A valorização da cultura popular na sociedade brasileira

A valorização cultural e histórica de uma comunidade é instrumento essencial na construção de uma sociedade consolidada em bases sólidas e preparada para o futuro. É fundamental que a população tenha conhecimento sobre raízes, tradições e motivações que levaram a sociedade ao estado atual. A carência de cultura, informação e educação é uma das maiores responsáveis por um país não evoluir, na medida em que a ignorância favorece a perpetuação do domínio de interesses escusos e a proliferação da corrupção. Com cultura, a sociedade fica mais preparada para interpretar as ações geralmente ignoradas e, assim, exercer uma cobrança constante, sem aceitar passivamente as decisões da classe política, podendo ser agente ativa nas transformações. Em Mogi Mirim, um trabalho interessante é promovido pelo Centro de Educação e Integração Social (Cebe), na disciplina Cidadania. O projeto é promovido pela professora de história, Ludmila Fontoura. O objetivo é incentivar os jovens a se tornarem cidadãos de fato, ou seja, atuantes para melhoria de onde vivem. Para tanto, Ludmila ensina sobre a história, com visitas dos alunos a pontos da cidade. Uma das visitas foi à Câmara Municipal, com o ensino sobre as funções do legislativo, envolvendo conversa com vereadores e até simulação de votação. Em outras, o aprendizado foi de personagens da cidade, além de aulas relacionadas a pontos por onde os jovens sempre passam, mas puderam conhecer com um novo olhar a partir das informações. Outro projeto interessante é o Passeio de Intenções Turísticas, da Secretaria de Cultura e Turismo e Conselho Municipal de Turismo.

Nesta ideia, a população tem uma oportunidade interessante no sábado, às 8h, quando será promovida pela Prefeitura a primeira edição da Excursão Cultural, um passeio histórico, com saída do Coreto da Praça Rui Barbosa, comandado por especialistas na história da comunidade, Nelson Patelli Filho e Tóride Celegatti. O passeio irá apresentar pontos históricos e ensinar sobre o passado. Uma atração estudada, caso haja público suficiente, é simular o footing, tradição em que homens e mulheres andavam em círculo, em sentidos contrários, pela Praça Rui Barbosa, com trocas de olhares. Das paqueras no footing, foram iniciados namoros e originados casamentos. O tema serve de interessante observação sobre as mudanças de comportamento e costumes ao longo das décadas, permitindo a jovens entenderem um pouco do que muitos pais ou avós vivenciaram. Projetos como os citados devem ser incentivados, mantidos, estendidos e aperfeiçoados para municiar a sociedade, pois a deficiência cultural é nociva para qualquer comunidade.

Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!

Já tem uma conta? Fazer login

A valorização da cultura popular na sociedade brasileira

Confira nesse post como contribuir com sua comunidade e agir em prol disso!

  • Compre de produtores locais. ...
  • Apoie grupos regionais. ...
  • Ajude os centros culturais do seu bairro ou da sua cidade. ...
  • Ajude a organizar feiras e comemorações. ...
  • Valorizar a cultura local é consumir com consciência.

Por que devemos valorizar a cultura brasileira?

Porque a identidade de um povo está na sua cultura. Podemos entender como tudo aquilo que é construído pelo ser humano. Inclui os mitos, símbolos, ritos, todas as crenças, todo o conjunto de conhecimentos e todo o comportamento etc. Portanto, conhecer e valorizar a nossa cultura são auto-afirmações do que somos.

Qual é a cultura do brasileiro?

A cultura do Brasil é uma síntese da influência dos vários povos e etnias que formaram o povo brasileiro. Não existe uma cultura brasileira perfeitamente homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam, juntas, a cultura do Brasil.

Qual a importância de preservar a nossa cultura?

Esses são elementos fundamentais para que uma população se reconheça como sociedade, como uma nação. Sendo assim, preservar a cultura ajuda a manter as tradições para que os habitantes de uma região se reconheçam nas manifestações criadas e mantidas de forma espontânea.

Qual a importância de se preservar a nossa cultura?

Esses são elementos fundamentais para que uma população se reconheça como sociedade, como uma nação. Sendo assim, preservar a cultura ajuda a manter as tradições para que os habitantes de uma região se reconheçam nas manifestações criadas e mantidas de forma espontânea.

Qual é a importância da preservação cultural?

A valorização do patrimônio histórico cultural é a valorização da identidade que molda as pessoas. Por isso, preservar as paisagens, as obras de arte, as festas populares, a culinária ou qualquer outro elemento cultural de um povo, é manter a identidade desse povo.

