A cultura ea dança popular do brasil imagens

Dança

As danças do Brasil se originaram de diversos países. As danças brasileiras surgiram da fusão de diferentes culturas – europeia, africana e árabe – aliadas à própria cultura brasileira. As danças do Brasil são diversas em cada região do País.

A dança é o ato de mover o corpo em ritmo, geralmente acompanhado de música.

A dança é tanto uma forma de arte como de recreação e exercício. A dança como arte pode contar uma história, criar um ambiente ou expressar uma emoção. Como forma de recreação, a dança é uma fonte de entretenimento, socialização e relaxamento.

A dança traduz imagens, ideias e sentimentos em sequências de movimentos que sejam significantes, tanto pessoal como socialmente. Algumas pessoas acreditam que a dança é a expressão da alma por meio da movimentação.

A dança é, inegavelmente, um importante componente cultural de praticamente toda sociedade. Estudar sobre a dança de um povo significa conhecer algo a respeito de sua cultura. A dança, por ser a manifestação e a representação da cultura rítmica, envolve a expressão corporal própria de um povo. Ao mesmo tempo, a dança às vezes revela as condições cotidianas de um grupo social.

Dança e Saúde

A dança pode ser algo muito positivo para as pessoas.

A dança é uma fonte de exercícios cardiovasculares e ajuda a desenvolver tônus muscular, graça, equilíbrio e flexibilidade. Quase todas as pessoas, inclusive jovens e crianças, lidam com estresse. A dança é uma forma de aliviar o estresse e a ansiedade. Além disso, uma criança que pratica a dança desde cedo provavelmente desenvolverá amor pelas artes e paixão por ritmo e movimento.

A dança permite que as pessoas descubram, explorem e desenvolvam suas habilidades motoras e flexibilidade e também sua personalidade.

Um dançarino profissional busca a perfeição física. A prática e a técnica levam a uma melhor execução do movimento. Contudo, dançar por muitas horas pode causar lesões se o dançarino não cuidar de seu corpo adequadamente.

Diferentes tipos de Dança

Os diferentes tipos de dança enfatizam diferentes movimentos e técnicas.

O ballet consiste em um conjunto de posições básicas e passos. O ballet é a espinha dorsal de muitos outros estilos de dança. Isto é, muitos gêneros de dança baseiam-se no ballet. O ballet se baseia em técnicas desenvolvidas ao longo dos séculos e emprega tanto a música como a dança para contar histórias.

A cultura ea dança popular do brasil imagens

Ballet

A dança moderna foi criada como reação às regras demasiadamente rígidas do ballet clássico. A dança moderna enfatiza o movimento em vez de posições estáticas e incentiva a criatividade, tanto na coreografia como na apresentação.

O jazz mescla a força e a flexibilidade do ballet com os movimentos não tradicionais da dança moderna. Muitos dançarinos de jazz mesclam diferentes estilos em suas danças e incorporam sua própria expressão. A dança jazz frequentemente emprega movimentos corporais ousados e dramáticos.

A dança tap é uma forma de dança em que os dançarinos usam sapatos especiais, equipados com finas placas de metal. Os dançarinos tap utilizam seus pés como se fossem tambores para criar sequências e batidas rítmicas.

Outros tipos de dança, como o samba, utilizam o corpo de formas diferentes.

Dança de Salão

As danças de salão surgiram entre a nobreza europeia. Esse tipo de dança é realizado com casais, geralmente em ambientes fechados. A valsa e o foxtrote são exemplos de danças de salão. Quando os europeus colonizaram as Américas, introduziram essas danças nas colônias. Foram nesses países que surgiram os tipos mais comuns de dança de salão, como swing, gafieira, tango, salsa, bolero e chachachá.

