Por que trabalhar no itau

  • Formação de longa duração

Sabia que você ainda não precisa estar formado para participar do nosso Trainee? Aceitamos candidatos com graduação de bacharelado ou licenciatura de longa duração entre dez/2019 a jul/2023.

  • Não há restrição de curso 

Qualquer curso de graduação ou universidade! Queremos você, independentemente de onde veio ou do que estuda.

  • Disponibilidade para trabalhar 8 horas por dia

Estamos remodelando nossas formas de atuação, buscando ser mais flexível, mas é importante ter disponibilidade para trabalhar 8 horas por dia a partir de janeiro/2022 ;-)

Inglês avançado apenas para a trilha de Negócios Atacado.

No ano passado, o Itaú Unibanco teve o segundo maior faturamento de um banco na história do Brasil: R$ 26,5 bilhões. Ficou atrás apenas de si mesmo em 2015, quando faturou R$ 27,6 bilhões. Foi mais uma evidência da bem-sucedida transição em sua comunicação com o público. No início de 2019, foi aposentado o slogan "Feito para você", usado por quase duas décadas, e apresentado o novo: "O que você está buscando?".

Imagem: Arte UOL Mas essa constante preocupação com as necessidades do cliente não impactou apenas o marketing ou os índices financeiros. Para o diretor-executivo de recursos humanos Sérgio Fajerman, ela também explica uma evolução na cultura corporativa da companhia - que a conduziu a uma rara vitória dupla no Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar 2020, como "Lugar Mais Incrível para Trabalhar", entre empresas de grande porte, e "Mais Incrível para Estagiários".

"O processo de transformação do banco para que sejamos uma das melhores empresas em satisfação de clientes implicou mudanças internas nos últimos anos", afirma. Para ele, os novos valores do público brasileiro ajudaram o Itaú Unibanco a impulsionar suas iniciativas de diversidade, a rever sua hierarquização e até a afrouxar seu dress code. Algumas agências também já apresentam uma linguagem visual mais moderna, informal e calorosa.

"Buscamos construir um ambiente no qual as pessoas cada vez mais possam ser elas mesmas, com senso de pertencimento e flexibilidade para a jornada de trabalho", afirma.

Agência Berrini, em São Paulo: nova linguagem visual, mais moderna, informal e calorosa Imagem: Divulgação/Itaú Unibanco Os funcionários perceberam esse empenho. Na pesquisa FIA Employee Experience, que serviu de base para a premiação, suas respostas anônimas garantiram ao Itaú Unibanco uma nota final (chamada iFEEx) de 85,4 pontos (de um total de 100). Foi quase 1 ponto acima do segundo colocado. Sua nota específica para clima organizacional (iCO) foi ainda mais alta: 89,7.

"O prêmio é de grande importância para nós. Ficamos felizes por ver que estamos no caminho certo", comemora Fajerman. "Por outro lado, aumenta ainda mais nossa responsabilidade, pois vivemos um mundo em constante transformação e em que as demandas dos nossos clientes e também das nossas pessoas mudam o tempo todo."

Mudar de carreira sem mudar de empresa

Em muitos momentos, porém, as necessidades do público externo e interno estão diretamente relacionadas. É o caso da capacitação dos funcionários, que rende dividendos nas duas pontas. "Para que eles possam contribuir com a satisfação plena do cliente, a gestão precisa conhecer quem eles são e aprimorar suas competências técnicas e comportamentais", explica. "Mesmo que isso não esteja no core business do banco, isso sem dúvida aumentou o engajamento das pessoas".

Hoje, esse engajamento está na casa dos 90 pontos, segundo ferramentas que medem o "employee net promoter score" (eNPS) - resumidamente, o quanto o funcionário está feliz e disposto a promover a marca empregadora. "É um nível altíssimo em comparação com o mercado", segundo o diretor-executivo.

Fajerman: "Conhecer e aprimorar os funcionários sem dúvida aumentou o engajamento" Imagem: Divulgação/Itaú Unibanco Na pesquisa FEEx, os colaboradores destacaram especialmente o salário, os benefícios e as pesquisas de avaliação de performance (as estratégias de sustentabilidade e diversidade também pontuaram bem). "Nossos processos de gestão e de monitoramento do clima são muito bem estruturados", afirma Fajerman. "E, por sermos um banco grande e com atuação em diferentes negócios, conseguimos oferecer à nossa equipe um mundo de oportunidades. Ele pode, por exemplo, mudar de área e até mesmo de carreira, sem jamais sair da empresa."

Tudo começa na base

No que depender da superintendente de pessoas Raquel Brandão, de fato, os talentos permanecerão e serão desenvolvidos dentro da organização. Ela é uma das supervisoras do programa de estágio, que também venceu sua categoria no Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar. "Temos mais de 60% de aproveitamento [contratação] dos nossos estagiários. Na leva de 2018, tivemos 69%, bastante relevante. E queremos aumentar ainda mais", afirma.

Em muitos casos, o investimento na formação desses profissionais começa até antes. "Cerca de 40% dos nossos estagiários foram nossos Menores Aprendizes. São pessoas que vão criando esse vínculo", explica.

