A diferenciação oferece a oportunidade de obtenção de lucros econômicos positivos e extraordinários.

1. Introdução

O trabalho a seguir trata-se de uma analise sobre as estruturas de mercados, assim como seus aspectos metodológicos,aplicando a uma pesquisa pratica sobre um produto, encaixando-o dentro da estrutura de monopólio.

Os mercados estão estruturados de maneira diferenciada em função de quatro fatores principais:

– O número de firmas produtoras atuando no mercado;

– A homogeneidade ou diferenciação dos produtos da firma.

– Se existe ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.

– Metodologia de controle dos preços.

Portanto, serão analisadas as diversas estruturas de mercado existentes, afim de conhecermos sobre como funciona o mercado e entendermos a sua estrutura,e sua importância assim podemos nos voltarpara outros mercados que são bons, mas não recebem o respaldo por falta de apoio,por parte do governo e da população, assim, ao conhecermos as estruturas nos dará clareza quanto os setores que nós mesmos estamos consumindo.

Costuma-se dizer que, numa economia capitalista, os problemas econômicos relativos à decisão sobre que tipos de produtos devem ser produzidos e a que preços serão vendidos esses produtos são resolvidos normalmente pelo livre jogo das forças de mercado – isto é, pelo livre funcionamento da oferta e da demanda. Nesta hipótese, as decisões e escolhas econômicas são individualizadas e feitas pelos consumidores – que são os demandantes dos bens e serviços – e pelos produtores – que são os ofertantes. Agindo de acordo com seus próprios interesses, os indivíduos, afetando e sendo afetados pelo sistema de preços, tomam as decisões que maximizarão a satisfação coletiva.

O objetivo é o de explicar de maneira simplificada como atua um sistema de preços e sua influência na alocação de recursos escassos.

2. Desenvolvimento

2.1 Conceito de mercado

O mercado é o ambiente social ou virtual propício às condições para a troca de bens e serviços. Também se pode entender como sendo a instituição ou organização mediante a qual os ofertantes (vendedores) e os demandantes (compradores) estabelecem uma relação comercial com o fim de realizar transações, acordos ou trocas comerciais.

O mercado aparece a partir do momento em que se unem grupos de vendedores e de compradores, o que permite que se articule um mecanismo de oferta e procura.

Os primeiros mercados que apareceram na história da humanidade funcionavam através da troca. Com o aparecimento do dinheiro (a moeda, mais concretamente), começaram a desenvolver-se códigos de comércio. Por sua vez, o aumento da produção resultou no aparecimento de intermediários entre os produtores e os consumidores finais.

A economia contempla a existência de diversas classes de mercados: há mercados retalhistas, mercados grossistas, mercados de matérias-primas e mercados de ações.

O mercado ideal de concorrência perfeita é aquele onde nem os compradores nem os vendedores possam interferir no preço final do bem ou do serviço trocado. Este sistema vê-se afetado ao aparecerem os monopólios ou oligopólios que fixam os preços por vontade própria.

Posto isto, para a existência de um mercado com concorrência perfeita deve-se obedecer a determinados requisitos como a existência de um elevado número de vendedores e comprados (onde a decisão individual de cada uma terá pouca influência sobre o mercado global), a homogeneidade do produto (todos os produtos oferecidos são iguais), a existência de transparência (os participantes têm pleno conhecimento das condições gerais em que opera o mercado) e o livre acesso à informação.

2.2 Estruturas de mercado: Bens/serviços e fatores de produção

2.2.1 Mercado de Bens/Serviços

Compreender como os mercados se diferenciam pela capacidade de influir no preço, a quantidade de equilíbrio em cada uma das estruturas e a quantidade de empresas e de consumidores s à premissa base para entendê-las, o numero de empresas e o seu poder de liderança de mercado. Segundo Pindick (2010), para determinar as estruturas de mercado, é importante analisar o poder de mercado, ou seja, a capacidade de influenciar o preço, por parte do vendedor, ou por parte do comprador.

