Como regular a válvula do botijão de gás

Subestimada por muitos, que nem imaginam como ela pode ser importante e fazer toda a diferença quando se trata de SEGURANÇA, estamos falando dela, da válvula do botijão de gás 13kg, mais conhecido como registro ou regulador de pressão.

O fato é que essa válvula, registro ou regulador, seja o nome que preferir chamar, é um  item que faz com que o gás de cozinha, o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) seja um recurso seguro e econômico, na hora de preparar suas refeições.

Infelizmente, a maioria das pessoas que utiliza o GLP nem sabe reconhecer os itens importantes na instalação e no manuseio do botijão de gás. 

Por isso, resolvemos esclarecer aqui algumas dúvidas sobre a subestimada válvula do botijão de gás e descobrir o que precisa saber para conferir se está tudo certinho com a instalação do seu botijão.

Como regular a válvula do botijão de gás

Para que serve a válvula do botijão

Antes de qualquer coisa, é preciso saber que a válvula do botijão de gás é um dos itens que faz parte da instalação, que serve para regular a passagem de gás pela mangueira, possibilitando que ele chegue até o fogão, ou cooktop. 

 Ou seja, como é um regulador, a válvula é que controla a passagem do gás de cozinha, graças à mudança de pressão. 

Assim, ao abrir qualquer uma das bocas do fogão, o regulador entra em cena, liberando o gás, com a pressão necessária para que você faça o uso do seu gás de cozinha, em segurança, na medida adequada.

Como saber se a válvula é confiável

Tal como acontece com o botijão de gás, a válvula também é um produto regulamentado pelo INMETRO. Por isso, é fundamental que ele venha com um selo de certificação. 

Esse selo é o atestado de que a válvula está cumprindo todos os padrões preestabelecidos para garantir a segurança do consumidor. 

O INMETRO alerta que o consumidor só deve adquirir válvulas com o selo de certificação. 

No entanto, para ter certeza de que a sua válvula possui certificação do INMETRO, é preciso procurar pelo código NBR 8473, para saber se ele está adequado.

É preciso saber que a qualidade desse item é fundamental para garantir segurança, por isso, tal como acontece com a mangueira, a válvula do botijão de gás de cozinha tem validade apenas de 5 anos, a partir de sua data de fabricação, por isso, vale prestar muita atenção para sempre obedecer esse prazo de validade, e trocar a mangueira e o regulador de gás. 

E conferir a validade é bem simples, basta olhar na própria mangueira e no verso do regulador a data de fabricação de cada um.

Lembrando que adquirir uma válvula de qualidade vai garantir mais segurança ao uso do botijão, já que a válvula de segurança pode impedir a passagem de gás de cozinha, caso o fogo se apague acidentalmente ou quando o mesmo não acende apesar do botão ter sido acionado, evitando que o gás se acumule no ambiente, o venha causar acidentes.

No mais, a válvula do botijão de gás de cozinha vem com um manual de instruções, fornecido pelo próprio fabricante, onde poderá encontrar tudo sobre seu funcionamento.

Como realizar a instalação da válvula

Pensada para que qualquer pessoa possa abrir ou fechar sem problemas, a válvula não requer uso de ferramentas para apertá-la, isso pode até causar danos à peça, ou seja, ao trocar o botijão, basta fechá-la manualmente. 

É isso, simples assim, basta conferir e seguir todos os passos para verificar a procedência da válvula e fazer a  instalação correta e, provavelmente, não correrá riscos de vazamento de gás de cozinha.

Mas, como saber se a válvula está com vazamento?

Se mesmo seguindo os passos e verificando a procedência da válvula, realizando a instalação corretamente, se mesmo assim, estiver desconfiando de um possível vazamento. Então, vale apelar para o teste caseiro, simples e eficaz, que é o de passar uma espuma, feita com sabão neutro, na região do registro.

Caso a mistura faça surgir algum tipo de bolha, aí é porque suas suspeitas foram confirmadas e, realmente, há vazamento. Mas, se não surgirem bolhas, é porque está tudo certo com a válvula!

E é isso, agora você já sabe como a válvula é importante e porque deve cuidar e ter atenção com esse item, então, é só seguir as dicas e garantir mais segurança ao usar seu fogão e botijão de gás.