Diferença entre população e amostra exemplos

Estudando estatística para concursos? Confira aqui qual é a diferença entre população e amostra?

Não deixe de ver em nosso menu outras publicações sobre estatística e matemática para concursos.

Bom estudo!

Uma população é uma coleção de pessoas, resultados, itens, respostas, eventos ou contagens sobre os quais deseja-se fazer inferências. Por questões financeiras, ou logísticas, normalmente não é conveniente ou possível examinar todas as respostas de uma população inteira.

Imaginemos uma eleição para presidente do Brasil. Não é viável entrevistar a todos os mais de 100 milhões de eleitores que existem, porém é possível entrevistar uma conjunto menor de eleitores. Este subconjunto da população recebe o nome de amostra.

Diferença entre população e amostra exemplos

Uma amostra é um subconjunto ou subgrupo de resultados, pessoas, respostas, itens, contagens ou eventos de uma população maior que você coleta e analisa para fazer inferências. A regra básica para que a amostra seja confiável e reflita o que acontece com toda a população é seja suficientemente grande e coletada aleatoriamente.

Se a amostra é aleatória e grande o suficiente, os resultados obtidos podem ser considerados confiáveis para fazer previsões sobre toda a população. Voltando ao exemplo, um candidato a presidente que possui 10% de intenções de voto em uma amostra suficientemente grande e coletada aleatoriamente deve ter uma porcentagem bem próxima de 10% de intenções de voto em toda a população. Porém como sabemos, a estatística é uma ciência “quase” exata, e existem outros testes para a verificação da margem de erro de uma pesquisa.

Aprendeu a diferença entre população e amostra?

Deixe o seu comentário.

A diferença entre a população e a amostra não é por vezes clara para alguns investigadores, tornando ainda mais difícil esclarecer e decidir os métodos de amostragem a aplicar.

População teórica (ou universo estatístico) corresponde assim todo o conjunto de indivíduos com uma caraterística comum que se submete a um estudo estatístico. A Amostra é um subconjunto representativo da população, criteriosamente escolhido, sobre o qual incide a observação.

Na maioria dos estudos de psicologia e ciências sociais, procura-se desenvolver teorias e explicações que sejam generalizáveis para todos os humanos, ou grupos de humanos, ou seja, para a populações. Na prática teremos ainda de selecionar, dentro da população teórica, a população do estudo, por motivos de logística sobretudo. 

Por exemplo, podemos considerar uma População Teórica de 10 milhões de portugueses, mas muitas vezes precisamos de recorrer a grupos mais restritos e que possam ser facilmente acedidos – a este grupo designamos por População do Estudo, como por exemplo o grupo dos portugueses residentes em Lisboa e Vale do Tejo. Este exemplo é ilustrado na figura seguinte.

Diferença entre população e amostra exemplos
Fonte: João Marôco (2011). Análise Estatística com o SPSS Statistics, 5ª edição. Pero Pinheiro, Report Number Edições, p. 9.

Depois de identificada a população do estudo é ainda necessário definir como vão ser selecionados os sujeitos ou objetos que constituem a Amostra, ou seja, que tipo de Amostragem vai ser feita – vão ser selecionados todos os indivíduos, vão ser selecionados alguns indivíduos ao acaso? Através da internet, ou nas escolas?

O processo de amostragem deve ser analisado e ponderado mediante vários fatores. A(s) amostra(s) deve(m) ser constituída(s) de forma que as conclusões obtidas a partir da caraterização da amostra – o objeto da Estatística Descritiva – sejam generalizáveis para a População Teórica, ou seja, as amostras têm de ser representativas das populações sob estudo. Este processo de generalização das conclusões obtidas pelo estudo da amostra para a população designa-se por Estatística Inferencial – estas duas dimensões da Análise Estatística podem ser entendidas no post anterior “Introdução ao Estudo de Estatística“.

Fonte

Libre Franklin Open Sans Work Sans Merriweather IBM Plex Serif

Alinhamento do Texto

format_align_left

format_align_justify

format_align_right

Diferença entre população e amostra exemplos
Diferença entre população e amostra - O Negócio

Contente:

Diferença entre população e amostra exemplos
Sempre que ouvimos o termo "população", a primeira coisa que nos ocorre é um grande grupo de pessoas. Da mesma forma, nas estatísticas população denota um grande grupo que consiste em elementos com pelo menos uma característica comum. O termo é frequentemente contrastado com o amostra, que nada mais é do que uma parte da população selecionada para representar todo o grupo.

