Por que a menstruação vem duas vezes no mesmo mês

Sua menstruação veio duas vezes no mesmo mês? Se acalme, nem sempre significa que você está grávida ou que há algo errado. Mas, de qualquer forma, é sempre bom ficar atenta a essas mudanças no ciclo menstrual e informar ao seu ginecologista. Veja alguns motivos que podem explicar o sangramento fora de época.

Pode ser um ciclo menstrual curto

Segundo a ginecologista Maria Elisa Noriler, se a mulher não faz uso de nenhum contraceptivo hormonal e menstruou duas vezes no mês, pode ser que ela tenha um ciclo menstrual curto. “As que possuem um ciclo de 25 dias, por exemplo, podem menstruar dia 01 e dia 25 novamente”, explica. Portanto, isso é normal e pode ser que aconteça algumas vezes.

Pode ser o seu anticoncepcional

Conhecido como escape, um pequeno sangramento antes da hora também pode rolar se você toma anticoncepcional, mas isso não representa a menstruação. Isso pode acontecer quando você esquecer de tomar a pílula alguns dias ou quando a medicação não é a mais adequada. “Se a paciente estiver usando contraceptivo hormonal e sangrar antes do término da cartela, por mais de três meses seguidos, precisamos reavaliar a dosagem do hormônio que ela está tomando”, explica a médica.

Pode ser uma alteração na progesterona

A progesterona é um dos hormônios de maior participação no nosso ciclo menstrual. É no final da fase lútea que sua produção diminui e a menstruação chega. Quando seus níveis estão continuamente baixos, o sistema reprodutor feminino pode ter mais dificuldade de identificar quando o endométrio deve ser eliminado como menstruação, o que pode provocar atrasos e sangramentos muito próximos ou no mesmo mês.

Vale lembrar que complicações como DSTs, feridas, pólipos e miomas também podem provocar sangramentos inesperados.

Consulte seu ginecologista

Se nenhum dos motivos acima for uma explicação para o seu caso, não espere mais e agende uma consulta com o seu médico. Deve-se consultar seu ginecologista para ser examinada e descartar lesões do colo uterino, fazer uma ultrassonografia transvaginal e, em alguns casos, fazer a troca do contraceptivo hormonal.
 

Dra. Maria Elisa Noriler Especialista em Ginecologia e Obstetrícia

CRM: 99557


Page 2

You are here

Por que a menstruação vem duas vezes no mesmo mês

 

Provavelmente não. Se você menstruou duas vezes em um mesmo mês, o mais comum é ser um efeito adverso do anticoncepcional, ou mesmo esquecimento de tomar o anticoncepcional.

O sangramento que ocorre no início da gravidez é percebido em apenas 20% das mulheres e se chama sangramento de nidação. A diferença é que ocorre no meio do ciclo, em pequena quantidade, apenas suja a roupa íntima, e dura de 2 a 3 dias. Corresponde à implantação do embrião na parede do útero.

Uma vez que você suspeite que está grávida e apresente duas menstruações em mesmo mês, procure um ginecologista para fazer exame de gravidez (Beta HCG) ou para investigar outras causas possíveis do sangramento.

6 causas de menstruação duas vezes ao mês

Algumas alterações psicológicas e emocionais ou doenças podem fazer com que a menstruação ocorra duas vezes ou mais em um mesmo mês. As mais comuns são:

  1. Estresse em excesso, distúrbios de humor e alterações emocionais,
  2. Problemas hormonais (síndrome do ovário policístico, endometriose),
  3. Uso de medicamentos como os anticoncepcionais,
  4. Problemas uterinos (pólios, miomas, cistos, câncer)
  5. Cirurgias e pós-operatórios (laqueadura, ressecção de miomas, cirurgias nos ovários),
  6. Gravidez (sangramento de nidação, embora mais raro).

Sangramento de nidação - sinal de gravidez

Quando o embrião se fixa na parede do útero, pode ocorrer um sangramento chamado de nidação. Este sangramento é considerado um dos primeiros sinais de gravidez, mas raramente é percebido pelas mulheres.

Tem cor rosada, mais clara que a menstruação e dura até 3 dias. Na maior parte das vezes ele apenas suja um pouco a calcinha ou a mulher só percebe ao secar-se com o papel higiênico.

Além do sangramento de nidação, é importante que você esteja atenta a outros sinais mais frequentes de gravidez:

  • Atraso menstrual (15 dias de atraso),
  • Enjoos, especialmente pela manhã,
  • Tonturas,
  • Sonolência.

