Por que a produtividade é importante

Pensar em “importância da produtividade” logo está associado a pensar em produzir mais, vender mais, ou seja, trabalhar exaustivamente. Porém, isso está errado! A produtividade vai muito além de perder horas de almoço trabalhando ou perder noites de sono pensando no trabalho.


Para te ajudar a entender o que é produtividade e qual a importância dela em sua empresa, preparamos um conteúdo de blog. Além disso, também te damos dicas de como aumentar a produtividade em sua empresa!

Vamos lá?

A produtividade, nada mais é, do que o resultado de algo que é produtivo, ou seja, do que é rentável. O significado da palavra diz ainda que é “a relação entre os meios, recursos utilizados e a produção final. É o resultado da capacidade de produzir, de gerar um produto, fruto do trabalho, associado à técnica e ao capital empregado”.


Ainda não conseguiu entender? Preste atenção no exemplo: sua empresa ajuda a manter as pessoas focadas no trabalho, logo, produtividade para você é ver que o seu trabalho e o de sua equipe estão gerando resultados para a pessoa que buscou os seus serviços. Ou seja, é uma rede de conexões.

Sem ela, o seu negócio não vai para frente! Mas lembre-se: produtividade não quer dizer produzir mais! Produtividade também está ligada a entregar um serviço de qualidade, que te renda indicações e um ritmo de trabalho em que todos na equipe consigam acompanhar. 


Atualmente, existem muitas ferramentas que ajudam as pessoas a manterem a produtividade no trabalho, mas que também são responsáveis por gerar distrações. 

Por exemplo, o WhatsApp é uma grande ferramenta de comunicação usada por 1,5 bilhão de pessoas, então, ao menos, 10 pessoas do seu círculo social utilizam o aplicativo. No trabalho, ele pode ser excelente para o rápido envio de informações, chamadas por vídeo, ligações, envio de áudios. Porém, quando você utiliza o aplicativo – durante o período de trabalho – para enviar mensagens pessoais, ele se torna um problema.

Estamos certos, não é? Quando isso acontece, a sua produtividade diminui e até você entrar no ritmo novamente leva um tempo. Depois de olhar o WhatsApp também dá aquela vontade de dar uma volta pela empresa, para esticar as pernas, tudo por conta da queda no ritmo.

O ideal é separar um tempo específico para resolver seus assuntos pessoais, mas nunca se esqueça: é para isso que serve o horário de almoço!

A principal das ferramentas a sua empresa já tem: a mão de obra! Por mais que existam processos que possam ser automatizados, sem a mão de obra há setores que não se mantem, certo? Voltando ao exemplo de empresas que trabalham com foco. Por mais que existam aplicativos que ajudam a manter o foco, o contato humano é o primeiro passo para conseguir clientes. 


Como já falamos, o WhatsApp também é uma importante ferramenta, para te ajudar a ter contato com os seus clientes.

Há também sistemas de gestão que te ajudam a otimizar o tempo. As consultorias de foco também são importantes ferramentas para manter a produtividade, já que o seu problema será analisado especificamente e o consultor buscará uma solução que se aplica a você. 

Imagine o seguinte exemplo: sua empresa trabalha com vendas. Sua equipe tem cinco funcionários e todos eles, juntos, conseguem fechar de 4 a 5 vendas por dia. Porém, com o número de funcionários, cada um, tem capacidade para fechar 2 vendas diariamente e ainda sim, entregar um atendimento de qualidade. Resultando em 10 vendas diárias. 


Primeiramente, você deve entender qual o motivo das vendas estarem baixas. Depois, você deve estabelecer metas.

Entre as metas, deve constar a quantidade e a qualidade. Se cada funcionário focar em fechar duas vendas por dia, eles não interferem no trabalho dos demais pilares da equipe. Portanto, conseguem sim, executar um bom trabalho.

