Por que podemos afirmar que a maioria das empresas multinacionais

As empresas multinacionais crescem cada vez mais. Cada vez os países do mundo inteiro se empenham em atrair investimentos estrangeiros, uma vez que geram riqueza e crescimento econômico (criação de empregos, aumento da arrecadação de impostos, entre outros).

Publicidade

Em contrapartida, para os investidores estrangeiros os lucros podem ser resultantes de custos menores de produção, transportes ou fretes, proximidade dos mercados consumidores e facilidades para driblar barreiras protecionistas.

Os principais agentes dessa globalização da produção são as grandes corporações multinacionais.

Por que podemos afirmar que a maioria das empresas multinacionais
Imagem: Reprodução

Características das empresas multinacionais

A principal característica de uma empresa multinacional está em ser sediada em um país e possuir filiais mundo afora.

Com o objetivo de obter máxima lucratividade, as empresas se instalam em países em desenvolvimento.

Pois, países em desenvolvimento costuma oferecer isenção de impostos, amplo mercado consumidor, infraestrutura, matéria-prima, energia e principalmente mão de obra barata.

Visando reduzir custos na produção, pode ocorrer também divisão internacional do trabalho, isto é, onde as empresas multinacionais produzem cada parte de um produto em localidades diferentes.

Publicidade

As empresas multinacionais costumam manter vínculos com o Estado onde se localizam suas sedes, mesmo que grande parte das operações produtivas ocorra fora dele.

Da mesma forma que as decisões estratégicas de uma empresa multinacional, bem como pesquisa e o controle acionário são realizados no país-sede.

A Nestlé, por exemplo, embora seja altamente multinacional, limita o direito de voto de acionistas estrangeiros a somente 3% do total.

Publicidade

Também é para o país de origem que é remetida a maior parte dos lucros obtida mas filiais do exterior. Além disso os governos dos países nos quais as corporações estão sediadas costumam apoiá-las tornado-as mais competitivas para o mercado.

No Brasil, a entrada de empresas multinacionais começou a ganhar importância durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961). Durante este governo instalaram fábricas no Brasil empresas como Ford, Volkswagen, Willys, GM, entre outras.

Atualmente, segundo relatório da Unctad (Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento), a maioria das empresas multinacionais estão sediadas em países desenvolvidos como Estados Unidos e Japão, por exemplo.

No entanto, já existem algumas multinacionais importantes sediadas em países emergentes, como a Coréia do Sul e a China.

Exemplos de empresas multinacionais: Apple, Vivo, Sony, Coca Cola, Pepsi, Dell, Unilever, Mc Donald’s, Nestlé, Nike, Adidas, Puma, IBM, Volkswagen, General Motors, Toyota, Peugeot, Petrobras, entre outras.

Publicidade

Geografia Geral e do Brasil – João Carlos Moreira, Eustáquio de Sene

As multinacionais são empresas que atuam em vários países ou que expandem suas atividades para um território que está além de suas fronteiras nacionais. São também chamadas de empresas transnacionais ou globais e sua proliferação pelo mundo está diretamente relacionada com o processo de globalização e consolidação do capitalismo financeiro e informacional.

O início da atividade das empresas multinacionais remonta ao final do século XIX e início do século XX, mas a primeira delas surgiu muito tempo antes: a Companhia das Índias Orientais, fundada no ano de 1600 e responsável pelo monopólio do comércio com o oriente durante cerca de 200 anos sob a tutela do governo britânico. De todo modo, a proliferação das multinacionais pelo mundo só se concretizou, de maneira mais consolidada, a partir de meados do século XX, após a Segunda Guerra Mundial.

A multinacional pode entrar em um novo país de diversas formas: pela distribuição simples de suas mercadorias e expansão de seus mercados, pela instalação de filiais e fábricas ou até pela migração completa de sua sede e sistemas produtivos. Muitas delas, para driblar tarifas alfandegárias, optam por instalar suas fábricas em outros países, mas deixam suas sedes administrativas em seu território original ou em cidades globais, mantendo a produção próxima do mercado consumidor e a administração próxima dos grandes espaços de poder econômico.

