Em um aquário os peixes respiram qual é o gás vital que se encontra dissolvido na água

1. Os peixes respiram absorvendo o oxigênio presente na água. Por isso, eles precisam ficar continuamente engolindo a água dos rios ou do mar, que segue para um órgão respiratório, as brânquias

2. Quando chega às brânquias (também conhecidas como guelras), a água passa primeiro por pequenos cílios existentes no órgão, que servem para filtrar impurezas, como restos de alimento, areia ou detritos

3. Em seguida, a água filtrada atravessa as brânquias, que têm minúsculas estruturas formadas por filamentos e lamelas — lâminas muito finas e maleáveis

4. É nos filamentos e nas lamelas que ocorre a troca gasosa — que no corpo humano rola nos alvéolos pulmonares. Ambos têm vasos muito finos, chamados capilares, por onde o sangue circula no sentido inverso ao da água, o que aumenta a eficiência da troca

5. Como a água concentra mais oxigênio (O2) e o sangue mais gás carbônico (CO2), há uma tendência de essas concentrações se equilibrarem — processo chamado de difusão. Então, o oxigênio da água atravessa as paredes permeáveis das lamelas e filamentos e entra na corrente sanguínea, enquanto o gás carbônico segue no sentido contrário

6. Enquanto o sangue leva o oxigênio para todo o organismo do peixe, a água carregando gás carbônico atravessa as brânquias e deixa o corpo pelas fendas branquiais, aberturas laterais próximas à cabeça do animal

Perguntado por: Emanuel Valentim Mendes Esteves  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (15 avaliações)

Oxigênio dissolvido é a concentração de oxigênio (O2) contido na água, sendo essencial para todas as formas de vida aquática. Os sistemas aquáticos produzem e consomem o oxigênio, o qual é retirado da atmosfera na interface água - ar e também é obtido como resultado de atividades fotossintéticas de algas e plantas.

Para que serve o oxigênio dissolvido?

Oxigênio Dissolvido (OD) é um fator limitante para manutenção da vida aquática e de processos de autodepuração em sistemas aquáticos naturais e estações de tratamento de esgotos.

Como obter oxigênio dissolvido na água?

No meio ambiente, geralmente, o oxigênio dissolvido (OD) vem da fotossíntese biótica aquática ou pela difusão desse gás, que está presente no ar, na superfície da água.

O que é oxigênio dissolvido em água e qual a sua importância para a preservação da vida aquática?

O oxigênio dissolvido é vital para a preservação da vida aquática, já que vários organismos (ex: peixes) precisam de oxigênio para respirar. As águas poluídas por esgotos apresentam baixa concentração de oxigênio dissolvido pois o mesmo é consumido no processo de decomposição da matéria orgânica.

Porque medir oxigênio dissolvido na água?

Oxigênio dissolvido é um parâmetro vital no monitoramento ambiental da qualidade da água. É um grande indicador da saúde geral do ecossistema. Quanto mais indivíduos morrem, e eventualmente desaparecem, maior é o pico de crescimento bacteriano.

Análise de Oxigênio Dissolvido

22 questões relacionadas encontradas

Oxigênio dissolvido é a concentração de oxigênio (O2) contido na água, sendo essencial para todas as formas de vida aquática. Os sistemas aquáticos produzem e consomem o oxigênio, o qual é retirado da atmosfera na interface água - ar e também é obtido como resultado de atividades fotossintéticas de algas e plantas.

O oxigênio dissolvido, ou seja, a quantidade de O2 presente na água, pode ser determinado de forma simples com a ajuda de um instrumento de medição, o Medidor de Oxigênio Dissolvido. O aparelho obtém essa medida ao entrar em contato com a amostra analisada. Existem dois tipos de sonda, a polarográfica e a galvânica.

As principais fontes de Oxigênio para os lagos e reservatórios são: A fotossíntese gerada pela flora aquática. A atmosfera em contato com a água (ventos, ondas, correntes) A liberação através de reações químicas que ocorrem na água.

O oxigênio presente na água é parâmetro muito importante para a vida aquática e, portanto, em piscicultura ele é um gás vital para os peixes. ... Esse processo se deve, especialmente, à ação mecânica dos ventos, que provoca uma mistura, permitindo a transferência do oxigênio (O2) da atmosfera para a água.

