Estudo bíblico o que deus espera de mim

  • Estudo bíblico o que deus espera de mim
    26 de abril de 2014
  • Visualizações: 1402
  • Estudo bíblico o que deus espera de mim
    comente!
  • +A
  • -A
  • Estudo bíblico o que deus espera de mim
    compartilhar

''A nossa vida não é nenhum mar de rosas, porque os espinhos acontecem, mas, mesmo assim, as gotas de lágrimas e sorrisos, seja em função de tocarmos nas rosas ou nos espinhos, nos leva a escrevermos a nossa história. Agora, a questão é: - Até que ponto as gotas das minhas mãos tem sido rosas e espinhos, quando escrevo algo nas memórias do próximo?'' As 14:48min, numa tímida tarde de sol, aqui no escritório, no qual perfaço uma parcela significativa da minha existência, veio essa questão (O que Deus espera de mim?). Quantos já não se depararam com essa questão? Talvez você que irá ler o presente texto, seja na Ultimato ou em outro espaço do denominado sistema virtual de comunicação. Mais vamos lá, sem delongas, com abertura e transparência. Afinal de contas, o que Deus espera de mi ou de você? Para determinadas pessoas, a respectiva pergunta nada traz de relevante e inspirador; já, em outra direção, encontraremos uma amontoado de linhas de raciocínio e posições, com relação ao tema. Então, será que Deus espera que ganha o mundo, abandone minhas atividades diárias e viva da obra, que renuncie, que vá para um lugar distante e, caso seja necessário, morra, em prol do evangelho. Vou adiante, que seja um santo mártir, ore a cada hora, decore a bíblia toda, adote uma igreja como minha casa mãe espiritual, estude teologia, obtenha os dons espirituais, fale em línguas, participe de ações sociais, evangeliza marginalizados, excluídos e rejeitados, seja um modelo de progresso e crescimento exponencial na vida (como prova de que ser dizimista e ofertante se constitui numa prova cabal de que caminhar com Cristo sempre traz divisas?) e por ai vai. Sejamos sinceros, será que Deus espera que seja um bom cidadão, um cara legal, um individuo bem visto na vizinhança (que não fala palavrão?, que não se irrita, quando alguém quase bate no seu carro?), que não para analisar e ponderar sobre a condição sine qua non de que ser sal da terra e luz do mundo, indiscutivelmente, envolve existir para os outros, para a vida? Ora, será que Deus espera de mim levantar a bandeira de uma denominação, como a única certeza da salvação e, expressamente, vomitar as demais? Em outras palavras, de vestir tal roupa, adotar tal linguagem, incorporar tais valores e trejeitos, repudiar o conhecimento e se valer de um misticismo barateado, de um mercantilismo da fé, de um teologismo sem viço e fecundidade, de um ajuntamento eclesiástico desprovido de comunhão dialogal e relacional? Quão triste perpassa adentrar nessa trajetória! Sabe, humildemente, acredito que Deus espera de mim que pare e permita ir a direção das pegadas de Cristo, curtir as vicissitudes e as nuances da vida, de não aceitar uma vida de formas perfeitas, e permitir ao Espírito Santo moldar a Graça que nos livres.

Ademais, enfim, creio que Deus espera de mim uma vida simples e ciente de que fui remido, aceito e incluído.

Estudo bíblico o que deus espera de mim

Robson Santos Sarmento

São Paulo - SP
Textos publicados: 314 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

  • Estudo bíblico o que deus espera de mim
    26 de abril de 2014
  • Visualizações: 1402
  • Estudo bíblico o que deus espera de mim
    comente!
  • +A
  • -A
  • Estudo bíblico o que deus espera de mim
    compartilhar

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.

Estudo bíblico o que deus espera de mim


Estudo bíblico o que deus espera de mim

Estudo nº 201 – IGREJA ALIANÇA DE AMOR - Grupo familiar -multiplicai.

TEMA: O QUE O SENHOR ESPERA DE MIM? – Texto Base: Miquéias 6:8

Quebra-gelo: Você acha que temos feito o que Deus espera de nós?

Introdução: Lemos em Romanos 12:2 que a vontade de Deus é BOA, PERFEITA e AGRADÁVEL. Mas muitos não tem conseguido fazer a vontade de Deus. Uns porque não sabem Sua vontade, outros sabem mais não confiam sua vontade a Deus, e ainda outros , sabem, mais acham muito DIFÍCIL fazer o que Deus pede. No texto lido, Deus resume o que espera de nós em TRÊS PRECEITOS: ...pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus... Se nós fizermos isto, certamente estamos fazendo a vontade de Deus e O agradando. Nesta noite vamos aprender juntos um pouco mais sobre:

OS TRÊS PRECEITOS QUE DEUS ESPERA DE NÓS

1º Preceito – PRATIQUES A JUSTIÇA - Mateus 6:33 – Salmos 89:14 – 1 João 2:29 – 1 João 3:7

Jesus veio para trazer o Reino de Deus a nós, e Ele nos ensinou que a justiça está associada ao Seu Reino. A Bíblia nos ensina também que a Base do Trono de Deus é justiça, por isso Deus espera de nós que pratiquemos a justiça andando em retidão. Quem anda em justiça: Não rouba – Não engana – Não passa ninguém para trás – Não prejudica ninguém – Não causa dano a ninguém – Não fica devendo nada a ninguém. PERGUNTA: Em sua opinião, os cristãos tem manifestado a justiça de Deus no mundo?

