O que é uma população absoluta

População absoluta: População absoluta (é o número total de habitantes de um lugar (país, cidade, região, etc.). Quando um determinado lugar possui um grande número de habitantes, dizemos que ele é populoso ou de grande população absoluta; quando possui um pequeno número de habitantes, dizemos que é pouco populoso ou de pequena população absoluta.

No entanto, ao considerarmos a qualidade de vida da população, esses conceitos devem ser interpretados com atenção. Um país não oferece melhores ou piores condições de vida aos seus cidadãos simplesmente pelo facto de se apresentar pouco ou muito povoado.

Os Países Baixos, apesar de terem uma alta população relativa (430hab/km²), possuem estrutura económica e de serviços públicos que atende às necessidades dos seus cidadãos. Já Moçambique, com uma baixa população relativa, tem muitos problemas na área social por causa da carência de serviços públicos, desemprego, falta de empregos com salários dignos, de habitação etc. Nesse contexto, em última instância, o que conta é a análise das condições de existência da população, e não apenas a análise demográfica desprendida da realidade.

Densidade demográfica ou população relativa: corresponde a média de habitantes por quilómetros quadrados. Podemos obtê-la através da divisão da população absoluta pela área. Quando a população relativa de um local é numerosa dizemos que esse local é muito povoado.

Leia Também Sobre:

O que é uma população absoluta

Na postagem de hoje vamos tratar sobre os assuntos relacionados a geografia no Enem. E vamos falar sobre a população. Não sobre a população diretamente, mas sim sobre conceitos que podem (e são!) muito importantes para entender o que acontece em um determinado grupo. Assim, vamos conhecer alguns dos conceitos demográficos, importantes para a caracterização de populações, que são os conceitos de população absoluta e relativa.

Como falamos acima, a categorização de populações pode ser realizada de duas diferentes maneiras. Essas duas categorias vamos estudar a seguir.

População absoluta

O primeiro conceito que estudaremos é a população absoluta. A população absoluta reflete o número total de habitantes de uma determinada região, que pode ser um país, estado ou até mesmo um município. Sendo assim, quando falamos em população absoluta, não estamos levando em consideração as dimensões do local, apenas a quantidade geral de habitantes.

Quando um país, estado ou município apresenta uma população absoluta muito elevada dizemos que o país é populoso. O Brasil é atualmente o quinto país mais populoso do mundo, e o mais populoso da América Latina. Mundialmente, a China é o país mais populoso, seguido de perto pela Índia.

População relativa

Ainda relacionado a população, temos também a população relativa. A população relativa busca aproximar os índices de população, levando em conta a área de determinada região. Quando um país apresenta população relativa elevada, dizemos que este é um país povoado.

É claro que o Brasil seria um dos países mais populosos do mundo, devido as suas dimensões territoriais. Porém, também devido a sua grande extensão territorial, imaginamos que o Brasil não é um país povoado. E é exatamente isso que acontece na prática! O Brasil ocupa apenas a 159° posição no ranking de densidade demográfica, que é apenas um outro nome para a população relativa. O ranking mencionado acima é liderado pelo principado de Mônaco, que possui uma extensão territorial muito pequena, o que leva a uma alta densidade populacional. Veja a seguir o principado de Mônaco no mapa:

O que é uma população absoluta

O que é uma população absoluta

Como mencionado, para que seja possível observar o território de Mônaco, devemos ampliar bastante o mapa, pois se trata de uma pequena região que faz divisa com a França. No entanto, é o país com a maior população relativa mundial!

A população relativa é calculada através da seguinte equação:

O que é uma população absoluta

Portanto, é necessário sabermos qual a população absoluta de um país qualquer (e essa população é definida através de censos, como os realizados pelo IBGE em território brasileiro) e também a área total do país. Além disso, a população absoluta apresenta unidade, que é dada em habitantes por quilometro quadrado (hab/km²).

São vários os fatores que podem influenciar no crescimento ou diminuição da população de um país ao longo do mundo. A China por exemplo, estabelece um controle na quantidade de filhos por casal, devido a superpopulação do país. Dois dos principais fatores que influenciam na população são a taxa de natalidade e também a de mortalidade. Portanto esse será o nosso objetivo de estudo. Aguarde!

População Absoluta é o número total de residentes em determinado lugar que pode ser de uma cidade, estado, região ou mesmo país. Para saber o número exato do total de pessoas, é necessário fazer o levantamento através do censo demográfico que, no Brasil, foi realizado pela última vez em 2010 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A pesquisa do censo é realizada a cada 10 anos e o planejamento é que seja executada nos anos que tenham como final, o dígito 0.

Por outro lado, quando um lugar possui grande número de habitantes, diz-se que o mesmo é de grande população absoluta ou simplesmente populoso; em contrapartida, se o número é pequeno, é correto dizer que possui pequena população absoluta ou então não-populoso.

Estima-se que a população mundial é de 7,2 bilhões de pessoas, sendo que os países mais populosos são os seguintes: Em primeiro lugar a China, seguida por Índia, Estados Unidos, Indonésia, Brasil, Paquistão e Bangladesh.

População absoluta brasileira

De acordo com os dados divulgados pelo IBGE, a população absoluta brasileira gira em torno de 200,5 milhões de habitantes e, por isso confere ao país a quinta posição no ranking mundial de nações mais populosas do mundo.

O Brasil possui significativa extensão territorial de 8.516.000 km², mas a distribuição populacional é considerada ruim, uma vez que existem regiões que concentram alta densidade demográfica, enquanto outras registram baixam concentração de habitantes.

Como exemplo tem-se que as regiões sudeste e sul são consideradas as mais povoadas devido ao desenvolvimento econômico, industrial e social. São Paulo é o estado brasileiro mais populoso do país, o qual conta com nativos, pessoas de diversos estados brasileiros e estrangeiros.

