Qual a importância do mestre bimba para a capoeira

Qual a importância do mestre bimba para a capoeira
Mestre Bimba

Cada capoeirista tem seu próprio mestre a quem ele deve mostrar respeito e obediência, a fim de ganhar a habilidade, o conhecimento ea essência da capoeira. Porém não foi um mestre em particular que viu um potencial na capoeira como mais do que uma briga de rua ilegais. Este mestre, Manoel dos Reis Machado ou Mestre Bimba, começou uma viagem em 1930 a evoluir capoeira em um esporte que pode ser respeitado por colegas brasileiros, o governo do Brasil, e até mesmo do mundo. Ele a chamou de Luta Regional Baiana, ou Capoeira Regional. O próprio Mestre Bimba incorporada, o que muitos consideravam, as características de um capoeirista perfeito. Os fundamentos da capoeira ele exibidos foram consistentes, firmes, e não poderia ser imitado; suas habilidades com o berimbau, o principal instrumento de capoeira, foram incomparável; seu conhecimento da cultura afro-brasileira foi indiscutível.

Mestre Bimba nasceu para Dona Maria do do Bonfim e Luiz Candido Machado no nordeste do estado brasileiro da Bahia, em 23 de novembro de 1899. Seu amor para as artes marciais foi inculcado nele por seu pai, um campeão de batuque, a arte marcial Africano completo de contatos e pontapés traumáticas. Mestre Bimba começou seu treinamento capoeira na Estrada das Boiadas em Salvador, Bahia. Ele treinou com Mestre Bentinho, um capitão Africano da Companhia de Navegação Baiana (baiano Marinha Company) por quatro anos e lecionou por mais de 10.

Em 1932, depois de muitos anos de treinamento e ensino com seu mestre, Mestre Bimba abriu um estúdio dedicado a praticar um estilo de capoeira ele desenvolvido, o que foi influenciado por outras artes marciais, como o batuque, jiu-jitsu, e boxe. Este tipo de capoeira, Capoeira Regional, foi mais ereta, oferecido chutes mais altos e um ritmo mais rápido. Em 1937, ele registrou como instrutor de Educação Física e utilizou esta oportunidade para ensinar Capoeira Regional no Centro de PREPARACAO de Oficiais da Reserva. Ele abriu oficialmente o seu segundo estúdio em 1942.

Como resultado de seu trabalho duro, Mestre Bimba se tornou muito conhecida em toda a Brasil. Seus alunos variou de crianças e os pobres para aqueles com grande status político e social. Sua presença não podia mais ser negada; Mestre Bimba foi dada a oportunidade de trazer a Capoeira Regional da Bahia governador Juracy Magalhães. Em 1953, os funcionários que regem deu Mestre Bimba o privilégio de mostrar o esporte em que ele investiu muito para o presidente, Getuilo Vargas. Mestre Bimba viram a oportunidade crucial para o desenvolvimento e aceitação da cultura Africano para a população brasileira. Bimba conseguiu, Vargas permitiu Capoeira Regional a ser praticado como uma arte marcial brasileira e através do Ministério da Educação.

Mestre Bimba criou uma nova realidade na capoeira. O reconhecimento da importância cultural da capoeira está historicamente ligado ao Mestre Bimba. Sua organização criativa, espiritual e administrativa promovida capoeira para as massas, atraindo o interesse do público com rodas, performances e workshops. Agências de turismo locais trabalharam com Mestre Bimba para coordenar performances e manifestações, onde ele distribuiu panfletos, brochuras e bilhetes para todos os que assistiram. Na academia de Bimba, Centro Cultural de Fisica Capoeira Regional da Bahia, a capoeira foi pensado não apenas como um jogo, arte marcial, ou lutar, mas também como uma maneira de se envolver com a comunidade e para melhorar a vida de alguém. Ele ensinou sua disciplina os alunos durante os treinos rigorosos, deu-lhes a responsabilidade de organizar e promover eventos de capoeira, e criou para eles um sentimento de consciência de capoeira na sociedade. Academia de Mestre Bimba se tornou o modelo para todas as outras academias, mesmo academias hoje. Em 1973, Mestre Bimba mudou-se para Goiânia, onde ele morreu de um acidente vascular cerebral um ano depois.

Mestre Bimba foi responsável por uma revolução, quando ele criou a Capoeira Regional em 1930. A agilidade dos movimentos, a postura ofensiva sem usar a violência, a «malicia» ou ataques falsos, o raciocínio rápido durante o jogo, os diferentes ritmos e uniformes brancos são apenas algumas das características da capoeira de Bimba que ainda existem na capoeira hoje .