Por que é importante tratar a água

Por que é importante tratar a água

A água é o bem mais importante da humanidade. Sem ela, não há vida. Além disso, a água é responsável por praticamente todas as linhas produtivas, bem como as ações simples do dia a dia como preparar alimentos, lavar roupas, higiene pessoal, entre outras atividades.

Por esse motivo, é indispensável conscientizar todos sobre a importância da preservação da água e o desenvolvimento de ações de sustentáveis.

Apesar do mundo ser composto por meio água, apenas 3% da superfície é de água doce, ou seja, própria para consumo.

Desse montante, apenas 1% é acessível, quer dizer, está disponível em lagos, lençóis freáticos, rios, represas, etc., visto que grande parte da água está concentrada nas geleiras, o que dificulta a captação e tratamento.

Sendo assim, a conscientização mostra-se cada vez mais necessária.

Como é o processo de tratamento de água?

Uma das estratégias que contribui para o desenvolvimento sustentável e a preservação da água é o trabalho realizado nas Estações de Tratamento de Água (ETAs).

Por meio de um conjunto de procedimentos físicos, químicos e biológicos, é possível tratar a água e efluentes, sendo possível reutilizar a água que uma vez esteve suja.

O processo de tratamento de água é capaz de livrar o líquido de qualquer tipo de contaminação e possíveis agentes infecciosos. Desse modo, a água chega em condições dignas de consumo para toda a população, com reabastecimento da caixa de agua para todos os usos.

A água que passa por tratamento tem origem de diversas fontes, incluindo os rios, lagos, represas, lençóis freáticos e lagoas.

Além disso, ela também pode ser oriunda de água da chuva, que também necessita de tratamento antes de ser oferecida ao consumo humano.

É importante que as ETAs trabalhem com a análise da água em todos os seus processos, para verificar se há a presença de contaminantes, poluentes e demais substâncias que possam ser nocivas aos seres humanos.

Assim, as principais etapas do tratamento de água são:

  • Oxidação: mistura de cloro na água;
  • Coagulação e floculação: mistura de sulfato de alumínio na água;
  • Decantação: repouso da água em decantadores;
  • Desinfecção: destruição dos microrganismos da água;
  • Fluoretação: adição de fluor na água;
  • Correção do pH: adição de cal hidratado;
  • Adição do ortopolifosfato de sódio.

Após todas essas etapas, a água está própria para o consumo humano, permanecendo armazenada em reservatórios impermeabilizados e fechados.

A água pode ser distribuída à população por meio das redes de água ou por caminhão pipa, em casos de necessidade.

Como é o processo de tratamento de efluentes?

Além das Estações de Tratamento de Água, outro procedimento sustentável para a recuperação e reutilização do bem é por meio das Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs).

Assim como as ETAs, as ETEs utilizam processos químicos, físicos e biológicos para a retirada de contaminantes e poluentes, em especial, oriundos de processos industriais e do esgoto doméstico.

Nesse caso, o tratamento é feito em conformidade com o tipo de resíduo presente na água, por esse motivo, ele pode variar.

Sendo assim, antes de iniciar o procedimento, é indispensável uma completa análise das condições da água do ambiente a ser tratado.

De modo geral, o tratamento de efluentes industriais envolve a retirada da matéria orgânica e inorgânica, por meio da suspensão coloidal. Desse modo, pode-se reduzir ou eliminar a presença de microrganismos.

Depois disso, a água passa por processos de filtração em areia ou em membranas, também chamadas de microfiltração e ultrafiltração. Em alguns casos, recomenda-se a aplicação de radiação ultravioleta.

No caso dos processos químicos, aplicam-se produtos específicos, como a precipitação de fosfato e outros sais. Entre eles, também é possível destacar o uso da resina de troca iônica, que é um copolímero do estireno, com divinil benzeno (D.V.B.), na forma de partículas esféricas de diâmetro 300 a 1.180 µm.

Esse produto sintético é colocado na água para a liberação de sódio ou hidrogênio (resinas catiônicas) ou hidroxila (resinas aniônicas), sendo possível retirar mais facilmente as impurezas e poluentes presentes na água.

Por fim, o tratamento de efluentes envolve os processos biológicos, que têm a finalidade de remover a matéria orgânica dissolvida nos procedimentos anteriores (físico-químicos).

Dessa maneira, é possível transformar os resíduos em sólidos sedimentáveis (flocos biológicos) e gases. Esses materiais podem ser usados posteriormente na produção agrícola ou em outros trabalhos.

Por que é importante tratar a água

Separação por pressão. Purificação de água comprovada, confiável e de alto desempenho. Em comparação com as tecnologias de filtração tradicionais que dependem de uma tela

Leia mais »

Por que é importante tratar a água

A partir de amanhã, 29 de outubro de 2021, todos os produtos da linha para tratamento de água e os limpadores profissionais da 3M estarão

Leia mais »

Por que é importante tratar a água

Você sabe o que é o ácido ascórbico? Também conhecido como vitamina C, é um micronutriente que atua para o funcionamento e o equilíbrio fisiológico

Leia mais »

Por que é importante tratar a água

O tratamento de água reúne diversas soluções com equipamentos e sistemas que tornam a água potável e própria para o consumo.  Mas para isso, um

Leia mais »

Por que é importante tratar a água

A água compõe mais de 70% da superfície do planeta Terra, sendo um recurso importante para a existência de vida uma vez que está presente na nossa vida cotidiana, desde como água potável para o consumo até para fazer comida, na limpeza, nos momentos de  lazer. Ou utilizá-la na sua empresa ou na sua plantação, para os funcionários e/ou para os produtos.

