Cultura popular na idade Média o contexto de François Rabelais pdf

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Kindle Clippings Kindle Mate, 06/05/2019 21:56:09 A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais (Mikhail Bakhtin) literatura do século XVI terminou, por assim dizer, sob o signo de Rabelais; no domínio da sátira política, Outros fatos provam de forma cabal que Rabelais era compreendido e amado por seus contemporâneos: refiro-me às numerosas e profundas marcas de sua influência, e ao grande número de imitadores seus. Quase todos os prosadores do século XVI que o sucederam (mais exatamente, que escreveram depois da publicação dos dois primeiros livros), como por exemplo Bonaventure des Périers, Noel du Fail, Guillaume Bouchet, Jacques Tahureau, Nicolas ds Cholières, etc., inspiraram-se em maior ou menor grau na veia rabelaisiana. O florescimento do realismo grotesco é o sistema de imagens da cultura cômica popular da Idade Média e o seu apogeu é a literatura do Renascimento. /ê imprescindível conhecer o realismo grotesco para compreender o realismo do Renascimento, e outras numerosas manifestações dos períodos posteriores do realismo. As degradações (paródicas e de outros tipos) são também características da literatura do Renascimento, que perpetua desta forma as melhores tradições da cultura cômica popular (de modo particular-/mente completo e profundo em Rabelais). paródia moderna também degrada, mas com um caráter exclusivamente negativo, carente de ambivalência regeneradora. O realismo grotesco não conhece outro baixo; o baixo é a terra que dá vida, e o seio corporal; n baixo é sempre o começo. todas as formas do. realismo grotesco, foi sempre ligado ao baixo material e corporal. O tíso degrada e materializa. O porta-voz do pnqçípio material e corporal não é aqui nem o ser biológico isolado nem-Q-egoísta-indivíduo burguês, mas o povo, um povo que na sua evolução... No realismo grotesco, o elemento material e corporal é um princípio profundamente positivo, que nem aparece sob uma forma egoísta, nem separado dos demais aspectos da vida. O princípio material e corporal é percebido como universal P popular^.e. £Ia_entanto, as imagens referentes ao princípio material e corporaj em Rabelais (e nos demais autores do Renascimento) são a herança (um pouco modificada, para dizer a verdade) da cultura cômica popular, de üm tipcTpecuIiar de imagens e, mais amplamente, de uma concepção estética da vida prática que caracteriza essa cultura e a Hifcran

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