2º Preceito – AMES A MISERICÓRDIA - Mateus 9:10-13 – Tiago 2:13

Ser misericordioso é ter compaixão, é manifestar o sentimento de amor e perdão. Jesus também ensinou este preceito para nós, logo no começo do Seu ministério. Em Mateus 5:7 ele disse: Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. Quem ama a misericórdia: Ama perdoar – Ama ajudar – Ama fazer o bem – Ama Amar - Odeia falar mal – odeia rancor – odeia ressentimento. No dia do juízo, a misericórdia de Deus para nós, será proporcional a misericórdia que usamos para com as pessoas em vida. PERGUNTA: Em sua opinião, o que podemos fazer para sermos mais misericordiosos?

3º Preceito – ANDES HUMILDEMENTE COM TEU DEUS – João 13:1-15 – Filipenses 2:5-11

Jesus como homem, foi o nosso padrão e exemplo em humildade, Ele lavou os pés de seus discípulos, inclusive o de Judas, mesmo sabendo que ele O trairia. Andar humildemente com Deus é lavar os pés das pessoas. É isto que Deus espera de nós. PERGUNTA: Com suas palavras, comente uma atitude que revela nossa humildade diante de Deus e dos homens?

CONCLUSÃO: Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e o que é que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus? (Miqueias 6:8). Deus já declarou o que espera de nós, que possamos a cada dia pedir graça e força a Ele, para vivermos segundo a Sua vontade, que Deus nos ajude a ter um coração segundo o Seu!!!

Se você quer ser feliz todos os dias, esteja contente com o que você tem. Deus quer que você tenha um coração grato, independentemente do que aconteça, pois quando você escolhe dar graças em tudo; mesmo que as situações não mudem, o seu coração irá mudar e isso faz toda a diferença! A Bíblia mostra que a reclamação é uma das maiores causas de não sermos abençoados, pois foi justamente isso que manteve o povo de Israel preso no deserto por tantos anos. Leia o versículo abaixo e perceba que Deus não quer que você O agradeça por todas coisas ruins que acontecem em sua vida, mas que você O agradeça em todas as situações; pois é através da gratidão que o seu coração se enche de fé e então Deus poderá mudar sua situação.

"Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus" (1 Tessalonicenses 5:16-28).

2) Não fique preocupado

A preocupação sempre rouba a sua paz e te impede de ver a mão de Deus. Por isso, acalme-se e creia que os problemas de hoje não existirão mais amanhã. O Salmo 34 deixa isso bem claro: "Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas" (Sl 34:19). Então pare de focar nos problemas e entregue suas preocupações para Deus. Só assim o seu coração ficará em paz. A Bíblia diz:

"Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus" (Filipenses 4:6).

3) Confie em Deus

Eu sei que você já deve ter ouvido isso muitas vezes, mas quero te dizer novamente: O maior desejo de Deus é ter um relacionamento com você e Ele usará cada situação para te aproximar dEle. Muitas vezes você não perceberá o agir dEle no seu dia a dia, mas isso não quer dizer que Ele não esteja trabalhando em seu favor! (Leia Isaías 64:4). Quando eu reflito sobre a minha vida e vejo o quanto Ele já fez, percebo que muitas vezes Deus trabalhou a longo prazo e não no momento que eu queria. A verdade é que nós temos pressa, mas Deus não! (Leia: Por que Deus não responde imediatamente?)

O Senhor te diz: "Vocês me procurarão e me acharão quando me buscarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês, declara o Senhor" (Jeremias 29:13).

4) Ajude os outros

Nós vivemos em um mundo egoísta onde cada um só pensa em si mesmo. Mas Deus enviou seu Filho Jesus para dar a vida por nós e Ele espera que façamos o mesmo pelas pessoas. Devemos ajudar sempre que pudermos e não somente quando tudo vai bem. Ao fazermos isso, Deus cuida da nossa vida de uma maneira que não conseguiríamos cuidar por nós mesmos. A Bíblia diz:

"Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não desfalecermos. Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé" (Gálatas 6:9,10).

5) Viva em santidade

Muitas pessoas querem seguir a Jesus, mas não querem abrir mão da vida que tinham antes. Isso não é possível! O pecado nos separa de Deus e ele é como um veneno que adoece a nossa alma. Por isso devemos viver uma vida consagrada, abrindo mão do pecado e de tudo que atrapalha a nossa comunhão com Ele. (Leia: Como vencer as tentações da carne)

"Livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé" (Hebreus 12:1-2).

LEIA TAMBÉM:
Perguntas e respostas da Bíblia

4 atitudes negativas que podem destruir sua vida
Como você pode mudar o seu mundo