Assim os mercados são classificados da seguinte forma:

Concorrência perfeita;

Monopólio;

Oligopólio;

Concorrência monopolista;

Monopsônio e Oligopsônio.

Ele influencia o bem-estar dos consumidores e dos produtores, podendo ser limitado pelo governo. Ainda sobre o poder de mercado, as empresas podem elaborar estratégias diferenciadas de preço e propaganda para se beneficiarem do seu poder de mercado (isso não acontece na concorrência perfeita, pois, como será demonstrado, a empresa não tem poder de influenciar o mercado).

Concorrência Perfeita

É a estrutura de mercado onde um elevado número de consumidores interage com um elevado número de vendedores ou produtores que comercializam um produto, no entanto os preços são definidos pela interação das forças de oferta e de demanda existentes. Assim, cada agente econômico é incapaz de isoladamente afetar o preço do produto. Lembrando que esse produto possui um substituto próximo, porém não são substituídos totalmente, com isso dependerá do conjunto de agentes, suas ações e reações no desenvolvimento dos bens\serviços, no entanto para que a concorrência perfeita ocorra, fazem-se necessárias as seguintes condições:

a) Elevado número de atores: Os vendedores e compradores são suficientemente numerosos de tal maneira que nenhum deles isoladamente é capaz de exercer influência significativa sobre o preço da mercadoria;

b) Produtos Homogêneos: os consumidores não percebem diferenças exponenciais em relação aos diversos produtos oferecidos no mercado;

c) Liberdade de entrada e saída: os produtores e consumidores podem entrar e sair do mercado de acordo com as condições de preço e de outros fatores, sem que isso cause distúrbios no mercado;

d) Transparência:

Ainda que este modelo seja dificilmente encontrado no mundo real, pode-se citar como exemplo próximo as feiras livres de produtos agrícolas, nas quais os clientes podem estar informados de todos os preços praticados para cada tipo de produto, os quais são homogêneos. Apresenta um grande número de empresas, mas os produtos produzidos não são homogêneos, apesar de serem substitutos próximos. Como exemplo, as diversas marcas de cremes vegetais (margarinas), sabões em pó, cigarros, entre outros.

Monopólio

Basicamente é a estrutura de mercado em que apenas uma empresa responde pela totalidade do que é produzido ou comercializado, a partir disso um setor com múltiplos compradores é controlado por um único vendedor de mercadoria ou serviço, tendo capacidade de afetar o preço pelo domínio da oferta. No monopólio a empresa pode decidir qual preço irá determinar, estipulando-o de acordo com seus objetivos, normalmente associados à expectativa de maximizar o lucro. Assim, em situações de monopólio o preço é sempre maior que em situações de concorrência, resultando em um mercado concentrado de forma absoluta com uma enorme dificuldade para a entrada de novas empresas.

Pindick (2010) aponta também os mercados nos quais o número de empresas é limitado, variando da competição monopolística, na qual muitas empresas vendem produtos diferenciados, passando pelo oligopólio e chegando ao cartel, nos quais grupos de empresas coordenam as decisões e atuam como um monopolista.

Existe monopólio quando são observadas as seguintes condições:

a) há um único vendedor de uma mercadoria;

b) concentração absoluta

b) não há substitutos próximos para os bens;

c) existem obstáculos quanto à entrada no setor. Estes obstáculos podem ser de várias naturezas tais como:

O mercado é limitado e não comporta mais do que uma firma. É o caso denominado monopólio natural. Como exemplo pode ser citado:

• Distribuição de água e a coleta de esgoto, mercados nos quais seria

• Inadmissível se construir novas redes, paralelas às existentes, para se promover a concorrência. A empresa existente segue uma política de preços que impede a atração de

• Novos concorrentes.

Ressalte-se ainda que o monopólio puro, com um única empresa dominando o mercado, é também uma estrutura de mercado raramente vista, salvo nos casos de monopólio natural.

