Como higienizar a boca após extração de dente


Se você precisa realizar uma extração de dente, saiba que é preciso uma atenção especial ao longo dos dias seguintes, para evitar infecções.

Confira a seguir algumas dicas para cuidar bem da sua saúde bucal após uma extração:

1 – Fique em repouso

Após a extração, é necessário de repouso absoluto nas primeiras 24 horas, sem sair de casa. Após esse período, deve ficar em repouso parcial nas 48 horas posteriores.

Espere algum tempo para ingerir alimentos, não só para não mover o maxilar, mas também porque a higienização oral no período inicial é bastante delicada. Outro ponto importante é evitar atividades físicas e ficar exposto ao sol, pois o aumento de temperatura não favorece a cicatrização.

2 – Alimente-se com cuidado

Evite alimentos quentes e sólidos e aposte nos líquidos e pastosos, como sopas frias, gelatinas, sorvete, iogurte e sucos. Nos dias seguintes você já pode ingerir alimentos mornos e um pouco mais consistentes, como ovos, macarrão e purês. Mastigue sempre com o outro lado da boca, com cuidado e sem pressa.

3 – Atente-se para a higiene

Nas primeiras 24 horas, não é recomendado mexer na cicatriz. Nos dias seguintes, higienize a área com cuidado usando fio dental e escova de dente macia. Não pressione a escova e não utilize muito creme dental. Se for utilizar enxaguantes, escolha uma marca que não possua álcool.

E lembre-se! Precisou de um dentista de confiança? Conte com a OP! 😉

Anterior Próxima

Apesar de não ser um procedimento odontológico incomum ou tão complicado, é muito importante manter alguns cuidados após extrair um dente. As precauções nessa fase pós-operatória vão favorecer a recuperação do paciente e afastar as possíveis complicações.

A falta de zelo é capaz de trazer problemas como sangramentos, inchaço e até infecções mais graves. Logo, nada melhor do que prevenir e ficar livre de tudo isso, concorda?

Aproveite que listamos as principais dicas para ter um restabelecimento bem tranquilo após passar pela cirurgia!

1. Mantenha uma alimentação saudável

Você pode até já ter ouvido histórias de pacientes que passaram por uma extração de dente e, logo em seguida, já “mandaram ver” na comilança. Acontece que cada caso é um caso, não é verdade? Não é porque alguém se deu bem fazendo isso que vai dar certo com você.

Além do mais, preocupar-se em ingerir os nutrientes adequados vai ajudar a diminuir o processo inflamatório e acelerar a cicatrização.

Ainda que seja um momento de fragilidade, não se renda às besteiras ou adote uma dieta baseada em sorvete e gelatina. Uma boa sugestão para ter uma alimentação saudável é fazer sucos e caldos misturando várias frutas ou legumes, que são ótimas fontes de substâncias benéficas para o nosso organismo. Lembre-se, também, de manter a hidratação em alta, bebendo muita água ao longo do dia.

2. Evite atividades que demandam esforço físico

O repouso faz parte das recomendações dos dentistas, o que indica a necessidade de reduzir as atividades do dia a dia para evitar grandes esforços, pelo menos, nas primeiras 24 horas. Em quadros mais complexos, pode ser necessário ficar um tempo maior descansando.

Esse período de tranquilidade será essencial para não causar sangramentos, dores e outras complicações. Por isso, vale ficar boa parte do dia deitado, com a cabeça mais elevada que o resto do corpo, e sem fazer muitos movimentos ou se expor ao sol.

Nessa fase, para recuperar-se mais rapidamente, esqueça os exercícios físicos e respeite o repouso. Para quem não sabe, o esforço físico estimula a circulação sanguínea no corpo e atrasa a coagulação, que é uma etapa do processo de cicatrização.

3. Realize uma boa higienização

Ainda que a boca esteja sensível com a retirada do dente, você não deve deixar de cumprir sua rotina de higiene — até porque a proliferação de bactérias representa um grande perigo.