Entretanto, as regiões de menor povoação brasileira são a Norte e a Centro-Oeste que, entre vários fatores desenvolvem atividades agropecuárias que não necessitam de grande número de pessoas para a sua realização.

População Relativa

População Relativa é o mesmo que Densidade Populacional ou Densidade Demográfica. Trata-se da média obtida em um cálculo para se conhecer o número de habitantes por cada quilômetro quadrado. Para isso, deve-se pegar o número total de habitantes e dividir pelo número da área. O resultado permite conhecer a média de ocupação populacional para uma determinada região.

Deste modo, se o valor encontrado é grande, considera-se que a região é densamente povoad; porém, se o valor é pequeno, é chamado de pouco povoado. Em alguns casos pode ocorrer à chamada super povoação, que nada mais é do que o número populacional superior ao limite natural. Este tipo de fenômeno está ligado ao desenvolvimento tecnológico e socioeconômico.

O significado de População Absoluta está na categoria Geral

População pode ser definido como o conjunto de pessoas que habita um certo território. A geografia preocupa-se não só com o número de habitantes, mas também com as suas características, condições e os processos de evolução.

A população é estudada também por outras ciências, como a demografia que é o estudo, a partir de dados quantitativos, de suas variações e do seu estado (por isso, a demografia se utiliza de muitos dados estatísticos para identificar as características das populações e até propor políticas públicas).

População Absoluta

O estudo da população compreende alguns conceitos. Para começar, podemos falar em população absoluta que é o total de habitantes de um certo lugar. Por exemplo, a China possui a maior população absoluta entre os países do mundo, com aproximadamente 1 bilhão e 300 milhões de habitantes. Ou seja, de cada cinco habitantes do planeta Terra, um é chinês (cerca de 20% dos 6,5 bilhões de habitantes do planeta).

Podemos, portanto, afirmar que a China é o país mais populoso do mundo. Populoso é o país que apresenta grande população absoluta.

Países mais Populosos do Mundo

PaísPopulação aproximada
1º China1.300.000.000 hab.
2º Índia1.100.000.000 hab.
3º EUA300.000.000 hab.
4º Indonésia220.000.000 hab.
5º Brasil185.000.000 hab.

O Brasil é um dos países mais populosos do mundo. Dentro dele, os Estados mais populosos, são:
 

EstadoPopulação (ano 2000)
São Paulo (SP)37.000.000 hab.
Minas Gerais (MG)17.800.000 hab.
Rio de Janeiro (RJ)14.400.000 hab.
Bahia (BA)13.000.000 hab.
Rio Grande do Sul (RS)10.200.000 hab
Paraná (PR)9.500.000 hab

 

O que é densidade demográfica?

População relativa ou densidade demográfica é o total de habitantes dividido pela área que ocupam ou é a média da distribuição da população total pelo território.

Para o Brasil, por exemplo, temos:

A primeira pergunta que nos vem à mente é: essa densidade demográfica é grande ou pequena? Vamos comparar com o mundo:
 

Clique para acessar conteúdo externo

Podemos concluir que o Brasil possui uma baixa densidade demográfica, pois está muito abaixo da média mundial. Portanto o Brasil é um país populoso e pouco povoado; isto é, possui uma grande população absoluta, mas uma baixa densidade demográfica.Evite confundir densidade demográfica com distribuição da população, são dois conceitos diferentes, existem países com elevada densidade demográfica, mas com a população tão mal distribuída como a brasileira, por exemplo, a China:

Clique para acessar conteúdo externo

A China possui uma elevadíssima densidade demográfica, mas a sua população está concentrada na sua porção leste (Planície Chinesa, junto ao litoral).
 

Distribuição da população

Usamos a expressão "distribuição da população" para designar a maneira pela qual a população de certo lugar está distribuída em seu território.

No caso do Brasil, a distribuição populacional é bastante irregular, havendo concentração da população nas zonas litorâneas, especialmente no Sudeste e na Zona da Mata Nordestina - sendo que a região Sul também corresponde a um núcleo muito importante. Juntas, essas três regiões reúnem 82% da população, que se distribui em 36% do território brasileiro.

Ocorre o contrário quando analisamos a densidade demográfica das regiões Norte e Centro-Oeste: ela pode chegar a ser inferior a 2 habitantes/km2, sendo que a área dessas duas regiões corresponde a 64% do território nacional.

Veja, no quadro abaixo, a densidade demográfica em cada estado do Brasil: 

PosiçãoEstadoDens. demográfica (hab./km2)
1Distrito Federal (CO)423,29
2Rio de Janeiro (SE)352,90
3São Paulo (SE)160,46
4Alagoas (NE)109,37
5Sergipe (NE)88,52
6Pernambuco (NE)86,31
7Espírito Santo (SE)72,74
8Paraíba (NE)64,52
9Santa Catarina (S)61,52
10Rio Grande do Norte (NE57,08
11Ceará (NE)55,00
12Paraná (S)51,60
13Rio Grande do Sul (S)37,56
14Minas Gerais (SE)32,86
15Bahia (NE)24,94
16Maranhão (NE)18,43
17Goiás (CO)17,31
18Piauí (NE)12,06
19Mato Grosso do Sul (CO)6,34
20Rondônia (N)6,12
21Pará (N)5,66
22Tocantins (N)4,48
23Acre (N)4,29
24Amapá (N)4,11
25Mato Grosso (CO)3,16
26Amazonas (N)2,05
27Roraima (N)1,76
  • Observação: SE (Sudeste); CO (Centro-oeste); S (Sul); NE (Nordeste); N (Norte). Fonte: IBGE, População residente, em 1º de abril de 2007.