Os principais objetivos de uma empresa multinacional quando desloca ou expande o seu processo produtivo para outros países são a busca por matérias-primas com fácil acesso, a obtenção de mão de obra mais barata, a redução do pagamento de impostos, entre outros. O principal mercado de atuação são os países subdesenvolvidos e, principalmente, os emergentes, que apresentam boas condições para investimentos estrangeiros.

Esses países, aliás, passaram por um tardio processo de industrialização, que esteve diretamente atrelado à instalação de fábricas pertencentes a multinacionais, o que os tornou muito dependentes dessas empresas e de seu capital para a geração de empregos e crescimento de suas economias. Além disso, nesses países, é comum que as multinacionais também se fundam, comprem ou realizem joint ventures com empresas do próprio país, o que as possibilita uma expansão ainda maior de mercado.

Atualmente, as empresas multinacionais controlam a maior parte do mercado nacional e internacional, dominando os meios publicitários e estando direta ou indiretamente presentes na produção da maior parte dos produtos que consumimos. Formam-se, em muitos segmentos, verdadeiros oligopólios constituídos não apenas por empresas, mas por imensos conglomerados compostos pela união de grandes companhias internacionais.

Uma empresa multinacional é caracterizada por ter sua matriz em um determinado país e atuar no mercado de outros países. Sua origem é do final do século XIX, porém, a atuação dessas empresas no mercado mundial se intensificou após a Segunda Guerra Mundial, ou seja, a partir de 1945. O principal objetivo das empresas multinacionais é instalar filiais em outros países com o intuito de obter máxima lucratividade, os fatores que contribuem para a construção de filiais são: isenção de impostos, amplo mercado consumidor, infraestrutura, matéria-prima, energia e mão de obra barata.

A instalação de uma filial em países em desenvolvimento ocorre, na maioria das vezes, através de beneficios do governo (doação de terreno e isenção de impostos). Nos locais onde ocorre a construção de uma filial há geração de empregos e desenvolvimento industrial. No entanto, os lucros obtidos por essas empresas são destinados à contrução de novas filiais em outros locais, e uma parte vai para a matriz localizada no país de origem.


Empresas Multinacionais

Pode ocorrer a divisão regional do trabalho, onde as empresas multinacionais produzem cada parte de um produto em localidades diferentes, com o objetivo de reduzir custos na produção. Esse fato ocorre conforme a disponibilidade de matéria-prima de cada região. O processo de globalização contribuiu bastante para a atuação das empresas multinacionais, pois proporcionou condições de telecomuniucação e transporte, elementos essenciais para a atuação dessas empresas em escala mundial. O termo multinacional está saindo de uso, pois passa a ideia de que uma empresa é composta por várias nações. Sendo substituído pela denominação de empresa transnacional, que refere à atuação de uma empresa em outros países.

Exemplos de empresas multinacionais (transnacionais): Motorola, Nokia, Siemens, Vivo, Sony, Coca Cola, Pepsi, Unilever, Mc Donald’s, Nestlé, Nike, Adidas, Puma, Volkswagen, General Motors, Toyota, Peugeot, Petrobras, entre outras.

__________________

*Créditos da imagem: Niloo / shutterstock

**Créditos da imagem: Andrey Armyagov / shutterstock

***Créditos da imagem: Vytautas Kielaitis  /  shutterstock

****Créditos da imagem: 360b / shutterstock

*****Créditos da imagem: 360b / shutterstock

Por Wagner de Cerqueira e Francisco Graduado em Geografia

Equipe Brasil Escola

Por que podemos afirmar que a maioria das empresas multinacionais

O Walmart é uma rede mundial de supermercados.*

Por que podemos afirmar que a maioria das empresas multinacionais

A Pepsi é uma marca registrada da Pepsico, uma empresa multinacional.**

Por que podemos afirmar que a maioria das empresas multinacionais

O grupo Samsung é uma corporação multinacional.***

Por que podemos afirmar que a maioria das empresas multinacionais

A Adidas é uma empresa de equipamentos desportivos, sendo considerada uma das maiores, se não for a maior, de seu seguimento.****

Por que podemos afirmar que a maioria das empresas multinacionais

A Petrobras é uma multinacional, mas é o governo do Brasil seu principal acionista.*****