Nesse caso, o melhor conselho é ser extremamente cuidadoso, principalmente com a parte que ainda está com os pontos da cirurgia. Escove os outros dentes normalmente e pergunte ao dentista como fazer para limpar a área operada. Alguns sugerem o uso de um cotonete para retirar a sujeira, mas, em certas situações, é possível fazer uma escovação leve com cerdas macias.

Outra dica é não bochechar na hora de enxaguar a boca. Tudo deve ser feito com atenção e delicadeza até que o profissional verifique que a cicatrização está avançada. O que mais importa é nunca deixar a higienização bucal de lado.

4. Prefira refeições frias, líquidas e pastosas

Fora a importância da parte nutritiva da alimentação, é fato que uma cirurgia como essa deixa a região sensibilizada, por mais simples que tenha sido o procedimento.

Consequentemente, para facilitar a recuperação, o ideal é manter uma dieta líquida ou pastosa, pois os alimentos que exigem muita mastigação vão causar um certo incômodo ou dificultar as refeições.

As opções frias também são boas para aliviar o inchaço — é por isso que os dentistas recomendam o sorvete. Por sua vez, os alimentos quentes são capazes de facilitar a ocorrência de sangramentos. Quando for tomar uma sopa, por exemplo, é bom que ela esteja em uma temperatura fria, nunca quente demais.

5. Faça compressas com gelo

Na maioria dos casos haverá inchaço após uma extração dentária, o que é comum e não precisa gerar nenhum tipo de preocupação. Algumas pessoas sofrem mais com o inchaço ou o surgimento de edemas, enquanto, em outras, os sintomas são mínimos.

Quem se sentir incomodado pode fazer compressas de gelo para aplicar na região afetada a cada 20 ou 30 minutos. Esse é um tipo de cuidado mais útil logo após a cirurgia, já que o inchaço não deve durar tanto tempo. E você pode ficar tranquilo, porque, aos poucos, tudo volta ao normal.

6. Tome corretamente as medicações prescritas

É bem provável que o dentista prescreva algumas medicações, sobretudo na intenção de reduzir as chances de infecções e inflamações. Diante disso, siga à risca todas as orientações e tome os remédios pelo tempo previsto, mesmo que esteja se sentindo muito bem.

Vale lembrar que a automedicação é muito arriscada, e nenhuma decisão deve ser tomada sem o consentimento do profissional, que tem domínio sobre a Odontologia e sabe o que fazer em cada circunstância. Assim, toda dúvida deve ser comunicada, especialmente se você notar que o tratamento indicado não está tirando toda a sua dor.

7. Deixe de lado o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas

Fumar e ingerir álcool não são hábitos muito saudáveis nem em condições normais; imagine, então, com uma ferida “aberta” na boca, não é mesmo? As substâncias nocivas tanto do cigarro como das bebidas alcoólicas podem atrapalhar a sua recuperação.

No caso do cigarro, a sugestão é suspender o uso ao menos na primeira semana pós-cirurgia — se não conseguir parar, reduza significativamente a quantidade. Já a as bebidas devem ser evitadas pelo tempo da medicação, para que não ocorram interações perigosas e efeitos colaterais.

Enfim, os cuidados após extrair dente são simples e exigem apenas um pouco de dedicação, para não ultrapassar os limites ou prejudicar o seu bem-estar. Na data marcada, retorne ao dentista para remover os pontos e avaliar a situação, sem esquecer-se de que manter a frequência das consultas é muito importante para a saúde bucal.

Se você tem interesse pelo assunto, não deixe de conferir o material que preparamos sobre os problemas dentais mais comuns. O e-book está cheio de dicas e informações para manter o seu sorriso sempre saudável! Baixe agora mesmo gratuitamente.

Se o dentista recomendar a extração dos dentes do siso, também conhecidos como dentes do juízo, não entre em pânico – você não perderá o juízo após a extração. De fato, quando os dentes do siso, também conhecidos como terceiros molares, começam a afetar sua saúde bucal, a extração é a decisão mais sábia que você pode tomar. Para não arriscar, você deve seguir todas as instruções de cuidados após a cirurgia para ter uma cicatrização adequada e evitar complicações.