Cultura Pop

A dança se tornou um elemento importante da cultura pop. Vídeo-clips, o canal de televisão MTV e outros shows enfatizam tanto a música como a dança. Estrelas teen-pop e outros artistas pop não apenas cantam, mas também dançam. Estrelas como Michael Jackson, Madonna e Lady Gaga se tornaram famosas por serem não apenas ótimos cantores, mas também grandes dançarinos. O Michael Jackson incentivou muito a dança, principalmente por meio de seu mais famoso vídeo-clip – Thriller.

A cultura pop fez com crianças e jovens passassem a apreciar a dança.

Dança no Brasil – Dança Folclórica e Popular

No Brasil, as danças folclóricas foram influenciadas pelas tradições das regiões, dos povos africanos e europeus e revelam a diversidade cultural brasileira. A dança é de importância fundamental para a cultura brasileira: revela influências históricas, religiosas e ideológicas, no país e no povo. As danças folclóricas estão ligadas aos aspectos religiosos, às festas, às lendas, aos jogos, à história e aos acontecimentos do cotidiano. 

As danças folclóricas refletem valores, crenças e costumes de uma região ou do país como um todo.

Uma das principais características das danças folclóricas do Brasil são as músicas simples e animadas, os personagens chamativos e os figurinos.

Festas Nacionais

Duas das mais importantes manifestações do folclore nacional são o carnaval e as festas juninas.

O carnaval é uma festa popular que surgiu na Antiguidade com o objetivo de celebrar os deuses pagãos e a natureza. O carnaval foi reconhecido pela igreja e passou a fazer parte do calendário cristão. Ainda hoje é comemorado em vários países: possui características diferentes em cada país onde é festejado. O carnaval é a última festa antes da quaresma.

No Brasil, o Carnaval é a festa do samba. Há carnavais distintos em diferentes cidades e regiões do país. No Rio de Janeiro e em São Paulo, há os desfiles de escolas de samba com seus sambas-enredo, fantasias, carros alegóricos, passistas e coreografias. A apresentação relata uma história ou transmite um tema, que é ilustrado pela arte das fantasias e da dança. No Nordeste, as pessoas costumam passar o carnaval nas ruas. Na Bahia, há os famosos trios elétricos.

O samba, elemento fundamental do carnaval, chegou ao Brasil junto com a população negra. Inicialmente, era dançado apenas pelos escravos, nas senzalas. Os primeiros estados brasileiros a difundirem o samba foram o Rio de Janeiro, a Bahia e o Maranhão. A dança caracterizava-se pelos sons de percussão e por batidas com os pés. Já o samba de roda surgiu na África e foi trazido para o Brasil pelos escravos. O samba de roda é praticado em círculos e as pessoas têm a liberdade de movimentos. Esse tipo de samba surgiu na Bahia, no século XIX. É um estilo musical caracterizado por elementos da cultura afro-brasileira. É uma variante mais tradicional do samba. Os dançarinos dançam em uma roda ao som de músicas acompanhadas por palmas e cantos. Os instrumentos mais utilizados são: chocalho, pandeiro, viola, atabaque e berimbau.

A festa junina é um evento comum no Brasil que ocorre durante o mês de junho. Essa festa é caracterizada por uma dança famosa – a quadrilha. A quadrilha era incialmente uma dança aristocrática, oriunda dos salões francesas, que se difundiu por toda a Europa. As quadrilhas das festas juninas associam festejos religiosos a celebrações de origens pagãs envolvendo as colheitas e a fogueira. Há um animador que anuncia frases e marca os momentos da dança. As pessoas dançam em casais e fazem uma coreografia especial e muito animada. A dança evolui em duplas ao som do forró e pode alternar entre fandangos, catiras e valsas. Os dançarinos se vestem com roupas típicas da cultura caipira com chapéus de palha, vestidos de chita e camisa xadrez.

As músicas de festa junina mais famosas são: Capelinha de Melão, Pula Fogueira e Cai, Cai balão.

