Cnh popular detran ce 2022

Cnh popular detran ce 2022

Foto: Governo do Ceará

As inscrições para o programa CNH Popular 2022 são feitas pelo site do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE). O interessado deve informar o número do CPF e em qual categoria de beneficiário se encaixa. Depois, é necessário que os candidatos anexem os documentos exigidos e finalizem o processo.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Os dados fornecidos passarão por uma análise realizada pelo Detran. Após a aprovação do cadastro, haverá o agendamento da comissão para onde os candidatos serão direcionados pelo Detran para as autoescolas, que irão preparar os respectivos alunos do programa.

A edição 2022 foi lançado na última terça-feira (22). O programa é voltado para emissão de forma gratuita da primeira via da carteira de motorista. As inscrições devem ser feitas no site do Detran-CE.

25 mil vagas estão sendo disponibilizadas: 20 mil para o interior do Estado e 5 mil para Fortaleza. As quantidades são as mesmas de 2021, quando o programa beneficiou 139 mil pessoas. O projeto permite a obtenção gratuita da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A (moto) ou B (automóvel). Os beneficiados que conseguirem a habilitação na categoria A vão receber um capacete, garantido através de lei estadual.

Quem pode participar do programa?

  • Beneficiários do Programa Auxílio Brasil;
  • Pessoas com deficiência;
  • Pessoas Egressas do Sistema Penitenciário.

Leia mais | Inscrições para 25 mil vagas no Ceará estão abertas; saiba como participar

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Cnh popular detran ce 2022

Programa oferece habilitação gratuita para carro e moto. Foto: Detran Ceará

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) divulgou em seu site oficial, nesta terça-feira (5), as datas e os municípios onde ocorrerão os próximos atendimentos do programa CNH Popular.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Entre quinta-feira (7 de abril) e a próxima terça-feira (12 de abril), o Detran Ceará realizará atendimento dos inscritos da CNH Popular em 13 municípios cearenses: General Sampaio, Apuiarés, Jaguaretama, Catarina, Marco, Jaguaribara, Saboeiro, Marco, Jati, Penaforte, Baixio, Umari e Santana do Acaraú.

Leia também | CNH Popular 2022: saiba como se inscrever

O Detran Ceará informou que os inscritos no programa devem conferir o ‘status da inscrição’ no site oficial do Detran-CE. Serão atendidos os candidatos que cumprirem todos os requisitos estabelecidos no programa e tiveram o seu cadastro deferido, ou seja, que foi aprovado.

Confira as datas e municípios dos próximos atendimentos:

07/04 (quinta-feira)
General Sampaio

08/04 (sexta-feira) Apuiarés Jaguaretama

Catarina

09/04 (sábado) Marco Jaguaribara

Saboeiro

10/04 (domingo) Marco Jati Penaforte Baixio

Umari

11/04 (segunda-feira)
Santana do Acaraú

12/04 (terça-feira)
Santana do Acaraú

Comprovante de vacinação será exigido aos inscritos 

O Detran Ceará destacou também que, no ato de atendimento dos inscritos CNH Popular, será exigida a apresentação do Passaporte de Vacinação contra a Covid-19 com o ciclo vacinal completo, incluindo a 3ª dose.

O órgão ressaltou também que divulgará, posteriormente, os endereços e horários de atendimentos em cada município, assim como o calendário das próximas comissões nas demais cidades.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Além do comprovante da vacinação, o inscrito no CNH Popular precisa chegar ao local de atendimento com uma lista de documentos (originais e cópias). Confira a relação da documentação exigida:

– Identidade (RG) – CPF – Comprovante de endereço ou declaração de residência – Declaração do CRAS (para Beneficiário do Programa Auxílio Brasil) – Laudo Médico com Código CID (para deficiente físico) – Declaração da Secretaria de Segurança Pública

(para egresso do Sistema Prisional)

O programa CNH Popular é voltado para emissão de forma gratuita da primeira via da carteira de motorista. Nesta edição, o Governo do Ceará está oferecendo 25 mil vagas: 20 mil para o interior do estado e 5 mil apenas para Fortaleza. As quantidades são as mesmas de 2021, quando o programa beneficiou 139 mil pessoas. O projeto permite a obtenção gratuita da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A (moto) ou B (automóvel). Os beneficiados poderão conseguir a habilitação na categoria A, recebendo um capacete, garantido através de lei estadual.

  • Beneficiários do Programa Auxílio Brasil;
  • Pessoas com deficiência;
  • Pessoas Egressas do Sistema Penitenciário.

Rio de Janeiro

Grupo Especial

Para não perder nada

Morte no Rio

Estreia na Sapucaí

Desfila só no Rio

Ex-bailarina do Domingão

Musas na folia 💃💃🏾

As inscrições para o programa CNH Popular estão "praticamente encerradas", declarou o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), Maximiliano Quintino, nesta terça-feira (29). A informação foi revelada durante a participação dele na última transmissão semanal ao vivo realizada nas redes sociais de Camilo Santana (PT) como governador do Estado. 

A iniciativa foi lançada há exatamente uma semana e, pouco mais de 24h depois, cerca de 96% das 25 mil vagas já haviam sido preenchidas, conforme informou o órgão na última quarta-feira (23). 

Ainda segundo o superintendente, o Detran está reunindo com o presidente do Sindicato das Autoescolas do Estado do Ceará (Sindcfc's), no início da tarde desta terça-feira, para tratar sobre a operacionalização do programa, com intuito de agilizar o processo

"Essa carteira de motorista que o governo está bancando 100% gratuitamente custa quase R$ 2.000. [Somando] ano passado com este ano, são 50 mil carteiras, ou seja, se fosse pagar, seriam cerca de R$ 100 milhões."

Camilo Santana

Governador do Ceará

Do total de oportunidades ofertadas neste ano, 20 mil são destinadas ao Interior do Estado e 5 mil para Fortaleza. O número de CNHs e a proporção são os mesmos dos disponibilizados em 2021. 

Os interessados em participar da iniciativa, que oferece carteiras nacionais de habilitação categoria A (moto) e B (carro) gratuitas, chegaram a enfrentar instabilidade no site do Detran para se inscrever, falha causada devido ao elevado número de acesso, segundo o órgão. 

O projeto já beneficiou mais de 139 mil pessoas. Nesta edição, os beneficiários da categoria A também receberão um capacete após a conclusão do processo. 

Quem pode participar?

O programa é direcionado aos cidadãos que residem no Ceará e se encaixem em um dos seguintes critérios:

  • Beneficiários do Programa Auxílio Brasil;
  • Pessoas com deficiência; 
  • Pessoas Egressas do Sistema Penitenciário.

Como se inscrever

  • O primeiro passo que os interessados devem realizar é acessar o site do Detran. 
  • Em seguida, devem informar o número do CPF e em qual categoria de beneficiário se encaixam, como, por exemplo, "egresso do sistema prisional" ou "pessoa com deficiência". 
  • No próximo passo, os candidatos devem anexar os documentos exigidos e finalizar o processo.
  • Em seguida, os dados fornecidos passarão por uma análise realizada pelo Detran.
  • Após a aprovação do cadastro, será agendada a comissão para onde os candidatos serão devidamente direcionados pelo Detran para as autoescolas, que serão responsáveis pela preparação dos respectivos alunos do programa.

A iniciativa custeia todo o processo de aquisição da 1ª carteira de habilitação das categorias A ou B. Os beneficiários têm acesso gratuitamente aos serviços de:

  • Exame psicológico (psicotécnico);
  • Exames de aptidão física e mental (médico);
  • Curso teórico-técnico;
  • Curso de prática veicular;
  • Exame de direção.