Por que the witcher 3 é bom

Pocket-lint é suportado por seus leitores. Quando você compra por meio de links em nosso site, podemos ganhar uma comissão de afiliado. Saber mais

(Pocket-lint) - Para os fãs de RPG, é apenas uma vez na lua um título que é tão cativante que você vai abrir mão não apenas de um pouco de tempo para jogá-lo, mas de dias e semanas de sua vida. The Witcher 3: Wild Hunt é um excelente exemplo; um jogo cativante que, para nosso dinheiro, é o melhor RPG desde Skyrim.

Mas, na verdade, é um pouco mais adulto do que aquele épico da Bethesda de 2011. Para começar, há muito mais f-ing e cegando, incluindo a ocasional bomba C. E muito mais sangue. Ah, e não vamos esquecer o punhado de nudez. Sim, os temas adultos de Witcher 3 são rapidamente estabelecidos a partir do momento em que a câmera permanece em um traseiro nu, meros minutos de jogo. Ainda - e apesar de ler como uma aparente Hollywood "sexo, sangue, palavrões - compre, compre, compre!" tipo de campanha - não é gratuita, mas sim mais representativa de um mundo verossímil. Você sabe, onde magos e magia são uma normalidade.

É também um lançamento oportuno. Com milhões de fãs de Game of Thrones em todo o mundo, há comparações inevitáveis - vamos, até mesmo Charles Dance, a voz de Tywin Lannister em Game of Thrones, as vozes do Imperador Emhyr var Emreis aqui - apesar dos contos de Andrzej Sapkowski anteriores aos de George RR Martin.

Mas se você é um fã existente, um recém-chegado, ou alguém que está procurando jogar o jogo no Nintendo Switch (é por isso que estamos atualizando esta análise), a esgrima, magia, monstros e deuses do fogo certamente são um ótimo entretenimento. Então, atenção capturada, mamilos reconhecidos, passamos dezenas de horas investigando o mundo de The Witcher 3: Wild Hunt, explorando seu enredo baseado em decisões, missões secundárias e paisagens extensas. Aqui está o porquê, quer você seja um fã de fantasia ou não, ainda é um clássico frio de RPGs.

Nossa rápida tomada

Passamos muito tempo jogando The Witcher 3. Depois de completá-lo em 2015, quando foi lançado, agora estamos profundamente na versão Nintendo Switch e ainda amamos cada minuto da experiência.

Podemos perdoar um ângulo de câmera desonesto aqui, mamilos um pouco demais ali, ou até mesmo um cavalo mal-comportado colidindo com mais uma árvore, porque todos esses outros momentos brilhantes de brilho equivalem a algo maior. A versão do Switch também vem com todo o conteúdo para download (DLC) instalado, criando uma experiência ainda mais completa.

Você também não precisa ser um fã de gênero de fantasia obstinado: o mundo massivo de The Witcher 3, paisagens deslumbrantes, jogabilidade equilibrada, missões e histórias detalhadas são convincentes o suficiente para prendê-lo e mantê-lo lá. Apenas esteja preparado para sacrificar sua vida normal, porque você estará tentando encontrar as dezenas de horas extras que deseja gastar jogando.

Este artigo foi publicado pela primeira vez em 19 de maio de 2015 e foi atualizado após disponibilidade adicional de reprodução e lançamento

5 estrelas - Pocket-lint escolha de editor

Favor

  • Mundo gigante a explorar
  • Centenas de horas de jogabilidade envolvente
  • Sistemas avançados de atualização / alquimia / criação
  • Personagens e cenas envolventes
  • Visuais deslumbrantes e excelente som
  • Níveis de dificuldade para atender a todos

Contra

  • A câmera durante as lutas pode ser cansativa
  • Controle desajeitado de cavalos
  • Alguns problemas de pop-up (clima
  • Iluminação e personagens)
  • Distância para viagens rápidas e reparos podem parecer excessivos
  • Reutilização de alguns rostos de personagens

Quando ele voltou em 2015, não havia nenhum jogo da mesma escala épica que The Witcher 3. Mesmo agora, cinco anos depois, ainda é um mundo enorme para explorar. A paisagem aberta o joga em um mundo de magia e combate, liderado por personagens atraentes e ótima atuação que o manterá viciado. Ok, então Geralt, o bruxo que você joga, pode ter ouvido o Batman de Christian Bale um pouco demais, mas sua voz rouca torna-se parte do charme do jogo.