  1. Crie um ambiente agradável: imagine você, trabalhando em um local onde você tem medo de expressar as suas ideias por conta da chefia, seria muito ruim, certo? É ideal criar um bom ambiente de trabalho para os seus funcionários, com atmosfera leve e em que eles se sintam livres. Dessa forma, eles não se sentem pressionados e produzem mais!
  2. Aproveite bem o seu tempo: uma dica estratégica é definir trabalhos a serem executados durante o dia. Por exemplo, se você trabalha fazendo atendimentos, separe um dia da semana para se dedicar a isso e os demais dias para buscar os resultados que os seus clientes procuram. Uma dica é utilizar o trello, ferramenta online, em que é possível criar quadros de trabalho e que toda a equipe tem acesso. 
  3. Não desperdice energia: se você e a sua equipe possuem muitas coisas para fazer durante o dia, a energia é rapidamente consumida, logo, o trabalho é feito mais devagar e com menos qualidade. Agendar várias reuniões durante a semana sem um propósito já muito bem definido e alinhado também só serve para tomar tempo de trabalho e consumir energia de todos. Se as reuniões são necessárias, tente fazer apenas uma por semana.

Clicando aqui você consegue acessar mais um dos nossos conteúdos de blog e conhecer quais são os principais matadores de produtividade.

Como vimos, existem ferramentas que te ajudam a aumentar a produtividade, mas o fator humano nunca pode ser dispensado em sua rotina diária, pois as pessoas são extremamente importantes para um negócio funcionar. 


Uma das ferramentas que te ajuda a manter a produtividade e o foco são os aplicativos para celular. Você pode conhecer o nosso aplicativo clicando aqui!

Post mais novo > < Post mais antigo

Em um de seus significados mais conhecidos e empreendidos atualmente, produtividade é a relação da capacidade de produção com o tempo. É uma informação que pode dizer respeito à uma instituição, time, pessoa. Enfim, qualquer sujeito que atua em prol de algum resultado.

Para as companhias, a produtividade é assunto extremamente relevante, já que tem a ver, inclusive, com seu lucro. Quanto mais se produz, em teoria, maior receita. Mas, para os indivíduos, no mundo moderno, ela tem uma importância diferente – e, em alguns níveis, ainda maior.

O que você vai entender:

Produtividade e qualidade de vida: o que tem a ver?

O principal motivo para que a produtividade seja uma característica cobiçada por muitas pessoas atualmente é o fato de que ela está, em muitos aspectos, relacionada à qualidade de vida.

Isso porque há um número cumulativo de responsabilidades que cada um enfrente, e a velocidade das relações e processos no mundo moderno é crescente – quanto demorava a viagem do Rio de Janeiro a São Paulo em 1950 e quanto demora hoje? Ou seja: muita coisa para fazer e falta de tempo são constantes na vida de muitas pessoas.

Como resultado, muitos negligenciam fatores pessoais – como contato com amigos e família e lazer – em razão de cumprir tudo que é “preciso”. Embora a curto prazo funcione, a longo prazo isso contribui para o esgotamento, que, consequentemente, diminui a motivação e produtividade.

Em suma, produtividade e qualidade de vida são dois aspectos intimamente ligados, já que é o nível ideal de cada um que colabora para um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Não dá para negligenciar nenhum dos dois e há muito o que se fazer para otimizar cada um deles.

Um estudo exclusivo da Fundação Estudar em parceria com a companhia especializada em pesquisa de mercado MindMiners mostrou o que as pessoas consideram que “ganham” sendo produtivas. Todos são, de uma forma ou de outra, ligados à qualidade de vida:

Emocionais:

  • Sentimento de “dever cumprido”
  • Sentir-se “útil”
  • Ter a autoestima elevada e maior motivação para cumprir tarefas

Funcionais:

  • Melhora no desempenho (nos estudos, trabalho, etc.)
  • Realização de mais tarefas durante o dia
  • Maior aproveitamento do tempo

Principais vilões da produtividade

A mesma pesquisa revelou os principais vilões da produtividade entre os jovens. Confira os resultados:

  1. Procrastinação, ou adiar e não cumprir as tarefas – 52%
  2. Ter muitas coisas para fazer ao mesmo tempo – 34,7%
  3. Dificuldade de concentração – 11,3%
  4. Não saber planejar o dia – 10,2%

De longe, a procrastinação é apresentada como a maior inimiga. Para combatê-la (de uma vez por todas):

Como aumentar minha produtividade?