Na formação de preço deste tipo de estrutura está englobado o aspecto valor, como afirma Stuart Mill: “Para que um bem qualquer tenha algum valor duas condições devem ser preenchidas. Primeiramente, ele deve corresponder a alguma utilidade, convergir para algum fim, satisfazer a alguma necessidade. E, em segundo lugar, não deverá apenas corresponder a utilidade, mas também a dificuldade envolvida em sua obtenção”. (livro III, princípios de economia politica, capitulo II , México,1943)

Oligopólio

Significa que um número pequeno número de empresas de grande porte controlarão a maior parte ou a totalidade no que é produzido e comercializado, ou seja, a oferta de um produto ou serviço é controlada por pequeno grupo de empresas. No oligopólio os produtores tornam-se interdependentes e guiam suas políticas de produção de acordo com a política das demais empresas por saberem que, em setores de pouca concorrência, a alteração de preço de um afeta diretamente os demais. Ele gera uma competição em estratégia, com isso em estruturas oligopolizadas o preço tende manter-se em níveis altos.

Existem vários tipos de oligopólio, dentre os quais destacam-se:

• oligopólio concentrado: pequeno número de empresas no setor.

Exemplo: indústria automobilística;

• oligopólio competitivo: ou um pequeno número de empresas domina um setor com muitas empresas. Exemplo: Nestlé, Ambev, Parmalat no setor de alimentos, Brahma, Antarctica e Coca-cola no setor de bebidas

a) Oligopólio mediante coalizão absoluta (também conhecido como cartel)

Neste caso, as firmas pertencentes ao setor percebem que um acordo pode maximizar os lucros de todos. Determinam assim o preço e a produção do setor de maneira a que todos os produtores ganhem, atuando como se fosse um monopólio. Evidentemente, o consumidor perde com esse acordo, pois os preços ficam em níveis superiores aos que seriam praticados se houvesse concorrência.

b) Oligopólio com tácita coalizão

Neste modelo os preços são os mesmos e é feita uma divisão de mercado entre os concorrentes, apesar de não serem definidas todas as questões de concorrência entre as empresas.

Neste tipo de estrutura as empresas concorrentes baixam os preços quando algum participante os reduz, mas não os aumenta quando um deles toma esta decisão. O preço tende a permanecer estável por longos períodos.

c) Oligopólio sem coalizão

Neste modelo, os oligopolistas não têm consciência de sua interdependência, agindo de forma independente e não procurando nenhum acordo tácito entre si, inclusive concorrendo de maneira feroz pelo mercado. Nesta forma os preços tendem a serem os menores possíveis.

O oligopólio, assim como o monopólio, ocorre basicamente devido à exis¬tência de barreiras à entrada de novas empresas no setor. Entre elas se destacam a tradição da empresa, proteção de patentes, controle de matérias-primas, oligopólio puro e a tecnologia, que é um grande fator na produção de alguns produtos que só podem ser produzidos por empresas de grande porte (extração de petróleo, automóveis), assim tendo um número reduzido de empresas.

Cartel

É uma organização (formal ou informal) de produtores den¬tro de um setor, que determina a política para todas as empresas do cartel. O cartel fixa preços e a repartição (cota) do mercado entre empresas. Outra forma de comportamento cooperativo pode

Surgir a partir da fusão entre empresas ou da tomada de controle acionário (take over)de uma empresa por outra.

Concorrência Monopolística

Esta estrutura é muito comum na prática e é também conhecida como “concorrência imperfeita”.

Na concorrência monopolística o consumidor pauta suas decisões tanto em relação ao preço, quanto em relação às especificidades dos produtos.

Normalmente, os preços cobrados pela empresa nesta estrutura tendem a ir se modificando com a mudança da concorrência. Assim, ao lançar um produto diferenciado no mercado a empresa tem condições manter um preço elevado. A aproximação da concorrência com produtos semelhantes fará com que o preço tenha que ser reduzido.

