Qual o melhor animal para fazer comparação de animais

Independente do peso e altura de cada um, animais de diferentes espécies podem contar com uma força extraordinária de causar inveja aos humanos. Entre essas criaturas estão os animais grandes, como ursos, tigres e elefantes, que são capazes de carregar centenas de quilos de uma só vez, além de insetos bem menores, como formigas e besouros, que de delicado têm apenas o tamanho.

Se você ficou curioso para descobrir a força que os animais podem ter, confira abaixo a lista com os 10 bichos mais fortes da natureza e quais são as características e os tornam tão poderosos assim.

10. Urso-pardo

Imagem: Reprodução/Wirestock/Freepik

Não se deixe enganar pela fofura do urso-pardo, animal que pode chegar a até três metros de altura e pesar entre 400 e 700 quilos. Como se não bastasse serem tão grandes e assustadores, eles são capazes de levantar mais de 500 quilos de uma só vez.

9. Anaconda/sucuri

Imagem: Reprodução/Denis Doukhan/Pixabay 

É claro que a cobra mais assustadora do mundo também é extremamente forte, não é mesmo? A anaconda, que é mais conhecida por aqui como sucuri, é capaz de apertar a sua presa jogando toda a pressão do seu corpo de 250 quilos nela, sufocando-a até a morte.

8. Elefante

Imagem: Reprodução/Wirestock/Freepik

Assim como os ursos, os elefantes também são fofos na mesma proporção em que são fortes. Um elefante, que é considerado o maior mamífero do mundo e o animal terrestre mais forte que existe, pode chegar a mais de seis mil quilos e carregar nada menos que nove mil quilos, o peso de 130 humanos adultos.

7. Boi-almiscarado

Imagem: Reprodução/David Mark/Pixabay 

Talvez você não conheça o boi almiscarado, visto que ele é bem diferente do boi que conhecemos. Mas esse animal, que pode chegar a até 410 quilos na vida adulta, tem força suficiente para carregar mais que o dobro do seu peso: 900 quilos.

6. Tigre

Imagem: Reprodução/montypeter

Já sabemos que o tigre é um dos felinos mais poderosos do mundo e que apenas a sua pata pode ser maior que um gato doméstico. E a sua força não fica para trás, pois ele é capaz de carregar cerca de 500 quilos, o dobro do seu peso corporal. 

5. Águia

Imagem: Reprodução/Wirestock/Freepik

Estamos chegando a animais um pouco menores, mas que são, ainda assim, bastante fortes, e o primeiro deles é a águia, que também é o pássaro mais forte do mundo. Ela é capaz de carregar quatro vezes mais que o seu peso durante um voo, que pode chegar a até seis quilos quando atinge a vida adulta.

4. Gorila

Imagem: Reprodução/Wirestock/Freepik

Gorilas são amedrontadores, e devemos teme-los com razão. Esses animais são capazes de levantar, aproximadamente, dois mil quilos, o peso aproximado de 30 humanos e 10 vezes mais do que o seu peso, que pode chegar a 200 quilos.

3. Formiga-cortadeira

Imagem: Reprodução/Signe Allerslev 

Os três primeiros lugares da lista estão com os insetos, e a terceira colocação fica com a formiga-cortadeira. Mesmo pesando cerca de 500 miligramas apenas, essas formigas têm a potência de carregar em suas mandíbulas objetos, folhas e alimentos 50 vezes maiores do que o seu peso.

2. Besouro-rinoceronte

Imagem: Reprodução/Daniel Wanke/Pixabay

O besouro-rinoceronte, que pesa apenas 100 gramas, consegue carregar um peso 850 vezes maior que ele próprio. A fim de comparação, se nós, humanos, tivéssemos a força dele, conseguiríamos levantar quase 60 mil quilos. Toda essa força coloca o besouro-rinoceronte na segunda posição da lista.

1. Escaravelho sagrado

Imagem: Reprodução/Wirestock/Freepik

E a primeira colocação também fica com um besouro: o escaravelho sagrado. Este inseto não é só o mais forte do mundo, como também é a criatura mais forte em comparação com o peso do seu corpo. Assim como o besouro-rinoceronte, o escaravelho sagrado, que pesa menos de 100 gramas, é capaz de erguer qualquer coisa que seja 1.141 vezes o seu próprio peso corporal, sendo o equivalente a um ser humano levantar seis ônibus de dois andares cheios de pessoas.

É muito comum que as pessoas fiquem surpresas e até mesmo irritadas quando falamos que o homem é um animal. Entretanto, somos parte desse reino, assim como as águas-vivas, baratas, piolhos, cachorros, entre outros, e devemos aceitar tal fato.

Afinal, o que é um animal?

Animais são organismos que pertencem ao Reino Animalia, também chamado de Reino Metazoa. Nesse reino, incluem-se organismos com células eucarióticas, heterotróficos e multicelulares, isto é, os animais são seres que possuem célula com núcleo delimitado por membrana, não produzem seu próprio alimento e são formados por várias células.