Primeira página Última página

Avalie a aula

A cultura ea dança popular do brasil imagens

As danças são uma importante forma de expressão e comunicação, sendo utilizadas desde os primórdios da humanidade para informar traços da cultura criada e estabelecida pelos sujeitos. Desse modo, esta matéria apresenta algumas das principais danças brasileiras, comentando sobre características que marcam suas histórias. Acompanhe:

Índice do conteúdo:

  • Sobre
  • Danças brasileiras
  • Vídeos

Comentar acerca da história e/ou do surgimento das danças brasileiras é algo complexo e, por vezes, enganoso. Isso porque cada dança compreende uma manifestação própria da cultura popular brasileira. Logo, é marcada pelas condições e pelos contextos históricos em que emergem e se constituem, correspondendo tanto a danças típicas regionais quanto a danças folclóricas, como demonstrado no decorrer desta matéria.

Além disso, algumas danças brasileiras não apresentem mutações e/ou variações em suas composições, conforme são praticadas ao longo do tempo. É o caso das danças folclóricas, por exemplo. No entanto, outras dessas danças sofrem pequenas (embora significativas) transformações em aspectos como gestualidade e musicalidade, a exemplo do forró e do samba.

Apesar dessas ressalvas, de modo geral, argumenta-se que as danças brasileiras surgem a partir de relações interculturais, seja entre culturas de diferentes locais do país ou mesmo de outros países. Nesse sentido, destacam-se na constituição dessas danças as influências das culturas europeias, indígenas, africanas e portuguesas.

Assim, tem-se que as danças brasileiras são constituídas tanto por traços e características próprias como desenvolvidos na interação com outras culturas. Dessas interações, portanto, ganham formas e ritmos distintos, caracterizando-se de diferentes formas como expressões da cultura popular. Nesse sentido, reunimos nesta matéria algumas características e aspectos históricos das principais danças brasileiras para você conhecer.

15 danças brasileiras para você conhecer

Como mencionado, as danças brasileiras possuem diferentes histórias e características, as quais configuram suas formas de expressão, desde suas origens até como se apresentam atualmente. Nesse sentido, conheça a seguir alguns traços que distinguem 15 dos principais estilos de dança brasileira.

Frevo

A cultura ea dança popular do brasil imagens
A cultura ea dança popular do brasil imagens
iStock

Originário de Recife, em Pernambuco, o frevo é uma dança brasileira de ritmo enérgico, acelerado e frenético. Essa manifestação teve origem na transição do século XIX para o século XX, período pós-abolicionista e com emergente movimento de modernização do país. É, portanto, nesse contexto que essa manifestação é nomeada como uma corruptela do verbo “ferver”, referindo-se à sua energia e também à turbulência do cenário social.

Maracatu

A cultura ea dança popular do brasil imagens
A cultura ea dança popular do brasil imagens
(Fonte: WikiMedia)

O maracatu é uma dança brasileira que compõe o folclore nacional, sendo tradicionalmente praticada em Pernambuco. Essa manifestação da cultura popular possui raízes afro-brasileiras, sendo introduzida do país a partir de portugueses, no século XVIII. Assim, essa dança é marcada pelo som de instrumentos como alfaias, zabumba e ganzás. Além disso, o maracatu também é marcado pelo cortejo, formado por figuras da realeza, como rei, rainha e damas de honra.

Fandango

A cultura ea dança popular do brasil imagens
A cultura ea dança popular do brasil imagens
(Fonte: WikiDança)

O fandango é um estilo de dança Flamenco de origem espanhola que desembarcou no país com os portugueses e foi incorporado ao folclore nacional. Essa dança é tradicionalmente dançada no litoral sul do Brasil e apresenta inúmeras variações, as quais se expressam como rufado (sapateado), bailado (valseado) ou combinações destes. Assim, a dança é acompanhada por violas, acordeões, rabecas, maxixes e também por poesias cantadas.