Após o início da cutscene principal - no estilo de história em quadrinhos desenhada à mão com narrador de história, um tema que continua com cada cena de carregamento e progresso, mas que parece distante do estilo usado no jogo - a história começa com você procurando Ciri, sua filha adotiva, que, por motivos desconhecidos na época, o malvado Wild Hunt busca.

É aqui que se aprende o básico do combate, em um flashback da infância de Ciri. Mas há muito para dominar, o que leva tempo para ser aplicado de forma eficaz no jogo. O Witcher 3 não é um jogador de RPG baseado em turnos: você precisará atacar em cenários em tempo real em ritmo acelerado. Nem tudo é barra, barra, barra batendo também; aparar, esquivar e usar ataques de espada mais fortes em combinação para lidar com diferentes inimigos. Outros portadores de espadas tendem a ser facilmente despachados, mas grupos de espectros, carniçais e semelhantes exigirão jogadas oportunas e esquivas para se locomover.

Para adicionar ao pote de mistura, há uma variedade de feitiços mágicos que são essenciais para o ataque tático e defesa - particularmente quando abrigados por um grupo de inimigos. E não vamos esquecer itens adicionais, incluindo bestas e bombas, que são úteis para certos combates ... ou apenas para provocação.

CD Projekt RED / The Witcher III: Wild Hunt

Por que the witcher 3 é bom
Por que the witcher 3 é bom

Tudo isso tem as características de um jogador de RPG profundo, mas isso é apenas a ponta do iceberg. Mais tarde, você aprenderá a criar e alquimia, negociar e como aplicar pontos de experiência a árvores de aprimoramento de personagem específicas (obtidas em missões, resultando em seu aumento de nível), todas essenciais para o jogo. Se você escolheu o caminho do guerreiro, alquimista ou mágico, depende das escolhas que você faz ao aplicar as atualizações. Os aprimoramentos também podem ser multiplicados com agentes mutagênicos, provenientes de mortes de inimigos específicos.

No primeiro caso, os controles do jogo parecem um pouco pesados - algo que ainda pensamos até hoje, especialmente quando se trata de passeios a cavalo - mas é algo com o qual você vai se acostumar. Bem, depois de tentar subir em vez de correr ao redor de uma maldita escada pela quinta vez. Controlar Geralt não é tão fácil quanto jogar, digamos, Grand Theft Auto 5 , nem há a destreza de Assassins Creed quando se trata de pular brechas ou escalar. Mas esses são jogos totalmente diferentes, aqueles que jogamos o suficiente e gostamos pelo que são.

CD Projekt RED / The Witcher III: Wild Hunt

Por que the witcher 3 é bom
Por que the witcher 3 é bom

E para ser justo, Geralt está usando uma armadura, que deve ser bem robusta, considerando o manejo de seu cavalo, Barata. Um elemento essencial para o jogo devido à sua escala, você precisará usar seu corcel para navegar mais rapidamente pela paisagem. Apenas preste atenção em depressões, paredes e até mesmo algumas árvores, que irão pegá-lo e atrasá-lo, muitas vezes até parar. Em áreas mais movimentadas, geralmente estamos inclinados a apenas correr a pé, em vez de andar de cascos, para simplificar. Roach poderia definitivamente ser mais fluido no controle e, apesar de um mecânico de dois toques para seguir a estrada, ele não tem cérebro para ir sempre para o local desejado. Isso é cavalos para você: respeito da vizinhança.