Segundo Raquel, os estagiários passam por um longo arco de desenvolvimento, especialmente em soft skills (habilidades comportamentais que envolvem principalmente comunicação, negociação, interação social e autoconhecimento). Além do gestor direto, todos eles também têm um tutor. "É um analista sênior. Uma pessoa que acompanha no dia-a-dia, nas questões práticas. Alguém em quem ele pode se espelhar e com quem ele pode trocar conhecimento com facilidade", resume.

O banco também estimula outras fontes de aprendizado. "Se a pessoa gosta mais de livros, recomendamos uma leitura; se gosta de podcast, recomendamos um episódio; etc. Disponibilizamos o mesmo conteúdo de diversas formas. Não privilegiamos nenhuma específica", afirma a superintendente.

"Mão na massa" gera satisfação de 88%

Além de estágios de longa duração (até dois anos) tanto no setor administrativo quanto na operação das agências, o Itaú Unibanco também tem os chamados Estágios de Férias: programas mais curtos, que ocorrem em julho ou de dezembro a fevereiro, para se encaixar melhor no ano letivo do universitário. Todos são bem-sucedidos: segundo a pesquisa FEEx, o índice de clima organizacional específico dos estagiários foi de 93%. Sua satisfação alcançou 88%.

Parte desse resultado está na abordagem prática - quem inicia a carreira na empresa não é tratado como "café-com-leite". "Eles têm um papel de fato. São convidados a participar e desenvolver atividades relevantes", diz Raquel.

Para ela, isso explica o alto grau de contratações. "Vemos a vontade que eles têm de permanecer no banco", afirma. "Quando estão próximos de encerrar o estágio, eles podem ver quais são as posições abertas e se candidatar. E estamos construindo um algoritmo para ajudar ainda mais nessa conexão com as oportunidades internas". O Itaú também está desenvolvendo um algoritmo interno para facilitar ainda mais esse desejo, conectando futuros profissionais às oportunidades disponíveis.

O Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar é uma iniciativa da Fundação Instituto de Administração (FIA) e do UOL. A premiação é baseada na pesquisa FIA Employee Experience, respondida por 150 mil funcionários de mais de 300 empresas brasileiras, entre agosto e setembro. Confira os vencedores:

Por que trabalhar no itau

Com base em 39 respostas de pesquisas

Aspectos que as pessoas gostam

  • Remuneração justa para a vaga

  • Sensação clara de propósito no trabalho

Áreas a melhorar

  • Tarefas de trabalho estimulantes

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Estagiária (Ex-Funcionário) - Curitiba, PR - 18 de Abril de 2022

Avaliação destaque do Indeed

Eleita pelo Indeed como a avaliação mais útil

Empresa boa porém gestão bagunçada, local competitivo com muitas metas a serem entregues

Esta avaliação foi útil?

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Estágiaria agente operacional (Funcionário Atual) - Rio de Janeiro, RJ - 18 de Abril de 2022

Trabalhar no maior banco da América Latina é desafiador mas revigorante

Vale refeição, vale transporte, seguro de vida, plano de saúde e odontológico Plano de carreira

Estágiario não tem vale alimentação

Esta avaliação foi útil?

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Jovem Aprendiz (Ex-Funcionário) - São Paulo, SP - 18 de Abril de 2022

Empresa ótima, bons benefícios, ambiente extremamente competitivo, mas metas cruéis que acabam destruindo o colaborador

Esta avaliação foi útil?

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Agente de atendimento e solução (Ex-Funcionário) - Tatuapé, SP - 15 de Abril de 2022

Empresa possui bons beneficios porém o ambiente é bem estressante e com lideranças fracas pra lidar com o ambiente de trabalho

Bons benefícios, VR, VA e PLR

Esta avaliação foi útil?

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Agente de Negócios (Ex-Funcionário) - Araxá, MG - 12 de Abril de 2022

Metas muito altas, estressante. Mas é bom de trabalhar. Ambiente agradável, oportunidade de crescimento.

Esta avaliação foi útil?

Classifique uma empresa recente

Compartilhe sua experiência para ajudar outras pessoas

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Atendente Comercial (Ex-Funcionário) - São Paulo, SP - 11 de Abril de 2022

Excelente. Ótimos ganhos. Além de funcionário vice precisa ser vencedor. Metas altíssimas

Esta avaliação foi útil?

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Assistant Manager (Ex-Funcionário) - São Paulo, BR - 8 de Abril de 2022

Ótimo lugar para trabalhar com tanto que você não se incomode com a sua saúde mental. Caso você se importe com isso, escolha outro emprego. A cultura da cobrança por metas e ameaças de perder o emprego são constantes pela maioria dos gestores

Ótimos benefícios, como PL.

Ameaças constantes; “Empurrar” produtos nos clientes.

Esta avaliação foi útil?

SimHá 1 avaliações úteis1

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Estagiária Agente Operacional - Atendimento ao público (Ex-Funcionário) - Tatuí, SP - 6 de Abril de 2022

Uma empresa engajada e ótimo ambiente, minha experiência em Tatuí foi ótima, uma equipe e família amigos que tenho que trouxe para vida

Horário de almoço pequeno

Esta avaliação foi útil?

