Como solvente de esmalte de unhas usa-se uma substancia

O principal membro da classe das Cetonas (substâncias orgânicas oxigenadas) recebe a denominação de Acetona (ou ainda, propanona ou dimetil-cetona).

Características físicas da acetona:


Este composto orgânico sintético tem a forma de um líquido incolor de odor característico e facilmente distinguido. É fácil notar a presença da acetona nos salões de beleza, onde é usado na remoção de esmaltes. Basta abrir o recipiente que o contém e rapidamente o mesmo é inalado, pois evapora facilmente, além de ser inflamável (CUIDADO!) e solúvel em água. 

CH3(CO)CH3


Fórmula química da acetona Fórmula molecular da acetona

Obtenção da Acetona

Existem vários métodos de se obter Acetonas, um deles consiste em aquecer acetato de cálcio 300°C. A equação abaixo representa o processo:
A acetona (C3H6O) aparece como um dos produtos finais do processo. Conheça algumas das utilizações da acetona:

O principal uso é com solvente de tintas, vernizes e esmaltes. É usada também como agente secante de objetos, como por exemplo, de recipientes em laboratórios. Devido a propriedade de ser miscível com a água, combinam-se ambos os líquidos e então evapora.

Publicado por Líria Alves de Souza

Graduação em Química (Centro Universitário Franciscano, UNIFRA, 2014)

Ouça este artigo:

Para começarmos a entender esse assunto devemos saber que existem dois produtos capazes de remover esmalte e são eles: o removedor de esmaltes e a acetona. Nos removedores de esmalte temos os ésteres como função orgânica e na acetona a função orgânica é a cetona.

Como solvente de esmalte de unhas usa-se uma substancia

Solventes apolares são mais adequados para remover esmalte. Foto: ivabalk / Pixabay.com

Quando utilizamos a acetona nas unhas ela apenas retira o esmalte e como é um solvente forte ele acaba deixando a unha bem ressecada e esbranquiçada. Já quando utilizamos o removedor de esmaltes ele além de retirar o esmalte das unhas também hidrata devido ao seu teor oleoso. Na dúvida escolha o removedor de esmalte ao invés da acetona.

O removedor é nada menos do que um solvente orgânico e a retirada do esmalte se dá por semelhança de polaridade. Existe uma lei química que diz “semelhante dissolve semelhante”, ou seja, polar dissolve polar, apolar dissolve apolar e polar não dissolve apolar e vice-versa.

Já que o esmalte é um polímero trata-se de um composto orgânico e apolar. Desta forma, não podemos dissolver um composto orgânico apolar em um solvente polar por isso não podemos utilizar nesse caso a água ou o álcool como solventes. Devemos então utilizar compostos apolares para este processo que podem ser a acetona e o removedor de esmaltes.

Independentemente da idade, algo muito comum no dia a dia é vermos mulheres desfilando pelas ruas com as unhas pintadas com esmalte. Para muitas delas, trata-se de um item indispensável. Por essa razão, a indústria de cosméticos tem buscado cada vez mais inovar na cor e na qualidade dos esmaltes por meio do conhecimento químico.

Neste texto vamos conhecer a química do esmalte, ou seja, quais são as substâncias químicas que fazem parte da composição desse produto. Antes de conhecer que substâncias são essas, é fundamental definirmos o esmalte.

O que é o esmalte?

O esmalte é uma mistura homogênea (aquela que apresenta uma única fase ou um único aspecto visual) que apresenta capacidade plástica, ou seja, promove aderência (fixação) na unha.

O hábito de pintar as unhas não é recente, já que existem relatos de indivíduos que realizavam essa prática na China, aproximadamente em 3000 a.C., com um material chamado rena. O esmalte que conhecemos hoje foi desenvolvido pela primeira vez em 1930.

A partir de 1930, várias novas substâncias passaram a fazer parte da constituição do esmalte. Abaixo temos uma série de grupos de substâncias diferentes, que são divididos de acordo com a sua função específica:

  • Filmógenos: são polímeros plásticos que proporcionam o brilho do esmalte e sua adesão à unha. São chamados de plásticos em virtude dessa capacidade adesiva. O filmógeno mais utilizado no esmalte é a nitrocelulose.

A nitrocelulose é formada por meio de uma reação química entre alguns solventes orgânicos e aditivos, como a mistura formada por algodão, ácido sulfúrico (H2SO4) e ácido nítrico (HNO3).