A população representa a totalidade de pessoas, unidades, objetos e tudo o que é capaz de ser concebido, tendo certas propriedades. Ao contrário, a amostra é um subconjunto finito da população, que é escolhido por um processo sistemático para descobrir as características do conjunto original. O artigo apresentado a seguir descreve as diferenças entre população e amostra.

Gráfico de comparação

Base para comparaçãoPopulaçãoAmostra
SignificadoPopulação refere-se ao conjunto de todos os elementos que possuem características comuns, que compõem o universo.Amostra significa um subgrupo de membros da população escolhidos para participar do estudo.
IncluiCada unidade do grupo.Apenas um punhado de unidades populacionais.
CaracterísticaParâmetroEstatística
Coleção de dadosEnumeração completa ou censoPesquisa de amostra ou amostragem
Focar emIdentificando as características.Fazendo inferências sobre a população.


Definição de População

Em termos simples, população significa o agregado de todos os elementos em estudo com uma ou mais características comuns, por exemplo, todas as pessoas que vivem na Índia constituem a população. A população não se limita apenas a pessoas, mas também pode incluir animais, eventos, objetos, edifícios, etc. Pode ser de qualquer tamanho, e o número de elementos ou membros em uma população é conhecido como tamanho da população, ou seja, se houver há cem milhões de pessoas na Índia, então o tamanho da população (N) é de 100 milhões. Os diferentes tipos de população são discutidos em:

  1. População Finita: Quando o número de elementos da população é fixo e permite enumerá-lo na sua totalidade, a população é dita finita.
  2. População Infinita: Quando o número de unidades em uma população é incontável e, portanto, é impossível observar todos os itens do universo, então a população é considerada infinita.
  3. População Existente: A população que compreende objetos que existem na realidade é chamada de população existente.
  4. População Hipotética: População hipotética ou imaginária é a população que existe hipoteticamente.

Exemplos


  • A população de todos os trabalhadores que trabalham na fábrica de açúcar.
  • A população de motocicletas produzidas por uma determinada empresa.
  • A população de mosquitos em uma cidade.
  • A população de contribuintes da Índia.

Definição de Amostra

Pelo termo amostra, entende-se uma parte da população escolhida aleatoriamente para participação no estudo. A amostra assim selecionada deve ser tal que represente a população em todas as suas características, e deve ser livre de vieses, de modo a produzir cortes transversais em miniatura, visto que as observações amostrais são utilizadas para fazer generalizações sobre a população.

Em outras palavras, os respondentes selecionados fora da população constituem uma 'amostra', e o processo de seleção dos respondentes é conhecido como 'amostragem'. As unidades em estudo são chamadas de unidades de amostragem e o número de unidades em uma amostra é chamado de tamanho da amostra .

Durante a realização de testes estatísticos, as amostras são usadas principalmente quando o tamanho da amostra é muito grande para incluir todos os membros da população em estudo.


Principais diferenças entre população e amostra

A diferença entre a população e a amostra pode ser traçada claramente pelos seguintes motivos:

  1. A coleção de todos os elementos que possuem características comuns que compõem o universo é conhecida como população. Um subgrupo de membros da população escolhida para participar do estudo é denominado amostra.
  2. A população consiste em cada um dos elementos de todo o grupo. Por outro lado, apenas um punhado de itens da população está incluído em uma amostra.
  3. A característica da população baseada em todas as unidades é chamada de parâmetro enquanto a medida de observação da amostra é chamada de estatística.
  4. Quando as informações são coletadas de todas as unidades da população, o processo é conhecido como censo ou enumeração completa. Por outro lado, a pesquisa por amostragem é realizada para reunir informações da amostra usando o método de amostragem.
  5. Com população, o foco é identificar as características dos elementos visto que no caso da amostra; o foco é feito a generalização sobre as características da população de onde provém a amostra.

Conclusão

Apesar das diferenças acima, também é verdade que a amostra e a população estão relacionadas entre si, ou seja, a amostra é retirada da população, portanto, sem população, a amostra pode não existir. Além disso, o objetivo principal da amostra é fazer inferências estatísticas sobre a população, e isso também seria o mais preciso possível. Quanto maior o tamanho da amostra, maior é o nível de precisão da generalização.