicina, Bacitracina ou Polimixina B em toda a região machucada. É possível comprar tais pomadas na farmácia sem receita médica.[3] X Fonte Confiável MedlinePlus Ir à fonte

    • Essas substâncias também estão disponíveis na forma de creme. Não deixe de comprar a pomada, pois ela ajuda a evitar que o curativo grude no machucado.

  5. 5

    Coloque um curativo no dedo.[4] X Fonte Confiável MedlinePlus Ir à fonte Compre gaze esterilizada ou um esparadrapo. Aplique uma das duas opções no dedo com o ferimento (corte o esparadrapo para que ele se adeque ao tamanho do dedo se necessário). Deixe uma quantia suficiente de gaze em cima para proteger todo o dedo, criando uma espécie de “touca” que você possa tirar com facilidade mais tarde. Prenda a gaze com uma fita em forma de X, usando duas tiras para prender bem a bandagem no dedo e no pé, mantendo-a no lugar.

    • Prefira a gaze ou então não se esqueça de aplicar a pomada antibiótica antes de fazer o curativo no dedo. Tome cuidado ao retirar a bandagem para não puxar a unha ou a parte machucada. Se ela grudar no dedo, mergulhe a área na água morna por alguns minutos para facilitar a remoção.[5] X Fonte de pesquisa Ir à fonte
    • Não faça um curativo muito apertado a ponto de deixar o dedo vermelho, roxo ou insensível. Ele deve ficar no lugar e ser justo, mas sem que o aperto seja desconfortável.
    • As crianças provavelmente vão precisar da ajuda de um adulto para fazer curativos.

  6. 6

    Troque a gaze diariamente. Todos os dias, retire o curativo e lave o dedo com água morna e sabão. Reaplique a pomada antibiótica e coloque um curativo novo. Faça isso também se a gaze ficar molhada ou suja.[6] X Fonte de pesquisa Ir à fonte É preciso tomar essa atitude por sete a dez dias até que o leito ungueal, ou seja, a parte macia e sensível embaixo da unha, endureça.[7] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • O ideal é colocar um curativo novo no dedo todas as noites antes de ir dormir. Dessa forma, é possível evitar que a unha lesionada enrosque no lençol ou que você bata o dedo dormindo.

  1. 1

    Aplique gelo com frequência no primeiro dia. No dia da lesão, aplique gelo a cada duas horas por 20 minutos de cada vez para diminuir a dor a o inchaço.[8] X Fonte Confiável MedlinePlus Ir à fonte Encha uma bolsa plástica com cubos de gelo e enrole-a em uma toalha antes de aplicá-la no dedo para que não fique muito frio.

  2. 2

    Continue com gelo e eleve a região. No primeiro dia, aplique gelo por 20 minutos de três a quatro vezes por dia. Caso o dedo esteja latejando, deite-se e eleve o pé em uma pilha de travesseiros, deixando-o acima do nível do coração.[9] X Fonte Confiável MedlinePlus Ir à fonte Essa medida deve ajudar a diminuir bastante o inchaço.

  3. 3

    Tome analgésicos de venda livre. O ibuprofeno e o naproxeno sódico diminuem o inchaço e melhoram a dor. É possível comprá-los em uma farmácia sem receita médica. Basta tomá-los seguindo as instruções da bula.

    • Caso você tenha uma doença cardíaca, problemas renais, pressão alta ou histórico de úlceras no estômago, fale com um médico antes de tomar esses remédios.[10] X Fonte Confiável MedlinePlus Ir à fonte

  4. 4

    Use sapatos abertos ou largos por algumas semanas. Sapatos apertados colocam uma pressão desconfortável na unha quebrada. Use calçados que deixem os dedos livres ou que sejam mais largos para aliviar essa pressão e acelerar a cura. Faça isso pelo tempo desejado para manter o conforto.

