Portal saude gov br farmacia popular

DUAF – Diretoria de Unidade de Assistência Farmacêutica

A Diretoria de Unidade de Assistência Farmacêutica é responsável pelo planejamento, aquisição, organização, armazenamento, distribuição e controle de medicamentos no estado do Piauí para atender diversos programas, são eles:

  • Programas Estratégicos
  • Componente Especializado (Excepcional – Alto custo)
  • Atenção Básica (municípios)
  • Hospitalar

O estado do Piauí conta com 20 (vinte) Farmácias do Povo:

Teresina

Farmácia do Povo – sede em Teresina, no centro da cidade

Hospital Universitário(HU) – atende pacientes com doenças inflamatórias Intestinais (DII), como a de Crohn

Universidade Federal do Piauí(UFPI) – pacientes com acne grave, asma, dislipidemia e doença de Alzheimer

Clínicas renais – seis postos de atendimento em Teresina

Hemopi – pacientes portadores de doenças relacionadas ao sangue

Unidades no interior do Estado:

Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piripiri, São Raimundo Nonato e Uruçuí.

Contatos:

DUAF – 

CAF (Central de Abastecimento Farmacêutico) – clog

Farmácia do Povo – Componentes Especializados

Informações - 86 3221 9098/9030
Endereço: 
Rua David Caldas, nº 398, Centro - Esquina com Rua Areolino de Abreu (próximo à Caixa Econômica Federal).

Clique aqui para mais informações

(Texto atualizado em 05/10/2021 às 01:37 pm)

O site oficial do programa do governo federal Aqui Tem Farmácia Popular, que até o fim do ano de 2020 costumava ser acessado pelo endereço oficial www.saude.gov.br/acoes-e-programas/farmacia-popular atualmente encontra-se em fase de migração e apresenta dificuldade e confusão no acesso. 

Ao ser acessado, o endereço acima redireciona o visitante para o site base do Ministério da Saúde, que não possui muitas informações sobre o programa.

O Governo vem migrando todos os portais e sites de programas federais para um portal único, o www.gov.br, que reunirá de forma integral programas federais, ministérios, e afins. O site gov.br é um projeto de unificação dos canais digitais do governo federal, que possui o objetivo de tornar a experiência do cidadão mais simples e rápida. 

Com prazo de conclusão para fim do ano de 2020, a integração e migração de todos os portais e sites para o novo endereço, está atrasada e ainda não foi concluída, tornando a consulta e pequisa em muitos casos confusa e complicada, como é no caso do programa Farmácia Popular, cujo site oficial agora está em endereço provisório e com acesso comprometido. 

Com o acesso dificultado, muitas farmácias e drogarias acabam tendo problemas para buscar informações oficiais e atualizadas em relação ao programa FP, como por exemplo, listas atualizadas de medicamentos e preços, informes, comunidados e avisos oficiais, entre outras informações. 

Novo endereço do FP 

O novo endereço do portal oficial do Farmácia Popular aparentemente será o https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/farmacia-popular, endereço que já está disponível no ambiente gov.br porém de forma incompleta, pois ainda não exibe todas as informações que podiam ser encontradas no antigo site oficial do programa. 

A orientação é para que os interessados, principalmente pacientes, farmacêuticos, proprietários de farmácias ou drogarias e profissionais do ramo farma, acompanhem o endereço oficial atual para receberem as últimas notícias do programa. 

Para amenizar um pouco a situação, o governo liberou o acesso provisório ao antigo site do programa, que ainda reúne informações e atualizações sobre o Farmácia Popular, sendo o seu acesso fundamental aos participantes do convênio. O endereço antigo é o seguinte: https://antigo.saude.gov.br/acoes-e-programas/farmacia-popular e poderá ser acessado de forma temporária, até que a migração ao novo portal gov.br sera concluída com sucesso. 

O site antigo do programa continua sendo atualizado e é atualmente a fonte oficial de informações e conteúdo do programa. 

Não existe ainda uma previsão para conclusão desta migração, uma vez que o único prazo fornecido oficialmente foi dezembro de 2020 e não houve mais comunicado nesse sentido. Cabe aos interessados monitorar e acompanhar os links citados neste post para estarem à par dos novos endereços assim que forem disponibilizados. 