Atravessar uma paisagem tão gigante também pode levar muito tempo. Felizmente, existem sinais de trânsito rápido, descobertos quando você entra em áreas relevantes - sejam encruzilhadas, vilas, cidades, esconderijos, cavernas e assim por diante - depois dos quais eles aparecem no mapa mundial. Este guia de papel pardo do mundo dos bruxos é tão grande que se desenrolaria como um jornal quadruplo cômico. É impressionante o quão grande este jogo é: pense em Skyrim e multiplique isso por três.

CD Projekt RED / The Witcher III: Wild Hunt

Por que the witcher 3 é bom
Por que the witcher 3 é bom

É fundamental, portanto, fazer uso da versão em miniatura que paira no canto superior direito da tela. O problema é que alguns pontos principais de interesse nas proximidades (como a placa de sinalização de viagem rápida mais próxima) não aparecem se estiverem fora desse pequeno círculo, portanto, você estará explorando o menu um pouco mais do que deveria. E as placas de sinalização para viagens rápidas não são tão abundantes quanto deveriam, principalmente em algumas posições dentro do jogo.

Assim que tiver entrado no enredo principal - e sem spoilers aqui - você encontrará rapidamente várias missões que mostram a amplitude do jogo. Você pode gastar muito tempo jogando cartas - "gwent", um jogo de cartas complexo no qual ainda não estamos muito interessados, mas que desde então gerou seu próprio jogo dedicado para celular - ou procurar aquela erva rara necessária para uma poção. Parece muito chato? Vá explorar uma orla e corte as cabeças e membros de alguns afogadores e ghouls. Ou crie alguma armadura.

Tudo isso contribui para uma rica trama de jogabilidade que não o joga no fundo do poço, nem se torna obstinado em sua abordagem. Existem quatro níveis de dificuldade, variando de acessível a bastard-hard, que podem ser alterados em qualquer ponto do jogo. Porém, se você não dominar a esquiva e aparar, é melhor ficar com as configurações intermediárias e inferiores.

CD Projekt RED / The Witcher III: Wild Hunt

Por que the witcher 3 é bom
Por que the witcher 3 é bom

Se as missões principais estão ficando muito difíceis, você precisará conter seu progresso, explore um pouco mais para ganhar pontos de experiência adicionais e aumentar o nível de suas habilidades. Os inimigos mostram uma barra de energia ao lado de um número, o último que representa seu nível. Se você alcançou, digamos, o nível 10 e seu oponente está em um nível semelhante, você está em boa forma para derrotá-lo.

No entanto, quanto mais inimigos houver em um grupo, mais difícil pode ser. Evite encurralar-se em um canto, caso contrário você encontrará o maior obstáculo de The Witcher 3: uma câmera de automóvel perigosa que pode realmente funcionar contra você, especialmente em combates internos. Com grupos, você fará bem em implantar táticas de Bloodborne : separe os grupos maiores em indivíduos ou grupos menores. Monstros tendem a atacar em massa (o que pode ser irritante quando quatro afogadores o atacam simultaneamente), enquanto os oponentes humanos geralmente se mantêm, geralmente empurrando você para frente com movimentos de vir para cá.

Não se preocupe se um inimigo estiver quatro níveis ou mais acima do seu nível. Se eles estão garantidamente além de suas habilidades, um símbolo de caveira vermelha também aparecerá acima do nível deles - essencialmente dizendo a você para dar o fora de lá.

CD Projekt RED / The Witcher III: Wild Hunt

Por que the witcher 3 é bom
Por que the witcher 3 é bom

Porém, há um grande problema aqui: se você entrou em uma missão onde não há escapatória, e é um nível muito além de suas possibilidades, é melhor certificar-se de que salvou manualmente antes, caso contrário, não há como sair de lá. O que pode ser um desligamento total.

As coisas mudam de ritmo ainda mais quando os chefes são encontrados. Você trabalhará para chegar a cada um deles, mas alguns levarão algumas tentativas para serem derrubados. Se você ficar preso, o bestiário - um glossário de bestas e suas fraquezas, encontrado em seu inventário - pode ser útil, supondo que você tenha adquirido os detalhes relevantes do inimigo em uma missão anterior.