A produtividade envolve, principalmente, três fatores: o sujeito, o tempo e a atividade (da qual se obtém o resultado). Em cada um dos aspectos, existe uma gama de possibilidades do que pode ser feito para desenvolvê-lo em benefício da eficiência.

Como gerir a si mesmo

Já falamos sobre a procrastinação, certo? Existem outros dois pontos principais em que dá para se desenvolver e melhorar a capacidade produtiva.

Primeiro, a capacidade de concentração. Ela é diretamente ligada à taxa de procrastinação mas não tem exclusivamente esse resultado. A dificuldade em se concentrar aumenta o tempo que precisa ser dedicado à uma tarefa.

Continua após a publicidade

Uma das mais conhecidas técnicas para melhorar a habilidade de se concentrar é a de mindfulness. Basicamente, o que os exercícios ligados ao conceito fazem é treinar “a consciência para, quando estamos desatentos, perceber e conseguir redirecionar a atenção”, explica Marcelo Demarzo, médico e pesquisador da área. Aqui, ele indica três atividades para praticar.

Em segundo, a capacidade de organização também pode interferir na eficiência. Desde o ambiente, à área de trabalho do seu computador e suas anotações, levem em conta uma ordem que facilite sua visualização (e raciocínio). “Como fazer isso” varia de pessoa a pessoa, mas ser organizado invariavelmente beneficia a velocidade na ação.

Como gerir a atividade

De início, é preciso saber onde cada tarefa se encaixa na sua rotina. A melhor forma de fazer isso para ser produtivo é priorizando. Nem tudo que é urgente é importante e vice-versa. Saber distinguir entre eles é o primeiro passo. É importante ter em mente que sua energia é limitada na hora de editar sua lista de afazeres.

Uma forma de facilitar o início da atividade é quebrando-a em menores ações. Assim, evita a procrastinação que pode acontecer quando uma tarefa é complexa e “amedrontadora”.

A eficácia dos “micro-objetivos” foi comprovada cientificamente: é possível enganar o cérebro para aumentar os níveis de dopamina – neurotransmissor que ativa os circuitos de recompensa – ao alcançá-los.

Para cada tarefa que precisa ser cumprida, fracione-a nos menores pedaços possíveis e complete um de cada vez. Por exemplo, se sua meta final é escrever um texto, um bom começo é abrir o documento no computador. O segundo objetivo pode ser redigir uma frase, o terceiro, a segunda, e assim por diante.

Gestão do tempo e produtividade

Gerir o tempo é um dos principais responsáveis por uma rotina produtiva. Envolve a priorização de tarefas mencionada acima, que é muito importante para que não se gaste momentos do dia com o que não importa, mas também outras atitudes.

Primeiro, entende em detalhes como você usa seu tempo. Basta um teste simples: escolha um dia (ou dias) e anote o que você fez a cada hora. Não tem problema se a resposta for desanimadora – esse é só o passo um. Com isso, você consegue identificar com mais precisão quando trabalha melhor e onde está desperdiçando energia.

Planejamento é um ponto chave na gestão do tempo e produtividade. Por isso, descreva quanto tempo você precisa para fazer cada coisa na sua lista de afazeres comum. Coloque a quantidade de horas estimadas para cada atividade e dedique-se a elas com afinco (e sem interrupções) quando o momento chegar.

Esforce-se para não passar mais do que determinou para cada tarefa. É treino, mas é isso que garante que você trabalhe um número de horas saudável por dia.

Técnicas reconhecidas

Além da técnica Pomodoro, que detalhamos em uma matéria específica – e no especial de Procrastinação mencionado acima – conheça outros métodos desenhados para aumentar a produtividade. Cada um tem um foco: ajudar na priorização de tarefas, gestão do tempo, combate à procrastinação, entre outros.

Este texto foi originalmente publicado no portal Na Prática, parceiro do Guia do Estudante.

  • Dicas de estudo
  • produtividade

Última postagem

Tag