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Jovem Aprendiz (Funcionário Atual) - Salto, SP - 5 de Abril de 2022

Oportunidade de crescimento, desenvolvimento pessoal e profissional.

Esta avaliação foi útil?

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Estagiário (Ex-Funcionário) - Goiânia, GO - 5 de Abril de 2022

Empresa com nível de estresse alto, demora para subir de cargo.

Esta avaliação foi útil?

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Estagiário (Ex-Funcionário) - São Paulo, SP - 17 de Março de 2022

Uma boa empresa para se trabalhar e desenvolver .

Esta avaliação foi útil?

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Operadora de Mercado Financeiro na Mesa de Operações Middle (Ex-Funcionário) - São Paulo, SP - 13 de Março de 2022

Não recomendo a ninguém trabalhar no Itaú. A não ser que queira trabalhar num lugar que não te valorizam, ao contrário, te diminuem por seu gestor não ter nem metade da sua capacidade.

Esta avaliação foi útil?

SimHá 1 avaliações úteis1

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Gerente Operacional (Ex-Funcionário) - São Paulo, SP - 10 de Março de 2022

Benefícios muito bons,
Tem bastante pressão,

Renda variável boa tb

Esta avaliação foi útil?

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Líder de projeto (Ex-Funcionário) - São Paulo - 9 de Março de 2022

A empresa possui imensos benefícios para os colaboradores, mas peca muito na prática do plano de carreira. Existem avaliações constantes e por mais que o colaborador tenha excelentes notas e metas atingidas, nem sempre é agraciado com promoção ou aumentos de salários. Existe uma disparidade grande entre as áreas e a política não é a mesma na empresa inteira.

Vale refeição, alimentação, seguro de vida, descontos de tarifas bancárias, PLR, PCR e outros

Plano de carreira é somente no papel, na prática é muito diferente.

Esta avaliação foi útil?

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Assistente Comercial (Ex-Funcionário) - Consórcio - 9 de Março de 2022

Espetacular em tudo, desde o teste inicial até o último dia quando fomos desligados pela incorporação do Unibanco, por isso sonho em voltar, pois amava o banco e minha atividade como Assistente Comercial.

Esta avaliação foi útil?

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Estagiário (Ex-Funcionário) - Bertioga, SP - 8 de Março de 2022

Como qualquer empresa S/A eles visam o lucro, então você já entra sabendo que será visto como um número pra empresa. O estagiário é contratado para vender empréstimo consignado e efetivar a venda na funcional dos funcionários, essa é sua função. Não tive a oportunidade de estagiar em uma agência com alta produtividade, o gerente geral era visto como uma piada entre os funcionários e os funcionários estavam totalmente desmotivados. Então a chefia disse que eu era responsável pela meta total de consignado, o que era impossível, pois não tem como apenas uma pessoa dar conta de tantos clientes. Os funcionários esperavam eu trazer as vendas pra eles e os mesmos não se moviam a oferecer consignado. No fim das contas eu fui o prejudicado, pois encerraram meu contrato antes do previsto. Fui responsabilizado sozinho pela meta de uma equipe inteira. Até aqui já deu pra perceber que a cultura da empresa fica só na teoria.

vale refeição, vale transporte, jornada de trabalho de 6h

Se você tem interesse em trabalhar nas instituições financeiras, tire a certificação e entre como efetivado, não indico estagiar.

Esta avaliação foi útil?

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Gerente PJ (Ex-Funcionário) - Peruíbe, SP - 5 de Março de 2022

Na minha região (litoral sul de SP) lá era uma das melhores opções de trabalho além de concursos públicos, porém, mesmo tendo uma remuneração que me proporcionava uma vida confortável, era muito menos que as atribuições e todo o desgaste valiam. A cultura era apenas no papel pois na vida real parecia uma selva, onde era um tentando matar o outro.

Esta avaliação foi útil?

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Aprendiz Bancário (Funcionário Atual) - São Paulo, SP - 21 de Fevereiro de 2022

A empresa oferece ótimos benefícios e o ambiente de trabalho é ótimo

Esta avaliação foi útil?

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Aprendiz (Ex-Funcionário) - Niterói, RJ - 15 de Fevereiro de 2022

Muito estresse para um trabalho. Não vale a pena o desgaste

Esta avaliação foi útil?

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Aprendiz Bancário (Ex-Funcionário) - Manaus, AM - 10 de Fevereiro de 2022

Colaboradores determinados a solucionar os problemas de seus clientes e consequentemente, batem suas metas.

Esta avaliação foi útil?

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Atendimento ao cliente (Ex-Funcionário) - Recanto das Emas, DF - 10 de Fevereiro de 2022

Agência leve para trabalhar em equipe, ambiente dinâmico. Foi um experiência e tanto, aprendi a lidar com o público e aprendi como funciona as técnicas bancárias Itaú. Tenho muita vontade em fazer parte da equipe poder agregar muito com meu trabalho e esforço.

Valete transporte e vale refeição

Esta avaliação foi útil?