Por que os cuidados após a extração são tão importantes?

Nos Estados Unidos, de acordo com a Academy of General Dentistry (AGD), milhões de americanos extraem os dentes do siso todos os anos. Podem ocorrer sangramento temporário, desconforto, inchaço e hematoma após a cirurgia, mas a maioria dos pacientes se recupera rapidamente. No entanto, você deve saber que alveolite seca é a complicação cirúrgica evitável mais comum.

A alveolite seca ocorre quando o coágulo sanguíneo recém-formado no alvéolo se desloca ou desintegra, expondo terminações ósseas e nervosas. Além de dor intensa, os sintomas da alveolite seca descritos pela Mayo Clinic incluem mau hálito e gosto desagradável na boca, exposição do osso no alvéolo, inchaço de linfonodos no pescoço e febre baixa.

Para evitar possíveis problemas após a extração dos dentes do siso, você deve seguir algumas instruções para ajudar na cicatrização:

Inchaço

Aplique compressas de gelo sobre a bochecha, na região do dente extraído, de forma intermitente (20 minutos com a compressa, 20 minutos sem a compressa) por até dois dias para minimizar o inchaço, hematomas ou qualquer desconforto. Se o dente estava infeccionado antes da extração, o dentista pode pedir que você aplique compressas quentes, em vez de gelo.

Sangramento

É normal ocorrer um pouco de sangramento, por isso mantenha uma gaze sobre o local da extração por 30 minutos após a cirurgia. Para sangramento mais intenso, a Conestoga Oral & Maxillofacial Surgery sugere que você morda uma gaze ou a pressione com os dedos sobre o local da extração por 30 minutos antes de removê-la. Uma alternativa é usar um saquinho de chá umedecido pelo mesmo período de tempo. O ácido tânico no chá contrai os vasos hemorrágicos, ajudando a coagular o sangue.

Cuidados bucais

Evite comer, beber e conversar pelas duas primeiras horas após a cirurgia e planeje descansar pelo resto do dia. Para evitar o deslocamento do coágulo sanguíneo, não faça bochechos vigorosos nem use canudo ao tomar líquidos. Além disso, evite exercícios rigorosos por alguns dias, além de fumar ou cuspir excessivamente no dia da cirurgia ou enquanto houver sangramento. Após 12 horas, você pode fazer bochechos suaves com um enxaguante bucal diluído ou com água salgada. Escove os dentes cuidadosamente na noite da cirurgia, mas evite o local da extração da melhor maneira possível.

Dieta

Depois que o sangramento parar, beba muito líquido morno ou frio para manter-se hidratado. Faça suas refeições regularmente, conforme recomendado pelo Reading Oral Surgery Group, mas comece com líquidos claros e alimentos moles. Pudins, gelatinas, ovos, purê de batatas e cereais cozidos são boas escolhas, assim como legumes, carnes e frutas batidos no liquidificador. Para evitar o deslocamento do coágulo, a AGD adverte contra o consumo de bebidas gaseificadas e de alimentos como pipoca, amendoim e macarrão, que podem deixar partículas no alvéolo.

Medicamentos

Tome os analgésicos e antibióticos prescritos para a infecção exatamente como indicado pelo dentista. E lembre-se, se você estiver tomando um forte analgésico opioide, não deve dirigir ou operar máquinas e deve evitar bebidas alcoólicas.

Quando ligar para o dentista

A dor e o inchaço costumam melhorar com o passar dos dias, mas ligue para o dentista se tiver um dos sintomas a seguir:

  • Inchaço que piora em vez de melhorar.
  • Sangramento excessivo que não diminui com a pressão.
  • Dor intensa e latejante três a quatro dias após a cirurgia.
  • Febre alta e persistente.

Se você extraiu um ou os quatro dentes do siso, lembre-se que o dentista sabe o que deve ser feito evitar complicações; você só precisa ter juízo para ouvi-lo.

Última postagem

Tag