Nossa equipe está à disposição para auxiliar caso você encontre dificuldades. Conte com nossos especialistas em Farmácia Popular, PBMs, ANVISA e afins, acesse www.m2farma.com

Portal saude gov br farmacia popular

OPrograma Farmácia Popular do Brasil foi criado com o objetivo de oferecer mais uma alternativa de acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. Nesse sentido, o Programa cumpre uma das principais diretrizes da Política Nacional de Assistência Farmacêutica.

O Programa Farmácia Popular do Brasil possui duas etapas de implantação:

Rede Própria - funciona em parceria entre o Ministério da Saúde e prefeituras municipais e governos estaduais. As unidades próprias contam com um elenco de 112 itens, entre medicamentos e o preservativo masculino, os quais são dispensados pelo seu valor de custo, representando uma redução de até 90% do valor de mercado. A condição para a aquisição dos medicamentos disponíveis nas unidades, nesta modalidade do Programa, é a apresentação de documento com foto, no qual conste seu CPF, juntamente com uma receita médica ou odontológica. Importante ressaltar que somente a Rede Própria aceita receitas prescritas por dentistas.

Aqui tem Farmácia Popular - Rede privada de farmácias e drogarias comerciais é credenciada com o intuito de levar o benefício da aquisição de medicamentos essenciais a baixo custo a mais lugares e mais pessoas, aproveitando a dinâmica da cadeia farmacêutica (produção x distribuição x varejo), por meio da parceria entre o Governo Federal e o setor privado varejista farmacêutico. O “Aqui Tem Farmácia Popular” passa a adotar, portanto, o sistema de copagamento, em que o usuário paga até 10% do valor de referência estabelecido pelo Ministério da Saúde para cada um dos princípios ativos dos medicamentos que fazem parte do elenco do Programa, além da possível diferença entre este valor e o valor de venda praticado pelo estabelecimento.

Histórico

Ampliação do Farmácia Popular

Em junho de 2007, o elenco de medicamentos do “Aqui Tem Farmácia Popular” é ampliado, sendo incluídos os contraceptivos. Em fevereiro de 2010, um conjunto de medidas de combate à Gripe A (H1N1) é adotado pelo Ministério da Saúde, entre eles, a inclusão do Fosfato de Oseltamivir no elenco do Programa. Em abril do mesmo ano, ocorre a inclusão da Insulina Regular, ampliando o elenco de medicamentos indicados para o diabetes, bem como ao atendimento da dislipidemia, com a incorporação da Sinvastatina. Em outubro de 2010, o Programa amplia o elenco de medicamentos indicados para o tratamento da hipertensão e passa a atender novas doenças, tendo sido incluídos medicamentos para o tratamento da osteoporose, rinite, asma, Parkinson e glaucoma. A incontinência urinária passa, também, a ser atendida com a inclusão das fraldas geriátricas.

Campanha Saúde Não Tem Preço

A partir de 2011, o Programa passa a disponibilizar os medicamentos indicados para o tratamento da hipertensão e do diabetes sem custos para os usuários. Esta campanha denomina-se “Saúde Não Tem Preço” (SNTP). A Portaria 184/2011, assinada em 03 de fevereiro de 2011, determina que, a partir do dia 14 de fevereiro, todas as farmácias da Rede Própria, bem como as farmácias e drogarias credenciadas do “Aqui Tem Farmácia Popular” fiquem obrigadas a praticar os preços de dispensação e os valores de referência, garantindo, assim, a gratuidade para estes medicamentos. A partir de 04 de junho, o Ministério da Saúde também passa a disponibilizar para a população, por meio do SNTP, três medicamentos para o tratamento da asma, disponíveis em oito apresentações de forma totalmente gratuita. Os medicamentos disponíveis para asma são: Brometo de Ipratrópio, Diproprionato de Beclometasona e Sulfato de Salbutamol. Nas unidades da Rede Própria, está disponível somente o medicamento Sulfato de Salbutamol em três apresentações.Além dos medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma, o Programa oferece mais 11 itens, entre medicamentos e a fralda geriátrica, com preços até 90% mais baratos utilizados no tratamento de dislipidemia, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de contraceptivos e fraldas geriátricas para incontinência urinária.

A Portaria nº 971, de 17 de maio de 2012, é revogada em 28 de janeiro de 2016 pela Portaria nº 111, que passa a regulamentar o Programa Farmácia Popular do Brasil a partir de 12 de fevereiro daquele ano até o presente momento.