Quais são os costumes do povo brasileiro?

Os brasileiros celebram o natal, a festa junina, a folia de reis e o carnaval. Todas essas comemorações fazem parte da cultura nacional e da formação dos cidadãos. Na alimentação, ainda mantemos alguns costumes dos tropeiros, como o pão de queijo, o feijão tropeiro, o arroz carreteiro e a feijoada.

Qual é a cultura brasileira?

  • Valorização da Cultura Brasileira Qual é a Cultura Brasileira? “A sociedade brasileira reflete, por sua própria formação histórica, o pluralismo. Somos nacionalmente, hoje, uma síntese intercultural, não apenas um mosaico de culturas.

  • A valorização da cultura popular para as culturas populares está inserida no imaginário social, que por sua vez são resgatados nas representações sociais e que, por conseguinte relacionados à identidade cultural. Existem várias maneiras de valorizar a cultura popular: a primeira pela

Por que a cultura brasileira não resiste?

  • Alguns elementos culturais do século XX também resistem e colocam-se como fatores que ainda influenciam a cultura brasileira atual, como o carnaval, que movimenta grande parte da população brasileira entre nos meses de fevereiro e março de cada ano. A cultura brasileira é vasta e diversa.

Quais os elementos característicos da cultura brasileira?

  • São elementos característicos da cultura brasileira a música popular, a literatura, a culinária, as festas tradicionais nacionais, como o Carnaval, e as festas tradicionais locais, como as ...

A valorização da cultura popular na sociedade brasileira
– Shumoff/iStock

Com base na proposta do Guia do Estudante, os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema “A importância da cultura popular na construção e na valorização da história brasileira”. Leia abaixo uma das redações enviadas e veja, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imaginie.

Dona Benta, Emília, Narizinho, Cuca, Saci Pererê. O enredo e os personagens da história de Monteiro Lobato estão cercados por elementos da cultura popular – da gastronomia aos trejeitos dos personagens. A cultura popular, composta pelo conjunto de costumes, crenças e valores de um povo, é fundamental para a construção e transmissão de sua história. [6]Desse modo, o folclore, a culinária e a religião carregam importantes traços do miscigenado povo brasileiro.

[4]A priori, através da cultura popular é possível ter registros dos pensamentos e valores dos diversos grupos ancestrais que compuseram o Brasil. O mito, a mais primitiva forma de explicar a natureza, reflete os pensamentos e medos do povo que o conta. O conto folclórico do Curupira – menino com cabelo em chamas que protegia a mata e os animais selvagens, por exemplo, expressa o temor, bem como a crença indígena,[2] quanto à natureza e o avanço do colonizador. Portanto, por meio de histórias, danças e cantigas, a cultura popular transmite e valoriza as diversas visões que, juntas, formam a história brasileira.

[7]Além disso, a cultura popular é a base para a formação da identidade nacional. Tendo em vista que a identidade de um povo é composta por seus hábitos e por produções passadas e atuais, a cultura popular é essencial neste processo por disseminar as criações dos grupos que compõem o miscigenado povo brasileiro. Prova disso são as festas e a culinária, que apesar de origens étnicas diversas, foram incorporadas e tornaram-se a própria identidade do Brasil. Assim, as raízes, os fundamentos e os valores do povo brasileiro estão na cultura popular.[5]

Portanto, o papel da cultura popular deve ser valorizado e ampliado. Para isso, o Estado deve fornecer incentivos fiscais às publicações sobre a cultura popular, de modo a impulsionar o ensino e o estudo desses elementos culturais. Ademais, a mídia pode divulgar minisséries sobre os aspectos culturais e suas origens em cada grupo étnico que [1]contribuíram para a cultura brasileira, atentando[3] a sociedade para a importância do folclore, da gastronomia, das festas e dos ritos na construção da história e do povo brasileiro. 

Análise da redação do aluno

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta:  

[1] Erro de concordância verbal.
[2] Erro de pontuação. 

Continua após a publicidade

Competência II – Compreender a proposta: A proposta foi compreendida pelo estudante.

Competência III – Selecionar, relacionar argumentos:

[3] Inadequação vocabular.
[4] Argumentos bem selecionados e desenvolvidos.
[5] Mereceria melhor desenvolvimento na argumentação. 

Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação:

[6] Elemento coesivo indevido.
[7]Parágrafos bem estruturados e concatenados. 

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema:       

Proposta de intervenção bem elaborada. Seu texto está encaminhando para o sucesso!

Nota: 920