A água é um recurso natural abundante, logo, para todas as atividades, a importância de ser tratada é fundamental. O ponto principal a ser verificado na água é seu tratamento, para se certificar que ela está própria para o uso.

O tratamento de água em estações de tratamento segue algumas etapas:

– Coagulação; – Floculação; – Decantação; – Filtração; – Desinfecção; – Adição de flúor;

– Correção do pH;

Cada etapa possui sua importância para que o tratamento seja eficaz e que a água que então estava contaminada, siga com suas características principais, para que todos a utilizem, sendo:

– Insípida, que significa sem gosto;
– Inodora, que significa sem cheiro e
– Incolor, que significa sem cor ou transparente.

Por que é importante tratar a água
Água é vida

Na etapa de coagulação, é feito a adição de uma substância química, o sulfato de alumínio, capaz de se juntar com alguns tipos de sujeira, como partículas sólidas, para que possa seguir para a próxima etapa.

Na próxima etapa, a floculação, as partículas sólidas se unem e se aglomeram, formando flocos de partículas maiores, que são mais fáceis de serem retiradas posteriormente.

Na etapa de decantação, a água vai para grandes tanques, onde os flocos decantam, isto é, ficarão por baixo e a água mais limpa ficará por cima. Assim, é possível separar a água limpa das sujeiras que foram coaguladas e floculadas, coletando somente a parte da água que fica mais acima.

Na etapa de filtração, as partículas e sujeiras menores serão retiradas após passar por filtros, que podem conter:

– Areia; – Carvão ativado;

– Pedregulho, etc.

Analogicamente a essa etapa, dentro de casa, é comum encontrarmos filtros de barro que utilizam uma vela para que a água da torneira seja tratada. A água que sai da estação de tratamento, apesar de estar potável, pode ser contaminada no caminho das tubulações até sua casa. Essa vela pode ser, normalmente, de cerâmica ou de carvão ativado ou outros ainda que irão filtrar as partículas indesejáveis da água.

Na próxima etapa da estação de tratamento, irá acontecer a desinfecção, onde é adicionado cloro ou outra substância que irá eliminar possíveis causadores de doenças, como microorganismos. Apesar de ser uma substância que é conhecida pelos malefícios que trouxe a população através do gás cloro, a adição de cloro na água é feita de forma a fazer a desinfecção da água e não fazer mal a organismos vivos que a irão utilizar.

adição de flúor ou fluoretação na água de tratamento é feita desde 1945 no Brasil e tem como principal propósito ajudar na prevenção de cáries em toda a população que tem acesso a água potável.

Como última, mas não menos importante, na etapa de correção de pH, são adicionadas substâncias que equilibram o pH para proteção dos encanamentos e tubulações que ela seguirá até saída pela torneira, por exemplo.

Por que é importante tratar a água
Água tratada

O pH mede a acidez da água, se a água estiver muito ácida ou muito básica, as tubulações podem sofrer com danos. Para exemplificar, é possível ver pH ácido em um suco de limão e um pH básico em verduras, castanhas, entre outros. Além disso, é necessário salientar que uma alimentação balanceada inclui alimentos ácidos e básicos, portanto, isso não quer dizer que eles farão mal a saúde.

É possível que existam mais etapas, dependendo da estação de tratamento de água analisada, porém, essas são as mais comuns e essenciais para que a água saia potável da estação de tratamento. Novamente, a água pode ser contaminada no caminho que seguirá pelas tubulações e canos até a chegada nas residências e indústrias.

A água não tratada, como água da chuva, não é indicada para consumo ou para atividades que requerem medidas corretas e precisas de parâmetros essenciais. Porém, nesse caso, pode ser utilizada para ser usada de maneira racional, como água para limpeza da casa, no chão, quintal etc. Confira aqui dicas de como viver de maneira mais sustentável e ajudar a preservar esse recurso natural tão precioso.

A água não tratada pode ser prejudicial à saúde. Existem doenças que podem ser transmitidas por microorganismos presentes nela, como amebíase e cólera. Em ambos os quadros clínicos, há dor abdominal e diarreia. Para o diagnóstico de tais condições é necessário buscar ajuda médica.

Se você assiste programas de sobrevivência, já deve ter visto cenas onde as pessoas que estão lá e beberam água sem tratamento e acabaram passando mal por horas e horas. Mesmo sendo um caso extremo e fora do dia a dia, é uma situação que serve bem para ilustrar o que pode acontecer com quem não utiliza água tratada para o consumo.

Além do mais, árvores e plantas utilizam água e luz do Sol para realizar a fotossíntese e obter energia, seja para dar frutos ou flores. Se a água não estiver em boas condições, sua plantação também não estará.

Alguns parâmetros, como pH e densidade, são essenciais para garantir que a produção na sua empresa ou plantação continue a todo vapor e que sua água esteja própria para o consumo humano! Para saber se sua água está sendo tratada corretamente para garantir a máxima eficiência, existem alguns testes químicos que a Química Jr. pode fazer por você. Clique aqui para entrar em contato!

Por que é importante tratar a água

Desde 1993, transformando realidades por meio de soluções personalizadas.

Por que é importante tratar a água