Os chefes são tipicamente gigantes e têm rostos que fariam uma criança chorar. Mas já estabelecemos que não é um jogo para liluns, então aproveite aqueles bicos de wyvern ferozes, demônios de três olhos e botchlings nojentos. E tente não chorar muito quando eles te despacharem.

CD Projekt RED / The Witcher III: Wild Hunt

Por que the witcher 3 é bom
Por que the witcher 3 é bom

Normalmente, magia e poções são a maneira de avançar nas grandes lutas. A alquimia pode ser realizada na estrada, então você não precisa encontrar um local específico para criar novas bombas, poções e óleos. Saquear esses ingredientes é a melhor maneira de fazer as coisas - e, em nosso jogo, ninguém bar guardas parecem se importar com o fato de nós roubarmos tudo - mas o painel de alquimia pode ficar pesado com uma enxurrada de itens em pouco tempo (o que retarda download e navegação).

Para armaduras e armas, no entanto, você precisará encontrar o armeiro ou ferreiro relevante com a habilidade certa para fabricar. Existem kits de reparo portáteis, encontrados com pouca freqüência, que você desejará usar apenas nos momentos essenciais. Espadas danificam rapidamente também, então é um bom trabalho sua dupla padrão - prata para monstros, aço para humanos - pode ser suplementada com quantos acréscimos, machados, maças e assim por diante, como você deseja (sujeito ao peso máximo). Cuidar de armas pode custar muito dinheiro; o principal uso dos extras é desmontá-los e adquirir os bens resultantes para a confecção de itens melhores.

The Wild Hunt é o primeiro jogo de Witcher a chegar aos consoles, com versões para Xbox One e PlayStation 4 se juntando à cópia para PC - e o Switch Nintendo se juntando à festa em 2020 também. A razão é óbvia: há floreios gráficos que, excluindo o PC, não seriam possíveis sem os consoles de nova geração. Mesmo o Switch faz um ótimo trabalho no geral, considerando todas as coisas.

CD Projekt RED / The Witcher III: Wild Hunt

Por que the witcher 3 é bom
Por que the witcher 3 é bom

Algumas das pequenas coisas se destacam em particular: a maneira como o vento atinge as árvores; como a luz do sol irrompe pelos galhos enquanto uma floresta se dilui; o fluxo do cabelo dos personagens; até mesmo a pele molhada após o banho. É claro que é melhor estar lá fora, porque o mundo dos jogos se move rápido e cinco anos é muito tempo na vida de qualquer jogo. Dê uma olhada no próximo Cyberpunk 2077 do CD Projekt Red, por exemplo, e prepare-se para se surpreender.

Por que the witcher 3 é bom
Por que the witcher 3 é bom

Há momentos no topo de uma montanha em que você pode deixar Geralt bem-disposto, ouvir a excelente trilha sonora jingle-jangle baseada em alaúde e observar a mudança do tempo e do clima - normalmente resultando em uma tempestade e chuva. Precisa avançar no tempo, então simplesmente medite para restaurar a energia e as poções ou pegue um pouco mais de luz solar.

CD Projekt RED / The Witcher III: Wild Hunt

Por que the witcher 3 é bom
Por que the witcher 3 é bom

Além da ótima trilha sonora, o elenco também faz um excelente trabalho. Não é tudo por causa de Charles Dance, veja, mas a maioria do elenco britânico traz todos os tipos de línguas de ilhéus para o jogo, geralmente com um impacto irônico que vai trazer um sorriso ao seu rosto. Que vergonha os produtores, CD Projekt Red, reutilizar muitos dos mesmos rostos para folk que você encontra no caminho - é meio estranho - e que alguns personagens, incluindo trolls do rock e bruxas, são incompreensíveis (você vai ler as legendas). Ah, e quase todas as crianças são inexplicavelmente assustadoras.

Para recapitular

Jogos de interpretação de papéis não são melhores do que isso: The Witcher 3 é o melhor exemplo de um RPG. E agora está disponível para o Nintendo Switch para que você possa jogá-lo em qualquer lugar.

Escrito por Mike Lowe.