A diferenciação do produto é a principal marca desta estrutura, podendo ser feita pela qualidade, por sabores diferenciados, embalagens, especificidade do produto, gostos diferenciados, variedade. A segmentação do mercado e a personificação cada vez maior do cliente estimulam este tipo de estrutura.

Trata-se de uma estrutura de mercado com as seguintes características

principais:

• muitas empresas, produzindo dado bem ou serviço;

• cada empresa produz um produto diferenciado, mas com substi¬tutos próximos;

• cada empresa tem certo poder sobre preços, dado que os produtos

São diferenciados, e o consumidor tem opções de escolha, de acor¬do com sua preferência. Um exemplo é o mercado de aspirinas, sabo¬netes, serviços médicos, odontológicos etc. Portanto, é um modelo mais realista que o de concorrência perfeita, que supõe produtos completamente homogê¬neos, idênticos, sem diferenciação.

Como não existem barreiras para a entrada de firmas, a longo prazo há tendência apenas para lucros normais

(R T = CT),

como em concorrência per¬feita, ou seja, os lucros extraordinários a curto prazo atraem novas firmas para o mercado, aumentando a oferta do produto, até chegar-se a um ponto em que persistirão lucros normais, quando então cessa a entrada de concor¬rentes chamada “solução de monopólio”;

b) imperfeitas

(cartel imperfeito): existem empresas líderes (que têm maior tamanho ou custos menores) e que fixam os preços, ficando com a maior cota. As demais empresas concordam em seguir os preços da líder. O governo, por meio de leis antitrustes, não permite que a líder fixe um preço que seja muito baixo, que poderia eliminar as demais empresas. É o chamado Modelo deLiderança de Preços, em que a empresa (ou empresas) líder fixa um preço que lhe garanta um lucro de monopólio, e as demais consideram esse preço dado (com o em concorrência perfeita).

Em todo caso, a disputa pela repartição de cotas pode enfraque¬cer o cartel, aumentando a probabilidade de que alguma empre¬sa “traia” os acordos estabelecidos, principalmente no caso em que estes sejam implícitos.

Uma abordagem mais adequada para analisar o comportamento oligopólico é dada através da Teoria dos Jogos.

2.2.2 Mercado de fatores de produção

O mercado dos fatores de produção mão de obra, capital, terra e tecnologia possuem diferentes estruturas. Como a demanda de insumo pelos setores produtivos de bens e serviços depende da demanda do produto, a demanda desses setores é chamada de demanda derivada. Por exemplo, a demanda de autopeças deriva da demanda de automóveis, caso reduza a demanda de automóveis, cai também a demanda por auto peças. Esse mercado divide-se em diferentes estruturas tais como:

Concorrência perfeita no mercado de fatores:

É um mercado onde existe uma oferta abundante do fator de produção como por exemplo, mão de obra não especializada, o que torna o preço desse fator constante. Os ofertantes ou fornecedores, como são em grande número, não têm condições de obter preços mais elevados por seus serviços.

Tal estrutura é uma situação de mercado limite, onde nenhuma empresa e nenhum consumidor tem o poder para influenciar o preço ou a quantidade. É necessário verificar diversas condições, como a existência de um grande numero de empresas a fabricar o mesmo produto, se existe consumidores para tal oferta, se existem barreiras de entrada e saída de empresas no mercado e entre outros. Desta forma todas as empresas iriam enfrentaruma procura perfeitamente elástica, fazendo assim com que seu preço se mantenha normal, não elevando o preço do mercado. Um exemplo seria o sistema bancário nacional, onde logo após os bancos “grandes” como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil baixarem os juros, os demais bancos, fizeram o mesmo para não perderem os clientes. Pois caso não baixassem, os clientes iriam preferir o banco com os juros mais baixos e assim não teria mais demanda em seu banco.