Como solvente de esmalte de unhas usa-se uma substancia

Estrutura química da nitrocelulose

Trata-se de um plástico que apresenta em sua constituição dois importantes grupos orgânicos: o álcool e o éter (estrutura que apresenta o oxigênio ligado a dois carbonos).

  • Plastificantes: São as substâncias que têm a função de hidratar a unha e favorecer que o esmalte não seja quebradiço. Os plastificantes comumente utilizados na produção do esmalte são:

→ Polimetilacrilato

Polímero (plástico) que apresenta o grupo orgânico éster.

Como solvente de esmalte de unhas usa-se uma substancia

Estrutura química do Polimetilacrilato

→ Poliuretano

Polímero (plástico) que apresenta os grupos orgânicos éster e amina (estrutura que apresenta o nitrogênio ligado ao carbono e ao hidrogênio).

Como solvente de esmalte de unhas usa-se uma substancia

Estrutura química do poliuretano

  • Solventes: são utilizados na mistura para dissolver os componentes do esmalte. Quando se passa o esmalte na unha, os solventes evaporam rapidamente, deixando sobre ela apenas os componentes que antes estavam dissolvidos. Os solventes que podem estar presentes no esmalte são:

→ Álcool isopropílico

Substância orgânica que faz parte da função álcool (possui grupo OH ligado ao carbono).

Como solvente de esmalte de unhas usa-se uma substancia

Estrutura química do Álcool isopropílico

→ Formaldeído ou formol

Substância orgânica que faz parte da função aldeído (apresenta o carbono realizando uma ligação dupla com o elemento oxigênio).

Como solvente de esmalte de unhas usa-se uma substancia

Estrutura química do Formaldeído

→ Dibutilftalato

Substância orgânica que faz parte da função éster (apresenta o elemento carbono realizando uma ligação dupla (=) com o oxigênio e uma ligação simples (-) com outro oxigênio).

Como solvente de esmalte de unhas usa-se uma substancia

Estrutura química do Dibutilftalato

→ Acetato etílico

Substância orgânica que faz parte da função éster (apresenta o elemento carbono realizando uma ligação dupla (=) com o oxigênio e uma ligação simples (-) com outro oxigênio).

Como solvente de esmalte de unhas usa-se uma substancia

Estrutura química do Acetato etílico

OBS.: Alguns estudos científicos apontam riscos à saúde provocados pelo dibutilftalato, formol e tolueno (falaremos deste a seguir).

  • Diluentes: Os diluentes fazem parte da composição do esmalte para auxiliar a dissolução dos componentes plásticos. O mais utilizado é o tolueno.

→ Tolueno

Substância orgânica que faz parte da função hidrocarboneto (apresenta apenas os elementos carbono e hidrogênio na sua constituição).

Como solvente de esmalte de unhas usa-se uma substancia

Estrutura química do Tolueno

  • Corantes ou Pigmentos: Algumas indústrias utilizam corantes artificiais, e outras utilizam os naturais, que são extraídos de rochas, minérios, folhas, flores etc. Alguns exemplos de corantes utilizados são:

  • Dióxido de titânio (TiO2)

  • Óxido de Ferro (FeO)

  • Mica (mistura do minério mica com vários outros corantes).

CURIOSIDADE: Quando já está aderido à unha, uma substância muito utilizada para remover o esmalte é a acetona, que consegue dissolvê-lo facilmente.

Como solvente de esmalte de unhas usa-se uma substancia

Acetona utilizada para remover esmalte das unhas

Além de conhecer a composição química, saiba que várias características físicas e químicas são analisadas antes e durante o processo de produção do esmalte. Essas características são:

  • Acidez (presença de componente ácido)

  • Viscosidade (se o líquido está mais grosso ou encorpado)

  • Cor (se há ou não a necessidade de adicionar mais corante)

  • Odor (se o cheiro do produto está suportável)

  • teor alcoólico (se há ou não a necessidade de diminuir a quantidade de álcool da mistura)

  • densidade (se a relação massa/volume dos materiais está dentro das especificações exigidas)

Depois de pronto, o esmalte ainda passa por alguns testes de qualidade que visam à verificação das seguintes características:

  • brilho

  • aderência (se a massa plástica está aderindo bem a unha)

  • secagem (se os solventes estão evaporando em boa velocidade)


Por Me. Diogo Lopes Dias