Tecnobrega

A cultura ea dança popular do brasil imagens
A cultura ea dança popular do brasil imagens
(Fonte: WikiMedia)

O tecnobrega é um ritmo criado em Belém do Pará, na década de 2000, principalmente a partir de estilos de música eletrônica, forró e calypso. Seu nome constitui a junção do ritmo paraense do “brega” e o estilo musical “tecno”. Assim, esse estilo de dança brasileira possui movimentos bastante enérgicos e acelerados, realizados em consonância com uma “aparelhagem”, composta por equipamentos de som modernos, iluminações e efeitos visuais.

Pau de Fitas

A cultura ea dança popular do brasil imagens
A cultura ea dança popular do brasil imagens
Zebelê

De origens inglesa e portuguesa, a dança do pau de fitas, ou apenas dança das fitas, foi trazida por esses imigrantes ao Brasil, sendo disseminada a partir da região sul. Sua tradição remonta a um rito de renascimento das árvores na primavera e se tornou tradição no país, sobretudo, entre os sulistas, sendo tradicionalmente dançada em festas como Folia de Reis, Festa do Divino, Natal e Ano Bom.

Coco

A cultura ea dança popular do brasil imagens
A cultura ea dança popular do brasil imagens
(Fonte: MaxDanielArtes)

Também conhecido como dança da umbigada, o coco é um folguedo tradicionalmente praticado no nordeste do país. Essa dança é marcada por movimentações corporais variadas e ritmadas, nas quais são predominantes as batidas de pés. Assim, o coco pode ser dançado tanto com palmas ditando o ritmo quanto com acompanhamento de instrumentos de percussão. Neste caso, são utilizados instrumentos como: ganzá, bombo, zabumba, caracaxá, pandeiro e cuíca.

Bumba-meu-boi

A cultura ea dança popular do brasil imagens
A cultura ea dança popular do brasil imagens
iStock

Essa dança encena a história de um vaqueiro que rouba o boi de um fazendeiro para saciar o desejo da esposa grávida de comer a língua do boi. Assim, a trama gira em torno da morte e ressurreição do animal, culminando em uma grande festa. Essa manifestação é realizada em festas típicas por todo o país, acompanhada da toada: ritmo musical caracterizado por uma cantiga de melodia simples e monótona.

Baião

A cultura ea dança popular do brasil imagens
A cultura ea dança popular do brasil imagens
(Fonte: TerraBrasileira)

Nascida no nordeste na década de 1940, a dança do baião recebe influência de danças indígenas e da música caipira. Desse modo, seus movimentos são parecidos com os do forró, sendo dançado em pares, a partir de movimentos de balanceio, giros e passos com marcação nos calcanhares. Além disso, tem-se o costume de convidar o parceiro para dançar com a umbigada: gesto de aproximação entre os umbigos dos praticantes.

Jongo

O jongo, também chamado de caxambu, é uma dança africana ancestral, originada no Congo-Angola e introduzida ao Brasil pelos negros escravizados forçados a trabalharem nas lavouras de café. Para eles, o jongo era a única prática de diversão permitida, utilizada para confraternizar e interagir com os demais, assim como para praticar secretamente sua religiosidade. Assim, constitui-se como uma dança alegre e agitada, realizada ao som de instrumentos de percussão.

Carimbó

A cultura ea dança popular do brasil imagens
A cultura ea dança popular do brasil imagens
Agência Pará

Inspirado em ritmos africanos, portugueses e indígenas, o carimbó é uma dança brasileira típica do Pará, na região norte do país. Esse estilo é marcado por movimentações de passos miúdos e arrastados, acompanhando o ritmo dos instrumentos. Além disso, é marcada também por requebros, giros e pelo uso de saias longas, coloridas e rodadas pelas dançarinas.

Lambada

A cultura ea dança popular do brasil imagens
A cultura ea dança popular do brasil imagens
iStock

A lambada, originalmente nordestina, é marcada por um ritmo lento e fluido, e também por movimentações mais sensuais e ousadas, incluindo giros e acrobacias. Ela tem origem nas últimas décadas do século XX, a partir do forró nordestino, do carimbó e também da Cumbia e do Merengue, ambos ritmos latino-americanos. Com o tempo, essa dança ganhou apreço não apenas da população dessa região do país, mas também em outros países.