Diante da definição do que é um organismo pertencente ao Reino Animalia, fica claro porque somos animais e porque estamos reunidos com tantos outros seres distintos. Estar no mesmo reino, no entanto, não significa que todos os animais são iguais. É por isso que, abaixo de reino, temos categorias taxonômicas (grupos de organismos agrupados por suas semelhanças) mais restritas, como filo, classe, ordem, família, gênero e espécie.

Quais características podem diferenciar-nos de outros animais?

Várias diferenças separam-nos de outros animais, uma vez que somos de espécies diferentes, com morfologia, fisiologia e comportamentos distintos. Cada espécie possui uma característica única que a define e, portanto, para falar em diferenças, é necessário ter outro organismo para que se faça uma comparação.

Ao comparar os humanos com organismos invertebrados, por exemplo, fica evidente que a falta de um esqueleto complexo difere-nos desses organismos. Quando nos comparamos com organismos mais complexos, as diferenças diminuem, entretanto, ainda existem, tanto em questões biológicas quanto comportamentais.

É muito comum que as pessoas diferenciem os humanos de outros animais por sua capacidade de acumular conhecimentos e transmiti-los socialmente. Entretanto, outros organismos são capazes de realizar tal ação. Alguns estudos, por exemplo, confirmam que algumas orcas comunicam-se e mudam sua comunicação ao longo do tempo, o que demonstra que elas podem acumular conhecimento e também transmiti-lo.

Existem ainda linhas que afirmam que os seres humanos são diferentes porque possuem capacidade de criar símbolos, como rituais de sepultamento, além da grande capacidade humana de inovação. A capacidade de inovação, no entanto, é uma característica observada em outros organismos, como macacos, que realizam ações que até então não eram realizadas pelo grupo.

É importante destacar que todas as espécies apresentam características importantes e que todas são diferentes e possuem um espaço no planeta. A espécie humana não é melhor ou pior que outra, é apenas diferente, como todas as espécies são. Sendo assim, temos que entender que os seres humanos não são superiores à nenhuma outra espécie e devemos viver em harmonia com todos os animais existentes.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Qual a diferença entre o homem e o animal?

O homem, apesar de ser racional, age de uma forma bem diferente do animal, destacando a sua inteligência e a forma do seu comportamento.

O homem tem inteligência, consciência e capacidade para analisar seus atos, executar suas tarefas, planejar suas atividades e colocá-las em prática.

O homem através de sua inteligência e capacitação, chega a atingir as coisas sensíveis e corporais e também as realidades imateriais e incorporais. Como por exemplo: a verdade, o tempo, o espaço, o bem, a virtude etc.

O homem, através das suas diferenças defronta-se com seu comportamento, pois o homem é um ser surpreendente; sua mudança é constante, seus hábitos, costumes, crenças e culturas. A palavra “razão”é o que predomina em seu vocabulário.

Hoje é lamentável a forma em que o homem vive, ele se destrói a cada minuto, tanto de uma forma carnal, como espiritual.

Hoje, nós podemos dizer que o homem luta contra si mesmo. Ele mesmo fabrica armas contra si, bombas atômicas, não respeita nem seu corpo, nem sua própria vida, ele, tão ganancioso, que pode um dia chegar ao ponto de se destruir totalmente, como já fez com várias espécies animais, com as florestas, e como ela, a fauna. Ele, na realidade, é o maior inimigo da natureza.

Os animais, considerados como um ser irracional, por mais que possamos pensar que ele é um ser livre, realiza seus atos impelido pelas suas sensações, pelos apetites e pelo instinto natural, para um fim de que ele mesmo ignora e cujas conseqüências não consegue nunca prever.

Os animais também são seres inteligentes, mas sempre se reduz à sensibilidade, é um ser que age de acordo com seu instinto, porém seus sentimentos são fortes e puros em relação ao homem.

Os animais não visam um conhecimento para o futuro, mas vivem a realidade do momento, se expressam de uma maneira natural para a vida.

Os animais são na verdade seres organizados, dotados de um sentimento profundo e expressam essa forma de vida aos olhos dos homens que não entendem, nem compreendem e nem respeitam um ser que é tão lindo e natural, independente de sua espécie.

Conclusão:

O homem domina todo espaço que encontra, ele infelizmente interfere até no espaço animal. O homem sempre visa o seu objetivo, sem se importar se irá destruir outras vidas, o homem ao mesmo tempo que constrói, destrói tudo num simples piscar de olhos, o homem fez deste mundo um barril de pólvora que a qualquer momento pode explodir.

O homem é um ser que tem atitudes que muitas vezes deixam a desejar, nos deixam entristecidos e com os corações feridos.

Um dia tudo isso terá um fim, o Criador de todas estas coisas irá nos perguntar: o porque de tanta maldade, de tanta violência, de tanta desordem e também, falta de humanidade.

Texto gentilmente cedido por Palmiro Sartorelli Neto

Publicado por: Equipe Brasil Escola

Última postagem

Tag