  1. 1

    Procure um médicos se você tiver sinais de infecção. Não importa o quanto você tiver cuidado da lesão, ainda assim é possível ter uma infecção. Sinais de infecção no local são listras vermelhas saindo do dedo e subindo até o pé ou perna, além de uma possível febre de 38 ºC ou mais e pus – uma secreção branca ou amarelada que sai da ferida. Vá ao médico se houver qualquer um desses sintomas, pois infecções podem ser graves.[11] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

    • O médico deve prescrever antibióticos se for o caso de uma infecção. Siga a orientação e tome o remédio pelo tempo necessário.

  2. 2

    Vá ao médico se o inchaço ou dor aumentarem. Consulte um especialista caso a dor seja tão forte a ponto de atrapalhar o sono e as atividades diárias, se não melhorar duas horas após tomar analgésicos ou se piorar com o tempo. Obtenha ajuda se o inchaço piorar ou não melhorar depois da medicação, aplicação de gelo e elevação do pé.

    • Faça perguntas como: "Meu pé está doendo mais hoje do que ontem e o remédio não está ajudando. Isso é normal?" ou "Esse inchaço é normal?".

  3. 3

    Vá ao médico se a unha ficar preta e azul. Às vezes, a lesão na unha pode causar um "hematoma subungueal", ou seja, sangramento sob a unha, o que cria uma pequena bolsa de sangue no local, causando desconforto devido à pressão. Essa lesão parece uma mancha preta ou arroxeada embaixo da unha. Se o hematoma tiver apenas ¼ do tamanho da unha, provavelmente ele vai passar por conta própria, mas, caso contrário, vá ao médico, pois pode ser preciso drenar a unha para prevenir dor e lesões futuras.[12] X Fonte Confiável MedlinePlus Ir à fonte

    • O médico deve fazer um buraco muito pequeno na unha para deixar o sangue sair. Esse procedimento não deve doer e a drenagem do sangue ajuda o dedo a ficar melhor ao aliviar a pressão.

  4. 4

    Vá ao médico se houver danos visíveis em volta da unha quebrada. O crescimento posterior da unha depende do nível de dano ao leito ungueal. Caso você fique preocupado com a aparência da unha quando ela voltar a crescer, fale com o médico sobre a possibilidade de uma cirurgia pequena no leite ungueal. Consulte-o também caso você note danos visíveis ao tecido em volta da unha, como lacerações. A unha pode não voltar a crescer ou ficar diferente se o leite ungueal ou a matriz da unha forem muito danificados, mas alguns problemas podem ser corrigidos.

    • A unha pode levar de 6 a 12 meses para crescer totalmente.[13] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

  5. 5

    Peça ajuda se você não conseguir limpar o local. Obtenha ajuda médica se você ficar mais de 15 minutos tentando tirar resíduos da lesão e não conseguir limpar tudo. É fundamental limpar completamente a ferida para evitar infecções, portanto, se você não conseguir fazer isso sozinho, é preciso de ajuda especializada.

    • Dependendo da maneira como você machucou o dedo, também pode ser preciso tomar a vacina antitetânica.

  6. 6

    Faça um raio-X se o dedo estiver imóvel ou estranho. Muitas lesões que fazem a unha cair também podem provocar a quebra de ossos. Verifique o dedo machucado para ver se é possível dobrá-lo e endireitá-lo completamente. Caso não seja possível, ou se ele estiver em um ângulo estranho, pode ser que haja uma fratura. Obtenha cuidados emergenciais a fim de realizar uma radiografia e tratar a lesão do modo adequado.

  • Se a unha estiver muito danificada, ela pode cair por completo dentro de uma ou duas semanas, o que é normal. Deixe-a cair naturalmente em vez de tentar removê-la à força.[14] X Fonte de pesquisa Ir à fonte

Este artigo foi escrito em parceria com nossa equipe treinada de editores e pesquisadores que validaram sua precisão e abrangência.

O wikiHow possui uma Equipe de Gerenciamento de Conteúdo que monitora cuidadosamente o trabalho de nossos editores para garantir que todo artigo atinja nossos padrões de qualidade. Este artigo foi visualizado 129 822 vezes.

Categorias: Lesões, Ferimentos e Acidentes

Esta página foi acessada 129 822 vezes.