Oligopsônio

É um mercado onde existem poucos compradores que dominam o mercado para muitos vendedores. O oligopsonista tem poder de mercado, devido ao fato de poderem influenciar os preços de determinado bem, variando apenas a quantidade comprada. Os seus ganhos dependem da elasticidade da oferta. A indústria automobilística, além de oligopolista no mercado de bens e serviços, também é oligopsonista na compra de autopeças. Outro exemplo é a agroindústria, onde produtores agrícolas de grande porte (agroindústria) determinam o preço.

Quando indústrias vendem para indústrias, temos o oligopsônio bilateral. Um exemplo é quando siderúrgicas vendem aço para as automobilísticas; estas poucas grandes empresas têm poder oligopsônista em relação às siderúrgicas, uma vez que compram a maior parte da sua produção.

Quando poucas e grandes empresas negociam com muitas pequenas empresas produtoras. É comum encontrar esta forma de oligopsônio entre indústrias alimentícias e seus fornecedores, como por exemplo, os fabricantes de massa de tomate, que compram tomates de muitos pequenos produtores.É Justamente por serem poucos em relação aos fornecedores, que os compradores oligopsonistas dominam o mercado, determinando os preços, e variando apenas a quantidade comprada dependendo da elasticidade da oferta dos bens.

No oligopsônio, o produtor terá que controlar os preços não só da quantidade que ele próprio demanda como também da quantidade demandada pelos outros fornecedores, pois, não acompanhando o mercado, prejudicará a sua demanda individualmente, ou seja, se o seu preço estiver maior do que o determinado no mercado, a sua demanda cairá.

Monopsônio

É a estrutura de mercado na qual há somente um comprador para muitos vendedores dos serviços dos insumos. Também é um tipo de mercado imperfeito.Uma empresa que se instala em uma determinada cidade, e por ser única, torna-se demandante exclusiva da mão de obra local e das cidades próximas, tendo para si a totalidade da oferta de mão de obra.

Imagine uma cooperativa de leite ou uma grande indústria de laticínios que é a única compradora de todos os produtores de leite de uma dada região. A empresa Cotochés em Rio Casca/MG ,pode ser um exemplo. Normalmente existem grandes fazendas de gado leiteiro ao redor da indústria e esta se compromete a comprar toda a produção local como forma de garantir matéria prima para seus diversos produtos derivados do leite.

2.3 Parâmetros de classificação de mercado

Diante das características dos bens ou serviços produzidos as indústrias podem estar organizadas entre si de várias formas. Estas formas que caracterizam a organização das indústrias denominamos estruturas de mercado.

Estes mercados de bens ou serviços são estruturados em função de dois fatores que são: o número de firmas atuando no mercado e a homogeneidade ou diferenciação dos produtos da firma.

A importância que damos às estruturas de mercado é que a análise permite observarmos em que situação a empresa poderá atuar formando preços, ofertando qual quantidade, e também que tipo de concorrência ocorre no setor em que atua.

É importante observarmos que a análise de estrutura de mercado reflete o grau de concorrência entre as empresas que implica na quantidade de indivíduos que consomem os bens. Estamos falando da influência das estruturas de mercado na formação dos preços de mercado e na capacidade de consumo dos indivíduos, e, portanto no seu bem-estar.

E por fim é importante observarmos que as estruturas de mercado se dão em um processo histórico. Por exemplo, nos Estados Unidos há uma menor concentração das empresas, o que permite maior concorrência e menores preços dos bens e serviços. Portanto neste país a característica mais evidente das empresas em sua estrutura são os oligopólios.

As estruturas de mercado são os modelos de como os mercados são organizados. Cada estrutura de mercado baseia-se em hipóteses e características observadas da interação da oferta e da demanda, baseando-se em características observadas em mercados existentes.

A partir da demanda e da oferta de mercado são determinados o preço e quantidade de equilíbrio. Estes dependerão da particular forma ou estrutura desse mercado, ou seja, se ele é competitivo, com muitas empresas produzindo um dado produto, ou uma única empresa.