Já a água é formada por duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio. A fórmula dela é H2O. Ou seja, ela é muito diferente do gás que respiramos, e não serve para a reação química que acontece dentro dos nossos pulmões.

Como agitar / oxigenar a água do aquário?

  1. Adicione um filtro. O filtro Hang-on é um tipo de filtro muito comum utilizado para oxigenar a água do aquário. ...
  2. Agite a água com bombinhas de ar. ...
  3. Bombas Submersas. ...
  4. Wavemakers. ...
  5. Lily Pipes.

Oxigénio dissolvido (OD ou DO), ou por vezes saturação em oxigénio, é uma medida relativa da quantidade de oxigénio que está dissolvido num determinado fluido ou é por ele transportado. A unidade padrão é em geral miligramas por litro (mg/l) ou partes por milhão (ppm).

O resultado das análises indica que possivelmente os peixes morreram devido a falta de oxigênio dissolvido na água. Essa deficiência teria como base a alta temperatura da água - que provoca o aumento do metabolismo dos organismos e, ao mesmo tempo, provoca a diminuição na solubilidade dos gases.

Os peixes respiram absorvendo o oxigênio presente na água. Por isso, eles precisam ficar continuamente engolindo a água dos rios ou do mar, que segue para um órgão respiratório, as brânquias 2.

Dentre eles estão os Bettas, Trigocaster, Colisa, Paraíso e Beijador. Sendo assim, estes peixes não precisam de uma grande quantidade de oxigênio injetada na água.

Somadas, as espécies de algas marinhas e de água doce produzem 55% do oxigênio do planeta. É claro que as florestas dão uma grande ajuda, mas boa parte do gás é consumida por lá mesmo, na respiração e na decomposição de animais e plantas. Já as algas, para nossa sorte, fabricam muito mais oxigênio do que precisam.

Quais são os sintomas de falta de oxigênio e como podemos reconhecê-los? A primeira resposta de um peixe que se encontra em água com reduzido oxigênio é aumentar a taxa de ventilação. Qualquer pessoa que conheça de perto seu peixe notará que os peixes mantém um ritmo natural de ventilação.

O sensor usa uma membrana permeável que permite que o oxigênio passe por ela. Uma vez que o oxigênio estiver dentro do sensor, ele reagirá com a solução de eletrólito que está localizada no cap do sensor; isto cria uma corrente que pode ser medida.

O oxímetro emite feixes de luz que passam através do seu dedo para medir a quantidade de oxigênio que atravessa a corrente sanguínea. Quando a hemoglobina (proteína do sangue responsável por carregar o oxigênio) capta uma molécula de oxigênio, ela passa a ficar vermelha.

A Demanda Química de Oxigênio (DQO) ou Chemical Oxygen Demand (COD), é a quantidade de oxigênio necessária para decompor quimicamente a matéria orgânica enquanto a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) ou Biochemical Oxygen Demand (BOD) é a quantidade de oxigênio necessária para fazer isso biologicamente por meio de ...

Principais tipos de oxigenoterapia

  1. Sistemas de baixo fluxo. ...
  2. Sistemas de alto fluxo. ...
  3. Ventilação não invasiva.

A Demanda Bioquímica de Oxigênio, mais conhecida pela sua sigla DBO, representa a quantidade de oxigênio necessária para que a flora microbiana degrade a matéria orgânica presente em determinado ambiente aquático. Essa degradação ocorre por meio de processos oxidativos, sobretudo pela respiração.

A maneira comercial mais comum consiste em extrair o oxigênio do ar. “A composição do ar é 78% nitrogênio, 21% oxigênio e uma mistura de vários outros gases, dentre eles o argônio. Para separar cada componente desta mistura homogênea, o mais conveniente é fazer uma destilação fracionada.

A concentração de oxigênio dissolvido na água (COD) é um parâmetro muito importante para analisar as características químicas e biológicas das águas.

No meio ambiente, geralmente, o oxigênio dissolvido (OD) vem da fotossíntese biótica aquática ou pela difusão desse gás, que está presente no ar, na superfície da água.