Samba

A cultura ea dança popular do brasil imagens
A cultura ea dança popular do brasil imagens
iStock

A origem dessa dança no Brasil remete às rodas de samba, originadas na Bahia do século XIX, as quais influenciaram o surgimento do samba carioca. Assim, o samba como conhecemos atualmente nasce da mistura entre batuque africano, polca, lundu e maxixe, possuindo desde o início um caráter coletivo. Logo, com o tempo, o samba foi adquirindo formas diversas, dentre elas: samba de breque, samba-rock, samba de gafieira e samba enredo.

Xaxado

A cultura ea dança popular do brasil imagens
A cultura ea dança popular do brasil imagens
(Fonte: WikiMedia)

Originário do sertão de Pernambuco, o xaxado se origina da composição de letras de músicas por cangaceiros para celebrar duelos conquistados. Assim, é marcado por um ritmo agitado e animado decorrente do uso da sanfona, da zabumba, do pífano e do triângulo, principalmente. Já a gestualidade dessa dança é marcada por movimentos de batida de pé, o que faz com que seja comparada a uma dança de sapateado.

Maculelê

A cultura ea dança popular do brasil imagens
A cultura ea dança popular do brasil imagens
(Fonte: WikiDança)

De origem afro-brasileira e indígena, o maculelê é uma manifestação originalmente praticada como arte marcial, sendo transformada em dança folclórica que representa essa manifestação. Desse modo, essa dança simula a luta tribal fazendo uso, para isso, de dois bastões de madeira (grimas) para golpear e defender, seguindo ritmo da música. Por sua vez, a música é composta por percussão (decorrente, principalmente, de atabaques) e cantos.

Forró

A cultura ea dança popular do brasil imagens
A cultura ea dança popular do brasil imagens
iStock

O forró é uma manifestação da cultura nordestina, amplamente praticado pelo país, sendo que o termo refere-se à dança tanto quanto ao ritmo e ao estilo musical. Desse modo, a dança do forró ocorre em pares, podendo haver maior ou menor contato corporal, dependendo do estilo. Assim, essa manifestação apresenta como principais estilos de forró: baião, xote, xaxado, universitário e eletrônico.

Nesse tópico foram apresentadas características históricas e configurativas de 15 danças brasileiras, para que você conhecesse um pouco a respeito delas e da diversidade cultural que as constitui. Para saber um pouco mais sobre essas manifestações, confira os vídeos que disponibilizamos a seguir.

Saiba mais sobre as danças brasileiras

Veja a seguir vídeos sobre algumas das manifestações apresentadas na matéria. Aproveite para conhecer com mais propriedade as características dessas manifestações e complementar o conteúdo apresentado.

Baião

Confira nesse vídeo, gravado pelo professor Bruno Dias e a professora Luciana Cavalcanti, uma aula com o passo básico do baião, uma das danças brasileiras apresentadas nesta matéria. No vídeo o professor comenta a respeito das características básicas dessa dança e ensina a execução do passo básico. Confira e aprenda a realiza-lo.

Jongo

Esse vídeo apresenta trechos do filme “Sou de Jongo” e também de imagens registradas durante o 9° e o 10° Encontro de Jongueiros, organizadas para o Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu. Assista e conheça mais sobre essa manifestação, reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil em 2005.

Coco

Nesse vídeo o professor e bailarino pernambucano Orun Santana apresenta alguns movimentos característicos do ritmo e da dança coco, bastante popular e tradicionalmente praticada em diferentes estados do nordeste. Assista e pratique com ele para aprender mais sobre essa dança brasileira.

As danças brasileiras são importantes manifestações da cultura nacional, representando formas de manter viva a história dos diferentes povos que a constituem. Nesse sentido, complemente seus estudos sobre dança conferindo a matéria sobre danças folclóricas.