2.4 Pesquisa de mercado: Instrumentos musicais

A pesquisa foi realizada nas três únicas lojas da cidade de Sobral, onde aplicamos um questionário contendo sete perguntas direcionadas ao estudo, para que pudéssemos entender seus surgimentos, clientes, formação de seus preços, concorrências e dificuldades para se manter no mercado, são elas:

• Barbalho

• Quase tudo musical

• Music Center

A pesquisa tem por objetivo analisar as estruturas do mercado de Instrumentos musicais, contabilizando o número de firmas, as dificuldades para entrar no mercado e a diferenciação dos produtos entre elas.

Visto em estudo acima as diversas estruturas que se subdivide o mercado e os fatores determinantes, ao analisarmos os critérios adotados por cada empresa e suas particularidades, notamos que as mesmas se enquadram na estrutura Oligopólio, onde as diferentes empresas, vendem produtos iguais com padrões de vendas e preços diferentes.

3. Contextualizando: Aspectos da pesquisa

O artigo trata de um estudo direcionado ao mercado, pois como futuros administradores e também consumidores gostaríamos de nos aprofundarmos em que fator o mercado é mais importante e como é o relacionamento entre as diversas empresas e seus respectivos públicos.

As dificuldades mais encontradas foram as de ser recebidos pelos empresários para aplicar o questionário, porém, foi percebido que todos tem a mesma percepção de mercado e já estão bem situados no ramo.

3.1 Metodologia

O método utilizado no trabalho foi de uma pesquisa informativa, no campo empresarial, incluindo conceitos, dados, questionários e uma pesquisa de campo. A visita as empresas aconteceram no dia 06 de outubro, onde aplicamos questionários aos três gerentes responsáveis e que estavam presentes no momento.

Utilizamos sites nomeados que pudessem nos direcionar aos conceitos de economia, para que pudéssemos relacionar ao nosso estudo pratico.

4. Conclusão

Apesar das três empresas que participaram da pesquisa serem exclusivas de certa forma, o oligopólio é o fator existente e perpétuante no mercado das três. Contudo é importante ressaltar que embora haja diferença de preço tanto no comércio local como pela internet, as empresas conseguem manter-se no mercado, pois a há diferenciação na venda de algumas marcas e produtos, possibilitando o livre comércio e a decisão do cliente.

Pode-se concluir que apesar da existência de um número reduzido de empresas no segmento de instrumentos musicais, percebe-se mesmo assim a presença de uma estrutura oligopolista, ou seja, pequeno número de empresas dominam o mercado. As três empresas presentes são as únicas a fornecerem esse produtos, consequentemente são as maiores detentoras do lucro nessa área, embora cada uma tenha algum tipo de especificidade e diferenciação em alguns poucos produtos, a margem de preços não possui tanta diferença.

Então, ainda há uma certa concentração do mercado, com poucas diferenciações, mas há, pode-se concluir que mesmo sendo poucas empresas, ainda se caracteriza como oligopólio, o que pode considerar que as empresas para se destacarem devem procurar inovarem mais ainda no mercado, para que tenha mais lucro, esteja na competitividade.

Todas as empresas têm como principal desafio, o mantimento no mercado do ramo musical, pois são produtos que não tem giro no estoque, e a demanda faz com que os seus preços sejam elevados. A formação de preços são designados através dos custos fixos de produção acrescidos de toda a cadeia logística. Existe a procura de clientes de todas as regiões próximas, pois, são bem apresentas aos procuradores de instrumentos.

Uma das empresas está sendo integrada agora no mercado e apresentou como maior dificuldade, a divulgação do nome da empresa, já que as outras duas já estão com clientes fieis. Porém, para sua chegada, só foi necessário vontade de abrir um negócio e investimento de capital em dólar, pois não havia muitos concorrentes na área.

Todas as empresas mostraram preocupação com os clientes, e procuram está sempre inovando para adaptar-se as suas exigências.

Última postagem

Tag