A COD pode variar em razão de algumas circunstâncias, veja as principais:

  • Temperatura: A solubilidade do oxigênio em água aumenta com a diminuição da temperatura. Portanto, as águas frias retêm mais oxigênio que as águas mais quentes. Em águas frias, os níveis de oxigênio dissolvido podem atingir cerca de 10 ppm (mg.L-1);
  • Salinidade: Quanto maior a quantidade de sal dissolvido na água, menor será o OD. Assim, pode-se dizer que a água do mar contém menos OD que outras águas;

Em um aquário os peixes respiram qual é o gás vital que se encontra dissolvido na água
A água do mar contém menos oxigênio dissolvido devido ao seu alto grau de salinidade
  • Pressão: A solubilidade dos gases, incluindo o oxigênio, é diretamente proporcional à pressão, ou seja, quanto maior a pressão, maior será a solubilidade dos gases na água. Isso nos mostra que a altitude irá interferir na COD.

O OD é essencial para a sobrevivência das espécies aquáticas, pois promove a respiração branquial dos peixes. A sobrevivência dos peixes requer concentrações mínimas de OD entre 10% e 60% de saturação, dependendo da espécie e outras características do sistema aquático.

Além disso, alguns organismos (bactérias e organismos detritívoros) decompõem a matéria orgânica, isto é, quebram as moléculas orgânicas de cadeia longa em moléculas ou íons menores e mais simples, por meio do consumo do oxigênio do sistema aquático. Esse processo é natural e o oxigênio pode ser reposto pela interface ar-água.

No entanto, em locais poluídos, como por meio do lançamento de esgotos domésticos e industriais em rios e lagos, o excesso de matéria orgânica causa uma grande diminuição no COD. Com isso, mesmo quantidades moderadas de matéria orgânica jogadas nas águas naturais podem resultar numa diminuição significativa no oxigênio dissolvido e, consequentemente, levar à morte de peixes e outras espécies.

Em um aquário os peixes respiram qual é o gás vital que se encontra dissolvido na água
Água de esgotoque flui para drenagem. Rishikesh, Índia

Uma análise comumente feita para verificar a quantidade de oxigênio necessária para a estabilização da matéria orgânica degradada pela ação de bactérias, sob condições aeróbias e controladas (período de 5 dias a 20 °C), é chamada de demanda bioquímica de oxigênio (DBO). Esse teste mostra a fração dos compostos biodegradáveis presentes no efluente e é usado também para a avaliação e controle de poluição das águas.

Se os resultados mostrarem uma DBO elevada, significa que será preciso grandes taxas de OD para oxidar a matéria orgânica e não restará oxigênio suficiente para a respiração dos peixes. Se os peixes começarem a morrer, a situação se agravará, pois a DBO aumentará ainda mais.

O resultado será a diminuição gradativa de espécies aeróbias e o crescimento de espécies anaeróbias, que sobrevivem sem oxigênio. Entretanto, em condições anaeróbicas, a decomposição de matéria orgânica contendo enxofre leva à formação de gases fétidos, o que significa um odor desagradável na água. Esse problema pode ser minimizado arejando-se a água, aumentando assim a COD.

A seguir temos a imagem da Lagos de Jansen, em São Luís Maranhão, cuja beleza tem sido ofuscada pelo mau cheiro exalado da decomposição anaeróbia da matéria orgânica.

Em um aquário os peixes respiram qual é o gás vital que se encontra dissolvido na água
Lagoa de Jansen, em São Luís, Capital do Maranhão. 
Titular dos direitos autorais desta obra: Eurico Zimbres

Existe também outra análise que possibilita uma determinação mais rápida da demanda de oxigênio de uma amostra de água do que a DBO, trata-se da demanda química de oxigênio (DQO). Ela éusada para inferir no consumo máximo de oxigênio para degradar a matéria orgânica, biodegradável ou não, de um dado efluente após sua oxidação em condições específicas. É feito um ensaio de cerca de 3 horas, em que se utiliza um forte oxidante. O resultado mostra a quantidade de oxigênio que o efluente consumiria da água, se fosse possível mineralizar toda a matéria orgânica. Altos valores de DQO podem indicar um alto potencial poluidor.

No meio ambiente, valores altos de OD são importantes, no entanto, no caso de águas tratadas é recomendado que esses valores sejam menores que 2,5 mg L–1. Isso se dá porque o gás oxigênio tem um alto poder oxidante, o que pode provocar a corrosão de tubulações de ferro e aço que as águas percorrem.

Em um aquário os peixes respiram qual é o gás vital que se encontra dissolvido na água
Corrosão em tubulação causada por alto nível de oxigênio dissolvido na água