Por que podemos ser comparados à árvore mencionada em jeremias

A palavra de Deus, nos compara com uma árvore. Uma árvore boa não nasce em qualquer lugar, não frutifica de qualquer jeito. Para render bons frutos, uma árvore precisa ser bem regada e estar firmada em uma boa terra.

Uma árvore boa prospera em tudo na vida e faz com que àqueles que estão debaixo de sua cobertura prosperem também! Quem se alimenta da Palavra de Deus sempre dá bons frutos!

Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins. A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons. Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!
Mateus 7:17-20

Toda árvore é reconhecida por seus frutos. Ninguém colhe figos de espinheiros, nem uvas de ervas daninhas. O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração.
Lucas 6:44-45

Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!

Salmos 1:1-3

"Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.
Apocalipse 2:7

Todas as árvores do campo saberão que eu, o Senhor, faço cair a árvore alta e faço crescer bem alto a árvore baixa. Eu resseco a árvore verde e faço florescer a árvore seca. "Eu, o Senhor, falei, e o farei".

Ezequiel 17:24

Então disse Deus: "Cubra-se a terra de vegetação: plantas que deem sementes e árvores cujos frutos produzam sementes de acor­do com as suas espé­cies". E assim foi.
Gênesis 1:11

Então o Senhor Deus fez nascer do solo todo tipo de árvores agradáveis aos olhos e boas para alimento. E no meio do jardim estavam a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
Gênesis 2:9

E o Senhor Deus ordenou ao homem: "Coma livre­mente de qual­quer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conheci­mento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certa­mente você morrerá".
Gênesis 2:16-17

Depois de expulsar o homem, colocou a leste do jardim do Éden querubins e uma espada flamejante que se movi­a, guar­dando o caminho para a árvore da vida.
Gênesis 3:24

A sabedoria é árvore que dá vida a quem a abraça; quem a ela se apega será abençoado.

Provérbios 3:18

O fruto da retidão é árvore de vida, e aquele que conquista almas é sábio.

Provérbios 11:30

"Felizes os que lavam as suas vestes, e assim têm direito à árvore da vida e podem entrar na cidade pelas portas.
Apocalipse 22:14

"Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto".

Jeremias 17:7-8

"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. Vocês já estão limpos, pela palavra que tenho falado.
João 15:1-3

O falar amável é árvore de vida, mas o falar enganoso esmaga o espírito.

Provérbios 15:4

A esperança que se retarda deixa o coração doente, mas o anseio satisfeito é árvore de vida.

Provérbios 13:12

e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória.

Isaías 61:3

"Para a árvore pelo menos há esperança: se é cortada, torna a brotar, e os seus renovos vingam.

Jó 14:7

No dia seguinte, quando estavam saindo de Betânia, Jesus teve fome. Vendo a distância uma figueira com folhas, foi ver se encontraria nela algum fruto. Aproximando-se dela, nada encontrou, a não ser folhas, porque não era tempo de figos. Então lhe disse: "Ninguém mais coma de seu fruto". E os seus discípulos ouviram-no dizer isso.
Marcos 11:12-14

Josué registrou essas coisas no Livro da Lei de Deus. Depois ergueu uma grande pedra ali, sob a Grande Árvore, perto do santuário do Senhor.
Josué 24:26

Veja também o que a Bíblia diz sobre:

Ele então adiciona uma comparação, respondendo à que na cláusula anterior, Ele deve ser como uma árvore plantada pelas águas, que lança suas raízes sobre , ou quase o rio, que não verá quando o calor chegar . Aqui, o Profeta aponta a diferença entre os verdadeiros servos de Deus, que confiam nele, e aqueles que são inflados com suas próprias imaginações falsas, de modo que buscam segurança, tanto deles como dos outros: ele havia dito dos incrédulos que: são como tamariscos, que florescem por um tempo, mas nunca produzem frutos, e logo são secos pelo calor; mas ele diz agora aos fiéis que são como árvores plantadas pelas águas e enviam suas raízes ao rio. Os tamariscos têm a aparência de vida, mas não há umidade em um solo seco; então suas raízes secam rapidamente; mas os servos de Deus são plantados, por assim dizer, em um solo úmido, irrigados continuamente por correntes de água. Portanto, o Profeta acrescenta que esta árvore não verá o calor quando se trata

Ele indiretamente sugere que os filhos de Deus não estão isentos de adversidades; pois sentem o calor do sol, como árvores expostas a ele; mas a umidade é fornecida e o suco se difunde por todos os ramos: daí o Profeta diz que a folha era verde, mesmo por meio da umidade que o terra fornecida, sendo ela própria regada. O Profeta então sugere que, embora os filhos de Deus sintam grandes aquecimentos, assim como os incrédulos; pois isso é comum a ambos, eles ainda devem ser mantidos em segurança; porque, embora o sol seque com seu grande calor, ainda há um remédio; pois a raiz tem umidade, derivada da irrigação da água.

Agora, vemos como todas as partes da comparação são adequadas. Ele diz mais adiante que não deve ser cuidadoso . O verbo דאג, , dag , significa temer e ter cuidado; às vezes significa também lamentar, e assim alguns o traduzem aqui: “Não vai lamentar”, mas o outro significado me parece melhor: que a árvore plantada perto de correntes de águas não tem medo de calor ; e depois acrescenta: nem cessará de produzir frutos (174)

Quase a mesma semelhança é encontrada em Salmos 1:3, apenas que o temor de Deus e a meditação sobre sua lei são mencionados, e não a esperança:

"Bem-aventurado o homem, etc., que medita na lei de Deus;"

mas Jeremias fala aqui expressamente da esperança que deve ser colocada somente em Deus. No entanto, os dois Profetas concordam bem quanto a essa verdade: que todas as suas esperanças são amaldiçoadas, pelas quais os homens se embriagem, enquanto buscam a salvação em si ou no mundo, e fazem mais conta de seus próprios conselhos, virtudes, poder, ou as ajudas que eles esperam dos outros, além do próprio Deus e de suas promessas: pois quem realmente medita sobre a lei de Deus dia e noite, assim sabe bem, onde depositar sua confiança na salvação, temporal e eterna. Segue-se -

E ele será como uma árvore que é plantada pelas águas, e perto do riacho lança suas raízes, que não percebem quando o calor chega; E a sua folha está florescendo, e no ano da seca não sofre, e nunca deixa de produzir frutos.

O verbo דאג, quando aplicado à mente, significa agitação, comoção, problemas, perturbação: mas aqui, quando aplicado a uma árvore, deve significar um efeito fulminante, uma perturbação no processo de crescimento . Juntado com um negativo, pode, portanto, ser traduzido como “não sofre” ou murcha, de acordo com a Targum, que o aplica ao folha, , mas não corretamente. "Não temerá" é a tradução da Septuaginta; da Vulgata, "não será cuidadoso", como em nossa versão; e de Blayney, "é sem preocupação". Nenhuma delas fornece o significado secundário do verbo, que evidentemente possui aqui. - Ed