Lembre-se que a menstruação tem duração de 3 a 7 dias, vem com maior quantidade de sangue, especialmente nos primeiros dias, sendo necessário o uso de absorventes. Além disso, a coloração é mais avermelhada ou mesmo marrom escuro.

Menstruar duas vezes ao mês é normal?

Depende. A menstruação duas vezes é normal em adolescentes, em mulheres na pré-menopausa e em mulheres com ciclo menstrual curto.

Nas adolescentes a menstruação duas vezes ao mês ocorre devido à imaturidade das glândulas reprodutivas. Com o tempo a produção dos hormônios (estrógeno e progesterona) se tornam regulares e a menstruação também.

As mulheres em pré-menopausa apresentam irregularidades menstruais. A menstruação passa a oscilar entre a frequência e volume de sangue. Pode vir duas ou três vezes no mesmo mês, ou vir em grande volume e ainda, mais escassa do que o habitual. Isto varia de mulher para mulher e acontece devido às variações hormonais próprias deste período. Outros sintomas incluem: fogachos, alterações do sono, humor e libido.

Já o ciclo menstrual curto, se caracteriza por ser inferior a 28 dias de duração e pode fazer com que a mulher menstrue duas vezes ao mês.

Por exemplo: Se uma mulher tem ciclo regular de 25 dias e ela menstruou no 1º dia do mês, a próxima menstruação ocorrerá novamente no 25º dia do mesmo mês e isto é considerado normal.

Fora destas condições é preciso perceber se há outros sintomas e comunicar-se com o ginecologista para investigar as possíveis causas.

Quando devo me preocupar?

Alguns sinais servem de alerta de que algo mais grave pode estar acontecendo no seu organismo. Por este motivo, fique atenta aos seguintes sintomas:

  • Sangramento anormal que dura mais de 3 dias,
  • Aumento da frequência do sangramento (3 a 4 vezes ao mês ou mais),
  • Presença de dores abdominais ou cólicas intensas,
  • Sangue com odor,
  • Coloração anormal do sangue, especialmente vermelho vivo e
  • Sangramento abundante.

Diante de qualquer um destes sintomas, você deve buscar atendimento médico em uma emergência hospitalar.

É importante que você acompanhe e conheça as características do seu ciclo menstrual como duração e volume do sangramento para saber identificar alterações que possam acontecer. Ao perceber qualquer irregularidade, busque um ginecologista para diagnóstico e tratamento adequados.

Para saber mais sobre sangramentos e gravidez, leia:

Referências

FEBRASGO. Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.

Referências bibliográficas

A mulher pode menstruar duas vezes no mesmo mês quando ela possui um ciclo menstrual curto. Sendo assim, o intervalo entre uma menstruação e outra é menor de 28 dias e, ocasionalmente pode coincidir de duas menstruações ocorrerem no mesmo mês, o que pode ser considerado normal.

Menstruar duas vezes no mesmo mês não é necessariamente sinal de problema ou doença. Anticoncepcionais, alterações hormonais e estresse são as principais causas.

Alguns fatores podem fazer a menstruação descer duas vezes no mesmo mês são:

  • Estresse e alterações emocionais;
  • Miomas, câncer, ovários policísticos, cisto no ovário;
  • Uso de medicamentos, como anticoncepcionais;
  • Alterações hormonais e emocionais;
  • Cirurgia no ovário;
  • Laqueadura.

O uso de anticoncepcional injetável pode ocasionar sangramentos de escape ao longo do ciclo menstrual. Mesmo assim, a mulher deve continuar o uso normal da medicação, devendo tomar a injeção na data programada.

Do mesmo modo, se você está usando anticoncepcional oral e, mesmo assim, sua menstruação está vindo duas vezes ao mês (sangramento de escape), observe se você esqueceu de tomar a pílula alguns dias. É também possível que a dosagem do tipo de pílula que você está usando não seja adequada ao seu organismo e precisa ser reavaliada pelo ginecologista.

Se você fica menstruada duas vezes ao mês com alguma frequência, consulte seu médico de família, clínico geral ou ginecologista para avaliação do seu estado de saúde, bem como ponderar uma possível troca de método contraceptivo, caso esses sangramentos de escape estejam causando desconforto.

Se você se interessa por este assunto, pode ler:

Menstruação veio duas vezes no mês: posso estar grávida?

Sangramento de escape pode ser considerado menstruação?

FEBRASGO. Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.

Referências bibliográficas